Autor Tópico: Enteógenos  (Lida 18685 vezes)

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
Enteógenos
« Online: 18 de Novembro de 2008, 11:07:59 »
Não sei porque, mas a discussão sobre esse assunto é rara aqui no forum, não sei se por falta de conhecimento da maioria das pessoas, ou por certo preconceito que é gerado devido a desinformação, portanto gostaria de abrir aqui um dabate sobre a opnião de vocês sobre esse assunto, deixo uma breve definição do termo encontrada na net mas que eu achei sensata o suficiente para ser postada aqui.

O termo Enteógeno vem do grego ENTHEOS - que significa "Deus dentro" com a raiz GEN que é chegar a ser, sobrevir. Chegar a ser o Deus de dentro é pertinente uma vez que o efeito destas substâncias psicoativas mediam as diversas partes da psique do próprio indivíduo, facilitando o acesso ao inconsciente e ao próprio self do consumidor, sem ser exatamente uma "percepção sem objeto" que seria a caracterização do termo alucinógeno.

Mais:
http://orbita.starmedia.com/~oxigenio/nov00/enteogenos.htm
http://www.plantasenteogenas.org/forum/

Abraços.
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Re: Enteógenos
« Resposta #1 Online: 18 de Novembro de 2008, 17:25:54 »
Um amigo tomou um cházinho de trombeta e fez contato direto com a "Akasha" ou repósitório de todo o conhecimento do universo (!). Nas palavras dele:

- Meu, sabe, foi um lance que...imagina...de repente...instantaneamente compreendí tudo...meu...sabia tudo...aquilo era demais...pô...nem imagina...conhecer todo o universo e entender o passado, presente e futuro...meu...é demais...o problema é que não lembro de mais nada...meu...é muito estranho...

Da forma como foi colocado o texto e os links, acho que é apenas mais um bullshit ao estilo de Timothy Leary. Experiências psicodélicas são pessoais, inacessíveis, imensuráveis, de difícil controle e totalmente questionáveis em relação aos seus supostos resultados práticos e benefícios. Em outras palavras, não servem para nada e muitas vezes são provocadas por drogas que causam danos à saúde, dependência física e psicológica.

Essa estorinha de "encontrar" seja lá o que for numa "viagem" é conversa fiada que só cabe num contexto da apologia do consumo e no marketing das drogas.

No entanto, acho que o assunto deve continuar a ser estudado cientificamente no âmbito dos laboratórios e centros de pesquisa, de modo sério, e não nas madrugadas com amigos. De vez em quando, convém lembrar, que alguns não voltam da viagem.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #2 Online: 18 de Novembro de 2008, 17:42:06 »
Então Gigaview, eu acho que isso realmente acontece muito, as viagens são tão expantosas e vão tão além do que estamos acostumados que muitas vezes em face desse desconhecido nós tentamos expressar o que foi experimentado com palavras que conheciamos previamente, mas é obvio para qualquer um que já tenha tido uma experiencia como essas que expressa-las é bastante complicado.

Além disso acho que também não deveriamos generalizar, seu amigo tomou trombeta ( planta extremamente toxica e perigosa por sinal ), ao que parece só uma vez, então realmente fica dificil para ele relatar o ocorrido com precisão cientifica. Além disso eu particularmente acho que só as plantas não resolvem nada, na verdade elas são o inferno e o céu, depende de quem as está utilizando, pois todos os fatores influenciam muito, como quem você é, seu estado de espirito na hora da experiencia, o ambiente, quem está perto de vc e etc.

No meu caso por experiencia propria eu digo que em relação a minha vida todas as experiências com enteogenos que já tive foram bastante proveitosas e que joga-las no mesmo saco que as drogas é um erro que só quem não conhece pode cometer.

Acho que o uso dessas plantas de poder depende muito do propósito do individuo, se o cara quer tomar cogumelo pra ficar locao, ele vai tomar e vai ficar locão, podendo ter uma bad trip que ninguem que tenha passado por algo parecido pode sequer imaginar. Mas se o cara quer tomar cogumelo em busca de auto-conhecimento ( meu caso ) pode ser algo fantástico e realmente proveitoso.

É realmente incrivel como uma substância consegue mostrar coisas tão profundas sobre você mesmo e sobre o mundo, os enteogenos dão sabedoria e isso pode ser comprovado por experiência direta ou até pesquisando pode-se encontrar inumeros relatos de transformações pessoais absurdas. O principal fator dessas transformações é que esse tipo de experiência faz com que o trilho normal em que a mente corre se quebre e faz com que novas visões a respeito das coisas e de nós mesmos surjam, muitas vezes de forma muito impessoal. Já ouvi diversas vezes experiências desse tipo serem comparadas com estados meditativos profundos e etc.

Eu acho uma pena que exista tanta falta de informação e até de curiosidade, ou até mesmo medo de experimenta-las. As experiências que eu tive foram poucas, mas o que é óbvio é que as plantas só mostram o caminho, quem percorre é você. Eu não tenho intenção de fazer apologia dizendo que isso é bom ou ruim, só criei o post pra tentar esclarecer esse assunto tão controverso e talvez conseguirmos gerar um debate legal a partir dele.

Abraços.
« Última modificação: 18 de Novembro de 2008, 17:45:27 por Mauricio Rubio »
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 18 de Novembro de 2008, 18:18:29 »
Desculpe, mas não acredito que pode ser usada para buscar auto-conhecimento porque não se tem controle sobre a experiência. Não vejo a justificativa do auto-conhecimento numa situação de estado alterado de consciência em que você não tem condições de analisar ou de raciocinar utilizando seu juizo perfeito. É apenas uma experiência divertida (ou tenebrosa) de realidade distorcida que conduz a situações de auto-engano. Sob este ponto de vista o "doidão" se iguala ao "buscador da verdade". Pessoalmente, acho o "doidão" mais honesto consigo mesmo.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #4 Online: 18 de Novembro de 2008, 19:56:57 »
Desculpe, mas não acredito que pode ser usada para buscar auto-conhecimento porque não se tem controle sobre a experiência. Não vejo a justificativa do auto-conhecimento numa situação de estado alterado de consciência em que você não tem condições de analisar ou de raciocinar utilizando seu juizo perfeito. É apenas uma experiência divertida (ou tenebrosa) de realidade distorcida que conduz a situações de auto-engano. Sob este ponto de vista o "doidão" se iguala ao "buscador da verdade". Pessoalmente, acho o "doidão" mais honesto consigo mesmo.

Giga, mas quem disse que não há controle? Eu acho que deve haver uma preparação prévia do individuo para que este possa tirar um bom proveito da experiência, e também, na verdade a razão e o raciocinio nunca deixam de estar presentes, mas a consciência ampliada dá acesso à conteúdos do inconsciente humano que seriam reprimidos no estado de vigilia. Em todas as minhas experiência meus sentidos ficaram muito mais aguçados mas a unica coisa que fiz foi ficar deitado e contemplando o processo mental de uma maneira totalmente diferente.

Eu acho que deve haver com certeza uma preparação anterior do individuo em relação a observação de si e a vontade de se conhecer como realmente é. Nesses estados mentais existe uma clareza muito grande das coisas, porém é verdade que muito da clareza se perde quando a experiencia acaba, mas é ai que o papel do individuo é mais forte, porque a experiencia ensina muito, e o mais dificil é o que vem depois, que é por tudo na pratica. Eu acho que falar em juizo perfeito também nao vale de pena, o pensamento humano é condicionado a certos limites, uma experiencia como essa se parece com um sonho extremamente lucido onde você tem acesso à areas da mente que antes estavam reprimidas.
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 18 de Novembro de 2008, 21:58:30 »
Uma pessoa que "vê" a respiração das côres ou "sente" sons transpirando pode discernir entre conhecimento verdadeiro e fantasia?

Conhecimento precisa de aprendizagem ou pode ser "bebido" sem esforço intelectual?

Quais substâncias psicoativas você utilizou?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 18 de Novembro de 2008, 22:38:12 »
Maurício

Groselha, claro.

Doidão vê coisas que costumam ser vistos por doidões, e pronto.
Tem alguma evidência que o que se vê é a harmonia do cosmos ou apenas o efeito da droga? Pode provar?

“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #7 Online: 18 de Novembro de 2008, 23:01:10 »
Uma pessoa que "vê" a respiração das côres ou "sente" sons transpirando pode discernir entre conhecimento verdadeiro e fantasia?

Conhecimento precisa de aprendizagem ou pode ser "bebido" sem esforço intelectual?

Quais substâncias psicoativas você utilizou?

Eu nunca "vi"a respiração das cores, nem "senti" sons transpirando, eu acho que é muito comum atribuir idéias a esse tipo de experiência, mas eu quando converso com as pessoas sobre esse tipo de coisa, sempre vejo uma ignorancia que é natural sobre o assunto quando falta a experiência direta.

Na verdade o que ocorre com esse tipo de experiência são insights a respeito da propria vida do individuo e sua relação com o mundo, é muito diferente do conhecimento adquirido intelectualmente porque é um conhecimento seco, direto, não há interferencia do pensamento, você VÊ, é dificil de explicar em palavras, ja pesquisei algumas coisas a respeito de como os insights são vistos pela ciência e esse é de fato um ponto muito controverso, porque como o próprio nome já diz, se trata de uma "visão interior".

É muito claro que a mente é muito poderosa e vai muito além dos limites em que a humanidade se encontra condicionada. E com certeza a melhor tecnica para o desenvolvimento mental é a meditação, a atenção plena e a observação das coisas sem a interferência do ego, mas isso é muito dificil de se ver, ainda mais em um mundo como o nosso onde a agitação mental é o principio basico de todas as nossas relações, nunca em nenhum momento de nossa vida nós conseguimos PARAR e VER as coisas realmente.

Esse tipo de coisa não se consegue só com substâncias enteógenas, mas elas podem dar um empurrão e tanto quando se trata de conhecer a si mesmo e se libertar de si mesmo. Nós vivemos e morremos e continuamos encobertos pelos mesmos padroes mentais, não importa nossa profissão, não importa o quão intelectuais formos. É por isso que o conhecimento de si mesmo não depende necessáriamente de aprendizado teórico, mas sim de observação pura e é esse estado que os enteógenos proporcionam por um breve periodo de tempo, e mostram que é realmente possivel viver sem conflito de espécie alguma e o quão maravilhoso é viver nesse estado.

De certo a opnião de todas as pessoas aqui são importantes, mas a minha eu considero especialmente valida pois ja tive algumas experiências que considerei de grande aprendizado. Já experimentei um vez o Psilocybe cubensis ( cogumelo ) e duas vezes Ayahuasca.

Abraços.
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #8 Online: 18 de Novembro de 2008, 23:11:10 »

Fale sobre o santo daime (ayahuasca). Tenho curiosidade a respeito.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #9 Online: 19 de Novembro de 2008, 08:00:09 »

2.  Eu simplesmente não entendo por que alguém correria um risco tão evitável.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #10 Online: 19 de Novembro de 2008, 08:07:04 »
Giga, mas quem disse que não há controle?

Por definição, o consumo de enteógenos é renúncia voluntária ao auto-controle da bioquímica cerebral.

Pode até ser que haja um contexto social em volta que compense essa perda de controle (me parece que é a idéia básica na Igreja do Daime que conheci certa vez).  Mas ainda é, francamente, uma idéia tosca.

Eu acho que deve haver uma preparação prévia do individuo para que este possa tirar um bom proveito da experiência, e também, na verdade a razão e o raciocinio nunca deixam de estar presentes, mas a consciência ampliada dá acesso à conteúdos do inconsciente humano que seriam reprimidos no estado de vigilia.

Mas isso tudo é tão vago, subjetivo, e passível de auto-ilusão que torna a experiência inteira inútil, Maurício.  E a última frase é exatamente a cereja do bolo: que benefício poderia haver em acessar supostos conteúdos reprimidos ao mesmo tempo que se altera o próprio equilíbrio bioquímico do cérebro?

É correr o risco de criar uma situação com a qual não se saiba lidar.  Por praticamente nenhum motivo exceto uma curiosidade um tanto mórbida.

Em todas as minhas experiência meus sentidos ficaram muito mais aguçados mas a unica coisa que fiz foi ficar deitado e contemplando o processo mental de uma maneira totalmente diferente.

Eu acho que deve haver com certeza uma preparação anterior do individuo em relação a observação de si e a vontade de se conhecer como realmente é.

O que levaria alguém a se conhecer como realmente é a usar enteógenos?  Isso mais me parece vontade de fugir de si mesmo.

Nesses estados mentais existe uma clareza muito grande das coisas, porém é verdade que muito da clareza se perde quando a experiencia acaba, mas é ai que o papel do individuo é mais forte, porque a experiencia ensina muito, e o mais dificil é o que vem depois, que é por tudo na pratica. Eu acho que falar em juizo perfeito também nao vale de pena, o pensamento humano é condicionado a certos limites, uma experiencia como essa se parece com um sonho extremamente lucido onde você tem acesso à areas da mente que antes estavam reprimidas.

Uma vez me disseram que todo bêbado se considera inteligente.  E é verdade.  Qual seria a diferença, e por que valeria o risco?  Você sabe muito bem que esse tipo de brincadeira não é nada segura.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
  • Disculpen las molestias, esto es una revolución.
« Resposta #11 Online: 19 de Novembro de 2008, 12:49:21 »
Uma vez me disseram que todo bêbado se considera inteligente.  E é verdade.  Qual seria a diferença, e por que valeria o risco?  Você sabe muito bem que esse tipo de brincadeira não é nada segura.

2

Principalmente depois que vi isto! ( Aplica-se a substâncias alucinógenas também ).
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #12 Online: 19 de Novembro de 2008, 12:58:22 »
Não consegui ler nada, Lord.

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #13 Online: 19 de Novembro de 2008, 13:10:27 »

Bar Só Prá nós Adverte:

O orifício anular corrugado localizado na parte infero lombar
da região glútea de um indivíduo em alto grau etílico, deixa de
estar em consonância com os ditames referentes aos inalienáveis
direitos individuais de propriedade.

Ass.: Depto. Jurídico

( Só não me peça para explicar )
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 19 de Novembro de 2008, 20:18:00 »

Bar Só Prá nós Adverte:

Resumindo: Anus beborum  dominus ausenti
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #15 Online: 19 de Novembro de 2008, 20:21:48 »

Bar Só Prá nós Adverte:

Resumindo: Anus beborum  dominus ausenti

Em latim, é a primeira vez que vejo! :histeria: :histeria: :histeria:

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 19 de Novembro de 2008, 20:39:04 »
Um amigo me dizia que qualquer bobagem dita em latim "ganha" uma profundidade....Funcionou com a ICAR....
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #17 Online: 19 de Novembro de 2008, 20:40:15 »
Um amigo me dizia que qualquer bobagem dita em latim "ganha" uma profundidade....Funcionou com a ICAR....

Veritas...

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #18 Online: 20 de Novembro de 2008, 11:47:40 »
Por definição, o consumo de enteógenos é renúncia voluntária ao auto-controle da bioquímica cerebral.

Pode até ser que haja um contexto social em volta que compense essa perda de controle (me parece que é a idéia básica na Igreja do Daime que conheci certa vez).  Mas ainda é, francamente, uma idéia tosca.

É verdade que os enteógenos alteraram a química cerebral, mas não somente eles, tudo afeta a química do cérebro, práticar esportes, comer, tomar café, domir, nascer, ficar doente, morrer. Não vejo grandes problemas em relação a isso, visto que é só questão de tempo para que o cerebro retome o controle e volte a funcionar basicamente no mesmo padrão ( e por isso grande parte do que foi experimentado acaba se perdendo ).

A respeito do contexto eu posso falar pouco, mas diria que é apenas natural, no caso da Ayahuasca ela é utilizada principalmente como um sacramento religioso, e como toda a religião há um contexto social em volta dela, da mesma maneira como o contexto é importante no cristianismo ou no budismo, no santo daime o contexto é importante para que as pessoas tenham a quem guia-las e esclarece-las a respeito da experiência de alteração da consciência que irão experimentar.

É bastante óbvio que o contexto social é importante, principalmente para pessoas menos preparadas. Mas ele não é essencial, principalmente para pessoas que já tem uma certa preparaçao e informação a respeito do que estão fazendo.

Mas isso tudo é tão vago, subjetivo, e passível de auto-ilusão que torna a experiência inteira inútil, Maurício.  E a última frase é exatamente a cereja do bolo: que benefício poderia haver em acessar supostos conteúdos reprimidos ao mesmo tempo que se altera o próprio equilíbrio bioquímico do cérebro?

É correr o risco de criar uma situação com a qual não se saiba lidar.  Por praticamente nenhum motivo exceto uma curiosidade um tanto mórbida.

Mas Luís, existem diversos beneficios, a vida não é objetiva, a maior parte dela inclusive é subjetiva, quantas pessoas não estão atormentadas por medos do passado e do futuro? Incertezas em relação à vida? Traumas de todas a especie? Todas essas coisas são "subjetivas" mas são parte integral da vida de todos os individuos, com a possibilidade de ampliar e verificar esse conteúdo mental reprimido a pessoa tem a possibilidade de ver coisas que estavam fortemente guardadas nas camadas mais profundas da mente, e quando esse conteudo vem a tona, ele é liberado, exatamente como acontece na meditação, só que de uma forma um tanto mais "drástica".

E falando nisso, eu não sei porque há tanto medo ou receio de "alterar a quimica cerebral", a Ayahuasca por exemplo tem como principio ativo principal o DMT, que é uma substância encontrada naturalmente no corpo humano e que é liberada pelo cerebro normalmente em pequenas quantidades, mas que dependendo da situação é liberada em grandes quantidades, talvez essas situações sejam as mais intensas pelo qual o corpo e a mente tem que passar, o nascimento e a morte, e talvez em alguns outros estados mentais que a mente pode experimentar sem experiência externa nenhuma, sonhos lucidos, meditações profundas e etc, existem estudos a respeito, mas por enquanto é só uma possibilidade.

Em todas as minhas experiências, a única coisa que acontenceu foi uma vontade enorme de PARAR e simplesmente contemplar todas as coisas, inclusive a minha própria mente. Ao fechar os olhos eu me senti completamente em mim mesmo, com uma clareza mental absurda sem por nem um instante deixar a razão de lado, revi momentos da minha vida, alguns que eu nem lembrava mais, revivi situações traumáticas e me libertei delas, fora que existia uma sabedoria imensa impregnada nesse estado mental que ensina muito a respeito de tudo sem precisar dizer nada.

É realmente inexplicável Luis, eu sei que algumas vezes é dificil conseguir visualizar exatamente do que se trata apenas vendo de fora, mas é assim que é, realmente é uma coisa que de fato pode ser "perigosa", não são poucos os casos de "viagens ruins" que acontecem principalmente quando as pessoas tem que se deparar cara a cara com os piores medos e querem continuar fugindo mas a experiência não os deixa.

O que levaria alguém a se conhecer como realmente é a usar enteógenos?  Isso mais me parece vontade de fugir de si mesmo.

Mas os enteógenos te colocam face a face com você mesmo, integralmente, como isso seria fugir? Você acredita que há alguma diversão em utiliza-los? São horas de uma intensa experiência de aprendizado onde você encara seus maiores medos sem fugir deles ( como acontece geralmente no estado de consciencia de vigilia, onde algumas pessoas preferem "não pensar nisso" e reprimem os próprios pensamentos ) também algumas vezes encaramos a morte, a dissolução total do ego e isso parece-me que é bastante assustador para a maioria das pessoas, qual é a diversão disso tudo? Mas também encaramos nossas maiores virtudes e é por isso que as pessoas que não escondem nada de si mesmas e querem se conhecer como realmente são não tem medo, eu penso que tudo o que me foi mostrado foi de uma grande utilidade para eu aprender sobre todos os meus erros e me tornar uma pessoa melhor.

Essa comparação sim é tosca, eu não vou me estender mais, mas eu nunca disse que você fica "mais inteligente", você continua exatamente como é, mas toda a experiência ganha um carater impessoal onde você pode contemplar a si mesmo sem as barreiras auto-protetoras e limitante do ego.

Abraços.
« Última modificação: 20 de Novembro de 2008, 11:52:07 por Mauricio Rubio »
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #19 Online: 20 de Novembro de 2008, 14:55:57 »
Maurício, espero que você não esteja falando sério.

Mas se está, desista de me convencer.  Não tem chance alguma.  Eu não tenho tempo para essas viagens (em todos os sentidos).

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #20 Online: 20 de Novembro de 2008, 15:22:37 »
Fale sobre o santo daime (ayahuasca). Tenho curiosidade a respeito.

Oi, no meu post anterior falei um pouco sobre minha experiência pessoal, mas na internet tem muita informação a respeito.
Aqui por exemplo vc pode ler um pouco sobre o básico das plantas.
http://avisospsicodelicos.blogspot.com/2008/10/ayahuasca.html

Se tiver alguma dúvida especifica pode perguntar aqui ou por MP blz?

Maurício, espero que você não esteja falando sério.

Mas se está, desista de me convencer.  Não tem chance alguma.  Eu não tenho tempo para essas viagens (em todos os sentidos).

Sim Luis, eu estou falando serio. Mas não estou tentando convencer você e nem ninguem. O forum tem que ser utilizado para debates e esse é mais um assunto a ser debatido, principalmente devido à completa falta de informação a respeito dele.

Respeito completamente sua opnião, mas ela é somente uma opnião, assim como a minha.

Abraços
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #21 Online: 20 de Novembro de 2008, 17:44:37 »
Maurício, os muitos casos de dependência química e psicose deflagrada por consumo de substâncias psicoativas não são questão de opinião.

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #22 Online: 20 de Novembro de 2008, 17:50:05 »
2

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #23 Online: 20 de Novembro de 2008, 18:12:58 »

Nonsense. Dê uma olhada sobre o santo daime:

Citação de: site zen
Após a ingestão sentirás algumas náuseas, possivelmente com vómitos. Esta é uma fase que tens de experimentar, por isso não tentes evitá-la. É considerada parte do processo de purificação.

A partir daqui a viagem pode tomar qualquer direcção. Enquanto entras noutras dimensões, deixando o plano do corpo físico, pode ocorrer-te a sensação de flutuares no ar.

Algumas experiências visionárias com ayahuasca mostrando paisagens celestiais com anjos, seres espirituais ou domínios místicos, tornam a viagem muito rica e criam uma ponte para o interior sagrado, preenchendo vários aspectos da busca espiritual.

Há poucos, se alguns, casos de danos ou morte associados ao uso da ayahuasca, mas é bastante possível que uma pessoa se danifique. Como um dos componentes principais da ayahuasca é um inibidor da enzima MAO, que actua para inibir essa enzima chave do nosso corpo que é responsável por processos no cérebro e no organismo inteiro, é possível teres severas reacções negativas à poção de ayahuasca. Tem o cuidado de investigar sobre as interacções dos inibidores da enzima MAO com medicamentos e certas comidas antes de tentares qualquer uso.Quando um inibidor da MAO é misturado com certos outros medicamentos ou drogas, os resultados podem ser muito desagradáveis ou mesmo fatais. Para além disso, como com qualquer outra substância psicadélica forte, a ayahuasca pode precipitar mudanças curtas ou de longo termo na personalidade, ou catalizar episódios psicóticos ou neuróticos.

[+18] Atenção: Nojento.
http://www.brogui.com/imagens/anna1.jpg

« Última modificação: 20 de Novembro de 2008, 18:18:07 por JUS EST ARS »

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #24 Online: 20 de Novembro de 2008, 18:14:09 »

Me diga Maurício, qual a diferença disso para qualquer psicotrópico?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!