Autor Tópico: Enteógenos  (Lida 18686 vezes)

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
Re: Enteógenos
« Resposta #25 Online: 20 de Novembro de 2008, 18:32:23 »
Assim como em qualquer religião organizada, o Santo Daime tem suas proprias crenças, grande partes baseadas no cristianismo. Essa subtância é realmente muito poderosa e então eles tem que organizar essas visões em um sistema de crenças para que as pessoas não fiquem perdidas.

Mas a substância não está necessáriamente ligada a ele, na verdade o xamanismo é muito mais interessante. Essa substância é usada a milenios por diversas aldeias da amazonia, e os indio é que a chama de "Ayahuasca" ou Cipó dos Espiritos. Eu acho que ela se encaixa como substância psicotrópica, mas o que acontece no seu interior é o que importa, vocês não gostam de sonhar? Não acham os sonhos inteiressantes? Digamos que essas substâncias sirvam para acessarmos essa dimensão da mente conscientemente. E é óbvio que há muito o que explorar.

Eu acho realmente que antes da utilização de qualquer enteogeno deve haver um preparo do individuo em relação é própria vida, para que a experiência possa ser melhor aproveirada.

Digamos que ter apenas uma experiência desse tipo na vida, não seria proveitoso? Explorar a dimensão interior pode trazer grandes beneficios para a vida de muitas pessoas. Mas a grande maioria prefere viver uma vida de sonhos e ilusões, por "receio" de experimentar uma coisa dessas e "ficar louco" ou coisa parecida.

O que há é muita falta de entendimento e informação sobre o assunto, e digamos que é necessário MUITO discernimento para que as experiências sejam bem aproveitadas.

Abraços
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #26 Online: 20 de Novembro de 2008, 18:41:13 »

Maurício,

Esse mesmo acesso a viagens malucas eu tive quando fumei maconha, e tenho de vez em quando quando tomo umas biritas.

Esse culto equivale a cultuar a embriaguez.

Me diga, que utilidade prática para a vida se extrai em ficar doidão?

Offline guicn

• Nível 16
  • *
« Resposta #27 Online: 20 de Novembro de 2008, 18:41:22 »
Nossa, desculpe a sinceridade, mas não consigo compreender como alguém em sã consciencia de seus atos poderia recomendar a outra pessoa tomar essa substância.
É algo totalmente parcial, sendo que a experiência de cada um é totalmente arbitrária dependendo do que se espera.

O Mauricio teve toda essa "sacação" maravilhosa, mas isso não quer dizer absolutamente NADA.
Os efeitos colaterais que podem ocorrer, pelo que li, não vale a pena sequer cogitar essa "experiência".

E como o Luis disse, isso não é questão de opinião, é um fato.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 20 de Novembro de 2008, 18:43:24 »
É verdade que os enteógenos alteraram a química cerebral, mas não somente eles, tudo afeta a química do cérebro, práticar esportes, comer, tomar café, domir, nascer, ficar doente, morrer. Não vejo grandes problemas em relação a isso, visto que é só questão de tempo para que o cerebro retome o controle e volte a funcionar basicamente no mesmo padrão ( e por isso grande parte do que foi experimentado acaba se perdendo ).

Se você substituir enteógeno por cigarro e cérebro por pulmão fica igualzinho a papo de fumante a favor do fumo.

A respeito do contexto eu posso falar pouco, mas diria que é apenas natural, no caso da Ayahuasca ela é utilizada principalmente como um sacramento religioso, e como toda a religião há um contexto social em volta dela, da mesma maneira como o contexto é importante no cristianismo ou no budismo, no santo daime o contexto é importante para que as pessoas tenham a quem guia-las e esclarece-las a respeito da experiência de alteração da consciência que irão experimentar.

sacramento religioso = desculpa para ficar doidão

Santo Daime não é religião nem crença é loucura coletiva temporária justificada por abobrinhas intelectualóides de formadores de opinião.

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
  • Disculpen las molestias, esto es una revolución.
« Resposta #29 Online: 20 de Novembro de 2008, 18:47:40 »

Se você substituir enteógeno por cigarro e cérebro por pulmão fica igualzinho a papo de fumante a favor do fumo.

sacramento religioso = desculpa para ficar doidão

Santo Daime não é religião nem crença é loucura coletiva temporária justificada por abobrinhas intelectualóides de formadores de opinião.

Giga,

Você nunca falou tanto, dizendo tão pouco! :ok:
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #30 Online: 20 de Novembro de 2008, 19:06:55 »
Gigaview, o mais interessante da Ayahuasca especificamente, é que o DMT é encontrado naturalmente no cerebro humano =)
Diferente do cigarro que tem não sei quantas milhões de toxinas.
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #31 Online: 20 de Novembro de 2008, 19:14:27 »
Além disso eu não estou propondo que as pessoas se tornem viciadas em substâncias como estas, estou falando de muito poucas experiencias, uma só já seria o suficiente dependendo do individuo.

Eu vejo que existe uma resistência enorme de grande parte das pessoas, mas isso acho que é natural em uma cultura onde o "real" é somente o que está fora.

Abraços.
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 20 de Novembro de 2008, 19:37:12 »
Gigaview, o mais interessante da Ayahuasca especificamente, é que o DMT é encontrado naturalmente no cerebro humano =)
Diferente do cigarro que tem não sei quantas milhões de toxinas.

Isso dá margem à uma pergunta conveniente do ponto de vista dos usuários dessa droga e que vou antecipar aqui agora: " Se é encontrada naturalmente no cérebro, por que deveria ser proibida?"

Aqui começa a confusão. Pois existem substâncias naturalmente produzidas no organismo e que são extremamente nocivas. O fato de ser natural não significa que deva ser aceita naturalmente sem restrições.

Fazer "overclock" do cérebro é simular um cérebro que não é seu e se não é seu, o que garante que as alucinações são verdades suas?

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #33 Online: 20 de Novembro de 2008, 19:39:58 »
Maurício,

Esse mesmo acesso a viagens malucas eu tive quando fumei maconha, e tenho de vez em quando quando tomo umas biritas.

Esse culto equivale a cultuar a embriaguez.

Me diga, que utilidade prática para a vida se extrai em ficar doidão?

As pessoas tomam alcool aos montes, fumam cigarro e usam drogas, mas são poucas as que utilizam enteogenos, o efeito da Ayahuasca é BEM diferente de "tomar uma birita" ou fumar um beck. O recomendado é ficar sentado ou deitado e simplesmente fechar os olhos, você entra em uma especie de transe mental mas ainda permanece plenamente consciente. A "viagem" é realmente muito parecida com um sonho lúcido, e o mais engraçado é que hoje em dias as pessoas não sonham e nem se importam com isso =).

É por isso que esse tipo de "viagem" deve vir acompanhada de toda uma preparação individual, porque é um contato direto com a própria consciência.

Luis, não seria a um tipo de experiência como essa a que Buda se referia como "Olho divino"?  :)
Abraços
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #34 Online: 20 de Novembro de 2008, 19:47:20 »
Isso dá margem à uma pergunta conveniente do ponto de vista dos usuários dessa droga e que vou antecipar aqui agora: " Se é encontrada naturalmente no cérebro, por que deveria ser proibida?"

Aqui começa a confusão. Pois existem substâncias naturalmente produzidas no organismo e que são extremamente nocivas. O fato de ser natural não significa que deva ser aceita naturalmente sem restrições.

Fazer "overclock" do cérebro é simular um cérebro que não é seu e se não é seu, o que garante que as alucinações são verdades suas?

Gigaview, mas isso já acontece, a Ayahuasca é legalizada em varios paises do mundo, inclusive no Brasil. Mas não há como utiliza-la para recreção, isso eu posso garantir. É só ler um pouco sobre os efeitos e ver que se trata de uma coisa um tanto não usual e que isola o individuo do meio em que entá para dentro de si mesmo.

Eu não sei o que você entende por "alucinações" mas pense em um sonho mesmo, o sonho está além da realidade comum, é diferente, quando os olhos estão abertos as coisas continuam quase como sempre foram, mas de olhos fechados é que a verdadeira magia acontece.
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 20 de Novembro de 2008, 19:52:31 »
Citação de: [url=][/url]
Eu vejo que existe uma resistência enorme de grande parte das pessoas, mas isso acho que é natural em uma cultura onde o "real" é somente o que está fora.

Isso não é cultura, é sanidade. A "realidade" interior é pessoal, incomunicável e não pode ser compartilhada, logo não tem utilidade num mundo onde deveríamos estar preocupados com a sobrevivência, procriação e convinvência em sociedade.

Chato né?

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #36 Online: 20 de Novembro de 2008, 19:53:26 »
Citação de: [url=][/url]

Isso não é cultura, é sanidade. A "realidade" interior é pessoal, incomunicável e não pode ser compartilhada, logo não tem utilidade num mundo onde deveríamos estar preocupados com a sobrevivência, procriação e convinvência em sociedade.

Chato né?

hahaha mas ai é que está =)
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #37 Online: 20 de Novembro de 2008, 19:58:11 »
O pior é que as pessoas, mesmo preocupadas com todas essas coisas, ainda são completamente egoístas. Nós todos temos diversos defeitos de personalidade mas nunca queremos olhar para eles, é só olhar para o mundo e ver o caos em que ele se encontra.  E e óbvio que todo o caos exterior provém do caos interior em que nos encontramos.

Olhar para dentro de si mesmo é uma oportunidade de reavaliar todas as questões a cerca da própria vida como um ser humano e a sua relação com essa sociedade em que vivemos. E com isso conseguir ver o caminho para se libertar de todas as amarras que nos prendem a este mundo, é para isso que a Ayahuasca serve.
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 20 de Novembro de 2008, 20:02:58 »
Gigaview, mas isso já acontece, a Ayahuasca é legalizada em varios paises do mundo, inclusive no Brasil. Mas não há como utiliza-la para recreção, isso eu posso garantir. É só ler um pouco sobre os efeitos e ver que se trata de uma coisa um tanto não usual e que isola o individuo do meio em que entá para dentro de si mesmo.

Não é legalizada, ma é uma substância entopercente. Se legalizada fosse estaria sendo vendida em drogarias e supermercados "purinha" ou na forma de aditivos de "energéticos". É tolerada porque está sob as asas do xamanismo e porque não é "popular". Na hora que alguém se atirar pela janela ou atropelar uma velhinha sob o efeito dessa droga a mídia vai tratá-la com "tóchico". E também não é uma droga prática, pois atualmente tem que saber "preparar"  e "consumir". Não é algo que se leve no bolso para se tomar antes da balada.

Eu não sei o que você entende por "alucinações" mas pense em um sonho mesmo, o sonho está além da realidade comum, é diferente, quando os olhos estão abertos as coisas continuam quase como sempre foram, mas de olhos fechados é que a verdadeira magia acontece.

Isso é alucinação.

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #39 Online: 20 de Novembro de 2008, 20:06:56 »
Pois é, então todos nós alucinamos naturalmente todas as noites, porém a maioria das pessoas não está consciente disso. Isso é que eu chamo de chato ;)
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 20 de Novembro de 2008, 20:07:48 »
O pior é que as pessoas, mesmo preocupadas com todas essas coisas, ainda são completamente egoístas. Nós todos temos diversos defeitos de personalidade mas nunca queremos olhar para eles, é só olhar para o mundo e ver o caos em que ele se encontra.  E e óbvio que todo o caos exterior provém do caos interior em que nos encontramos.

Olhar para dentro de si mesmo é uma oportunidade de reavaliar todas as questões a cerca da própria vida como um ser humano e a sua relação com essa sociedade em que vivemos. E com isso conseguir ver o caminho para se libertar de todas as amarras que nos prendem a este mundo, é para isso que a Ayahuasca serve.

Você afirma coisas surpreendentes e sem nenhum fundamento.

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #41 Online: 20 de Novembro de 2008, 20:10:10 »

O fundamento é a experiência direta. Como vocês mesmos estão falando, isso não pode ser "medido" por um aparelho cientifico. No máximo pode ser analisado de fora. O que é MUITO diferente do contato do próprio individuo com a experiência em si mesma.
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 20 de Novembro de 2008, 20:10:18 »
Pois é, então todos nós alucinamos naturalmente todas as noites, porém a maioria das pessoas não está consciente disso. Isso é que eu chamo de chato ;)

Como quase tudo que vive "naturalmente" na Natureza. Prá que inventar?
Chato é precisar "aditivos" para achar que está sonhando acordado.

Offline guicn

• Nível 16
  • *
« Resposta #43 Online: 20 de Novembro de 2008, 20:11:25 »
Libertar das amarras que nos prendem nesse mundo?
Quem disse que isso é útil?
Me parece mais uma baboseria pseudo-filosófica, me desculpe.

E generalizar que todo mundo não tem auto crítica, e precisa de uma "entorpecida" para conseguir isso, é preocupante.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 20 de Novembro de 2008, 20:13:24 »

O fundamento é a experiência direta. Como vocês mesmos estão falando, isso não pode ser "medido" por um aparelho cientifico. No máximo pode ser analisado de fora. O que é MUITO diferente do contato do próprio individuo com a experiência em si mesma.

Experiência direta é um conceito que depende da dose e do tipo do veneno.
Não posso chamar uma alucinação de uma experiência válida, muito menos de direta.

Aliás, direta com o que?

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #45 Online: 20 de Novembro de 2008, 20:21:07 »

Você por exemplo está consciente do seu processo mental durante a noite Gigaview? A maioria das pessoas não está, e nem se preocupa com isso, na verdade nem no estado de vigilia elas tem a atenção voltada para dentro de si. Pessoas assim nunca entenderiam sobre o que estamos falando.

Poderiamos dizer que é uma experiência direta com o inconsciente, não lhe parece interessante?

Abraços.
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #46 Online: 20 de Novembro de 2008, 22:01:41 »
Um dos pontos importantes desse contato com nós mesmos é a transformação que essa experiência causa, visto que nossa consciencia ganha uma perspectiva impessoal, nós começamos a refletir sobre como temos vivido, nossos anseios, desejos, virtudes, fracassos, medos.
Podemos contemplar se estamos tratando os outros da maneira adequada, se temos sido egoístas e acobertado isso com uma mascara qualquer. Podemos verificar nossa ganancia, nosso ciume, nosso ódio. Podemos contemplar a BELEZA e o TERROR em uma única experiência.

É algo tão enriquecedor que não há palavras para descrever.

Ainda assim, por mais iluminada que seja a experiencia, o verdadeiro trabalho se dá a cada instante de todos os dias seguintes, onde podemos aplicar o que nos foi mostrado e nos tornar pessoas mais sensatas e generosas.

Os enteógenos só mostram aquilo que está em nosso interior, mas isso não vale de nada, pois nada disso é real né? ;)
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 20 de Novembro de 2008, 22:03:25 »

Você por exemplo está consciente do seu processo mental durante a noite Gigaview? A maioria das pessoas não está, e nem se preocupa com isso, na verdade nem no estado de vigilia elas tem a atenção voltada para dentro de si. Pessoas assim nunca entenderiam sobre o que estamos falando.

Poderiamos dizer que é uma experiência direta com o inconsciente, não lhe parece interessante?

Abraços.

Por que deveria me preocupar com isso?

Acredito que pensamentos são o resultado de processos bioquímicos que ocorrem no cérebro e que o auto-conhecimento é apenas a ilusão sobre o que acreditamos que sabemos sobre nós mesmos.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 20 de Novembro de 2008, 22:05:05 »
Um dos pontos importantes desse contato com nós mesmos é a transformação que essa experiência causa, visto que nossa consciencia ganha uma perspectiva impessoal, nós começamos a refletir sobre como temos vivido, nossos anseios, desejos, virtudes, fracassos, medos.
Podemos contemplar se estamos tratando os outros da maneira adequada, se temos sido egoístas e acobertado isso com uma mascara qualquer. Podemos verificar nossa ganancia, nosso ciume, nosso ódio. Podemos contemplar a BELEZA e o TERROR em uma única experiência.

É algo tão enriquecedor que não há palavras para descrever.

Ainda assim, por mais iluminada que seja a experiencia, o verdadeiro trabalho se dá a cada instante de todos os dias seguintes, onde podemos aplicar o que nos foi mostrado e nos tornar pessoas mais sensatas e generosas.

Os enteógenos só mostram aquilo que está em nosso interior, mas isso não vale de nada, pois nada disso é real né? ;)

Bullshit.

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #49 Online: 20 de Novembro de 2008, 22:06:15 »

Abraços.

Por que deveria me preocupar com isso?

Acredito que pensamentos são o resultado de processos bioquímicos que ocorrem no cérebro e que o auto-conhecimento é apenas a ilusão sobre o que acreditamos que sabemos sobre nós mesmos.

Pois é, e esses "processos bioquimicos" moldam a sua vida e a de todos os outros seres humanos desse planeta, moldam nossas ações e reações diante de todas as experiência. Se isso é insignificante para você, o que é que realmente importa?
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!