Mas eu não disse que o problema era falta de vontade de prepará-los (embora esta exista nas várias partes envolvidas na educação),
Pelo que entendi você vê como um problema a vontade de ensinar matérias variadas "demais" para os alunos. Me enganei?
o que eu disse é que os alunos não estão dando conta das atuais matérias obrigatórias, quanto a causa disto, uma delas realmente é a falta de preparo adequado dos alunos, que por sua vez tem várias causas.
As principais causas são falhas de método do ensino e problemas sócio-econômicos mais profundos. Mas tentar decretar que os alunos não precisam aprender mais não é solução.
A não necessidade de estudar, em nível básico, parte do currículo da maioria dos cursos superiores (digo maioria , porque um nível básico de português e matemática é necessário para escolher qualquer curso (saber ler, escrever, interpretar textos e fazer umas contas básicas) :
Curso superior, por definição, é voltado para a excelência e não para a mediocridade. Não tem portanto por que se conformar com o que a "maioria" não "necessita". De fato, não pode fazê-lo de boa fé.
E se com 19 ele mudar de idéia e ao invés de física ele quiser fazer letras?Volta pro colegial?
Não! Porque com mostrei acima , isto não o impedirá de fazer o curso (é fácil verificar , que os alunos de Direito, não ficam impossibilitados de cursar Direito, pelo fato de não terem visto um básico de Direito no EM).
E o resultado é uma legião de supostos bacharéis que sequer conseguem passar nas provas da OAB - provas essas que só existem porque a própria OAB não confia na formação dos formandos.
Mas a causa disso não é a falta do ensino obrigatório de um básico de Direito no EM. Basta ver que os outros cursos também tem graduados mau formados.
Eu não defendo o ensino de Direito no Ensino Médio, aliás acho a idéia um tanto estranha.
Como eu disse, Direito não é um bom exemplo; é excessivamente moldada por pressões políticas e sócio-econômicas questionáveis.
De fato, não estou convencido de que deveria ser considerado ensino superior. Está mais para um curso de tecnólogo ou mesmo de técnico, talvez de especialização. Querer comparar uma matéria como Direito com uma Matemática, Física ou Biologia da vida - ou mesmo com verdadeiras ciências humanas como Antropologia e Sociologia - é uma forçação de barra realmente assustadora.