Autor Tópico: Contradições da Bíblia - o tópico dos leigos  (Lida 27242 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Contradições da Bíblia - o tópico dos leigos
« Resposta #275 Online: 02 de Dezembro de 2008, 19:06:15 »
Porque você acha que a Palavra de Deus deva ser perfeita aos seus olhos? Como seria "Perfeita" para você?

Para começo de conversa, ela teria de propor uma moral sólida e fácil de defender.  Claramente não é o caso da Bíblia.

de certo que você responderá "sem dúvidas".... mas assim, você estaria tirando o valor dos benefícios da duvida.
Deus sempre gostou de "Nos fazer pensar" e isso é um fato comum e evidente em toda a Biblia.

Engano seu.  Eu sou cético, lembra?  Não tenho nada contra a dúvida, e pelo contrário, a considero necessária para uma vida mental saudável.

"Apelativo"? onde? Mostre um ponto onde eu fui incoerente.

Se você se dá o direito de não contra-argumentar, acho que tenho o direito de decidir que não vale a pena.  O que eu já te disse deveria ser mais do que suficiente para oferecer essa indicação que você pede.  E sinceramente, não estou convicto de que você esteja falando sério.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #276 Online: 02 de Dezembro de 2008, 21:39:00 »
Esse tal plano da salvação que dizem ser o cerne, a mensagem central da bíblia; justamente esse plano de salvação é a maior contradição de todas.

Deus quer nos salvar dele mesmo!
É o mesmo que pedir socorro ao carrasco.
São conseqüências de se criar um ser Totalmente Livre como o homem é.
Você tem uma visão desfocada de Deus por causa do que já ouviu até hoje.

Livre arbítrio e onipotência (onisciência) são idéias contraditórias, inconciliáveis e excludentes uma da outra.

Se deus é onisciente, não pode haver livre arbítrio. E se há livre arbítrio, deus não é onisciente, logo também não é onipotente e, por conseguinte, não é deus como definido pelos cristãos.

A proposição "deus é onisciente e existe livre arbítrio" é falsa, pois, se a primeira parte ("deus é onisciente") for verdadeira, a segunda (existe livre arbítrio) obrigatoriamente não o será. A recíproca também é aplicável.

Essa é uma conclusão bem fácil de se constatar. Como exemplo, consideremos o que consta do Gênesis, sem entrarmos no mérito quanto a veracida dos dos fatos ali narrados.

Se deus é onisciente, mesmo antes de ter criado Adão e Eva ele já sabia que aqueles o desobedeceriam e acabariam comendo do fruto proíbido. Logo, Adão e Eva não tiveram escolha. Se não houvessem comido do fruto proíbido estariam contrariando a onisciente de deus. Deus teria errado na sua previsão e assim não seria onisciente.

O mesmo se aplica ao cenário em que Adão e Eva eventualmente não tivessem desobedecido a deus.

Tanto neste como naquele estariam simplesmente seguindo os seus papéis em um script divino previamente escrito, sem direito a qualquer improvisso, por mínimo que fosse. Sem direito a nenhum livre arbítrio.

Logo, as opções possíveis são somente as seguintes:

A) Deus é onipotente e não existe livre arbítrio. Neste caso não poderíamos deixar de considerar as implicações morais de um deus que cria, ao seu bel-prazer, seres e depois os fazem sofrer por toda a eternidade . Teríamos um deus mal.

B) Existe livre arbítrio e deus não é onipotente. Já neste cenário a dificuldade reside em se admitir um deus destituído de seu principal atributo que é a onipotência. Um deus limitado assim certamente não é o deus que os cristãos afirmam adorar.

Todavia, o mais irônico é que esses são justamente os dois cenários em que se divide a crença cristã.

Para os calvinistas a primeira opção é a verdadeira. Acreditam na doutrina da predestinação e negam qualquer possibilidade de livre arbítrio. Quanto as implicações morais decorrentes preferem esquecer.   

Já os arminianistas, ao contrário dos calvinistas, aceitam o livre arbítrio e, logicamente, se fazem de ignorantes quanto às consequências de um deus limitado (Os católicos se enquadram no pensamento arminianista de livre arbítrio).

O sínodo de Dort, realizado na Holanda em 1618/1619, foi uma tentativa de conciliar essas idéias inconciliáveis. O resultado disso era previsível e a malfada divisão entre calvinistas e arminianistas permanece até hoje.

"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
    • Executa - Sistemas Online
« Resposta #277 Online: 03 de Dezembro de 2008, 06:46:24 »
cerne da Bíblia: Existe Deus e um paraíso para os que crerem e um inferno pros pecadores.
Como Deus nunca deu provas de sua existência, nem mesmo Jesus Cristo, tudo o resto é discussão indevida. Deus existe? Então o deus da Bíblia é contraditório pra caray, sendo hora vingador, ora te manda pro inferno por ser um deus de misericórdia.
Zezuis existiu? Não existem provas. Considerando os diversos pontos em comum com outras divindades solares, é apenas uma amálgama de Mithra com a profecia de Isaias do Messiais.
Novamente, caímos no mesmo ponto... Como vir discutir com céticos apresentando como o único e melhor argumento a fé?
É pedir pra levar choque.
Não vim discutir com céticos sobre Fé e sim, sobre a forma como enxergam a bíblia.
"Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito, nos aproxima." Louis Pasteur

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #278 Online: 03 de Dezembro de 2008, 07:17:38 »
E se a bíblia é tão boa em nos mostrar a história de seu povo, poderia me dizer como Judas morreu?
Não. Não me interessa. Isso é discutir sobre a moldura de um quadro. E está fora de tópico. Porque o Tópico aqui foca para a mensagem principal da Biblia e Judas não está nela.
E, supostamente, essa mensagem existe e paira acima dos absurdos e contradições sem ser atingida por eles.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #279 Online: 03 de Dezembro de 2008, 07:19:23 »
Moisés tem uma sabível característica de atribur tudo a Deus. Isto é um erro. Ele diz que "Deus endureceu o coração de Faraó"... Deus fez isso e Deus fez aquilo... mas o fato é que "Fara[ó endureceu o coração e pronto". Exegese existe para isso.
E cada seita e cada crente tem a sua, chegando às conclusões que lhes são mais convenientes.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #280 Online: 03 de Dezembro de 2008, 07:21:32 »
Conclui que você nem sabe ao que se refere esse tópico.
Concluí que você parte da premissa não demonstrada de que há alguma mensagem válida na Bíblia, que ela tem um "cerne", apesar de, durante séculos, só ter existido um monte de pergaminhos dispersos, em versões diferentes conforme o copista.

Essa tal de "Bíblia" só passou a existir quando os cristãos selecionaram e juntaram uma parte desses pergaminhos numa ordem que arbitraram.
A partir daí, surgiram pessoas que pressupõem que o livro caiu pronto do céu e tem alguma mensagem de Deus para nós.
« Última modificação: 03 de Dezembro de 2008, 07:39:42 por Fernando Silva »

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #281 Online: 03 de Dezembro de 2008, 07:24:44 »
Eu os julgo "Biblicamente" leigos. Só isso.Quanto à mensagem principal da Bíblia, já falei no post primario: "O plano de Salvação do Homem via Jesus Cristo".  Fato este, que não está em questão aqui. Se vocês acreditam ou não, isso é um outro assunto.
Segundo o NT, pode até se concluir que é isto, mas não segundo o AT, que fala apenas num grande líder militar que viria para tornar Israel na nação mais poderosa do mundo.
Achar que o NT é a continuação lógica do AT é muita forçação de barra.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #282 Online: 03 de Dezembro de 2008, 07:33:09 »
Deus sempre gostou de "Nos fazer pensar" e isso é um fato comum e evidente em toda a Biblia.
Não me parece. Deus sempre impôs sua vontade, a ferro e fogo. Deixou um rastro de mortes e sofrimento ao longo dos milênios.
Isto faz parte da tal "mensagem central" ?

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #283 Online: 03 de Dezembro de 2008, 07:39:13 »
Isso é perda de tempo. Valeu para me lembrar porque parei de discutir com religiosos.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
  • Disculpen las molestias, esto es una revolución.
« Resposta #284 Online: 03 de Dezembro de 2008, 09:05:34 »

Se você se dá o direito de não contra-argumentar, acho que tenho o direito de decidir que não vale a pena.  O que eu já te disse deveria ser mais do que suficiente para oferecer essa indicação que você pede.  E sinceramente, não estou convicto de que você esteja falando sério.

Luis Dantas chegou ao cerne da questão.
   Se estiver falando sério, sem apresentar evidências, sem se ater a nenhuma conceito que possa se objetivo PARA AMBAS AS PARTES será proselitismo religioso como aventou a Nina.
   Se estiver simplesmente zoando, pode ser um ateu brincalhão que apostou com alguém durante quanto tempo pode manter o debate no meio dos céticos sem falar nada de concreto.
   E agora?
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #285 Online: 03 de Dezembro de 2008, 09:51:12 »
AMBOS PRECISAM CONTER ERROS PARA SEREM PERFEITOS.
Isso não faz o menor sentido.
É preciso emburrecer para aceitar isso como verdadeiro, e não estou dispinível para tal.
Acho que você não está me compreendendo.
Explicarei de outra forma:

GAMES:
Um "Game Sem erros" ou melhor, sem a "Programação sistemática de erros" não presta. Ainda ontem, meu filho jogava um Game onde um acidente deixava o carro todo amassado. Essas danificações na imagem do automóvel foram programados para acontecerem. "Bater o carro" em um Game é um erro programado.
Existem games antigos onde os automóveis capotam mas nada acontece. Se por acaso não houvesse a programação do "Erro" nos Games, não haveria vencedor. Como eu disse, é preciso o "Erro para existir o Acerto", ou a luz, para existir a escuridão. Lembra que eu falei isso?

BÍBLIA:
Se nós não fosse-mos expostos aos erros e acertos, ou as coisas boas e coisas ruins, como saberíamos se fomos vencedores ou não? As provas de escolares, ou de vestibulares, existem mais sugestões erradas do que corretas a fim de que o "Calouro" opte pela alternativa que achar certa e após isso, será julgado.

O que você espera da Bíblia, seria como se ela fosse uma "Prova somente com alternativas corretas".

Entendeu agora?

Mas a bíblia não está para a prova do vestibular... está mais para a apostila do pré-vestibulando, e nestas não há erros (ou pelo menos não deve haver).

A bíblia é um manual e é tratada assim por todo teísta que eu conheço (e conheço alguns...). Nunca ouvi falar que você tenha que optar sobre uma ou outra questão dentro do tal livro.

Essa interpretação é sua, pessoal e intransferível.

Para a maioria absoluta dos teístas, a bíblia deve ser inequívoca, sob risco que se alguma parte é errada, qualquer parte pode ser errada, e isso inclui o plano de salvação.

Por isso considero sua analogia inadequada.

Esqueceu essa postagem, Jetro?
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #286 Online: 03 de Dezembro de 2008, 10:03:42 »
   " Se só ele pode nos salvar logo, Ele é a causa ( pelas suas exigências ) de nossa danação!" é inalcançável para eles!

Aconselho-o a nem tentar explicar!

EXATO!

É exatamente esta a maior contradição bíblica, como se não bastasse a adulteração grotesca da sua origem, também tem uma contradição gravíssima justamente no cerne da questão.

Eu realmente queria saber o que você viu de "tão relevante" e verdadeiro nessa citação tão descabida:

"Se só ele pode nos salvar logo, Ele é a causa ( pelas suas exigências ) de nossa danação!"

Que raio de lógica é essa???   :no:

Explicando, com analogia:

Eu crio um vírus mortal, depois eu crio uma vacina! Que só eu tenho e posso ministrar!

Depois, os que recebem a vacina querem me indicar ao Premio Nobel de Medicina, Da Paz, erguem estátuas para mim e me chamam de Altíssimo! E acham isso muito lógico e sensato! :?

Deu pra sacar?

... E o pior é que eu aconselhei a nem tentar explicar! :parede:
« Última modificação: 03 de Dezembro de 2008, 10:07:48 por Lordakner »
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #287 Online: 03 de Dezembro de 2008, 10:12:07 »
E se a bíblia é tão boa em nos mostrar a história de seu povo, poderia me dizer como Judas morreu?
Não. Não me interessa. Isso é discutir sobre a moldura de um quadro. E está fora de tópico. Porque o Tópico aqui foca para a mensagem principal da Biblia e Judas não está nela.
E, supostamente, essa mensagem existe e paira acima dos absurdos e contradições sem ser atingida por eles.

Não, o "Cerne" é aquilo que o  "não leigo" quer que seja. Só isto, nada mais que isto e apenas isto.
Pena que não é original, pois na Praça Sete, aqui em BH tem muitos tentando fazer o mesmo, e me atrapalhando jogar xadrez.

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #288 Online: 03 de Dezembro de 2008, 10:57:13 »
cerne da Bíblia: Existe Deus e um paraíso para os que crerem e um inferno pros pecadores.
Como Deus nunca deu provas de sua existência, nem mesmo Jesus Cristo, tudo o resto é discussão indevida. Deus existe? Então o deus da Bíblia é contraditório pra caray, sendo hora vingador, ora te manda pro inferno por ser um deus de misericórdia.
Zezuis existiu? Não existem provas. Considerando os diversos pontos em comum com outras divindades solares, é apenas uma amálgama de Mithra com a profecia de Isaias do Messiais.
Novamente, caímos no mesmo ponto... Como vir discutir com céticos apresentando como o único e melhor argumento a fé?
Não vim discutir com céticos sobre Fé e sim, sobre a forma como enxergam a bíblia.

Mas é o que estou discutindo... Para aceitar a bílbia é preciso ter fé de que aquilo, de alguma forma, possa ter verdade.
Mas confrontando com um mínimo de lógica e pedindo um mínimo de clareza, tudo se desmonta.
Como eu enxergo a bíblia? Uma confusão metafísica em cima do culto ao deus solar, misturado à crenças apocalípticas. Não se consegue ter uma mensagem coerente, porque a idéia do cristianismo não é o evangelho, mas as cartas paulinas, que também não são bons exemplos. Paulo fala muito em cristo e pouco em zezuis, e sem a fé em zezuis, tudo é em vão.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #289 Online: 04 de Dezembro de 2008, 22:38:11 »
Exato

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #290 Online: 04 de Dezembro de 2008, 22:39:50 »
Moisés tem uma sabível característica de atribur tudo a Deus. Isto é um erro. Ele diz que "Deus endureceu o coração de Faraó"... Deus fez isso e Deus fez aquilo... mas o fato é que "Fara[ó endureceu o coração e pronto". Exegese existe para isso.
E cada seita e cada crente tem a sua, chegando às conclusões que lhes são mais convenientes.
Isso mesmo. Ai esta toda a beleza... Tem até quem só procure os "erros" e passam por mensagens fantásticas por conta disso.

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #291 Online: 05 de Dezembro de 2008, 10:23:11 »
Isso mesmo. Ai esta toda a beleza... Tem até quem só procure os "erros" e passam por mensagens fantásticas por conta disso.

No caso, nós - OS APALERMADOS, perdemos todas as mensagens "fantásticas"? E, vocês, OS SÁBIOS, aproveitam todas?
Bom saber que funciona assim!

Offline Eduardo Vanderlei

• Nível 15
  • *
« Resposta #292 Online: 07 de Dezembro de 2008, 12:05:02 »
- os evangelhos descrevem "acontecimentos" de formas diferentes. Compare matheus com lucas e pedro, por exemplo.

Isso mostra autenticidade.

Incoerência agora é sinal de autenticidade... Certa vez li não me lembro onde que os antigos tinham deuses para tudo. Cada deus era o deus de alguma coisa. Com o deus cristão não é diferente: é o deus da contradição, da incoerência, da hipocrisia e, principalmente, da inversão de valores.

Uma verdadeira beleza, mensagens verdadeiramente fantásticas, do tipo que causam discórdia e contendas entre as pessoas. Se isso não fosse verdade, católicos e protestante não se matariam por causa de "mensagens fantásticas" diferentes que encontraram no livro do circo de horrores. Não só entre católicos e protestantes, mas entre os próprios crentes, como se pode ver na história abaixo:

Citação de: Vano, em Ateus do Brasil, Prova 07
Certa vez fui a um debate de cristãos evangélicos só para ver no que ia dar, se você acha que um torneio de truco é uma gritareira você ainda não viu um encontro de evangélicos com uma doutrina diferente da outra. Cara a moçada só faltava ir as vias de fato. Parecia final do campeonato brasileiro. Parecia-se um debate de farizeus com saduceus. Quando um opositor não conseguia achar uma resposta convincente para esclarecer uma determinada pergunta a torcida ia ao delírio. Era um verdadeiro toma lá - dá cá. Eu nunca vi tanta coisa absurda em minha vida.

O interessante que eles se apegam inconcientemente nas contradições bíblicas para defenderem suas doutrinas e nem imaginam que ambos bebem da mesma fonte. Se para estes fanáticos eles não conseguem esclarecer entre eles as escrituras, quem dirá para nós, ateus ou agnósticos. 
“Somente o tolo diz ao seu coração: 'Deus não existe'. O sábio o diz ao mundo.”
Autor Desconhecido

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #293 Online: 08 de Dezembro de 2008, 11:00:49 »
Exato

Exato 2.

Se a "mensagem" fosse clara e inequívoca perderia a graça.
É, tipo, um joguinho. Tem de decifrar.
Dá prazer saber que "alguns" não acham.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #294 Online: 08 de Dezembro de 2008, 11:21:38 »
Olhem pelo lado bom, pelo menos o Jetro é franco a respeito da leitura seletiva que faz. Há que se admirar, de um certo modo :lol:

Offline Dr. Jekyll

• Nível 07
  • *
  • "Teísta: Se você crê é irmão se não crê é néscio"
« Resposta #295 Online: 11 de Dezembro de 2008, 15:26:32 »
Olhem pelo lado bom, pelo menos o Jetro é franco a respeito da leitura seletiva que faz. Há que se admirar, de um certo modo :lol:

O que fatalmente demonstra que está utilizando uma moral própria para ler a bíblia e só fica com ela (A Bíblia) quando a moral dele concorda, ou seja se ele tem moral própria e a moral dele não vem do livro do D'us dele,  então para que ele usa a bíblia sendo que só fica com ela quando ela concordar com ele?
Nós poderiamos dar nome a isso e ao meu ver pessoal isso se chama autoengano ou representação pública de crença (ainda que seletiva) o que o torna uma forte candidato ao Criacionismo.

Seria isso realmente louvável?

Cordialmente, Dr. Jekyll.

« Última modificação: 11 de Dezembro de 2008, 20:14:52 por Dr. Jekyll »
"Não sei se Deus existe. Mas seria melhor para sua reputação que não existisse." Jules Renard.

Offline Dr. Jekyll

• Nível 07
  • *
  • "Teísta: Se você crê é irmão se não crê é néscio"
« Resposta #296 Online: 11 de Dezembro de 2008, 15:51:27 »
A Bíblia?

Certo, particularmente gosto de ler a bíblia, aprecio a leitura de suas estórias e histórias afinal é demais também achar que tudo é mito nela, não é honesto de minha parte pensar que tudo é mitológico, entretanto as suas passagens equivocadas trazem um estigma grave sobre as supostas passagens corretas, entretanto eu ainda sim leio.

Mas para mim a questão é:

1º - Você fala de salvação, certo, salvar de que? Para crêr que devemos ser salvos teriamos que crer que existiu um adão e uma eva e que eles pecaram, entretanto o único problema com essa história é que não encontrei em nenhum lugar do gênesis e se quer no próprio texto de gênesis 3 a palavra pecado, referindo-se ao suposto ato pecaminoso de adão e eva, entretanto encontrei a palavra pecado pela primeira vez sendo mencionada no momento em que caim tem seu sacrifício despresado em dentrimento do de abel. Você pode me dizer que Gênesis não diz, mas que o Apostolo Paulo diz, certo vamos a mais fatos.

2º - O cristianismo alega que adão e eva foram criados perfeitos, ora sejamos honestos Jetro e meus estimados amigos de fórum, pessoas perfeitas são chamadas de perfeitas exatamente por não errarem, o que é completamente incoerente com o texto bíblico entretanto a bíblia diz que ". . . o salário do pecado é a morte, . . ." o que nos diz que para Paulo adão e eva pecaram quando o texto não diz que eles pecaram, seria bom se Paulo lê-se aquilo que ele mesmo escreve conforme está escrito em I Cor 4:6 ". . . não ultrapasseis o que está escrito. . ." e ele faz justamente isso, ultrapassa o que está escrito.

3º - Em uma análise realista do texto bíblico, só podemos querer ser salvos de algo se aceitamos que existiu um adão e eva historicamente pecadores o que traz implicitamente a idéia de pecado original dos cristãos, entrentato não é isso que o texto nos permite dizer e vou falar porque.

a) O que existe de pecaminoso em notar que estar nú e sentir vergonha?
       b) Desde quando comer um fruto traz algum conhecimento? Será que existe uma árvore do
       conhecimento da biologia ou da química ou das ciências naturais?
       c) Se adão e eva era perfeitos quando saidos das mãos do suposto criador bíblico, então porque tirá
       -los do jardim do Éden para ". . . não comerem do fruto e viverem para sempre. . ."? ops viverem para
       sempre, só seria possível comer da árvore e viver para sempre se eles fossem mortais fato que
       vai de encontro a realidade do que estamos vendo.
       d) Alguém pode me dizer porque a serpente é amaldiçoada no lugar do diabo que estava dentro da
       serpente e que possívelmente fez a primeira sessão espirita? Podem me dizer porque A terra é amal
       diçoada e não adão? Podem me dizer porque as dores do parto de eva seriam intensificadas? (pergun-
       pela intensificação das dores por razões óbvias, se o que caracteriza o céu ou até mesmo a nova
       Jerusalém dos cristão é a ausência de dor, como poderia eva ter suas dores multiplicadas visto que
       fora criada perfeito segundo os cristãos?

Obviamente a bíblia é um livro interessante entretanto até os seus mitos são contraditórios, a moral bíblia é completamente duvidosa no que diz respeito aos direitos humanos, se a bíblia é um guia moral então Deus inspirou realmente o protocolo dos direitos humanos da ONU.

Cordialmente, Dr. Jekyll.
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2008, 20:18:32 por Dr. Jekyll »
"Não sei se Deus existe. Mas seria melhor para sua reputação que não existisse." Jules Renard.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #297 Online: 11 de Dezembro de 2008, 17:31:44 »
No caso, nós - OS APALERMADOS, perdemos todas as mensagens "fantásticas"? E, vocês, OS SÁBIOS, aproveitam todas?
Bom saber que funciona assim!

Eu dividiria entre "Atentos" e "Desatentos", no tocante questão é claro.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #298 Online: 11 de Dezembro de 2008, 17:38:23 »
Incoerência agora é sinal de autenticidade... Certa vez li não me lembro onde que os antigos tinham deuses para tudo. Cada deus era o deus de alguma coisa. Com o deus cristão não é diferente: é o deus da contradição, da incoerência, da hipocrisia e, principalmente, da inversão de valores.
Não são os antigos. Na atual Índia é assim. Existem 300.000.000 de deuses.
Mas este não é o assunto do topico.

Uma verdadeira beleza, mensagens verdadeiramente fantásticas, do tipo que causam discórdia e contendas entre as pessoas. Se isso não fosse verdade, católicos e protestante não se matariam por causa de "mensagens fantásticas" diferentes que encontraram no livro do circo de horrores. Não só entre católicos e protestantes, mas entre os próprios crentes, como se pode ver na história abaixo:
Certa vez fui a um debate de cristãos evangélicos só para ver no que ia dar, se você acha que um torneio de truco é uma gritareira você ainda não viu um encontro de evangélicos com uma doutrina diferente da outra. Cara a moçada só faltava ir as vias de fato. Parecia final do campeonato brasileiro. Parecia-se um debate de farizeus com saduceus. Quando um opositor não conseguia achar uma resposta convincente para esclarecer uma determinada pergunta a torcida ia ao delírio. Era um verdadeiro toma lá - dá cá. Eu nunca vi tanta coisa absurda em minha vida.
Acabamos de falar sobre "formas de entendimento".
Mas se você prefere colocar todos num só saco, nosso assunto termina por aqui.

O interessante que eles se apegam inconcientemente nas contradições bíblicas para defenderem suas doutrinas e nem imaginam que ambos bebem da mesma fonte. Se para estes fanáticos eles não conseguem esclarecer entre eles as escrituras, quem dirá para nós, ateus ou agnósticos. 
Realmente é difícil entender.
Aproprosito, aconselho, a quem ainda não entendeu, a não se pronunciar.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #299 Online: 11 de Dezembro de 2008, 17:45:22 »
Não são os antigos. Na atual Índia é assim. Existem 300.000.000 de deuses.
Mas este não é o assunto do topico.

Acabamos de falar sobre "formas de entendimento".
Mas se você prefere colocar todos num só saco, nosso assunto termina por aqui.

Realmente é difícil entender.
Aproprosito, aconselho, a quem ainda não entendeu, a não se pronunciar.
Entender é uma questão de referencial... Se o referencial for a lógica se pode discutir o assunto, mas se o referencial adotado, como é o seu caso, for mutável em válido/não válido de acordo com um criterio pessoal adotado para se proteger sua ideia....aí não dá mesmo pra discutir.

É o que voce está fazendo, ignorando perguntas pertinentes simplesmente classificando-as como "fora do assunto" se elas expõe a fragilidade de suas ideias... Não te vi refutar uma unica questão apresentada a voce aqui.

O tipo de retórica que voce está adotando é perfeitamente cabível em templos religiosos onde se abandone a razão em função da crença. Mas em meio a pessoas que tem coragem de pensar sem barreiras sua retórica não funciona.

Apresente suas ideias e contra argumente nossas refutações, sua fuga sistemática da discussão não vai ajudar a desenvolver o tema.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!