Corretíssimo! Mas não é só por isso. É porque invocar um ser metafísico NÃO resolve a questão do ponto de vista científico, pois cria uma hipótese ad-hoc que, por sua própria definição, não pode ser testada.
A macro-evolução também não pode ser testada...
Dito de outra forma, quando se postula a ação do tal ser metafísico, paramos de questionar o Universo.
Não necessáriamente. O cientísta, que crê em Deus, pode continuar fazendo suas pesquisas. Sua fé não o impede, afinal, ciência tem várias razões de ser praticada.
Olha, com toda honestidade? Depende do que você chama de "respostas válidas". A Religião pode sim trazer paz de espírito e inspirar gestos de grandeza em algumas pessoas. As Artes alimentam os nossos anseios e nos relacionam com o Belo. A Filosofia nos ajuda a contemplar as nossas relações e responsabilidades conosco e com os demais seres humanos. Tudo isso são respostas válidas. Dependendo de cada um, algumas delas serão mais válidas do que outras.
E por que a religião não pode fazer revelações sobre a realidade, que
correspondem a realidade, que são respostas verdadeiras ? Por que discartar esta possibilidade ad-hoc como não possível ?
Mas se queremos saber como o Universo funciona; como ele veio a ser o que é e por que, eu só conheço um jeito: a Ciência. É pra isso que ela serve, afinal.
A ciência não consegue penetrar as últimas verdades. E principalmente, não sabe dar respostas ao sentido das coisas. Ao porque de tudo existir. Não sabe dar respostas a origem do universo. A origem da vida.....
E nem precisa, porque a Ciência não se propõe a fazer juízo de valor a respeito de nada.
Justamente. E aí que entra a filosofia, e a religião.
Esse papel é da Filosofia. Além do mais, suspeito que nem haja nem uma razão, nem um sentido (no sentido teleológico) para nossas vidas.
Então, em última instância, sua vida não tem sentido..... um scenário mais que desolador.... o que você faz, diz, pensa, realiza, almeja, alcança em sua vida. Nada disso tem real sentido. Na verdade, o ser humano neste scenário não tem mais dignidade que um animal. Os valores se relativam, tudo é valido, conforme a moda contemporânea, e os valores propóstos pela sociedade.
Mulher com mulher , homem com homem, prostituição, pornografia, roubar, matar, mentir, trair, prejudicar, invejar, etc. tudo pode ser aceito. Assim os valores familiares se tornam de menor importância. A sociedade se disfaz....
Ter, tem. Mas não para explicar o Universo e o mundo.
Quem sabe melhor explicar um aparelho eletrônico, é o fabricante. Assim é também com o mundo. Se Deus é o criador, quem melhor para explicar , como tudo ele fez ?