[...]
Se não, como é que a China conseguiu este milagre de se tornar a segunda maior economia do mundo sem usar um código secreto, já que não teve Estado Mínimo? Ou a riqueza da China ainda é pouco pros chineses?
A China se tornou a segunda maior economia do mundo por causa das empresas ocidentais que lá construíram fábricas; da instalação de uma base de produção de amplo espectro, com uso intensivo de mão-de-obra ultra barata e por permitir que a parte produtiva utilizasse os conceitos modernos do sistema capitalista.
Então não é necessário primeiro um Estado Mínimo para se concentrar riqueza suficiente para um estado de bem estar social? Ou é?
Na maioria dos casos conhecidos, foi o que aconteceu. Avalio que a China e a ex-URSS foram as grandes exceções.
A ex-URSS ruiu por causa de suas contradições internas e pelo colapso do sistema produtivo e político.
A China chegou até o atual estágio por causa do apoio ocidental e por conta de peculiaridades na sua gestão econômica, que cedo ou tarde a levarão a sua ruína, entre as quais cito: a manipulação do câmbio, a absorção contínua e artificial da produção para atender uma demanda inexistente (exemplo são as cidades fantasmas, feitas para absorver parte do aço e do cimento), manipulação da taxa de inflação, manipulação da taxa de juros, emissão descontrolada de yuans, etc.