Autor Tópico: Fábrica de maus professores  (Lida 19397 vezes)

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Offline Dodo

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Re: Fábrica de maus professores
« Resposta #200 Online: 13 de Dezembro de 2008, 13:50:41 »
Não sei quanto a vocês, mas eu sou do tempo em que havia uma matéria chamada OSPB (Organização Social e Política do Brasil). Dentro dela havia uma breve introdução as leis, não o seu aspecto prático, mas como se davam a sua criação e qual a sua importância para a sociedade.

Independente disso, nos moldes em que está a educação hoje, eu não consigo ver uma introdução ao direito optando por essa via, e sim por uma abordagem mais utilitarista, algo como "conheçam seus direitos e lutem por eles".

« Última modificação: 13 de Dezembro de 2008, 13:53:22 por Dodo »
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline JJ

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Re: Fábrica de maus professores
« Resposta #201 Online: 13 de Dezembro de 2008, 16:05:47 »
Não sei quanto a vocês, mas eu sou do tempo em que havia uma matéria chamada OSPB (Organização Social e Política do Brasil). Dentro dela havia uma breve introdução as leis, não o seu aspecto prático, mas como se davam a sua criação e qual a sua importância para a sociedade.

Independente disso, nos moldes em que está a educação hoje, eu não consigo ver uma introdução ao direito optando por essa via, e sim por uma abordagem mais utilitarista, algo como "conheçam seus direitos e lutem por eles".


É exatamente neste sentido de "conheçam seus direitos e lutem por eles",  que eu digo que  um conhecimento básico de direito é importante para todo brasileiro.  Tem gente que não conhece  os  direitos e garantias fundamentais,  e dentre estes, os direitos e deveres individuais e coletivos .

Tem gente que não sabe, por exemplo, que autoridades policiais não podem invadir uma residência sem autorização judicial.

Muita gente também não sabe sobre a estrutura tributária no Brasil e as alíquotas aplicadas nos produtos!

Esse  conhecimento poderia fazer com que as pessoas ficassem mais exigentes  em relação a prática política brasileira.  Poderia não resolver o problema da tributação excessiva,  mas seria pelo menos um bom passo nesse sentido.

.
« Última modificação: 13 de Dezembro de 2008, 17:03:04 por Helder »

Offline Zeichner

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Re: Fábrica de maus professores
« Resposta #202 Online: 13 de Dezembro de 2008, 17:30:36 »
vejam esta piada:

Evolução da matemática   
Ensino de 1960 - Um camponês vende um saco de batatas por 100 francos. As suas despesas de produção elevam-se a 4/5 do preço de venda. Qual é o seu lucro?

Ensino tradicional de 1970 - Um camponês vende um saco de batatas por 100 francos. As suas despesas de produção elevam-se a 4/5 do preço de venda, ou seja, 80 francos. Qual é o seu lucro?

Ensino moderno de 1970 - Um camponês troca um conjunto B de batatas por um conjunto M de moedas. O cardinal do conjunto M é igual a 100 e cada elemento de M vale um franco. Desenha 100 pontos que representem os elementos do conjunto M. O conjunto C dos custos de produção compreende menos 20 pontos que o conjunto M. Representa o conjunto C como um subconjunto M e responde à seguinte pergunta: Qual é o cardinal do conjunto L? (Escreva-o a vermelho).

Ensino renovado de 1980 – Um agricultor vende um saco de batatas por 100 francos. Os custos de produção elevam-se a 80 francos e o lucro é de 20 francos. Trabalho a realizar: sublinha a palavra «batatas» e discute-a com teu colega de carteira.

Ensino reformado de 1990 – Um kampunes kapitalista privilijiado enriquesse injustamente em 20 francos num çaco de batatas, analiza o testo e procura os erros de kontiudo de gramatica, de ortografia, de pontuassão e em ceguida dis o que penças desta maneira de enriquesser.

Fonte:http://www.reniza.com/matematica/humor/evolmat.htm

explica meu ponto de vista


Offline Herf

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Re: Fábrica de maus professores
« Resposta #203 Online: 13 de Dezembro de 2008, 19:33:01 »
Ensino reformado de 1990 – Um kampunes kapitalista privilijiado enriquesse injustamente em 20 francos num çaco de batatas, analiza o testo e procura os erros de kontiudo de gramatica, de ortografia, de pontuassão e em ceguida dis o que penças desta maneira de enriquesser.
Pois em uma das últimas provas do ENEM, em uma prova absurdamente esquerdizada que foi malhada sem piedade pelo Reinaldo Azevedo, essa era uma das questões:

Citar
Sabem aquele papo do “saber integral”? Então. Um texto sobre canavieiro serve a questões de estudos sociais, interpretação de texto, geografia, química, biologia e, bem..., matemática!!! Vejam que gracinha. Informa-se, por exemplo, que um cortador de cana ganha R$ 2,50 por tonelada e que, por dia, ele corta oito toneladas. Aí, então, o estudante é chamado a fazer uma conta. Leiam a questão quatro:

Considere-se que cada tonelada de cana-de-açúcar permita a produção de 100 litros de álcool combustível, vendido nos postos de abastecimento a R$ 1,20 o litro. Para que um corta-cana pudesse, com o que ganha nessa atividade, comprar o álcool produzido a partir das oito toneladas de cana resultantes de um dia de trabalho, ele teria de trabalhar durante
A - 3 dias.
B - 18 dias.
C - 30 dias.
D - 48 dias.
E - 60 dias.


Fez a conta, Mané? É isso aí. É a matemática achada na rua. O estudante tem de concluir que o cortador é uma pobre vítima desse capitalismo podre. Afinal, precisaria trabalhar 48 dias para comprar o combustível que o seu trabalho “produzira” em um!!! Como a gente sabe, cana nasce como mato, certo? Não é preciso preparar a terra, adubar, plantar, financiar o plantio, a colheita, a produção, o transporte até a usina, cuidar da parte industrial, ter laboratório de pesquisa, transportar depois o produto final, nada disso. É chegar, passar o facão naquele "mato" e ver escorrer o álcool. Trata-se apenas de uma estupidez. Ah, claro, vocês sabem: a diferença entre os R$ 20 (R$ 2,50 X 8) que o cortador ganha por dia e os R$ 960 que rendem em álcool as oito toneladas que ele cortou (R$ 1,20 X 100 X 8 = R$ 960) deve ser o que o marxismo chulé brasileiro chama "mais-valia"...

Completo: http://veja.abril.com.br/blogs/reinaldo/2007/08/exame-do-enem-vigarice-ideolgica.html

Offline Luis Dantas

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Re: Fábrica de maus professores
« Resposta #204 Online: 14 de Dezembro de 2008, 10:11:27 »
Moderação, não seria o caso de dividir o tópico?
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Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Nina

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Re: Fábrica de maus professores
« Resposta #205 Online: 14 de Dezembro de 2008, 10:51:55 »
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Eleitor de Mário Oliveira

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Re: Fábrica de maus professores
« Resposta #206 Online: 14 de Dezembro de 2008, 12:26:11 »
Ensino reformado de 1990 – Um kampunes kapitalista privilijiado enriquesse injustamente em 20 francos num çaco de batatas, analiza o testo e procura os erros de kontiudo de gramatica, de ortografia, de pontuassão e em ceguida dis o que penças desta maneira de enriquesser.
Pois em uma das últimas provas do ENEM, em uma prova absurdamente esquerdizada que foi malhada sem piedade pelo Reinaldo Azevedo, essa era uma das questões:

Citar
Sabem aquele papo do “saber integral”? Então. Um texto sobre canavieiro serve a questões de estudos sociais, interpretação de texto, geografia, química, biologia e, bem..., matemática!!! Vejam que gracinha. Informa-se, por exemplo, que um cortador de cana ganha R$ 2,50 por tonelada e que, por dia, ele corta oito toneladas. Aí, então, o estudante é chamado a fazer uma conta. Leiam a questão quatro:

Considere-se que cada tonelada de cana-de-açúcar permita a produção de 100 litros de álcool combustível, vendido nos postos de abastecimento a R$ 1,20 o litro. Para que um corta-cana pudesse, com o que ganha nessa atividade, comprar o álcool produzido a partir das oito toneladas de cana resultantes de um dia de trabalho, ele teria de trabalhar durante
A - 3 dias.
B - 18 dias.
C - 30 dias.
D - 48 dias.
E - 60 dias.


Fez a conta, Mané? É isso aí. É a matemática achada na rua. O estudante tem de concluir que o cortador é uma pobre vítima desse capitalismo podre. Afinal, precisaria trabalhar 48 dias para comprar o combustível que o seu trabalho “produzira” em um!!! Como a gente sabe, cana nasce como mato, certo? Não é preciso preparar a terra, adubar, plantar, financiar o plantio, a colheita, a produção, o transporte até a usina, cuidar da parte industrial, ter laboratório de pesquisa, transportar depois o produto final, nada disso. É chegar, passar o facão naquele "mato" e ver escorrer o álcool. Trata-se apenas de uma estupidez. Ah, claro, vocês sabem: a diferença entre os R$ 20 (R$ 2,50 X 8) que o cortador ganha por dia e os R$ 960 que rendem em álcool as oito toneladas que ele cortou (R$ 1,20 X 100 X 8 = R$ 960) deve ser o que o marxismo chulé brasileiro chama "mais-valia"...

Completo: http://veja.abril.com.br/blogs/reinaldo/2007/08/exame-do-enem-vigarice-ideolgica.html

hehehehe... pior que é assim mesmo.

Offline FxF

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Re: Fábrica de maus professores
« Resposta #207 Online: 14 de Dezembro de 2008, 20:28:53 »
Nunca dei uma aula doutrinária para meus alunos.
Pena que não existem muitos professores como você...

===//===//===

A educação brasileira é tão ruim e o povo quer piorar?Em vez de subtrair matérias deveriam aumentar e fazer a escola ser em tempo integral...
Isso me remete aos tempos que o tópico iniciou......
Parece que é uma questão de preto no branco, ou o sujeito tem contato com várias profissões, ou vai escolher a carreira com 6 anos e nunca mais ouvirá a palavra "matemática".
Começo a imaginar que dá essa impressão porque o único momento no Brasil que você decide qual profissão você quer é no Vestibular, então falar em "fazer o que você gosta" dá um frio na espinha. u.u

Offline Barata Tenno

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Re: Fábrica de maus professores
« Resposta #208 Online: 14 de Dezembro de 2008, 20:58:50 »
Nunca dei uma aula doutrinária para meus alunos.
Pena que não existem muitos professores como você...

===//===//===

A educação brasileira é tão ruim e o povo quer piorar?Em vez de subtrair matérias deveriam aumentar e fazer a escola ser em tempo integral...
Isso me remete aos tempos que o tópico iniciou......
Parece que é uma questão de preto no branco, ou o sujeito tem contato com várias profissões, ou vai escolher a carreira com 6 anos e nunca mais ouvirá a palavra "matemática".
Começo a imaginar que dá essa impressão porque o único momento no Brasil que você decide qual profissão você quer é no Vestibular, então falar em "fazer o que você gosta" dá um frio na espinha. u.u

Isso que me intriga, como fazer uma criança de 6 anos escolher uma profissão da qual ele não entende nada?Ter habilidade numa certa área não quer dizer que a pessoa vai gostar desa área.... não me sentiria nada bem em alguém escolher uma profissão para mim quando tivesse 6 anos e depois de anos de estudo não tivesse como escolher outra área porque meu ensino foi feito todo em um sentido.
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Offline FxF

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Re: Fábrica de maus professores
« Resposta #209 Online: 14 de Dezembro de 2008, 21:25:05 »
Eu estava falando exatamente o oposto, que a criança em um ensino livre não vai escolher administração pelo resto da vida e nunca mais verá outra matéria... not vestibular.

Offline Renato T

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Re: Fábrica de maus professores
« Resposta #210 Online: 14 de Dezembro de 2008, 22:05:00 »
a verdade é que nem um adolescente deveria ter essa responsabilidade de escolher algo para o fim da vida.

Offline Barata Tenno

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Re: Fábrica de maus professores
« Resposta #211 Online: 14 de Dezembro de 2008, 22:12:37 »
a verdade é que nem um adolescente deveria ter essa responsabilidade de escolher algo para o fim da vida.

Exatamente e por isso a escola deve dar a ele a maior bagagem para que ele possa escolher depois.Por isso sou a favor de se aumentar o numero de matérias e a quantidade de horas naescola.
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Offline Luis Dantas

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Re: Fábrica de maus professores
« Resposta #212 Online: 14 de Dezembro de 2008, 22:19:50 »
Somos dois, Barata.
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Offline Gaúcho

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Re: Fábrica de maus professores
« Resposta #213 Online: 14 de Dezembro de 2008, 22:29:48 »
Três. É claro que a melhor chance de qualquer país é a educação.
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Offline Nina

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Re: Fábrica de maus professores
« Resposta #214 Online: 15 de Dezembro de 2008, 00:51:04 »
4.

E sou a favor de vestibular para núcleo básico (p.e. biológicas) e que o cara escolha só no quinto período a graduação que vai concluir.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Eleitor de Mário Oliveira

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Re: Fábrica de maus professores
« Resposta #215 Online: 15 de Dezembro de 2008, 01:20:47 »
4.

E sou a favor de vestibular para núcleo básico (p.e. biológicas) e que o cara escolha só no quinto período a graduação que vai concluir.

Também concordo que o ideal do ensino superior seria começar com um núcleo básico, versando lógica, filosofia da ciência, conhecimentos científicos gerais, conhecimentos matemáticos gerais, línguas, cultura humanística, informática e orientação vocacional.

Offline Luis Dantas

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Re: Fábrica de maus professores
« Resposta #216 Online: 15 de Dezembro de 2008, 01:38:00 »
Taí, é uma excelente idéia.

No meu primeiro semestre na UnB eu fazia cálculo 1 simultaneamente com Física 1.  Não dava muito certo.

E considerando o quanto de desconhecimento há por aí sobre a base de conhecimento científico, e até mesmo do método...
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Offline Nina

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Re: Fábrica de maus professores
« Resposta #217 Online: 15 de Dezembro de 2008, 02:09:05 »
Estamos montando um esquema destes, mas ainda não posso divulgar os detalhes. Serão 5 graduações usando um mesmo núcleo comum, parecido com a escola politécnica da USP, só que para a área biológica.

Provavelmente para o vestibular de verão de 2010 estará implantado. Quando tivermos notícias oficiais eu posto.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline FxF

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Re: Fábrica de maus professores
« Resposta #218 Online: 15 de Dezembro de 2008, 03:59:08 »
a verdade é que nem um adolescente deveria ter essa responsabilidade de escolher algo para o fim da vida.
Então vamos voltar para o que eu escrevi:
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Parece que é uma questão de preto no branco, ou o sujeito tem contato com várias profissões, ou vai escolher a carreira com 6 anos e nunca mais ouvirá a palavra "matemática".
Começo a imaginar que dá essa impressão porque o único momento no Brasil que você decide qual profissão você quer é no Vestibular, então falar em "fazer o que você gosta" dá um frio na espinha. :u.u:
Eu falo várias vezes que eu não quero um ensino livre como um "Vestibular", o sujeito não vai fazer nenhuma escolha absoluta e nem vai deixar de ter contato com outras profissões.

Todo mundo vem me falar a mesma coisa, entende a mesma coisa. E tudo que eu ouço vocês dizerem é:
- Mas eu conheço profissões que talvez tenham contato com mais matérias...
- Mas como ele vai ser físico se jamais vai poder aprender a calcular?

Eu não entendo essa interpretação de vocês... e eu uso exemplos como "química orgânica"!
Esqueçam Vestibular. Não é Vestibular. Não é!

Offline Luis Dantas

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Re: Fábrica de maus professores
« Resposta #219 Online: 15 de Dezembro de 2008, 07:28:14 »
"Talvez tenham contato", não, Foxes: com certeza terão.
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Offline JJ

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Re: Fábrica de maus professores
« Resposta #220 Online: 15 de Dezembro de 2008, 08:26:36 »
Nunca dei uma aula doutrinária para meus alunos.
Pena que não existem muitos professores como você...

===//===//===

A educação brasileira é tão ruim e o povo quer piorar?Em vez de subtrair matérias deveriam aumentar e fazer a escola ser em tempo integral...
Isso me remete aos tempos que o tópico iniciou......
Parece que é uma questão de preto no branco, ou o sujeito tem contato com várias profissões, ou vai escolher a carreira com 6 anos e nunca mais ouvirá a palavra "matemática".
Começo a imaginar que dá essa impressão porque o único momento no Brasil que você decide qual profissão você quer é no Vestibular, então falar em "fazer o que você gosta" dá um frio na espinha. u.u

Isso que me intriga, como fazer uma criança de 6 anos escolher uma profissão da qual ele não entende nada?Ter habilidade numa certa área não quer dizer que a pessoa vai gostar desa área.... não me sentiria nada bem em alguém escolher uma profissão para mim quando tivesse 6 anos e depois de anos de estudo não tivesse como escolher outra área porque meu ensino foi feito todo em um sentido.



Com 6 anos seria um completo absurdo!


Entretanto  com 15, 16 ou 17 anos o estudante tem condições de dizer  se tem interesse  por alguma área de engenharia (ou química e física) e  assim fará sentido estudar física  e química no EM. De modo semelhante, o estudante tem condições de dizer se tem interesse por letras e assim fará sentido estudar literatura.  :nojo:  :nojo:

 :nojo: :nojo: :nojo: :nojo: :nojo: :nojo: :nojo: :nojo: :nojo: :nojo: :nojo: :nojo: :nojo: :nojo: :nojo: :nojo: :nojo:


Portanto estas (e outras matérias) devem ser facultativas !




Offline Barata Tenno

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Re: Fábrica de maus professores
« Resposta #221 Online: 15 de Dezembro de 2008, 08:34:17 »
E se com 19 ele mudar de idéia e ao invés de física ele quiser fazer letras?Volta pro colegial?
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Offline Renato T

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Re: Fábrica de maus professores
« Resposta #222 Online: 15 de Dezembro de 2008, 08:47:13 »
Eu diria que o melhor em uma faculdade seria abrangerem áreas antes de cursos. Por exemplo: antes de escolher um curso você escolheria entre exatas, humanas e biológicas, como uma preparação. Se não gostasse poderia mudar, assim como fazer uma introdução maior nas três áreas

Offline Luis Dantas

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Re: Fábrica de maus professores
« Resposta #223 Online: 15 de Dezembro de 2008, 08:48:23 »
Gente, não é mais possível separar áreas de forma tão conveniente.  Vejam o que aconteceu com áreas como Biblioteconomia, que praticamente virou uma área nova, e Direito.
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Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline JJ

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Re: Fábrica de maus professores
« Resposta #224 Online: 15 de Dezembro de 2008, 09:02:39 »
a verdade é que nem um adolescente deveria ter essa responsabilidade de escolher algo para o fim da vida.

Exatamente e por isso a escola deve dar a ele a maior bagagem para que ele possa escolher depois.Por isso sou a favor de se aumentar o numero de matérias e a quantidade de horas na escola.


Alguns  argumentos contrários :


Realidade econômica brasileira :

-Os governos  estaduais, que são os responsáveis pelo EM público, não destinam dinheiro suficiente  para um funcionamento  de meio período ,  então esperar que os  governos  estaduais  vão  mais do que  dobrar os recursos,  para que se tenha escolas de período integral, é irrealista ( seria mais do que dobrar, pois no mínimo teria uma despesa a mais, que seria não proporcional às horas de aula aumentadas, que seria o almoço que teria que ser fornecido aos estudantes).

A dificuldade já existente  que os alunos tem para aprender as atuais matérias obrigatórias:

-Os alunos não estão dando conta das atuais matérias obrigatórias, aumentar mais matérias obrigatórias ,  só iria aumentar este problema .


A não necessidade de estudar , em nível básico, parte do currículo da maioria  dos  cursos superiores (digo maioria , porque um nível básico de português e matemática é necessário para  escolher qualquer curso  (saber ler, escrever, interpretar textos e fazer umas contas básicas) :

-O argumento de que uma pessoa não  terá como  escolher certa profissão, por que não foi obrigado a estudar  uma parte  básica  do  currículo/grade   do curso relacionado a esta profissão é simplesmente falso, e  eu mostro um exemplo  que falsifica  este argumento:

-Os estudantes  não estudam , obrigatoriamente,  direito no EM, no entanto  Direito é um dos cursos mais procurados e cursados.  Portanto  não é necessário  estudar,  de modo obrigatório   , uma parte do currículo/grade  de um curso superior  (em nível básico)  para que  a pessoa  tenha condições de escolher este  curso, e fazê-lo, após  terminar o EM.


E se com 19 ele mudar de idéia e ao invés de física ele quiser fazer letras?Volta pro colegial?


Não!  Porque  com mostrei acima , isto não o impedirá de fazer o curso (é fácil verificar , que os alunos de Direito, não ficam impossibilitados de cursar Direito, pelo fato de não terem visto um  básico do currículo de Direito no EM).



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« Última modificação: 15 de Dezembro de 2008, 09:10:47 por Helder »

 

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