Depois eu te mostro o modo mais simples de tirar as medidas do papel para o mundo real sem perigo de errar o corte de material.
Fica bem mais fácil do modo como explicarei que ficar calculando milímetros em algo que vc vai fazer, por exemplo, em uma parede onde existem tomadas e canos de água ou janelas.
Eu preciso desenhar algo para conseguir passar isso, mas é muito simples.
Legal. Parece interessante e prático. Estou curioso.
Bom, arrumei um tempinho e fiz um desenho simples só para explicar a coisa:
Vc vai tirar as medidas da parede, incluindo canos, colunas ou irregularidades, etc... sempre usando um ponto como referência para todas as outras medidas.
Se vc começar a medir pelo canto da parede, esse canto será o ponto zero que será a referência para todas as outras medições.
Vc pegará duas ou três réguas de madeira maiores que seu trabalho, qualquer sobra que tiver, e riscará nela todas as medidas que tirou no tamanho real em que o móvel será cortado, não fiz no desenho, mas vc precisa marcar até mesmo a espessura do material que será usado.
Depois de tudo calculado vc pode aposentar sua trena se quiser, é só passar as medidas com um esquadro para o material a ser cortado.
A régua serve para isso, não acumula erro como acontece se vc errar dois milímetros por peça, assim vc acerta exatamente a medida de todas portas e gavetas, vc sabe exatamente quanto material vai gastar antes de comprar a madeira, sabe o espaço interno de cada gaveta, altura, consegue calcular as portas de modo que fiquem centradas com os encanamentos e cubas e se tiver um móvel acima deste vc tb sabe exatamente que tamanho ficará se fizer outra régua com as medidas desta como referência.
Assim ficam esteticamente iguais.
Agora sei que minha pia precisará de uma peça com 2,5m X 60 cm para a base, três peças de 75X60 cm para as divisões, um sarrafo de 2,47m X 8cm para o frontal, um sarrafo de 50cm X 8 cm para o gaveteiro, três gavetas de 47cm X 50 cm, uma prateleira com 1,80m X 55 cm, quatro portas com...
Extremamente simples e preciso, já fiz armários com 2,80m X 7m de frente assim.
Se precisar vc junta várias réguas para dar o comprimento total, nem precisa emendar, é só numerar a ordem delas.