Então se não dá para ser o mundo, que tal a pátria?
Bom, a pátria não dá, então... que tal meu estado? ... cidade... bairro.... minha família mesmo... qual a região que devo escolher para começar a cuidar, e então colocar um hino desta região e cantar toda a sexta feira... e que droga esse hino vai me ajudar?
Fazermos o certo e tentarmos ser altruistas ajuda antes de mais nada às pessoas que estão em nossa volta, em qualquer lugar que estivermos. Não precisa do conceito de pátria, é completamente acessório.
Agnóstico, veja... Você hoje tem sua opinião formada sobre esse assunto. Cabe a nós, concordando ou não, respeitarmos seu ponto de vista. Isso é um fato e um direito seu e a você. Mas diga-me caríssimo: Para você formar tais conceitos precisou antes de saber algo sobre eles, não é mesmo? Pois então... Aos alunos de agora que iniciam a jornada escolar, ao ser ensinado o hino pátrio e outros símbolos nacionais, em nada os fará mal, antes, poderá ser um agente formador de pensamento crítico.O saber na escola tende a ser algo mais abrangente, mais útil que apenas transmissão de fatos, dados , idéias mastigadas.É importante que se dê a informação, mas que se abra espaço para ouvir, discutir...Enfim, efetivar nos alunos , nas crianças, o lado crítico para que dada a informação, ele seja capaz de criar sua própria opinião, assim como você mesmo profere a sua aqui nesse fórum.Mas como poder dar uma opinião, ou fazer uma crítica ao que não se conhece a relevância ou não sobre determinado assunto ou ensino?
Portanto, a meu ver, às crianças na escola, não será passado conceitos apenas, lhes será passado, ensinado o hino de sua pátria, o saber cantar este mesmo hino... Se desde então eles souberem e estiverem de acordo ou não para cantá-lo em outras solenidades, saberem o que o hino significa, já é o suficiente.Pois onde mais ensina-los sobre estes símbolos,que não a escola?
namastê.