Autor Tópico: Contradições da Bíblia - o tópico dos leigos  (Lida 27240 vezes)

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
Re: Contradições da Bíblia - o tópico dos leigos
« Resposta #225 Online: 01 de Dezembro de 2008, 11:19:04 »
Hummm conversa estranha... a bíblia precisa de erros para ser perfeita... muito duplipensar pro meu gosto.
Tipo, não tem problema Deus mandar o povo comer merda, porque eu interpreto como metáfora, mas quando diz que criou o mundo em sete dias, entendo como real. isso?

A) Seu gosto não está em questão. Estou apontando uma ótica plausível. Daquelas que os Céticos Autênticos gostam de saber.

B) A Bíblia é uma coletânea de pequenas histórias inspiradas por Deus. Nelas, ocorrem desde gírias, espressões idiomáticas da época e até erros. Porem, a interpretação do cerne de todo o contexto é o que deve falar mais alto.

Moisés tem uma sabível característica de atribur tudo a Deus. Isto é um erro. Ele diz que "Deus endureceu o coração de Faraó"... Deus fez isso e Deus fez aquilo... mas o fato é que "Fara[ó endureceu o coração e pronto". Exegese existe para isso.

Esta interpretação do Cerne que é a questão, Jetro. Se deus é todo foderoso e ele inspira a criação de um livro para fazer valer sua suprema vontade, este livro não deveria estar aberto a interpretações nem ser contraditório. É muita incompetência.
Agora, ao apresentar uma série de contradições gritantes, isto leva ao duplipensar, à capacidade de aceitar ao mesmo tempo coisas que não poderiam ser aceitas pela lógica, e quando mando a lógica pro ralo, abro espaço pros espertalhões interpretarem a bíblia ao gosto de quem manda. Posso defender a vida mas mandar matar crianças no ventre de suas mães. Isto é duplipensar, no meu gosto ( que discuto sim ).

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #226 Online: 01 de Dezembro de 2008, 11:20:45 »
Mas já que você nos julga leigos, poderia então, resumidamente, explicar qual é a mensagem principal da bíblia?
Eu os julgo "Biblicamente" leigos. Só isso.Quanto à mensagem principal da Bíblia, já falei no post primario: "O plano de Salvação do Homem via Jesus Cristo".  Fato este, que não está em questão aqui. Se vocês acreditam ou não, isso é um outro assunto.

Dai eu repito a pergunta... Salvar-nos de que e de quem?  ::)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #227 Online: 01 de Dezembro de 2008, 12:08:43 »
Isso não faz o menor sentido. É tão válido quanto eu falar que o malleus maleficarum não é perfeito em vários aspectos mas é perfeito quando escreve a palavra MALEFICARUM. Ele cumpre seu papel em escrever esta palavra sem erros ortográficos.
Numa visão simplista, mas muito simplista, é isso mesmo. Proporcionalmente a quantidade de palavras que vc utilizou.

E se a bíblia é tão boa em nos mostrar a história de seu povo, poderia me dizer como Judas morreu?
Não. Não me interessa. Isso é discutir sobre a moldura de um quadro. E está fora de tópico. Porque o Tópico aqui foca para a mensagem principal da Biblia e Judas não está nela.

Você disse

Mas ao mesmo tempo ela é perfeita porque cumpre o seu papel de nos mostrar tudo que aconteceu no passado com o povo de Deus.

Suponho que Judas fazia parte desse "povo". Então acho que minha questão ainda vale, e se ela não poder nos dizer sem erros nem contradições o que aconteceu com Judas, ela não é perfeita para nos contar o passado do povo de deus, e seu argumento foi pro espaço.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
    • Executa - Sistemas Online
« Resposta #228 Online: 01 de Dezembro de 2008, 12:44:21 »
Esta interpretação do Cerne que é a questão, Jetro. Se deus é todo poderoso e ele inspira a criação de um livro para fazer valer sua suprema vontade, este livro não deveria estar aberto a interpretações nem ser contraditório. É muita incompetência.
a) Troque "Fazer VALER sua suprema vontade" por "Fazer SABER sua Suprema vontade".
b) Não está "aberto a intermpretações". Porem, cada um pode interpretar como quiser.
c) Ele não é contraditório no que se propôs a fazer.
"Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito, nos aproxima." Louis Pasteur

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #229 Online: 01 de Dezembro de 2008, 12:45:23 »
Fora de tópico.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #230 Online: 01 de Dezembro de 2008, 12:49:14 »
Fora de tópico.

Claro, claro! entendo perfeitamente.  :lazy:

Depois nós é que somos leigos...  ::)

Tu sabes bem porque não respondes a uma pergunta tão simples, direta e objetiva.... é porque a resposta revela a verdadeira incoerência que é a existência de Deus.  |(
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2008, 12:51:31 por Spitfire »

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #231 Online: 01 de Dezembro de 2008, 12:49:22 »
Mas ao mesmo tempo ela é perfeita porque cumpre o seu papel de nos mostrar tudo que aconteceu no passado com o povo de Deus.
Suponho que Judas fazia parte desse "povo". Então acho que minha questão ainda vale, e se ela não poder nos dizer sem erros nem contradições o que aconteceu com Judas, ela não é perfeita para nos contar o passado do povo de deus, e seu argumento foi pro espaço.
A Bíblia não se propôs a "Contar a História de Judas". Isso não é a "mensagem Principal".

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #232 Online: 01 de Dezembro de 2008, 12:51:00 »
Fora de tópico.

O que você deseja? Saber do que poderá ser salvo? e porque eu não o respondei você apela para sátiras?
Amigo. Este tópico lida de outro assunto.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #233 Online: 01 de Dezembro de 2008, 12:54:14 »
Como posso querer ser salvo se nem ao menos sei do que estou sendo acusado e quem me acusa.

Você não deu nenhuma resposta plausível para o cerne da questão.

Por que devo ter fé e por que devo querer ser salvo?

E ainda queres que eu te poupe das sátiras? Amigo! Você mesmo se coloca dentro da sátira.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #234 Online: 01 de Dezembro de 2008, 12:56:03 »
...Mas bem. Vou dizer do que precisamos ser Salvos. Bem rápido e resumido.
Mas por favor, se quiser dar continuidade ao assunto, instaure um novo topico e me convide.

Na natureza nada se cria nada se perde tudo se transforma. Você existe? Logo será transformado. O "Em que" se transformar é o que a Bíblia ensina. Chamamos de "Salvos" aqueles que conseguiram encontrar um caminho que os leva a um "estado de espírito". Estado este, que é o que a Bíblia diz ser "Muiito bom" diferente do outro que afirma "ser muito ruim". Só isso. Vulgarmente conhecido como "Céu e Infermo".

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #235 Online: 01 de Dezembro de 2008, 12:57:51 »
Como posso querer ser salvo se nem ao menos sei do que estou sendo acusado e quem me acusa.
Você não deu nenhuma resposta plausível para o cerne da questão.
Por que devo ter fé e por que devo querer ser salvo?
E ainda queres que eu te poupe das sátiras? Amigo! Você mesmo se coloca dentro da sátira.
Eu não quero que você "QUeira ser salvo" de absolutamente nada...
Eu não quero que você tenha fé em nada...
Eu nem sei se quero que você seja Salvo..... he he he

EU só quero que você acredite que existe uma mensagem Central na Bìblia e é ela que importa. O resto é "moldura e prego".

... e acredite que eu só quero isso, por causa de pessoas que por ventura passem por aqui e leiam esse tópico "Contradições da Bíblia" que vocês instauraram a fim de provar algo não sei pra quem... mas que na verdade só mostra falta de conhecimento no assunto.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #236 Online: 01 de Dezembro de 2008, 13:19:02 »
Oras, mas é só isto? É exatamente igual ao que todas as outras religiões, até mesmo as anteriores ao cristianismo, prometem.... o que faz a bíblia mais verdadeira (ou menos bullshit) do que as outras? Por que devo querer ir para o céu e não ir para o inferno? E se céu e inferno for apenas "um daqueles detalhezinhos" incoerentes da bíblia? Por que preciso de para ser "salvo"?

Você veio aqui é para fazer proselitismo.... varrer a "cagadinha divina" para debaixo do tapete e dizer que isto não tem a menor importância. Tem sim!

Larguei o tópico... você é só uma casca.... vazio e sem conteúdo.  :lazy:
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2008, 13:22:04 por Spitfire »

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #237 Online: 01 de Dezembro de 2008, 13:36:29 »
Oras, mas é só isto? É exatamente igual ao que todas as outras religiões, até mesmo as anteriores ao cristianismo, prometem....
Talvez tenham sido elucidadas pela mesma "força".

o que faz a bíblia mais verdadeira (ou menos bullshit) do que as outras?
É preciso analizar cada uma delas.

Por que devo querer ir para o céu e não ir para o inferno?
Sei lá... pra mim tanto faz o que vc quer. Aliás, não me lembro de ter perguntado isso a você.

E se céu e inferno for apenas "um daqueles detalhezinhos" incoerentes da bíblia?
Mas é...!

Por que preciso de para ser "salvo"?
Este é só primeiro passo. Mas não basta.

Você veio aqui é para fazer proselitismo.... varrer a "cagadinha divina" para debaixo do tapete e dizer que isto não tem a menor importância. Tem sim!
Se você quer que tenha, posso até repensar. Mas sou cético e só posso crer no que faz sentido. Mas querer que você respalde sua posição, acho que seria querer demais.

Larguei o tópico...
Você estava louco para dizer isso.

você é só uma casca.... vazio e sem conteúdo. 
Obrigado pela informação. Procurarei mudar.

:lazy:
Romanos 13:11.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #238 Online: 01 de Dezembro de 2008, 14:03:43 »
Mas esse é o ponto, não é?

Pode-se recortar seletivamente qualquer texto sagrado e demonstrar quase qualquer proposição. A sua interpretação favorita não é melhor do que, por exemplo, do que a minha. A da Igreja Católica não é mais sólida do que a da Igreja Presbiteriana. E assim vai.

O ponto central, para mim, sempre vai ser o seguinte: uma vez que decidimos acreditar ou não em Deus, o que se faz a seguir? Como tratamos as demais pessoas, em particular aquelas que pensam diferente de nós? 

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #239 Online: 01 de Dezembro de 2008, 14:59:40 »
Mas esse é o ponto, não é?
Pode-se recortar seletivamente qualquer texto sagrado e demonstrar quase qualquer proposição. A sua interpretação favorita não é melhor do que, por exemplo, do que a minha. A da Igreja Católica não é mais sólida do que a da Igreja Presbiteriana. E assim vai.
Sim. É claro que se pode fazer isto. ...e adianto que com Qualquer outro livro podemos fazer a mesma coisa.

O ponto central, para mim, sempre vai ser o seguinte: uma vez que decidimos acreditar ou não em Deus, o que se faz a seguir? Como tratamos as demais pessoas, em particular aquelas que pensam diferente de nós? 
Uma das mensagens da Bìblia, deixa bem claro que Jesus veio ao mundo justamente para assistir às pessoas que pensam diferente dEle.
A Religião mal compreendida é a raiz das maiores atrocidades que a humanidade já pode presenciar.
Nesta ótica afirmo que: Revolver não mata, Álcool não embriaga e Droga não vicia. O problema está em "quem os usa".
Com a Bíblia não é diferente.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #240 Online: 01 de Dezembro de 2008, 15:18:51 »
Concordo.

Você certamente tem suas razões para acreditar em Deus e na Bíblia, e não digo que sejam inválidas - para você. Se são insuficientes para outras pessoas, não importa. O que elas, e você, fazem com as respectivas opiniões, como encaram e resolvem os problemas do mundo, como se relacionam uns com os outros; isso sim é importante. Deus saberá escolher os Seus depois ;-)

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
  • Disculpen las molestias, esto es una revolución.
« Resposta #241 Online: 01 de Dezembro de 2008, 15:27:33 »
Concordo.

Você certamente tem suas razões para acreditar em Deus e na Bíblia, e não digo que sejam inválidas - para você. Se são insuficientes para outras pessoas, não importa. O que elas, e você, fazem com as respectivas opiniões, como encaram e resolvem os problemas do mundo, como se relacionam uns com os outros; isso sim é importante. Deus saberá escolher os Seus depois ;-)

Salve Dbhor,

Sumido hein?

O problema é se "Deus" for Odim, os critérios de escolha dele são um pouco diversos de Javé! :?

"Valhala, Valíala,Valhalla ou Walhala (há, ainda, quem use a forma original, Valhol) na mitologia nórdica ou escandinava é o local onde os guerreiros vikings eram recebidos após terem morrido, com honra, em batalha."
      http://pt.wikipedia.org/wiki/Valhala

E se for Baal então... :no:
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2008, 15:30:02 por Lordakner »
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #242 Online: 01 de Dezembro de 2008, 15:36:36 »
Fico feliz em ver que a sutileza de meu ponto não foi desperdiçada :-)

Se um seguidor de Baal sair por aí sacrificando crianças em fogueiras, ou se um vassalo de Quetzacoatl quiser arrancar o coração de alguém, terá problemas com a polícia. Mas ninguém vai se importar se o velho barrigudo servidor de Odin não rachar o crânio de ninguém.

Simples assim.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #243 Online: 01 de Dezembro de 2008, 15:40:47 »
Concordo.
...Logo, se, por acaso, eu entender da minha maneira o livro "O unverso numa casca de nós" e me empenhar nos "fóruns da vida" a denegrir sua imagem, você acha que seria uma postura correta?

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #244 Online: 01 de Dezembro de 2008, 15:41:50 »

Fico feliz em ver que a sutileza de meu ponto não foi desperdiçada :-)

Se um seguidor de Baal sair por aí sacrificando crianças em fogueiras, ou se um vassalo de Quetzacoatl quiser arrancar o coração de alguém, terá problemas com a polícia. Mas ninguém vai se importar se o velho barrigudo servidor de Odin não rachar o crânio de ninguém.

Simples assim.
Mas os cristãos podem castrar meninos para que fiquem com a voz bela para os corais ( a não muito tempo atrás ) e ameaçar com o fogo do inferno adultos que desejem ter relações sexuais antes que as autoridades religiosas aprovem o ato, causando assim uma série de distúrbios psicosexuais, neuroses etc. -Que a polícia não tá nem aí! Por Isso eu sou cristão!
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #245 Online: 01 de Dezembro de 2008, 15:42:53 »
Concordo.

Ps. Postura digna de um Cético razoável. Parabéns.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #246 Online: 01 de Dezembro de 2008, 15:44:21 »
Concordo.
...Logo, se, por acaso, eu entender da minha maneira o livro "O unverso numa casca de nós" e me empenhar nos "fóruns da vida" a denegrir sua imagem, você acha que seria uma postura correta?

Depende.

Se você tiver opiniões e argumentos razoáveis e bem colocados, eu posso até discordar deles, mas respeitarei a sua forma de comunicá-los. Se você simplesmente ofender e não responder aos contra-argumentos, eu vou alegremente te ignorar, como aliás, faço com muitos ateus mais barulhentos.

Ps. Postura digna de um Cético razoável. Parabéns.

:ok:

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #247 Online: 01 de Dezembro de 2008, 15:48:19 »
Mas os cristãos podem castrar meninos para que fiquem com a voz bela para os corais ( a não muito tempo atrás ) e ameaçar com o fogo do inferno adultos que desejem ter relações sexuais antes que as autoridades religiosas aprovem o ato, causando assim uma série de distúrbios psicosexuais, neuroses etc. -Que a polícia não tá nem aí! Por Isso eu sou cristão!

Me diga com sinceridade, Lord, por que eu deveria me importar com o que o meu vizinho pensa e para qual Deus ele reza enquanto ele não me der motivo para eu pensar que ele é um psicopata?

Se eu tivesse um vizinho que não soubesse falar de outra coisa a não ser de fogo, enxofre, castigo, danação; se ele batesse na mulher e humilhasse os filhos então ele seria um perigo real e imediato. Se ele ficar na dele, eu não tenho direito nenhum de bater em sua porta e dizer que ele está errado por rezar para um Deus qualquer.

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #248 Online: 01 de Dezembro de 2008, 16:21:58 »
Me diga com sinceridade, Lord, por que eu deveria me importar com o que o meu vizinho pensa e para qual Deus ele reza enquanto ele não me der motivo para eu pensar que ele é um psicopata?
Se eu tivesse um vizinho que não soubesse falar de outra coisa a não ser de fogo, enxofre, castigo, danação; se ele batesse na mulher e humilhasse os filhos então ele seria um perigo real e imediato. Se ele ficar na dele, eu não tenho direito nenhum de bater em sua porta e dizer que ele está errado por rezar para um Deus qualquer.

Com sinceridade:

O problema é que seu vizinho, que não bate na mulher ( Por que não é muçulmano ) acredita que as mulheres são inferiores aos homens. Ele acredita que a mulher fez adão comer a maçã da árvore da ciência é estava a serviço do Demônio!
   Seu vizinho prega contra o Evolucionismo. Quer que as escolas ensinem que o mundo foi feito em 6 dias.
   Seu vizinho tem um histórico no arcabouço teórico dele de sexismo, intolerância e violência que é imcompatível com o bom senso do Sec. XXI.
    Seu vizinho tem uma noção de pecado que gostaria de ver IMPREGNADA em todos as pessoas, independente dos complexos de culpa que possa gerar nelas.
    Seu vizinho adota um código de conduta da civilização Judaica da Idade do bronze. E acha que é superior do que qualquer código que possamos fazer hoje.
     Seu vizinho é contra aborto, Contra pesquisas em células tronco, deve ser Monarquista. Tudo procurando agradar o Ogro que ele julga estar no céu e que vive se preocupando com o que fazemos.
     Seu vizinho é arrogante e nada que se diga ou prove a ele faz sentido, pois o medo de desagradar o Ogro supra citado supera, muito, qualquer argumentação lógica!
     Seu vizinho gosta de bancar o santo, ignorando todas as fraquezas humanas que tem.
    Seu vizinho adora apontar defeitos nos outros, pensando que o Ogro gosta de apedrejamentos.
     Seu Vizinho é uma peste!

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #249 Online: 01 de Dezembro de 2008, 16:38:54 »
Como é que você pode afirmar tudo isso sem conhecer o meu vizinho? E se eu disser que ele é feminista, não prega contra o Evolucionismo, não sofre de complexo de culpa de Pecado Original, é a favor de células-tronco e por aí afora?

Ouso dizer que a imensa maioria não assina a sua cartilha na totalidade. Muitos concordam com alguns pontos, mas certamente não com todos. E de qualquer jeito, não vai ser a ferro e a fogo que você vai desconverter ninguém.

Mas essa é uma batalha perdida, eu sei. Então desejo-lhe sorte na sua guerra santa particular :ok:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!