Enquete

Você ainda tem saco para discutir com criacionista?

Sim
23 (32.4%)
Não
48 (67.6%)

Votos Totais: 70

Autor Tópico: Você ainda tem saco para discutir com criacionista?  (Lida 26010 vezes)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Você ainda tem saco para discutir com criacionista?
« Online: 13 de Dezembro de 2008, 20:10:57 »
Com a última aparição do famado por aqui, usando o mesmo blablablá criacionista de sempre eu senti nos foristas que se animaram a debater com ele um certo cansaço. A alma mais paciente trocou umas três ou quatro mensagens e quando percebeu em que tinha se metido desistiu. Isso quem deu bola para ele - eu mesmo preferi ficar na minha, porque já sabia no que ia terminar na mesma discussão caleidoscópica e ourabórica de sempre. E eu não tenho mais saco para isso, já há muito, muito, tempo. Acho que a última vez que discuti seriamente com um criacionista (se é que é possível discutir seriamente com um) deve ter sido na época da STR. São sempre os mesmos argumentos, as mesmas incompreensões, o mesmo discurso de mártir ao final do debate. Quem viu um viu todos. Ultimamente tenho preferido adotar o estilo Dawkins: deixar os criacionistas falando sozinhos para não passar a falsa impressão de que existe um debate. O que vocês acham?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Você ainda tem saco para discutir com criacionista?
« Resposta #1 Online: 13 de Dezembro de 2008, 20:23:23 »
Não posso dizer que não entendo.  Às vezes chego a duvidar que eles pensem que estão falando sério.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 13 de Dezembro de 2008, 21:19:17 »
Eu tenho paciência para discutir com alguém, e não para falar com as paredes.

O Famado já havia falado: Sou crente, tudo o que está contra a bíblia é errado e vou provar. E ele fecha os olhos para tudo o que pode derrubar sua crença.

Isso não é um diálogo, é apenas perda de tempo. Agora, se a pessoa quiser realmente conversar, OK.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #3 Online: 13 de Dezembro de 2008, 21:43:43 »
Eu tenho paciência para discutir com alguém, e não para falar com as paredes.

O Famado já havia falado: Sou crente, tudo o que está contra a bíblia é errado e vou provar. E ele fecha os olhos para tudo o que pode derrubar sua crença.

Isso não é um diálogo, é apenas perda de tempo. Agora, se a pessoa quiser realmente conversar, OK.

Sou da mesma opinião.
Se o cara é criacionista mas quer REALMENTE debater , tudo bem. Mas a maioria dos criacionistas que aparecem para discutir são pessoas tipo Famado e Erivelton , não sabem nem se interessam em saber sobre o assunto que criticam , ficam só nos raciocínios em círculo.
Para esses realmente não há por que ter saco nem consideração.
A melhor política é deixá-los falando sozinhos , aí eles vão procurar platéia em outro lugar.
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #4 Online: 13 de Dezembro de 2008, 21:49:19 »
É a minha opinião também. Aliás, eu sinto falta de mais crentes tipo o Maycon, que discordam conosco em várias coisas, mas ao menos conseguem manter um diálogo respeitoso - ou, no mínimo, reconhecem que devemos concordar em discordar de certas coisas. 

Offline Dr. Jekyll

• Nível 07
  • *
  • "Teísta: Se você crê é irmão se não crê é néscio"
« Resposta #5 Online: 13 de Dezembro de 2008, 21:58:27 »
Não posso dizer que não entendo.  Às vezes chego a duvidar que eles pensem que estão falando sério.

Sinceramente eu mantenho a mesma posição eu realmente duvido algumas vezes que eles estejam falando sério, não é possível que eles estejam falando sério.

Cordialmente, Dr Jekyll.
"Não sei se Deus existe. Mas seria melhor para sua reputação que não existisse." Jules Renard.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #6 Online: 13 de Dezembro de 2008, 22:05:18 »
Eu tenho convivi com evangélicos de várias denominações. Oh, sim, eles estão falando sério.

Mas até aí, é o tipo de gente que acha que acha que esta história é uma parábola de sabedoria e humildade. Ou que é mesmo verdade.

Nunca duvidem do poder de auto-justificativa uma mente simples.

Offline Dr. Jekyll

• Nível 07
  • *
  • "Teísta: Se você crê é irmão se não crê é néscio"
« Resposta #7 Online: 13 de Dezembro de 2008, 22:10:08 »
Eu tenho convivi com evangélicos de várias denominações. Oh, sim, eles estão falando sério.

Mas até aí, é o tipo de gente que acha que acha que esta história é uma parábola de sabedoria e humildade. Ou que é mesmo verdade.

Nunca duvidem do poder de auto-justificativa uma mente simples.

Foi mal é que eu sou cético, sempre duvido.

Um Abraço, Dr. Jekyll
"Não sei se Deus existe. Mas seria melhor para sua reputação que não existisse." Jules Renard.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #8 Online: 13 de Dezembro de 2008, 22:25:57 »
Mas não é só com criacionistas que eu não tenho mais saco. Quacks de toda espécie são irritantes: os de saúde, os místicos, os pseudo-cientistas, os teóricos da conspiração...

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #9 Online: 13 de Dezembro de 2008, 23:15:05 »
Criacionistas, homeopáticos, kardecistas (e místicos em geral). Game over.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 13 de Dezembro de 2008, 23:48:27 »
Eu votei sim e parece que fui o único. Meu sim foi por que não custa nada conversar.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #11 Online: 14 de Dezembro de 2008, 00:00:15 »
Não posso dizer que tenho saco...mas muitas vezes arrumo paciência pra evitar as idéias equivocadas sobre a Teoria evolutiva.
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #12 Online: 14 de Dezembro de 2008, 00:47:26 »
Não. Mas tem vezes que não aguento ler certas coisas...
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #13 Online: 14 de Dezembro de 2008, 04:17:40 »
Eu concordei com tudo o que ele falou, e ele não acreditou em mim. :D
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 14 de Dezembro de 2008, 09:27:24 »
Hahahahah... não é por nada não mas ontem ao dizer para uma garota que eu sou ateu ela assustou.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 14 de Dezembro de 2008, 13:12:14 »
Não.

E no "mundo real" é pior ainda. Nem abro a boca.

Contra fanatismo, não há argumentos.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 14 de Dezembro de 2008, 14:32:58 »
Não tenho exatamente saco. Arranjo um pouco de vez em quando, porque fico meio incomodado quando colocam uns chavões clássicos ou argumentos anunciados como novos e devastadores, e ficam sem contestação, sem alguém ir lá e expor tudo que foi omitido e distorcido, sem falar de outros problemas lógicos que freqüentemente estão associados, como um ultra-ceticismo para a evolução (ou, para quanto da evolução e da história do universo não se gostar, já que há vários níveis de aceitação entre so crias), e desproporcional predisposição para aceitar "conclusões" criacionistas porcamente elaboradas.

Mas freqüentemente me pergunto se vale mesmo a pena. Tendo a pensar ultimamente que é inútil esse debate se feito em terreno científico, simplesmente esclarecendo os fatos. A raiz e o tronco dos criacionismos não estão realmente em dúvidas legítimas sobre a evolução ou a história do universo, mas numa incompatibilidade dessas com a visão que algumas vertentes tem sobre a necessidade da interpretação literal sobre sua narrativa de criação.

Citação de: Wikipedia
YECs generally hold that when Genesis describes the creation of the Earth occurring over a period of days, this indicates normal-length 24 hour days, and cannot reasonably be interpreted otherwise. They agree that the Hebrew word for "day" (yôm) can refer to either a 24-hour day or a long or unspecified time, but argue that whenever the latter interpretation is used it includes a preposition defining the long or unspecified period. In the specific context of Genesis 1, since the days are both numbered and are referred to as "evening and morning", this can mean only normal-length days. Further, they argue that the 24-hour day is the only interpretation that makes sense of the Sabbath command in Exodus 20:8–11. YECs argue that it is a glaring exegetical fallacy to take a meaning from one context (yom referring to a long period of time in Genesis 1) and apply it to a completely different one (yom referring to normal-length days in Exodus 20).[52]

Further, YECs argue that their position is the only way to explain the Fall, which introduced death and suffering into the world. They argue that all long-age views entail death before sin, which they regard as a severe theological error, violating Genesis 3, and for Christians, Romans 5:12–19, 8:17–22 and 1 Corinthians 15:21–22.[53]

E definitivametne eu não tenho saco nem faz sentido para mim ficar argumentando "teologicamente" sobre como esses trechos desses livros poderiam ser interpretados de outra forma. Seria até um pouco hipócrita, o mais condizente com o que eu realmente penso seria argumentar que qualquer livro religioso não deve servir de parâmetro para a investigação científica. Algo mais ou menos no sentido do que disse o Don Lindsay, tirando a crença em deus:

"Eu creio que a Criação - isso é, a natureza - não é um engodo. Qualquer coisa que a Criação clara e inconfundivelmente mostre, deve ser Verdade. Quando quer que a Verdade Revelada esteja em conflito com a Criação em si, humanos devem ter de alguma forma mal traduzido ou mal compreendido.

Então, para mim, o debate, a questão, é o que (se algo) é claramente e inconfundivelmente mostrado pela Criação. O problema não é simples. As crateras na Lua podem estar escritas em grande tamanho, mas não estão escritas em inglês."

A "responsabilidade" maior do combate ao criacionismo acaba estando nas mãos dos teístas e deístas, acho que são os que têm maior poder de convencer os fundamentalistas sobre esse erro "epistemológico". É complicado, porque de certa forma os fundamentalistas estão argumentalmente até mais certos, dentro de uma perspectiva teísta. Sob esse ponto de vista, a "responsabilidade" cai novamente sobre céticos, ateus e simpatizantes, em mostrar que a fé simplesmente não serve como "método científico", e que o(s) método(s) científico(s) de verdade são uma forma superior de se conhecer a realidade do que a fé. Assim, mesmo sem condenar completamente a fé (até porque as pessoas podem estar certas apenas por palpite, sem método) apenas por ser fé, argumentar que suas "conclusões" devem sempre ser subordinadas às conclusões da investigação científca, e não o contrário.

Mas fazer isso tambem é um saco, e raramente chega-se nesse ponto nas discussões com fundamentalistas, perde-se tempo com as confusões e distorções feitas para dar uma forcinha para a fé se contrapor à realidade.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 14 de Dezembro de 2008, 14:38:26 »
Por que não tem a opção depende? No geral, não.... É a mesma ladainha, o mesmo blá,blá,blá e etc.... Pessoas que querem e foram ensinadas a ter medo, ser submissas e etc...

Mas de vez em quando temos que rebater, pois isto é pg na net, ou seja, qualquer pessoa vê. Refutar, deixar o recado, sair. Isto ajuda outras pessoas refletirem nas suas crenças primitivas...

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #18 Online: 14 de Dezembro de 2008, 21:27:00 »
As vezes é pior discutir com ateístas.....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 14 de Dezembro de 2008, 23:37:04 »
Nossas convicções vão mudando muito muito lentamente. Na verdade, conheço pessoas que passam suas vidas com o mesmo conjunto de convicções.
Provavelmente, Famado e Erivelton fazem parte desses dois tipos. Não vamos muda-los em um site.

Concordo com o Barata que as vezes é mais difícil discutir com ateísta. Acho que é mais fácil discutir com pessoas que já mudaram suas convicções. Isto pode significar que podem estar dispostas a mudar mais uma vez.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #20 Online: 15 de Dezembro de 2008, 09:49:23 »
Bem, sim. Acho que é por aí mesmo. Na verdade, o que eu não gosto é de discutir com gente radical, seja lá com o que for. Detesto fundamentalistas de qualquer espécie. 

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
« Resposta #21 Online: 24 de Dezembro de 2008, 16:37:08 »
Para discutir não mais a muito tempo....mas não me furto a umas cutucadas de vez em quando....só para não passar em branco....e as vezes os caras ficam chocados....
Uma verdade ou um ser podem ser vistos de vários pontos, porém a verdade e o ser estão acima de pontos de vista.

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #22 Online: 25 de Dezembro de 2008, 23:09:51 »
Uma aluna do meu departamento, criacionista, uma vez me perguntou como eu conciliava ser cristão com ser evolucionista.
Respondi perguntando como ela conciliava ser criacionista com o mundo real a sua volta.

Nunca mais tocou no assunto.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 25 de Dezembro de 2008, 23:13:07 »
pergunta: Você é evolucionista, cristão e não criacionista? Lembrando que evolucionista não seria necessariamente antagônico a criacionista, por tratarem de temas distintos.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 26 de Dezembro de 2008, 01:34:09 »
pergunta: Você é evolucionista, cristão e não criacionista? Lembrando que evolucionista não seria necessariamente antagônico a criacionista, por tratarem de temas distintos.

Não entendi nada... :o

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!