Então, fica mais dificil discutir com pessoas que distorcem aquilo que vc está falando. Eu nunca falei que temos que usar drogas e ter viagens psicodelicas e que "a verdade está lá". O que eu disse é que certas drogas psicoativas, como LSD, Psilocibina ou mesmo o DMT tem propriedades de alteração dos padrões de funcionamento mentais.
Entenda, nós vivemos em um certo padrão que funciona dentro de certos limites, conforme ficamos mais velhos esses padrões se tornam mais fixos e passamos a agir sempre conforme nossos padrões adquiridos no passado, nunca é uma ação verdadeira, mas sempre uma reação. Assim sendo, a mente consciente tem acesso somente a uma pequena parte dessa vastidão de experiências acumuladas visto que a mente tem a tendencia natural de reprimir situações traumaticas em prol da sobrevivencia. Mas todas essas situações, mesmo as reprimidas, ditam como agimos, ditam nossos pensamentos e ditam nossas as nossas reações em face as experiencias no mundo externo.
É óbvio que o mundo de hoje se tornou mecânico, todos nós temos que trabalhar, agir de acordo com certo padrão social, e toda essa história que vocês já conhecem. Com a observação de nós mesmos, começamos a estar atentos a todo esse condicionamento que existe em nós, e também aos nossos medos, anseios, apegos e aversões pelas coisas. Repare que nós nunca paramos de pensar, nunca paramos de julgar as coisas como certas ou erradas, como bonitas ou feias, como isso ou como aquilo. Nossa existência está fundamentada na dualidade do eu/outro e assim sucessivamente.
O que as "drogas" como a ayahuasca causam é um descortinamento desse padrão mental para que você consiga observar a si mesmo de uma perspectiva diferente. Quando analisamos o pensamento com o pensamento estamos só gerando mais reações e gerando mais conflito, mas quando existe apenas a observação pura, não há reação.
Na minha opnião são essas coisas que são importantes, a ayahuasca não vai iluminar ninguem, ser iluminado é se libertar do apego ao ego e consequentemente é se libertar da cadeia de ações e reações que moldam nossa mente a todo o tempo. Porém como ninguem hoje em dia sequer sabe o que realmente significa meditar, ou olhar para dentro de si mesmo sem reagir, essas substâncias podem ser de grande valia, visto que como eu já relatei, existe uma sabedoria imensa nessa planta sagrada que ensina sem dizer nada.
Outro ponto interessante do DMT especificamente é que de fato essa substância é importantissima para o funcionamento cerebral, e por incrivel que pareça a glandula que é responsavel pela sua produção é a Pineal que está localizada exatamente no centro do cerebro fazendo a ligação entre os dois lados. Existe muita documentação cientifica a respeito do DMT, eu já postei algumas coisas aqui, e acredito que o verdadeiro cético é aquele que procura saber mais a respeito das coisas e não analisa superficialmente e classifica de acordo com o próprio condicionamento limitado.
Se vocês não se interessam por "drogas", deveriam se interessar ao menos por compreender o que é a meditação, mas acho dificil que a maioria aqui se interesse ao menos por isso com verdadeira dedicação. Imagine que de fato essa experiência ocorra na mente humana no momento da morte, não faltam por ai relatos de experiência de quase morte onde o individuo costuma ter experiências que se parecem muito com as estimuladas por substâncias enteógenas. Em face do desconhecido a grande maioria das pessoas não conseguiria aproveitar o momento porque poderiam ficar perdidas, assustadas ou aflitas, ou mesmo nem estar conscientes desse processo acontecendo.
As pessoas passam a vida inteira sem nunca olhar de fato para dentro de si, e na verdade essa é uma das únicas coisas que verdadeiramente importam, o resto é somente ilusão. Podem ganhar rios de dinheiro, carros, mulheres, ter muito conhecimento teórico, casar, ter filhos e etc. Mas verdadeiramente tudo isso se dissipa no momento da morte.
Acho que a grande lição que aprendi com minhas experiências foi que a vida também deve ser uma preparação para a morte. Mas as pessoas não gostam da morte, elas não gostar de pensar que vão morrer, tem aversão à morte. Mas há um grande beneficio em se contemplar a impermanencia e a morte em si =)
Todas essas coisas não estão necessariamente atreladas a nenhuma substância externa, o problema é que as pessoas costumam estar tão cegas que precisam de alguma coisa que abra os olhos delas de maneira drástica pra ver se elas acordam. Infelizmente a grande maioria prefere continuar dormindo.
Abraços.