Autor Tópico: Qual a profissão dos foristas aqui do Clube Cético?  (Lida 34838 vezes)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Re:Qual a profissão dos foristas aqui do Clube Cético?
« Resposta #275 Online: 06 de Maio de 2015, 21:47:29 »
Como você fez a junção do X? Diminuiu a espessura de cada perna pela metade na área de intersecção e colou?
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #276 Online: 06 de Maio de 2015, 21:48:52 »
Como você fez a junção do X? Diminuiu a espessura de cada perna pela metade na área de intersecção e colou?

Sim, meia madeira.

A barra horizontal tem um encaixe na ponta e tb um parafuso com porca para ficar bem firme.

O encaixe fica na junção do X

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #277 Online: 06 de Maio de 2015, 21:50:31 »
Ôpa!
Valeu demais pelas dicas!

:ok:

Disponha.

Dê uma olhada no site da Makita quando tiver tempo, tem um monte de coisas que vc vai gostar.

Estou começando na marcenaria, praticamente do zero. A minha dificuldade atual é como se sai do projeto para a prática. Por exemplo, consigo fazer um projeto em Sketchup sem dificuldade de um sofá baseado em alguma coisa que ví num desses sites italianos de design mas me enrolo todo quando preciso decidir coisas do tipo (1) que madeira usar, e onde usar? (2) tipos de juntas/encaixes mais adequados? (3) uso prego ou parafuso? Onde? de qual tipo e material? (4) Como faço o acabamento? Que materiais uso? etc... Às vezes desanimo um pouco porque madeira boa é cara e tentativa e erro pesa no bolso. O que você aconselha Arcanjo?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #278 Online: 06 de Maio de 2015, 21:52:50 »
Por falar em profissão

Os amigos recomendam mais de uma formação acadêmica?

De áreas  diferentes  como contador\ advogado?
Essa é bem comum aqui na minha região

Ou de áreas próximas para eliminar muitas matérias?
Tipo administração\comercio exterior.

Pois eu tenho bacharelado  em comercio exterior e estou afim de voltar a estudar.

Pós graduação,\MBA é maneiro também ou é só para requentar o diploma?

Pois eu não sei como que apenas com encontros quinzenais eu me manterei atualizado ou farei networking  :|

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #279 Online: 06 de Maio de 2015, 22:05:51 »
Ôpa!

Disponha.

Dê uma olhada no site da Makita quando tiver tempo, tem um monte de coisas que vc vai gostar.

Estou começando na marcenaria, praticamente do zero. A minha dificuldade atual é como se sai do projeto para a prática. Por exemplo, consigo fazer um projeto em Sketchup sem dificuldade de um sofá baseado em alguma coisa que ví num desses sites italianos de design mas me enrolo todo quando preciso decidir coisas do tipo (1) que madeira usar, e onde usar? (2) tipos de juntas/encaixes mais adequados? (3) uso prego ou parafuso? Onde? de qual tipo e material? (4) Como faço o acabamento? Que materiais uso? etc... Às vezes desanimo um pouco porque madeira boa é cara e tentativa e erro pesa no bolso. O que você aconselha Arcanjo?

Madeira depende do que vc quer fazer.

MDF é bom para local seco e móveis que ficam apoiados no chão, não pendurados nas paredes com parafusos.

Guarda roupas, estantes...

Precisa de parafusos e ferragens especiais pois não aceita pregos, precisa furar com uma broca fina para parafusar ou o material se abre ao meio se for no topo e não na face do material.

É um pouco mais difícil de trabalhar, mas é muito mais rápido pois vc tem a opção de material cru para colagem de laminados/pintura ou material decorado que só precisa filetar os topos, não precisa lixar ou envernizar e economiza muito tempo e dinheiro.

Compensado aceita pregos e é mais resistente, desde que seja material de primeira linha. Tem compensado muito ruim no mercado mas ainda se encontra compensado naval que é mais bem colado, o MDF pelo menos não tem muita diferença mas não pode nem ver água.

Não recomendo MDF para gabinetes de pia.

Junta/encaixe só em madeira natural e o mais usado é o tipo macho/femea ou meia madeira como a do pé da mesa, compensado e MDF não precisam disso pelo que expliquei acima, podem ser montados com parafusos e ferragens especiais mas MDF não serve , por exemplo, para algo que precise muito esforço.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #280 Online: 06 de Maio de 2015, 22:14:19 »
Ôpa!

Disponha.

Madeira depende do que vc quer fazer.

MDF é bom para local seco e móveis que ficam apoiados no chão, não pendurados nas paredes com parafusos.

Guarda roupas, estantes...

Precisa de parafusos e ferragens especiais pois não aceita pregos, precisa furar com uma broca fina para parafusar ou o material se abre ao meio se for no topo e não na face do material.

É um pouco mais difícil de trabalhar, mas é muito mais rápido pois vc tem a opção de material cru para colagem de laminados/pintura ou material decorado que só precisa filetar os topos, não precisa lixar ou envernizar e economiza muito tempo e dinheiro.

Compensado aceita pregos e é mais resistente, desde que seja material de primeira linha. Tem compensado muito ruim no mercado mas ainda se encontra compensado naval que é mais bem colado, o MDF pelo menos não tem muita diferença mas não pode nem ver água.

Não recomendo MDF para gabinetes de pia.

Junta/encaixe só em madeira natural e o mais usado é o tipo macho/femea ou meia madeira como a do pé da mesa, compensado e MDF não precisam disso pelo que expliquei acima, podem ser montados com parafusos e ferragens especiais mas MDF não serve , por exemplo, para algo que precise muito esforço.

:ok: Valeu!!!

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #281 Online: 06 de Maio de 2015, 22:20:46 »
Depois eu te mostro o modo mais simples de tirar as medidas do papel para o mundo real sem perigo de errar o corte de material.

Fica bem mais fácil do modo como explicarei que ficar calculando milímetros em algo que vc vai fazer, por exemplo, em uma parede onde existem tomadas e canos de água ou janelas.

Eu preciso desenhar algo para conseguir passar isso, mas é muito simples.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #282 Online: 06 de Maio de 2015, 22:45:38 »
Depois eu te mostro o modo mais simples de tirar as medidas do papel para o mundo real sem perigo de errar o corte de material.

Fica bem mais fácil do modo como explicarei que ficar calculando milímetros em algo que vc vai fazer, por exemplo, em uma parede onde existem tomadas e canos de água ou janelas.

Legal. Parece interessante e prático. Estou curioso.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #283 Online: 06 de Maio de 2015, 23:07:43 »
2
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #284 Online: 06 de Maio de 2015, 23:14:45 »
Só agora compreendi que a pergunta se resumia a confirmar a técnica de macho/fêmea. Huahuahuahuahua

Peraí, macho/fêmea nesse caso não, seria colação de velcro...não, não, fêmea/fêmea.
« Última modificação: 06 de Maio de 2015, 23:17:15 por Sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #285 Online: 07 de Maio de 2015, 04:06:52 »
Só agora compreendi que a pergunta se resumia a confirmar a técnica de macho/fêmea. Huahuahuahuahua

Peraí, macho/fêmea nesse caso não, seria colação de velcro...não, não, fêmea/fêmea.
Homossexualidade 'marcenoestrutural'. Mais uma barreira agenéticossocial cai...

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #286 Online: 07 de Maio de 2015, 05:29:02 »
Postarei até o fim de semana, mas verão como é bem simples.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #287 Online: 07 de Maio de 2015, 19:16:29 »

Bom, arrumei um tempinho e fiz um desenho simples só para explicar a coisa:

Vc vai tirar as medidas da parede, incluindo canos, colunas ou irregularidades, etc... sempre usando um ponto como referência para todas as outras medidas.

Se vc começar a medir pelo canto da parede, esse canto será o ponto zero que será a referência para todas as outras medições.

Vc pegará duas ou três réguas de madeira maiores que seu trabalho, qualquer sobra que tiver, e riscará nela todas as medidas que tirou no tamanho real em que o móvel será cortado, não fiz no desenho, mas vc precisa marcar até mesmo a espessura do material que será usado.

Depois de tudo calculado vc pode aposentar sua trena se quiser, é só passar as medidas com um esquadro para o material a ser cortado.

A régua serve para isso, não acumula erro como acontece se vc errar dois milímetros por peça, assim vc acerta exatamente a medida de todas portas e gavetas, vc sabe exatamente quanto material vai gastar antes de comprar a madeira, sabe o espaço interno de cada gaveta, altura, consegue calcular as portas de modo que fiquem centradas com os encanamentos e cubas e se tiver um móvel acima deste vc tb sabe exatamente que tamanho ficará se fizer outra régua com as medidas desta como referência.

Assim ficam esteticamente iguais.

Agora sei que minha pia precisará de uma peça com 2,5m X 60 cm para a base, três peças de 75X60 cm para as divisões, um sarrafo de 2,47m X 8cm para o frontal, um sarrafo de 50cm X 8 cm para o gaveteiro, três gavetas de 47cm X 50 cm, uma prateleira com 1,80m X 55 cm, quatro portas com...

Extremamente simples e preciso, já fiz armários com 2,80m X 7m de frente assim.

Se precisar vc junta várias réguas para dar o comprimento total, nem precisa emendar, é só numerar a ordem delas.

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #288 Online: 07 de Maio de 2015, 19:24:45 »
Bacana, Arcanjo Lúcifer.

"Revelação" de fotografias na madeira:

<a href="https://www.youtube.com/v/_NjYbAAQ4vw" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/_NjYbAAQ4vw</a>

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #289 Online: 07 de Maio de 2015, 19:27:22 »
Isso tb permite que vc veja antecipadamente problemas como registros d'agua que coincidem com as divisões do móvel, evita a compra de uma ferragem cara que depois não caberá no móvel pronto por uns milímetros, permite que vc recalcule e mude o número de portas por questões estéticas, e não dá erro se vc precisar fazer um móvel de canto que ocupe duas paredes.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #290 Online: 07 de Maio de 2015, 19:29:22 »
Bem interessante seu vídeo, nunca vi a técnica antes.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #291 Online: 07 de Maio de 2015, 20:07:45 »
* Hoje estive na rua do Gasômetro e por coincidência vi a caixa de ferramentas que o Gabarito mostrou, estava exposta na porta de uma loja.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #292 Online: 09 de Maio de 2015, 09:17:07 »
Vídeo interessante sobre o uso dessas fresas para máquinas manuais:

<a href="https://www.youtube.com/v/dfNMjadO_CA" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/dfNMjadO_CA</a>

A fresa de esquadria do segundo vídeo já vi em uma loja:

<a href="https://www.youtube.com/v/AXnTs9J-Fxg#t=142" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/AXnTs9J-Fxg#t=142</a>
« Última modificação: 09 de Maio de 2015, 09:26:39 por Arcanjo Lúcifer »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #293 Online: 09 de Maio de 2015, 23:14:15 »

Bom, arrumei um tempinho e fiz um desenho simples só para explicar a coisa:

Vc vai tirar as medidas da parede, incluindo canos, colunas ou irregularidades, etc... sempre usando um ponto como referência para todas as outras medidas.

Se vc começar a medir pelo canto da parede, esse canto será o ponto zero que será a referência para todas as outras medições.

Vc pegará duas ou três réguas de madeira maiores que seu trabalho, qualquer sobra que tiver, e riscará nela todas as medidas que tirou no tamanho real em que o móvel será cortado, não fiz no desenho, mas vc precisa marcar até mesmo a espessura do material que será usado.

Depois de tudo calculado vc pode aposentar sua trena se quiser, é só passar as medidas com um esquadro para o material a ser cortado.

A régua serve para isso, não acumula erro como acontece se vc errar dois milímetros por peça, assim vc acerta exatamente a medida de todas portas e gavetas, vc sabe exatamente quanto material vai gastar antes de comprar a madeira, sabe o espaço interno de cada gaveta, altura, consegue calcular as portas de modo que fiquem centradas com os encanamentos e cubas e se tiver um móvel acima deste vc tb sabe exatamente que tamanho ficará se fizer outra régua com as medidas desta como referência.

Assim ficam esteticamente iguais.

Agora sei que minha pia precisará de uma peça com 2,5m X 60 cm para a base, três peças de 75X60 cm para as divisões, um sarrafo de 2,47m X 8cm para o frontal, um sarrafo de 50cm X 8 cm para o gaveteiro, três gavetas de 47cm X 50 cm, uma prateleira com 1,80m X 55 cm, quatro portas com...

Extremamente simples e preciso, já fiz armários com 2,80m X 7m de frente assim.

Se precisar vc junta várias réguas para dar o comprimento total, nem precisa emendar, é só numerar a ordem delas.

Muito bom!!! Em vez de tirar a posição de tudo e fazer um desenho complicado com precisão de milímetros, marcando a régua a partir da referência garante que vai ficar tudo na posição correta e você ainda pode ir mudando algumas coisas na hora. Vou adotar essa técnica.

Obrigado!!!

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #294 Online: 09 de Maio de 2015, 23:35:57 »
Lancei o tópico "Dicas, Truques e Quebra Galhos" para reunir essas idéias legais.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #295 Online: 10 de Maio de 2015, 06:50:14 »
Sim, é o modo mais simples e preciso.

Imagine que vc vai fazer um armário com sete metros, dá umas quatorze portas, se vc tiver que reservar espaço para etrônicos vai acabar com um monte de portas com tamanhos diferentes se fizer com uma calculadora.

E  imagine que qualquer coisa maior que uma geladeira precisa ser desmontável, isso permite que vc faça as divisões onde estarão os montantes de fixação das portas para esconder as emendas.

Só estragará material se vc errar a medida na régua.

Offline Nostromo

• Nível 12
  • *
  • Honk Honk
« Resposta #296 Online: 25 de Maio de 2017, 17:05:29 »
Formado em Técnico em Processamento de Dados.

Trabalho como Assistente de Arquivo.

E sou escritor de um blog de quinta.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #297 Online: 25 de Maio de 2017, 17:09:37 »

Se o blog é de quinta, então hoje é o dia certo! Põe o link.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #298 Online: 25 de Maio de 2017, 17:10:06 »
'Blog de quinta'?

Quinta-feira ou quinta categoria?  :hihi:
Foto USGS

Offline Nostromo

• Nível 12
  • *
  • Honk Honk
« Resposta #299 Online: 25 de Maio de 2017, 17:15:05 »

Se o blog é de quinta, então hoje é o dia certo! Põe o link.

Quinta categoria. Às vezes rola postagem na quinta, mas gosto de postar na sexta feira.

Quem quiser ler minhas groselhas e aleatoriedades Clique aqui.

Não sei se vão agradar muito com o conteúdo. :vergonha:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!