Comida só deve ser administrado junto à educação/especialização. É preciso administrar para o futuro.
Brasil é um dos países com pior distribuição de renda do planeta, ocupando a ponta inferior da lista. Você é um cara que teve a sorte de nascer em uma boa família para os padrões brasileiros.
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_income_equalityCaso você tivesse nascido em uma família pobre brasileira, não teria à sua disposição os mesmos instrumentos que o permitiram ser o que é hoje. Nada de escolinha particular, brinquedos, livros, nada.
Fosse você pobre, quer porque seus pais se conformaram e aceitaram a situação de pobreza, quer porque, por mais que se esforcem não conseguem progredir, você estará destinado a viver na miséria por período indefinido. Isso só mudará se você alcançar um êxito, através de esforços sobrehumanos tais que o retirem dessa miséria por méritos raros, muito raros.
As pessoas que vivem nessa condição de probreza aqui no Brasil não vivem no mundo da fantasia, das idéias, das coisas utópicas. A situação delas é real, é o dia-a-dia, um atrás do outro. O que as impede de progredir não é uma simples mudança de postura, mas a falta de instrumentos capazes de as tirar dessa situação.
Compare a escola que você estudou com a escola que tais pessoas são obrigadas a frequentar. Brigas na sala, maloqueraiaida, muros pichados, professores com medo, ausência total de ordem e disciplina. A realidade deles é essa. Para se estudar seriamente, e ter condições de disputar qualquer vaga no mercado de trabalho, de igual para igual com você, eles teriam que ter um esforço sobrehumano; já para você chegar à mesma condição, tudo ocorreu de forma bem natural. O resultado é que a imensa maioria deles não ocupará uma posição boa no mercado de trabalho, por mais que se esforcem.
Aí que fica a pergunta, fox: esse cara, desde o nascimento se viu com tudo conspirando contra ele, estudou, se esforçou e ainda assim se encontra passando fome. Devemos dar comida para ele? Não estamos falando de como as coisas deveriam ter acontecido; o problema está lá, aqui e agora, esse sujeito passa fome, devemos dar comida para ele ou deixá-lo passar fome? Caso você, ou sua mãe, venham a passar fome algum dia, devemos deixá-los morrer?
Isso geraria mais fome futuramente. Eu não entendo a sua lógica.
Sendo sarcástico: estamos falando de Star Trek onde o alimento é ilimitado?
Isso não é uma questão de lógica formal e abstrata fox, mas uma situação concreta. Pessoas morrem porque não têm o que comer. Previsões sobre falta de alimentos sempre existiram, e nunca vi se concretizarem radicalmente. É importante regular o futuro, mas é absolutamente imoral matar pessoas de fome no presente para garantir o futuro de poucos.
Hoje é possível dar comida a quem passa fome, tranquilamente, e sem afetar qualquer balança de equilíbrio. Portanto deve-se dar. São seres humanos como você, que por uma questão meramente de sorte sua, eles se encontram necessitados, e você não.
Isso é um mínimo que qualquer pessoa deve fazer, dar de graça um copo d'água e um prato de comida a quem necessita, não importa o motivo nem o que tal pessoa fará após. Todos têm direito a um patrimônio mínimo, e não morrer de fome engloba tal coisa.
Você, podendo dar um prato de comida a alguém que lhe pede por estar com fome, ao negar, estará cometendo um ato absurdamente imoral e repulsivo, comparável ao homicídio por motivo fútil. É um ser humano, é alguém da sua espécie. Poderia muito bem ser você ali.