Autor Tópico: Enteógenos  (Lida 18688 vezes)

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
  • Disculpen las molestias, esto es una revolución.
Re: Enteógenos
« Resposta #75 Online: 21 de Novembro de 2008, 12:22:08 »
PSIQUIATRA: MACONHA AUMENTA CHANCE DE TRANSTORNOS MENTAIS

Atualizado e Publicado em 06 de maio de 2008 às 11:30

da revista IstoÉ

ISTO É: Qual é a droga mais perigosa?

Ronaldo Laranjeira: Toda droga produz dano. A questão é quanto tempo ela demora para isso. O cigarro demora 20, 30 anos para causar dano. Mas, de longe, o cigarro é a droga que mais mata. O crack é mais rápido. Os danos dependem da intensidade de uso.

STO É: Recentemente houve uma discussão em torno das cartilhas de redução de danos. Algumas pessoas acreditam que esse tipo de material é um estímulo ao consumo. O que o sr. pensa a esse respeito?

Ronaldo Laranjeira: Não concordo com isso. Cartilhas bem feitas não estimulam o consumo. Mas houve uma cartilha recentemente criticada, a da Parada Gay em São Paulo, que perdeu a chance de falar dos riscos do uso das drogas. O material se concentrou mais em orientar o consumo com baixo risco do que em alertar para o risco do uso. É o que critico de modo geral. É uma opção de política equivocada. Acho que as duas coisas podem ser feitas. Mas se ficarmos só cuidando de quem usa, esquecemos de fazer campanhas para as pessoas não usarem. Isso ocorre principalmente com o ecstasy, que é uma das drogas mais tóxicas que conheço para o cérebro. Pouco se fala de todos esses males relacionados às drogas no País. Estou concluindo agora um grande estudo patrocinado pelo governo que vai traçar o perfil dos consumidores de bebidas alcoólicas. Esse trabalho ficará pronto em agosto. Espero que o próprio governo utilize os dados para a formulação de políticas adequadas.

http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/psiquiatra-maconha-aumenta-chance-de-transtornos-mentais/

Não que vá adiantar...
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #76 Online: 21 de Novembro de 2008, 12:26:28 »
Não há o menor link entre "padrões adquiridos no passado" e "nunca é uma ação verdadeira", e o "sempre uma reação".
E não há racional para o "a mente consciente tem acesso somente a uma pequena parte dessa vastidão de experiências acumuladas visto que a mente tem a tendencia natural de reprimir situações traumaticas em prol da sobrevivencia" a partir do enunciado

É claro que há um link, eu o vejo claramente, se você não vê é outra coisa. Se nós estamos sempre reagindo de acordo com tendencias inconscientes, podemos dizer que todas as nossas ações são condicionadas. Se a ação é condicionada, ela pode ser vista como uma reação, logo, não é uma ação livre. Não é verdade?

E aí você utiliza esse diagnóstico completamente errado para justificar sua proposição. Já disse mais do que uma vez Maurício, você se perde em duplos sentidos das palavras e constroi um prédio sobre a fumaça.

O problema é que quando discutimos questões como essas, nós temos diferentes visões a respeito delas, coisas que fazem sentido para você podem não fazer para mim e vice e versa, visto que somos pessoas diferentes, com mentalidades diferentes, que tiveram experiencias diferentes na vida e etc. Tudo que eu estou dizendo aqui é resultado de reflexão e questionamento de um longo periodo, eu não estou falando abobrinha sem sentido algum, disso você pode ter certeza, agora se você não concorda com essa visão de mundo é outra coisa.

Alguma coisa do tipo: "a utilidade prática de fumar crack foi me tornar mais sábio, porque depois disso inventei um combustível alternativo ao petróleo".

Essa é a sua idéia de sabedoria?
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #77 Online: 21 de Novembro de 2008, 12:27:18 »
MECANISMOS FISIOPATOLÓGICOS

O nível de consciência depende de uma complexa e extensa rede neuronal, concentradas no tronco encefálico e que se espraia difusamente por regiões diencefálicas fazendo conexões até o córtex, chamada formação reticular ativadora ascendente.

Dessa particularidade anatômica e funcional, compreendemos que um indivíduo pode apresentar alteração de consciência em algumas situações.

Lesões ou disfunções concentradas no nível do tronco encefálico, como por exemplo um acidente vascular isquêmico (AVCI) na ponte, leva a instalação súbita de coma, ou então lesões ou disfunções difusas à nível cortical, como por exemplo nas alterações tóxicas (drogas sedativas, alcool, entre outros) ou metabólicas (uremia, narcose, insuficiência hepática, hipoglicemia, entre outros). Lesões corticais pequenas podem alterar o conteúdo da consciência (afasia, agnosia) sem alterar o nível de consciência.

Outro mecanismo de alteração do nível de consciência, é a compressão do tronco encefálico, como por exemplo na herniação uncal.

O compartimento intracraniano é dividido por uma delaminação da dura-máter chamada tenda do cerebelo, em duas regiões: supratentorial (diencéfalo e córtex) e infratentorial (tronco encefálico e cerebelo).

Lesões, que ocupam espaço na região supratentorial, podem fazer um cone de pressão e provocar uma herniação do uncus do lobo temporal na tenda do cerebelo, comprimindo o tronco encefálico e o terceiro par craniano, gerando uma deterioração rostro caudal, ou seja, comprometimento de mesencéfalo, ponte e bulbo levando a coma e morte iminente. A midríase unilateral é um preditor dessa catástrofe neurológica, pois as fibras parassimpáticas estão localizadas perifericamente no nervo oculomotor (III par). Tal situação exige uma intervenção imediata.
http://www.hcnet.usp.br/ipq/revista/r244/dcons244.htm

Que também não dará em nada... :?
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #78 Online: 21 de Novembro de 2008, 12:27:33 »
PSIQUIATRA: MACONHA AUMENTA CHANCE DE TRANSTORNOS MENTAIS

Atualizado e Publicado em 06 de maio de 2008 às 11:30

da revista IstoÉ

ISTO É: Qual é a droga mais perigosa?

Ronaldo Laranjeira: Toda droga produz dano. A questão é quanto tempo ela demora para isso. O cigarro demora 20, 30 anos para causar dano. Mas, de longe, o cigarro é a droga que mais mata. O crack é mais rápido. Os danos dependem da intensidade de uso.

STO É: Recentemente houve uma discussão em torno das cartilhas de redução de danos. Algumas pessoas acreditam que esse tipo de material é um estímulo ao consumo. O que o sr. pensa a esse respeito?

Ronaldo Laranjeira: Não concordo com isso. Cartilhas bem feitas não estimulam o consumo. Mas houve uma cartilha recentemente criticada, a da Parada Gay em São Paulo, que perdeu a chance de falar dos riscos do uso das drogas. O material se concentrou mais em orientar o consumo com baixo risco do que em alertar para o risco do uso. É o que critico de modo geral. É uma opção de política equivocada. Acho que as duas coisas podem ser feitas. Mas se ficarmos só cuidando de quem usa, esquecemos de fazer campanhas para as pessoas não usarem. Isso ocorre principalmente com o ecstasy, que é uma das drogas mais tóxicas que conheço para o cérebro. Pouco se fala de todos esses males relacionados às drogas no País. Estou concluindo agora um grande estudo patrocinado pelo governo que vai traçar o perfil dos consumidores de bebidas alcoólicas. Esse trabalho ficará pronto em agosto. Espero que o próprio governo utilize os dados para a formulação de políticas adequadas.

http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/psiquiatra-maconha-aumenta-chance-de-transtornos-mentais/

Não que vá adiantar...

Nossa heim, tudo a ver com que estamos falando, é realmente muito inteligente comparar Ayahuasca com maconha e crack, parabens.
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #79 Online: 21 de Novembro de 2008, 12:30:47 »

Alguma coisa do tipo: "a utilidade prática de fumar crack foi me tornar mais sábio, porque depois disso inventei um combustível alternativo ao petróleo".

Essa é a sua idéia de sabedoria?

Isso foi um exemplo, creio que você entendeu a idéia. E então, o que o uso de psicotrópicos produziu de útil e prático na sua vida?

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #80 Online: 21 de Novembro de 2008, 12:31:06 »

Nossa heim, tudo a ver com que estamos falando, é realmente muito inteligente comparar Ayahuasca com maconha e crack, parabens.

Se voce gosta de utilizar seu cortex como um LABORATÓRIO QUÍMICO INFANTIL... :doutor: :crazy:
Boa sorte!

Agora, só por curiosidade... Quais as  substâncias contidas na tal da Ayahuasca ?

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #81 Online: 21 de Novembro de 2008, 12:36:12 »
Isso foi um exemplo, creio que você entendeu a idéia. E então, o que o uso de psicotrópicos produziu de útil e prático na sua vida?

Eu entendi a idéia, mas sabedoria não tem nada a ver com o que você falou, se você compreender de que se trata a sabedoria, talvez você entenda que tipos de beneficios os enteógenos podem trazer para a vida de um individuo.

Mas como falei, e repito pela enésima vez, os enteógenos por si mesmos são só substancias quimicas que permitem que o limite da mente seja estendido ao inconsciente. O que você faz durante a experiencia e o que você aproveita dela só dizem respeito a você mesmo. Eu não tenho como mostrar como eu sou integralmente pelo forum e por palavras. Talvez se você me conhecesse pessoalmente, conversasse comigo, observasse minhas ações você poderia ver os "beneficios" desse tipo de prática.

Agora, só por curiosidade... Quais as  substâncias contidas na tal da Ayahuasca ?

O principio ativo é o DMT.
« Última modificação: 21 de Novembro de 2008, 12:38:45 por Mauricio Rubio »
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #82 Online: 21 de Novembro de 2008, 12:37:42 »

Em resumo, o uso de psicotrópicos não produziu nada de útil e prático na sua vida.

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #83 Online: 21 de Novembro de 2008, 12:44:42 »
Em resumo, o uso de psicotrópicos não produziu nada de útil e prático na sua vida.

Não sei se você considera util, mas permitiu que eu mudasse de atitude em relação a varias coisas, perdi grande parte do senso de auto-importância, depois dessas experiências minha contemplação em relação ao mundo natural aumentou muito, tive varios insights a cerca de como reagia diante das situações, passei a ser uma pessoa ainda mais calma do que ja era e etc. Acho que é meio dificil colocar todas essas coisas em palavras, além de ser meio inutil.

Mas em alguns posts atrás eu falei sobre o que pode ser esperado quando há constante observação de si mesmo, é mais ou menos isso.
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #84 Online: 21 de Novembro de 2008, 12:47:41 »

"Insights", "perder o senso de auto-importância", "aumentar a contemplação em relação ao mundo natural", não podem ser considerados produção de algo útil e prático na sua vida.

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #85 Online: 21 de Novembro de 2008, 12:49:11 »
"Insights", "perder o senso de auto-importância", "aumentar a contemplação em relação ao mundo natural", não podem ser considerados produção de algo útil e prático na sua vida.

O que então você considera coisas utéis e práticas na vida?
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #86 Online: 21 de Novembro de 2008, 12:53:56 »

Primeiro que seja algo que objetivamente traga um benefício ou financeiro, ou social, ou moral.

Segundo que seja algo logicamente explicável.

Terceiro que seja algo comprovável.

Quarto que seja algo reproduzível.

Quinto que seja algo que se mostre autonomamente produtor desses resultados.

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #87 Online: 21 de Novembro de 2008, 13:05:38 »
Todas essas coisas "objetivas" são consequencias das nossas ações, se há uma transformação integral de todas as nossas ações, há também a transformação de todas as consequencias. Por exemplo, perder a auto-importância tem como resultado o nascimento da compaixão, humildade e generosidade. Quando você se torna uma pessoa mais calma e concentrada também crescem a criatividade e a paciencia. Além disso quando você se conhece e sabe exatamente o que quer da vida, pode trabalhar e seguir sempre em frente sem conflito ou arrependimentos de nenhuma especie.

São esses os tipos de relação entre o individuo e o mundo que estamos falando aqui. É algo bastante objetivo mas que nasce do "subjetivo". Isso pode não ser comprovado cientificamente, mas pode ser observado e verificado diretamente. Não estamos tratando aqui de um experimento cientifico, mas sim a vida como um todo.
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #88 Online: 21 de Novembro de 2008, 13:08:12 »

Olha Maurício, se tem algum resultado prático para a sua vida que o uso de piscotrópicos lhe trouxe foi o de te tornar um poeta. Em minha opinião, uma poesia bem fraca, mas ainda assim uma poesia.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #89 Online: 21 de Novembro de 2008, 14:55:01 »
LABORATÓRIO QUÍMICO INFANTIL...

Tive um desses....boas lembranças de infância.
 :)
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #90 Online: 21 de Novembro de 2008, 14:56:26 »
[off topic]

Lord, você é do tempo do POLIOPTICON?

[/off topic]
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #91 Online: 21 de Novembro de 2008, 15:19:05 »
O principio ativo é o DMT.

E...

Aspectos botânicos, químicos e farmacológicos da Ayahuasca
Características botânicas e químicas das plantas utilizadas na preparação do chá
O cipó Banisteriopsis caapi é da família Malpighiaceae, nativa da Amazônia e dos Andes. Possui em sua composição alcalóides b-carbolinas inibidoras da MAO, sendo que os de maior concentração são: harmina, harmalina, tetra-hidro-harmalina. A concentração desses alcalóides varia de 0,05% a 1,95% (McKenna et al., 1998).
A Psycotria viridis, planta da família Rubiaceae, possui em sua composição o alcalóide derivado indólico N, N-dimetiltriptamina (DMT) em concentração de 0,1% a 0,66% que age sobre os receptores da serotonina (McKenna et al., 1998).

Sem esquecer...

Os principais efeitos da Ayahuasca

Os efeitos subjetivos são visão de imagens com os olhos fechados, delírios parecidos com sonhos e sensação de vigilância e estimulação. É comum ocorrer hipertensão, palpitação, taquicardia, tremores, midríase, euforia e excitação agressiva (Cazenave, 2000). Náuseas, vômitos e diarréia são comuns e podem estar associadas à ação no receptor 5-HT2.

Certas b-carbolinas foram identificadas como causadoras de efeitos co-mutagênicos2 e o mecanismo parece estar associado à interação destas substâncias com os ácidos nucléicos (McKenna et al., 1998). Essas substâncias, por serem inibidoras da MAO, podem causar a denominada síndrome serotoninérgica (Katzung, 1998), que é uma das patologias mais graves ocasionadas pelo excesso de serotonina (McKenna et al., 1998).

E mais ainda...

A ação alucinógena conhecida como "miração" é uma manifestação específica e freqüente, caracterizada por visões de animais, "seres da floresta", divindades, demônios, sensação de voar, substituição do corpo pelo de outro ser (homem ou animal), dentre muitas outras, de acordo com a experiência individual (Cazenave, 2000). A Ayahuasca pode promover ilusões visuais, auditivas, olfativas e dos demais sentidos (Labigaline, 1998). Os chamados "estados alterados de consciência" provocados pelo chá podem ser considerados como alterações da percepção, cognição, volição e afetividade (Labigaline, 1998)....
...A maioria dos alucinógenos que atuam sobre o receptor 5-HT leva ao fenômeno de tolerância, que se caracteriza pela necessidade de doses cada vez maiores para se conseguir os mesmos efeitos ou da diminuição do efeito inicial, quando a mesma dose é utilizada (Labigaline, 1998). O DMT mostrou-se uma exceção em estudo feito 1997, onde foi demonstrado que essa substância, em uso isolado, não levou ao desenvolvimento de tolerância crescente após doses subseqüentes (Labigaline, 1998)...
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-60832005000600001

MUUIIITA BOA SORTE!!!!

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #92 Online: 21 de Novembro de 2008, 15:23:14 »
Eu disse que era parecido com o estado de sonho, o que as pessoas veem são representações visuais do inconsciente coletivo. Não sei porque tanta surpresa :P
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #93 Online: 21 de Novembro de 2008, 15:27:02 »
[off topic]

[/off topic]

Nunca tive este. Tive um laboratório quimico e um Pequeno engenheiro que tinha umas ripas de madeira e parafusos e porcas de plástico. Era o maior barato. Tive um Kaleidoscópio... Pô eu tive brinquedos pacas! :)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #94 Online: 21 de Novembro de 2008, 15:28:03 »
Eu disse que era parecido com o estado de sonho, o que as pessoas veem são representações visuais do inconsciente coletivo. Não sei porque tanta surpresa :P

Quando você toma um porre e vê tudo girando, você acha que é o incosnciente coletivo se manifestando?

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #95 Online: 21 de Novembro de 2008, 15:28:43 »

Este é outro conceito meio canhestro! Jung?

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #96 Online: 21 de Novembro de 2008, 15:29:48 »
[off topic]

[/off topic]

Nunca tive este. Tive um laboratório quimico e um Pequeno engenheiro que tinha umas ripas de madeira e parafusos e porcas de plástico. Era o maior barato. Tive um Kaleidoscópio... Pô eu tive brinquedos pacas! :)

Legal.

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #97 Online: 21 de Novembro de 2008, 15:32:44 »

Legal.
[/quote]

Este fazia o que?

P.S.: Lembra do Spirograf? Tenho ele até hoje!
« Última modificação: 21 de Novembro de 2008, 15:36:13 por Lordakner »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #98 Online: 21 de Novembro de 2008, 15:37:50 »

Legal.

Este fazia o que?

P.S.: Lembra do Spirograf? Tenho ele até hoje!

[/quote]

montava luneta, microscópio, periscópio, e outras experiências de óptica.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #99 Online: 21 de Novembro de 2008, 15:41:22 »
O Maurício ia gostar desse. Tem umas imagens bem psicodélicas, com fundo musical do Pink Floyd então...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!