Autor Tópico: Fábrica de maus professores  (Lida 19395 vezes)

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Offline Renato T

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Re: Fábrica de maus professores
« Resposta #150 Online: 10 de Dezembro de 2008, 09:18:44 »
Sem partido, sem proselitismo, sem experimentação e sem extrovenga é impossível, Zeichner.. Precisamos de uma educação viável antes de tudo.

Considerando que você coloca o site vermelho.org na sua assinatura, deve mesmo achar impossível uma escola sem partido e sem ideologia... O que o partido Comunista do Brasil acha disto tudo? Que a questão da revolução social é a educação viável?

Não quero ser agressivo, mas você está declarando abertamente um lado. Quero saber qual é a visão deste lado assumidamente esquerda, que defende uma ideologia que tem tudo a ver com as discussões que estamos tendo?


Coloco o site Vermelho.org na minha assinatura porque é um site de notícias da esquerda, assim como faço com a Agência Carta Maior e assim como possuo o site do Brasil de Fato nos meus favoritos, não faço pelo PCdoB. Embora já tenha cogitado uma filiação ao PCdoB ou ao PCB, desconheço seus meios e seus ideias e por isso prefiro não me filiar a um partido que desconheço. Então, infelizmente, sinto te dizer que, para conhecer as idéias do PCdoB sobre a educação, seria melhor você contatar alguém do partido deles e pergunta-lo.

Nós dois estamos declarando nosso lados a um longo tempo, Zeichner. A única diferença entre nós é o lado em que se encontra o pensamento. Mas sobre a educação, e sobre o que disse anteriormente, posso te falar o seguinte: A educação é deficiente e necessita de grandes melhorias; O problema é muito maior do que apenas maus professores, envolve o sistema educacional, cultural e econômico do Brasil; Não possuo as soluções, caso possuísse já as teria colocado aqui.
Agora, seja qual for a solução, não vejo como apontar 4 "erros" nos sistemas e falar que sem eles a educação seria boa ou, ao menos, melhor. A questão é muito mais complexa que isso. Se digo que não é possível um sistema educacional isento de partido, proselitismo e experiência é porque o único modo de isso acontecer seria se não fossem humanos que ensinassem aos alunos. Todo homem tem seu partido (e por essa palavra me refiro à algo algo parcial, embora também funciona para a política.); Todo homem prega suas idéias, sejam elas políticas, econômicas, musicais, artísticas, culturais ou qualquer outro gosto que encontra-se em nós. Está imbutido no nosso modo de falar, nosso jeito de andar e de se vestir, em como escolhemos dar aulas e quais assuntos abordar. Proselitismo religioso é possível cortar, mas não é possível cessar um pensamento de um homem ou fazer com que ele passe um conhecimento seu de forma absolutamente neutra. O máximo que podemos fazer é tentar ser o mais neutro possível, nada mais; Não existe sistema perfeito e se há uma busca por melhorias é necessária a experiência, funcionar na teoria não é o mesmo que funcionar na prática e qualquer coisa que busque uma melhoria deve experimentar se a melhoria funciona na prática assim como na teoria.

Se isso não bastar como explicação das minhas idéias, reveja meus outros posts, e, se ainda assim não tiver idéia do que eu penso, pergunte-me.

Offline Zeichner

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Re: Fábrica de maus professores
« Resposta #151 Online: 10 de Dezembro de 2008, 11:59:07 »
Você já leu O mundo assombrado pelos demônios do Sagan? Ele critica justamente esse aspecto do ensino das ciências exatas nos EUA, área em que eles estão bem atrás dos asiáticos. Além disso, os EUA são um dos territórios mais propícios à proliferação de pseudociências e charlatanices.


Ótimo livro, tenho ele e já o li sim.   Mas, não acho que esteja de modo algum provado, que  ensino obrigatório de física e química  diminua  de modo significativo à proliferação de pseudociências e charlatanices.

Um contra exemplo  é  o  ensino obrigatório de física no Brasil,  que não tem impedido isso.


Além disso, não se pode falar que estudar resistores só é útil a técnicos eletrônicos. Uma coisa é você simplesmente não ligar vários aparelhos eletrônicos na mesma tomada porque te disseram para não fazer isso, outra é você saber que circuitos associados em paralelo aumentam a corrente total.


Para aprender isso uma pessoa não precisa  aprender fórmulas e resolver problemas,  da mesma forma que não é necessário  saber a fórmula  da dipirona sódica (e como ela age no organismo)  para  usá-la quando se está com alguma dor.

Este tipo de conhecimento poderia ser passado sem necessidade de contas e fórmulas, dentro de uma matéria que versasse sobre regras de segurança no lar ( com eu sugiro logo abaixo).

Quanto à utilidade, há várias coisas mais úteis  para a vida  da maioria das pessoas e que não é ensinada , cito algumas:

- Noções de direito constitucional  - Direitos e Garantias Fundamentais – muita gente não conhece estes direitos básicos , isto deveria ser ensinado no EM .  :ok:

- Código do consumidor;

-Noções de direito  tributário,

- Primeiros socorros ;

- Regras de segurança   no lar  na cidade , no campo , na praia ;

-Psicologia  básica  aplicada;

-Empreendedorismo;     :ok:   :ok:  :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok:

:ok:

-Educação financeira.


Todas essas coisas são muitíssimo mais  úteis para vida  da grande maioria das pessoas, no entanto não são ensinadas  no EM .   



Estive certa vez numa palestra de um reitor de uma Universidade Portuguesa. Não esperava muita coisa, mas ele foi apresentado e tinha no currículo ser conselheiro do presidente daquele país. Na sua apresentação, foi citando os projetos de leis dos deputados para a Educação, num período de 18 meses. Incluía a questão da economia doméstica, importantíssimo, quando vemos quantos ficam endividados à toa. Tinha um projeto de educação ambiental, muito importante após os incêndios que aconteceram nas florestas do país. Um projeto de ensino de oceanografia, afinal, um país voltado quase que exclusivamente para o mar, precisa conhecê-lo melhor. Projeto de Educação no trânsito, tão precioso hoje em dia, projeto de educação sexual, respeito à diversidade sexual, étnica, integração ao mercado europeu, etc, etc, etc.

Vistos isoladamente, são coisas muito importantes que mereceriam destaque nas escolas, mas vistos de forma macro, percebemos que são projetos de leis formado por lobbys de grupos, cada um defendendo seus interesses. Além do mais, quando se apresenta um problema social, a solução que aparenta mais fácil é: Vamos fazer a escola ensinar isso para as crianças que elas crescerão conscientes então farão mais isso.

É o tutelamento da sociedade através da escola.

O legislativo joga o problema para a escola e acha que resolveu o problema. è fácil atende às suas bases, parece que fez alguma coisa, e quando não se obtém resultado nenhum, cria-se outro projeto de ensino para as escolas.

No Brasil implantaram o ensino de sociologia e filosofia. Para fazer os jovens pensarem? Não, é apenas aparelhamento das escolas, afinal, quem é sociólogo ou filósofo no Brasil que não seja guevarinha ou padre da teologia da libertação frustrado?

E vai criar que tipo de pensamento em jovens que são semi-alfabetizados? Ensinar que a sociedade é injusta, que precisa de revolução, que o Lula é um grande presidente por ser de esquerda?

No meu ver, tem-se que ensinar o máximo possível de ciências exatas, línguas e arte, a base da cultura, comunicação e pensamento científico. Ensinar o pensamento científico é a maior revolução filosófica e social que se pode fazer no Brasil. Ensinar a se comunicar corretamente, ordenar os pensamentos para se entender e ser entendido. Mostrar as conquistas culturais da humanidade.

Isto sim é revolução




Offline Renato T

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Re: Fábrica de maus professores
« Resposta #152 Online: 10 de Dezembro de 2008, 12:20:59 »
No Brasil implantaram o ensino de sociologia e filosofia. Para fazer os jovens pensarem? Não, é apenas aparelhamento das escolas, afinal, quem é sociólogo ou filósofo no Brasil que não seja guevarinha ou padre da teologia da libertação frustrado?

E vai criar que tipo de pensamento em jovens que são semi-alfabetizados? Ensinar que a sociedade é injusta, que precisa de revolução, que o Lula é um grande presidente por ser de esquerda?

No meu ver, tem-se que ensinar o máximo possível de ciências exatas, línguas e arte, a base da cultura, comunicação e pensamento científico. Ensinar o pensamento científico é a maior revolução filosófica e social que se pode fazer no Brasil. Ensinar a se comunicar corretamente, ordenar os pensamentos para se entender e ser entendido. Mostrar as conquistas culturais da humanidade.

Isto sim é revolução

Não sei por que idéia você entende filosofia e sociologia mas línguas, artes, comunicação e pensamento científico estão no escopo do estudo da filosofia assim como no escopo dos estudos de sociologia, assim como o ensino da comunicação, a ordenação do pensamento e as conquistas culturais da humanidade... E para alguém que critica o ensino de filosofia você faz uma apologia grande de mais das artes. Soa como se um fosse distante do outro e como se artes fossem tão mais importantes que a filosofia e a sociologia quando na verdade estão no mesmo patamar.

Ah.. e pergunta pro Dante aqui do fórum se existem filósofos no Brasil que não sejam esquerdistas ou teólogos..

Offline FxF

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Re: Fábrica de maus professores
« Resposta #153 Online: 10 de Dezembro de 2008, 12:43:14 »
É óbvio que, para os que defendem que a escola tem a obrigação de criar "cidadãos", filosofia é infinitamente mais importante que química.
Só que como eu já disse, quem é que define o que é um "cidadão"? No Brasil provavelmente "cidadania" seria interpretado como ensino religioso e doutrinação contra us capitalista marvadu.

Ah, e outra, aqui no Brasil se ensina o conteúdo das ciências, mas nunca se ensinou o que é ciência. E além do mais a falta de entendimento do pessoal que fica ouvindo sobre e=mc[2] sai achando que é cientificamente provado o poder de cristais com "energias" positivas.

Offline Zeichner

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Re: Fábrica de maus professores
« Resposta #154 Online: 10 de Dezembro de 2008, 12:52:03 »
É óbvio que, para os que defendem que a escola tem a obrigação de criar "cidadãos", filosofia é infinitamente mais importante que química.
Só que como eu já disse, quem é que define o que é um "cidadão"? No Brasil provavelmente "cidadania" seria interpretado como ensino religioso e doutrinação contra us capitalista marvadu.

Ah, e outra, aqui no Brasil se ensina o conteúdo das ciências, mas nunca se ensinou o que é ciência. E além do mais a falta de entendimento do pessoal que fica ouvindo sobre e=mc[2] sai achando que é cientificamente provado o poder de cristais com "energias" positivas.


Respondeu por mim, ILF.

Ahhh. e sou professor de artes, por isso defendo o seu ensino, porque sei de sua importância. Mas sou realista, sei que, como é ensinado no Brasil, não se tem importância nenhuma mesmo, mas saiba, que ficar fazendo desenho e colorindo xerox em sala de aula não é aula de arte.

Defendo sim que as artes sejam disciplina opcional. Quem deseja aprofundar, que tenha um espaço aberto.

Só a título de informação, a aula de arte é o único espaço que se tem na escola para o ensino da linguagem não verbal. É onde se aprende a sintaxe visual, se aprende a fazer leituras de imagem e se produz usando esta forma de comunicação e expressão que é muito mais antigo que a linguagem escrita.

Sei que é uma utopia este reconhecimento no nível atual de cultura brasileira. Não se sabe o que é ciência, não se sabe o que é arte. Apenas se tenta formar cidadão, mas também não se tem clareza do que é isso.

Considero que o ensino de arte ajuda a ampliar aos estudantes vocacionados seu leque de futuras profissões, afinal, a indústria cultural do país é uma das que mais precisa de mão-de-obra especializadas.


« Última modificação: 10 de Dezembro de 2008, 12:54:18 por Zeichner »

Offline Renato T

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Re: Fábrica de maus professores
« Resposta #155 Online: 10 de Dezembro de 2008, 13:12:09 »
Como eu disse...

Soa como se um fosse distante do outro e como se artes fossem tão mais importantes que a filosofia e a sociologia quando na verdade estão no mesmo patamar.

Filosofia não é mais importante que quimica, física, biologia ou matemática e é justamente meu ponto. Uma aula de filosofia tem o mesmo valor de uma aula de artes. Engrandece. Não se absorve conhecimento, muito pelo contrário. Na filosofia se cria, se expande, se enriquece, cria interesse, assim como na arte... O que você diz sobre as artes também se aplica a filosofia, Zeichner. Filosofia é tido como inútil pelos que não conhecem, do mesmo jeito que artes é tido como inútil pelos que não conhecem. A visão dos outros sobre filosofia é tão distorcida quanto as visões sobre artes. É essa visão do ILF de que para criar cidadãos a filosofia é mais importante que química e é essa sua visão de que filosofia e sociologia vão criar militantes de esquerda.

Offline Dbohr

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Re: Fábrica de maus professores
« Resposta #156 Online: 10 de Dezembro de 2008, 17:23:48 »
A pergunta não é se é melhor ensinar Filosofia do que Artes ou Matemática - mas que tipo de aula de Filosofia, Artes e Matemática temos.

Pela Matemática eu posso falar - a maioria das aulas é uma droga.

Offline Herf

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Re: Fábrica de maus professores
« Resposta #157 Online: 10 de Dezembro de 2008, 20:05:31 »
Sempre que a educação permanecer vinculada ao estado, seja por meio de escolas públicas, seja por meio do controle do estado sobre o que é ensinado em escolas privadas, sempre haverá discussão sobre o que deveria ser ensinado em detrimento de outra coisa. Esse é um problema inerente a toda forma de bem público.

Offline FxF

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Re: Fábrica de maus professores
« Resposta #158 Online: 10 de Dezembro de 2008, 23:30:01 »
e é essa sua visão de que filosofia e sociologia vão criar militantes de esquerda.
Mas eu concordo com a visão dele, pelo menos é assim que seria praticado no Brasil.

Filosofia por natureza já é algo difícil de ensinar, é algo que se faz não algo que se tem. Algo óbvio é que no Brasil, excluindo a doutrinação esquerdista, só sobraria a ser ensinado "história da filosofia do século XII..." Algo totalmente inútil, mas aqui no Brasil não sabem fazer algo melhor.
Aliás, indo mais afundo, eu não acredito em "diploma de filosofia"...
Citar
mas saiba, que ficar fazendo desenho e colorindo xerox em sala de aula não é aula de arte.
É tragi-cômico.

A pergunta não é se é melhor ensinar Filosofia do que Artes ou Matemática - mas que tipo de aula de Filosofia, Artes e Matemática temos.

Pela Matemática eu posso falar - a maioria das aulas é uma droga.
E é.
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2008, 23:33:06 por Ilovefoxes »

Offline Eleitor de Mário Oliveira

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Re: Fábrica de maus professores
« Resposta #159 Online: 11 de Dezembro de 2008, 03:09:18 »
e é essa sua visão de que filosofia e sociologia vão criar militantes de esquerda.
Mas eu concordo com a visão dele, pelo menos é assim que seria praticado no Brasil.

Filosofia por natureza já é algo difícil de ensinar, é algo que se faz não algo que se tem. Algo óbvio é que no Brasil, excluindo a doutrinação esquerdista, só sobraria a ser ensinado "história da filosofia do século XII..." Algo totalmente inútil, mas aqui no Brasil não sabem fazer algo melhor.

Tirando doutrinação esquerdista é possível ensinar lógica, epistemologia, filosofia da ciência, ética etc.

Offline guicn

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Re: Fábrica de maus professores
« Resposta #160 Online: 11 de Dezembro de 2008, 03:37:32 »
Falaram sobre matemática ser uma matéria chata. Isso me lembrou um caso ocorrido comigo no 3º ano do Ensino Médio.

Na escola havia um professor de matemática barra pesada, que passava exercícios mais complicados no intuito de tentar ensinar algo útil para o vestibular.

Adivinhem o que ocorreu? Os alunos montaram uma comissão para conversar com a direção, se havia um jeito de mandar o tal professor embora ou fazer com que ele pegasse mais leve, afinal toda a turma estava com notas baixissimas.
Até os pais se meteram no meio para argumentar a mesma coisa.
Eu na época achei o máximo. Mandaram o cara embora e contrataram uma professora de meia tijela que só faltava passar contas de mais e menos.

Agora percebam a inversão completa: ao invés da escola se preocupar com as notas baixas e com o conhecimento nulo dos alunos em matemática, prefere deixar o ensino de lado e mudar as regras, afinal os alunos estavam se sentindo "pressionados" com as aulas "pesadas" do professor.

Que bela merda de ensino público.
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2008, 03:40:12 por guicn »

Offline Luis Dantas

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Re: Fábrica de maus professores
« Resposta #161 Online: 11 de Dezembro de 2008, 07:47:14 »
Matemática é uma matéria fascinante.  Quando bem ensinada.

O Buckaroo Banzai (creio que foi ele) nos mandou um link sobre o método socrático outro dia, descrevendo uma aula sobre aritmética binária para crianças pequenas.  Por aí se pode ter uma idéia do que as aulas de matemática deveriam ser.

http://www.garlikov.com/Soc_Meth.html
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Offline DDV

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Re: Fábrica de maus professores
« Resposta #162 Online: 11 de Dezembro de 2008, 11:23:45 »
Uma opinião pessoal minha sobre o ensino de filosofia:

Filosofia não é algo tão "definido" assim para que possa ser "ensinado", filosofia é uma busca, ordenação ou "aplicação" de todas as áreas do conhecimento humano para refletir ou analisar um determinado ponto ou assunto, que pode ser qualquer um (geralmente algum assunto não "coberto" por alguma ciência).

Dito isto, acho que o "filósofo" não é uma pessoa que se formou em um curso de filosofia, mas uma pessoa formada em qualquer/quaisquer área(s), que tenha um ótimo nível de conhecimentos gerais, que resolveu analisar ou refletir sobre algum(s) determinado(s) assunto(s).

Tanto é que os maiores e melhores filósofos que existiram eram em sua maioria formados ou altamente conhecedores da áreas de exatas (principalmente matemática): Platão, Aristóteles, Leibniz, Bacon, Descartes, Kant, Popper, Kuhn, etc.

Eu acho que o máximo que se pode ensinar em um curso de filosofia são coisas como Lógica, Ética, Epistemologia, História da Filosofia, etc, mas isso não torna ninguém automaticamente um "filósofo": este surge em qualquer área.
Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline FxF

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Re: Fábrica de maus professores
« Resposta #163 Online: 11 de Dezembro de 2008, 13:05:16 »
Principalmente não dá para ensinar ética. Ética é algo que se faz, não algo que se sabe. Muito menos baseando-se na filosofia: ética não é algo lógico, querer dar explicações do porque fazê-lo tornará disso uma religião.

Nem filosofia nem lógica dá para ensinar. Você não pode obrigar uma pessoa a ter um pensamento filosófico ou lógico. Querer isso é achar que a escola tem como objetivo fazer lavagem cerebral - e mesmo que tenha, o governo não tem interesse em fazer lavagem cerebral a favor da filosofia, ele quer outras coisas.

Offline Renato T

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Re: Fábrica de maus professores
« Resposta #164 Online: 11 de Dezembro de 2008, 13:16:45 »
Você não faz idéia do que é estudar ética, filosofia e lógica né, Foxes?

Offline Luis Dantas

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Re: Fábrica de maus professores
« Resposta #165 Online: 11 de Dezembro de 2008, 13:24:32 »
Claro que é possível ensinar ética, filosofia e lógica.  Que dúvida.
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Offline JJ

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Re: Fábrica de maus professores
« Resposta #166 Online: 11 de Dezembro de 2008, 16:57:51 »
Claro que é possível ensinar ética, filosofia e lógica.  Que dúvida.


É possível sim (2).


Ética, filosofia e lógica  não são conhecimentos místicos, aos quais só iluminados tenham acesso.

Offline JJ

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Re: Fábrica de maus professores
« Resposta #167 Online: 11 de Dezembro de 2008, 17:09:47 »
Na verdade, o engano foi meu. Lembro-me de ter visto alguém criticando o ensino de Física de uma maneira geral, não só entropia/entalpia, mas agora não estou achando a postagem...

De qualquer forma, acho que o importante é repensar-se na forma em que os conteúdos são passados e dar ênfase a como aquilo é ou pode ser aplicado no dia-a-dia. Concordo que partes de algumas matérias são inúteis, mas às vezes essas partes que são inúteis por si acabam servindo indiretamente para outro conteúdo. Ex: o cálculo de energia por grama consumida de um combustível é entalpia.

Nenhum conhecimento é inútil.. nem literatura, física, matemática, biologia, história, geografia, química, filosofia, artes.. nada disso é inútil. Tudo acrescenta um pouco mais pra pessoa que aprendeu.. O problema é quando só querem aprender coisas que são necessárias pra exercer alguma profissão, como se esse fosse o único motivo para se aprender algo.


Conforme a pessoa e o ponto de vista nem  estudar o Alcorão ou a culinária  do Egito é  inútil. 


Só que a maioria das pessoas não  tem interesse por tudo,  então é necessário limitar as matérias obrigatórias ao mínimo possível, e deixar o restante como  facultativo!




Para que os alunos tenham um mínimo necessário de chance de se integrar futuramente na sociedade.  Principalmente nos ambientes profissionais e acadêmicos, mas não apenas neles.

Eu não confio nessa idéia.

Ela leva em conta como se o estudo fosse algo automático, aprendeu-usou. Eu tenho certeza que mais de 99% das pessoas depois de se formar não sabe calcular entropia entalpia, mesmo por obrigação terem aprendido na escola.

Segundo que o que a gente aprende não tem muito a ver com "integras a sociedade", eu não vejo relação entre lei da entropia entalpiae isso. Posso estar errado e não sou dono da verdade, mas mesmo que eu esteja errado ainda sim coisas muito mais importantes como Direito não são ensinadas. E se alguém souber criticar porque Direito não seria bom ser ensinado nas escolas, tente usar desse espírito crítico quanto à ensinar entropia entalpia nas escolas......



Concordo com o Foxes .  Noções básicas de Direito,  são muito mais úteis para a grande maioria das pessoas, do que  cálculos de entalpia, cálculos de conservação de momento linear  ( que pouco tempo depois  do vestibular  são  esquecidos devido ao não uso ) e coisas semelhantes .



.

« Última modificação: 11 de Dezembro de 2008, 17:26:42 por Helder »

Offline FxF

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Re: Fábrica de maus professores
« Resposta #168 Online: 11 de Dezembro de 2008, 17:22:57 »
Ética, filosofia e lógica  não são conhecimentos místicos, aos quais só iluminados tenham acesso.
Quem falou que é conhecimento místico?

Talvez isso pode ser ensinado SEGUIDO por exemplos de outras pessoas.

A pessoa só possui ética se na praticar a ética. A pessoa só será um filósofo se pensar no sentido das coisas. Você pode ter mil e um doutorados em filosofia que isso nunca jamais irá dizer se você é ou não um filósofo.

Offline Eleitor de Mário Oliveira

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Re: Fábrica de maus professores
« Resposta #169 Online: 11 de Dezembro de 2008, 19:54:12 »
Nem filosofia nem lógica dá para ensinar.

Puxa... então o que é que têm me ensinado nos últimos três anos da faculdade?

Offline Luis Dantas

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Re: Fábrica de maus professores
« Resposta #170 Online: 11 de Dezembro de 2008, 20:22:36 »
Concordo com o Foxes .  Noções básicas de Direito,  são muito mais úteis para a grande maioria das pessoas, do que  cálculos de entalpia, cálculos de conservação de momento linear  ( que pouco tempo depois  do vestibular  são  esquecidos devido ao não uso ) e coisas semelhantes .

Putz.  Eu detestaria viver em um mundo em que isso fosse verdade.  Ainda bem que não concordo.
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Offline Luis Dantas

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Re: Fábrica de maus professores
« Resposta #171 Online: 11 de Dezembro de 2008, 20:23:42 »
A pessoa só possui ética se na praticar a ética. A pessoa só será um filósofo se pensar no sentido das coisas. Você pode ter mil e um doutorados em filosofia que isso nunca jamais irá dizer se você é ou não um filósofo.

Até certo ponto é verdade.  Mas existe com certeza uma teoria da filosofia que pode ser ensinada.  Aliás, há várias.  O mesmo é verdade para a ética.
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Offline Eleitor de Mário Oliveira

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Re: Fábrica de maus professores
« Resposta #172 Online: 11 de Dezembro de 2008, 20:47:50 »
Uma opinião pessoal minha sobre o ensino de filosofia:

Filosofia não é algo tão "definido" assim para que possa ser "ensinado", filosofia é uma busca, ordenação ou "aplicação" de todas as áreas do conhecimento humano para refletir ou analisar um determinado ponto ou assunto, que pode ser qualquer um (geralmente algum assunto não "coberto" por alguma ciência).

Dito isto, acho que o "filósofo" não é uma pessoa que se formou em um curso de filosofia, mas uma pessoa formada em qualquer/quaisquer área(s), que tenha um ótimo nível de conhecimentos gerais, que resolveu analisar ou refletir sobre algum(s) determinado(s) assunto(s).

Tanto é que os maiores e melhores filósofos que existiram eram em sua maioria formados ou altamente conhecedores da áreas de exatas (principalmente matemática): Platão, Aristóteles, Leibniz, Bacon, Descartes, Kant, Popper, Kuhn, etc.

Eu acho que o máximo que se pode ensinar em um curso de filosofia são coisas como Lógica, Ética, Epistemologia, História da Filosofia, etc, mas isso não torna ninguém automaticamente um "filósofo": este surge em qualquer área.

Eu sou da opinião que as disciplinas são definidas pelos problemas que elas abordam e pela forma como abordam estes problemas. Por isto que Química é uma disciplina a parte, e não uma subdisciplina da Física (algo como Física da eletrosfera).
No caso da Filosofia, os problemas que ela aborda são definidos pela tradição. E faz parte do método filosófico dialogar com esta tradição. Quem aborda um problema filosófico sem prestar conta com o que outros filósofos disseram, seja para concordar ou discordar deles, não está fazendo Filosofia mais do que alguém que mistura substâncias aleatoriamente no tubo de ensaio está fazendo Química.
Por isso que cursos de Filosofia são voltados para História da Filosofia. A idéia é transmitir a tradição. Acontece que cursar Filosofia não é condição suficiente e nem necessária para reconhecer problemas filosóficos ou ser capaz de dialogar com a tradição.

Offline Eleitor de Mário Oliveira

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Re: Fábrica de maus professores
« Resposta #173 Online: 11 de Dezembro de 2008, 20:54:48 »
A pessoa só possui ética se na praticar a ética. A pessoa só será um filósofo se pensar no sentido das coisas. Você pode ter mil e um doutorados em filosofia que isso nunca jamais irá dizer se você é ou não um filósofo.

Até certo ponto é verdade.  Mas existe com certeza uma teoria da filosofia que pode ser ensinada.  Aliás, há várias.  O mesmo é verdade para a ética.

Na aula de Filosofia se pode ensinar que existem certos problemas, muitos alunos não sabem disto, e quais possíveis as abordagens para solucionar estes problemas.
No caso da ética, temos o problema: Estamos inseridos em um mundo no qual podemos agir, interagir e nossas ações tem conseqüências. Quais deveriam ser os princípios que norteiam nossas ações?

Offline FxF

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Re: Fábrica de maus professores
« Resposta #174 Online: 11 de Dezembro de 2008, 21:25:45 »
Eu sou da opinião que as disciplinas são definidas pelos problemas que elas abordam e pela forma como abordam estes problemas. Por isto que Química é uma disciplina a parte, e não uma subdisciplina da Física (algo como Física da eletrosfera).
No caso da Filosofia, os problemas que ela aborda são definidos pela tradição. E faz parte do método filosófico dialogar com esta tradição. Quem aborda um problema filosófico sem prestar conta com o que outros filósofos disseram, seja para concordar ou discordar deles, não está fazendo Filosofia mais do que alguém que mistura substâncias aleatoriamente no tubo de ensaio está fazendo Química.
Por isso que cursos de Filosofia são voltados para História da Filosofia. A idéia é transmitir a tradição. Acontece que cursar Filosofia não é condição suficiente e nem necessária para reconhecer problemas filosóficos ou ser capaz de dialogar com a tradição.
No caso da ética, temos o problema: Estamos inseridos em um mundo no qual podemos agir, interagir e nossas ações tem conseqüências. Quais deveriam ser os princípios que norteiam nossas ações?
E isso não é diferente do que eu tenho em mente sobre essa disciplina. Isso não torna ninguém um filósofo, e nunca tornará. Isso é "história da filosofia" mesmo.

Tentando uma analogia: seria como dizer que um sujeito que vai ao cinema todo sábado é um cineasta. Um cineasta é alguém que faz filmes. Pode-se argumentar que assistir filmes pode ajudá-lo a fazer filmes, mas ao tentar fazer um filme se não houver originalidade alguma e somente repetir o que já foi visto seria inútil.

Por isso eu digo que isso não torna ninguém um filósofo, muito menos alguém que não tenha desqualificaria essa pessoa como filósofo (mesmo que o último pareça estranho).
No caso da ética, temos o problema: Estamos inseridos em um mundo no qual podemos agir, interagir e nossas ações tem conseqüências. Quais deveriam ser os princípios que norteiam nossas ações?
Respondendo no caso da ética: não deveriam. Ética é uma ação, e não é embasada em lógica, se tentasse justificar o porque agir eticamente seria somente uma justificativa religiosa.

Você nunca vai provar cientificamente que "fazer o bem" é o correto. O máximo que você vai fazer é dizer que faz parte dos instintos sociais do ser humano - o que não diz nada quanto a questão.

Por isso eu digo que você não "sabe" ética, ou faz ou não faz. Ética é transmitida através de exemplos, e uma aula voltada para o assunto jamais supriria essa necessidade, muito menos o professor "fingir um exemplo" se é óbvio que é um teatro.
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2008, 21:32:57 por Ilovefoxes »

 

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