Autor Tópico: Mais sobre OVNIs, fantastico 1997, por que ignoramos o obvio?  (Lida 22765 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Mais sobre OVNIs, fantastico 1997, por que ignoramos o obvio?
« Resposta #50 Online: 25 de Outubro de 2008, 19:00:29 »
pensei melhor, acho que se deslocar pelo espaço é mais simples que se deslocar pelo tempo, então a hipótese de viajantes do futuro é cortada pela navalha. :D

Se você conseguir explicar como é que alienígenas se movem mais rápido do que a luz, ou programam viagens espaciais que duram incontáveis milênios, talvez.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #51 Online: 25 de Outubro de 2008, 19:02:46 »
pensei melhor, acho que se deslocar pelo espaço é mais simples que se deslocar pelo tempo, então a hipótese de viajantes do futuro é cortada pela navalha. :D
é mesmo??? então o problema imposto pela energia necessaria em viagens intergalaticas (ou interestelares), é mais simples do que a viagem no tempo? Por que você diz isso???
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #52 Online: 25 de Outubro de 2008, 19:03:26 »
Po Dantas, roubou o que eu ia dizer...
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Morbius

• Nível 16
  • *
« Resposta #53 Online: 25 de Outubro de 2008, 19:26:52 »
Não preciso explicar a tecnologia alienígena para saber que se deslocar no espaço é mais simples que se deslocar no tempo.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #54 Online: 25 de Outubro de 2008, 19:36:18 »
Não, não é, Morbius.  Não quando a distância é tão monumental que você teria de violar as leis da Física para realizar esses deslocamentos.  E é exatamente a situação que você propõe.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #55 Online: 25 de Outubro de 2008, 19:49:59 »
hauhuahuah... ignorar o problema da energia e dizer que isso é mais simples que viagem temporal é no minimo ignorancia.
 - Carl Sagan

Offline Morbius

• Nível 16
  • *
« Resposta #56 Online: 25 de Outubro de 2008, 20:11:49 »
Tupac

Vou dar um exemplo de algo gigantesco que se move a velocidades absurdas, jamais atingidas pelo homem. Estrelas de neutrons...

Pronto, agora é a vez de vocês mostrarem que algo consegue viajar pelo tempo.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #57 Online: 25 de Outubro de 2008, 20:17:38 »
O que te faz pensar que uma estrela de nêutrons se move mais rápido do que a luz?

Offline Morbius

• Nível 16
  • *
« Resposta #58 Online: 25 de Outubro de 2008, 20:20:40 »
Não, não é, Morbius.  Não quando a distância é tão monumental que você teria de violar as leis da Física para realizar esses deslocamentos.  E é exatamente a situação que você propõe.

Só porque não descobrimos como viajar, não quer dizer que outros mais espertos não o tenham feito. Eles podem ter descoberto formas de energia que não conhecemos, podem ter aprendido a abrir passagens pelo espaço (buracos de minhoca?), ou podem não estar tão longe assim (a ciência quase não conhece planetas extra solares).
Em fim, não da pra dizer o que é ou não é possível.

Offline Morbius

• Nível 16
  • *
« Resposta #59 Online: 25 de Outubro de 2008, 20:22:05 »
O que te faz pensar que uma estrela de nêutrons se move mais rápido do que a luz?
Não disse que era mais rapido que a luz. Mas se move a pelo menos uns 10% dela...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #60 Online: 25 de Outubro de 2008, 20:28:48 »

Só porque não descobrimos como viajar, não quer dizer que outros mais espertos não o tenham feito. Eles podem ter descoberto formas de energia que não conhecemos, podem ter aprendido a abrir passagens pelo espaço (buracos de minhoca?), ou podem não estar tão longe assim (a ciência quase não conhece planetas extra solares).

De forma categórica, realmente não.

MAS se pode dizer que a Astronomia já avançou o suficiente para afirmar que não há indícios de planetas habitados em nosso sistema solar; que as distâncias até outros planetas, fora do nosso sistema solar, são fabulosas demais para que se possa seriamente propor que haja naves vindo deles à velocidade da luz (levaria, literalmente, milênios); e que pelo que se sabe (e se testou com bastante seriedade) não é possível atingir velocidades maiores do que a da luz no vácuo.

Tudo é possível, mas seria preciso uma série de descobertas realmente surpreendentes para permitir levar a sério a idéia de naves espaciais extraterrestres nos visitando.  Tão surpreendentes que, francamente, os OVNIs não teriam qualquer significância em comparação.

Se você quer me dizer que alguém conseguiu transpor todos esses formidáveis obstáculos para então chegar aqui e brincar de queimar círculos em pastos e perseguir aviões, eu simplesmente não vou levar a sério.  Os desafios de engenharia, física, ecologia (sim, ecologia, porque levaria muitas gerações inteiras para transpor uma distância dessas) são fantásticos demais.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #61 Online: 25 de Outubro de 2008, 20:29:30 »
Não disse que era mais rapido que a luz. Mas se move a pelo menos uns 10% dela...

O que é absolutamente ínfimo diante das velocidades necessárias para começar a pensar em naves de outros sistemas solares.

O mínimo de distância até o possível planeta extrasolar mais próximo são uns quinze anos-luz.  Mesmo supondo que haja alienígenas vivos e com tecnologia avançadíssima por lá, capazes inclusive de viajar literalmente à velocidade da luz no vácuo (o que por si só é bastante improvável, considerando o tipo de efeito que essa velocidade teria em seres vivos), significaria quinze anos para chegar aqui, e isso supondo que não haja nenhuma limitação física, energética, material ou sócio-ecológica significativa.

É contar muito com a sorte, no mínimo.
« Última modificação: 25 de Outubro de 2008, 20:38:17 por Luis Dantas »

Offline Morbius

• Nível 16
  • *
« Resposta #62 Online: 25 de Outubro de 2008, 20:53:13 »

De forma categórica, realmente não.

MAS se pode dizer que a Astronomia já avançou o suficiente para afirmar que não há indícios de planetas habitados em nosso sistema solar; que as distâncias até outros planetas, fora do nosso sistema solar, são fabulosas demais para que se possa seriamente propor que haja naves vindo deles à velocidade da luz (levaria, literalmente, milênios); e que pelo que se sabe (e se testou com bastante seriedade) não é possível atingir velocidades maiores do que a da luz no vácuo.

Faça um exercício de imaginação. Daqui a 1 milhão de anos, o que você acha que terá acontecido com a civilização humana? Ainda estaríamos confinados ao sistema solar? Ou seja, a astronomia ja sabe tudo a respeito de viajens, então quando o sol se extinguir daqui a 5 bilhões de anos ja era para nós?
é assim que você pensa?

Tudo é possível, mas seria preciso uma série de descobertas realmente surpreendentes para permitir levar a sério a idéia de naves espaciais extraterrestres nos visitando.  Tão surpreendentes que, francamente, os OVNIs não teriam qualquer significância em comparação.

Uma civilização que esteja a 1 milhão de anos a nossa frente, não teriado conseguido tais objetivos?
O homo sapiens tem somente 130 mil anos, e veja o que ja somos capazes de fazer!Imagine daqui a milhões e talvez bilhões de anos!!!
Impor limites a ciência é muito preciptado.

Se você quer me dizer que alguém conseguiu transpor todos esses formidáveis obstáculos para então chegar aqui e brincar de queimar círculos em pastos e perseguir aviões, eu simplesmente não vou levar a sério.  Os desafios de engenharia, física, ecologia (sim, ecologia, porque levaria muitas gerações inteiras para transpor uma distância dessas) são fantásticos demais.

Você que está dizendo que eles vem brincar.
Eu digo que eles vem nos estudar.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #63 Online: 25 de Outubro de 2008, 21:06:36 »
Daqui a um milhão de anos estaremos extintos, e possivelmente nosso planeta estará morto.

Fascinante como a idéia é, eu não vejo como se possa tornar verdadeiras viagens espaciais viáveis.

A idéia de uma civilização que sobreviva por um milhão de anos é bastante especulativa.  Novamente, é fascinante, mas bastante improvável.  Você esquece que há limites físicos e ecológicos bastante reais ao que pode ser desenvolvido com tecnologia.

Quanto aos visitantes que vem nos estudar, você há de convir, não é como se houvesse evidência nesse sentido.  Pelo contrário.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #64 Online: 25 de Outubro de 2008, 21:13:58 »
Não, por favor. Nem desses sites de ufologia sensacionalistas. Nem do Youtube e assemelhados.

O que seria uma fonte confiável pra você?

Qualquer organização ou instituição de prestígio inquestionável junto à comunidade científica internacional.

Pode procurar...se achar alguma evidência coloque aqui. Estou curioso.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #65 Online: 25 de Outubro de 2008, 21:21:30 »
Sugiro que abandonemos as especulações e nos concentremos nos fatos e evidências disponíveis.
A verdade é nua e crua. Não existem evidências de visitas de extraterrestres.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #66 Online: 26 de Outubro de 2008, 01:47:22 »
A minha hipótese é melhor, veja

O perispirito é meio matéria, meio imatéria.

Os espíritos de luz estão nos vigiando. Eles sabem que o tempo da vinda do messias está chegando. A partir de agora, cada vez será mais frequente essas incursões em nossa esfera.

E quando centenas de espíritos de luz se juntam, o perispírito é detectável pelo radar, por causa da anomalia gerada.

Isso explica porque eles podem virar a 90 graus, sem matar pela inércia quem está dentro. E explica também como eles podem viajar desde distâncias incríveis sem ter que armazenar energia, já que usam o poder divino.

Ganhei Mórbius... são espíritos de Luz. Pronto.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #67 Online: 26 de Outubro de 2008, 06:21:03 »
Tupac

Vou dar um exemplo de algo gigantesco que se move a velocidades absurdas, jamais atingidas pelo homem. Estrelas de neutrons...

Pronto, agora é a vez de vocês mostrarem que algo consegue viajar pelo tempo.

Você sabe que, nem com muita imaginação de minha parte, não conseguiu explicar porquê viagens interestelares são mais parcimoniosas do que viagens temporais, né?

Você demonstra não saber usar Ockham, ponto final (nas especulações imaginativas de viagens). Passemos aos fatos...
 - Carl Sagan

Offline Morbius

• Nível 16
  • *
« Resposta #68 Online: 26 de Outubro de 2008, 10:30:01 »
Não, por favor. Nem desses sites de ufologia sensacionalistas. Nem do Youtube e assemelhados.

O que seria uma fonte confiável pra você?

Qualquer organização ou instituição de prestígio inquestionável junto à comunidade científica internacional.

Pode procurar...se achar alguma evidência coloque aqui. Estou curioso.

Seria mais fácil você dizer quais são as instituições/organizações confiáveis.
Nossa aeronáutica reuniu a impressa para falar bobagem né?

Sugiro que abandonemos as especulações e nos concentremos nos fatos e evidências disponíveis.
A verdade é nua e crua. Não existem evidências de visitas de extraterrestres.

Mas temos evidência de tecnologia avançada voando por nosso espaço aéreo.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #69 Online: 26 de Outubro de 2008, 10:33:29 »
Morbius, quando foi que a Aeronáutica disse que existem visitantes alienígenas?

Vontade de encontrá-los, com certeza, alguns oficiais tem.  Nada de errado nisso.  Mas nenhum chegou a afirmar categoricamente que os viu, que eu saiba.

E por favor, luzes difíceis de explicar e com movimentos curiosos não são evidência de tecnologia avançada.

Offline Morbius

• Nível 16
  • *
« Resposta #70 Online: 26 de Outubro de 2008, 10:34:37 »
A minha hipótese é melhor, veja

O perispirito é meio matéria, meio imatéria.

Os espíritos de luz estão nos vigiando. Eles sabem que o tempo da vinda do messias está chegando. A partir de agora, cada vez será mais frequente essas incursões em nossa esfera.

E quando centenas de espíritos de luz se juntam, o perispírito é detectável pelo radar, por causa da anomalia gerada.

Isso explica porque eles podem virar a 90 graus, sem matar pela inércia quem está dentro. E explica também como eles podem viajar desde distâncias incríveis sem ter que armazenar energia, já que usam o poder divino.

Ganhei Mórbius... são espíritos de Luz. Pronto.

Uma dos problemas da ufologia é a mistura com o espiritismo, que nos mata de vergonha.
De qualquer forma, seres vivos são mais provaveis que seres mágicos, por tanto a navalha derruba a sua idéia.

Offline Morbius

• Nível 16
  • *
« Resposta #71 Online: 26 de Outubro de 2008, 10:39:27 »

Você demonstra não saber usar Ockham, ponto final (nas especulações imaginativas de viagens). Passemos aos fatos...

Desculpe, mas é você quem parece não saber usar. Coisas se deslocam pelo espaço o tempo todo, ja pelo tempo...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #72 Online: 26 de Outubro de 2008, 10:39:54 »
A existência de seres vivos - inclusive de civilizações tecnológicas inteiras - em algum lugar do universo eu pessoalmente considero virtualmente inevitável, Morbius.

A questão é que fazer contato com eles é muito mais complicado do que alguns crêem.  Tanto que estamos há décadas tentando contato por rádio (que se move à velocidade da luz) e simplesmente não encontramos nada ainda.

Offline Morbius

• Nível 16
  • *
« Resposta #73 Online: 26 de Outubro de 2008, 10:47:03 »
A existência de seres vivos - inclusive de civilizações tecnológicas inteiras - em algum lugar do universo eu pessoalmente considero virtualmente inevitável, Morbius.

A questão é que fazer contato com eles é muito mais complicado do que alguns crêem.  Tanto que estamos há décadas tentando contato por rádio (que se move à velocidade da luz) e simplesmente não encontramos nada ainda.

Temos o sinal WOW, que é uma boa evidência. Alem disso a detecção por radio apresenta muitas limitações que dificultam o processo (ja ví um documentario feito no istituto SETI, falando dessas limitações). Alem da verba ínfima que é dirigida a eles. Acho que atualmente o intituto sobrevive de doações se não me engano.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #74 Online: 26 de Outubro de 2008, 10:53:28 »
Temos o sinal WOW, que é uma boa evidência.

Até certo ponto, pelo visto: http://setiteamportugal.no.sapo.pt/SETI@home/sinal_interestelar.htm

Além disso a detecção por rádio apresenta muitas limitações que dificultam o processo (ja vi um documentario feito no istituto SETI, falando dessas limitações). Alem da verba ínfima que é dirigida a eles. Acho que atualmente o intituto sobrevive de doações se não me engano.

Acontece que as limitações (inclusive de verba) seriam muito mais sérias para contato por meios físicos...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!