É uma boa entrevista como maioria falou, mas educação é uma área em que todo mundo dá pitaco. Não sou especialialista no assunto como ela, mas sempre tive uma percepção que pior problema não eram os professores, mas os pais dos filhos os quais os professores dão aula. Aqui na minha cidade tem um exemplo classico a escola com a quinta maior nota no Enade entre as escolas publicas, e uma outra escola praticamente com a mesma estrutura administrativa e até alguns professores são os mesmo, sendo esta com nota mediocre. A diferença é o local onde ambas estão localizadas, e o perfil dos pais dos alunos. A primeira em uma região nobre com muitos pais de alunos com nível superior de ensino, e outra num bairro pobre. Além disso lembro que foi vinculado na mídia recentemente uma pesquisa que mostrava que a escolaridade da familia tem um peso 70% no desempenho escolar. aqui vai o link http://www.estadao.com.br/geral/not_ger269449,0.htm
Vou dar minha experiência como professor de escola pública.
Normalmente estamos trabalhando, buscando estratégias para ensinar os alunos as matérias, tentamos passar a importância do conhecimento (no meu caso artístico) para a formação e o futuro, e vemos dois casos: Nós trabalhamos e vemos na sala ao lado o outro professor nem aí pra nada, batendo papo, alunos bagunçando, etc, isto quando aparece na aula. No final do mês, o salário deste "profissional" é o mesmo que o meu, se não for maior.
Então vemos que em outra sala não se ensina matemática, ou geografia, ou história... se ensina apenas doutrinação política, ensinando pras crianças a luta de classes, que o proletariado deve se unir contra os burgueses por uma sociedade mais justa, etc e tal... e estes são vistos como os grandesprofessores da escola, por levar o espírito crítico pra sala de aula ( mesmo que nunca saiba onde fique a bolívia nem saiba fazer uma regra de três ).
Desanima. é comum os professores entrarem no "sistema"... fazer de conta que ensinam e se preocupar só com o dinheiro no final do mês,e não estar nem aí se o aluno aprendeu ou não.
A motivação não é por salário, a meu ver.
Salário ajuda, ganhar bem ajuda, mas, não adianta ganhar bem sem trabalhar, sem ensinar.
Chega de professor coitadinho, que não dá aula porque ganha pouco. Não é desculpa!!! Agora, defendo aumentos de salários, mas para quem merecer, para quem realmente trabalhar, mostrar resultado no final do ano. Se houvesse mais cobranças, se tirassem das salas de aula quem não ensina e se valorizar o professor que trabalha REALMENTE os conteúdos, a educação do Brasil seria outra em menos de 5 anos!
os pais ajudam sim a educação dos filhos, mas na minha experiência, a grande maioria dos pais mais carentes são analfabetos ou alfabetizados funcionais, apenas. Eles não conseguem ajudar as crianças na escola, ficam constrangidos em não saber as matérias, e nem é função deles fazer isso, é da escola, que tem que se concentrar em ensinar os conteúdos. A formação do cidadão, com moral, respeitando as leis e as autoridades, é sim função dos pais. Mas querem que pais ensinem e que a escola eduque... foi uma inversão de valores.