Autor Tópico: ATEA  (Lida 21460 vezes)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: ATEA
« Resposta #100 Online: 23 de Janeiro de 2009, 15:43:52 »
Sempre entendi o Newtal como uma brincadeira, pelo fato de Newton ter nascido em 25 de dezembro. Oh, e por haver alguma discordância quanto a esta data ;-)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #101 Online: 23 de Janeiro de 2009, 15:44:16 »
Ainda que não se possa associar Newton com o ateísmo, ainda é uma oportunidade celebrar um grande marco da história. Teísta ou não, Newton é um dos pilares da revolução científica e por isso merece ser homenageado como um herói humanista. Estaríamos é sendo mesquinhos, se nos limitássemos a homenagear somente os ateus e minimizar a importância dos teístas.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #102 Online: 23 de Janeiro de 2009, 17:02:17 »
Ainda que não se possa associar Newton com o ateísmo, ainda é uma oportunidade celebrar um grande marco da história. Teísta ou não, Newton é um dos pilares da revolução científica e por isso merece ser homenageado como um herói humanista. Estaríamos é sendo mesquinhos, se nos limitássemos a homenagear somente os ateus e minimizar a importância dos teístas.
Não disse pra não homenagea-lo e sim para não intentar uma relação inexistente (Newton/ateismo). Natal ateu sendo associado a Newton é desrespeito, não importa o quanto ele tenha sido importante na revolução cientifica e humanista.

Eu continuo considerando um absurdo tanto quanto o uso do nome de Sagan pelos ufologos.
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #103 Online: 24 de Janeiro de 2009, 00:01:16 »

22 de janeiro de 2009 • 17h06 • atualizado às 17h41
Associação quer reconhecimento e planeja Dia do Orgulho Ateu

Eu não disse, eu não disse?

Agora temos que fazer uma ONG "ANRPATEA", Ateus Não Representados Pela ATEA".

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #104 Online: 24 de Janeiro de 2009, 00:02:44 »
"Dia do Orgulho Ateu" soa tão... gay ! :O
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #105 Online: 24 de Janeiro de 2009, 00:03:33 »
"Dia do Orgulho Ateu" soa tão... gay ! :O

Acho que essa é a intenção...

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #106 Online: 25 de Janeiro de 2009, 16:17:14 »
Acho esse tipo de organização tão desnecessária...
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #107 Online: 25 de Janeiro de 2009, 16:29:51 »
Tenho pensamentos conflitantes sobre isso. Aumentar a visibilidade dos descrentes é muito bom, mas preferia que fosse de uma maneira menos... impositiva (por falta de uma palavra melhor).

Por outro lado, ainda há muito preconceito e desinformação sobre ateísmo e talvez uma iniciativa dessas não seja tão ruim.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #108 Online: 25 de Janeiro de 2009, 16:38:37 »
Todos os movimentos que conseguiram algum resultado ao longo dos séculos 19 e 20 foram agressivos.
Quem estava na linha de frente quebrou a cara, em muitos casos.

Às vezes, como numa negociação, é preciso pedir muito para depois ceder e aceitar menos.

De qualquer forma, fico preocupado com a reação provavelmente raivosa e fundamentalista que esse tipo de reinvindicação vai provocar.

Offline Prometheus

• Nível 07
  • *
    • Brights
« Resposta #109 Online: 25 de Janeiro de 2009, 17:56:28 »
uiliníli

Não concordo que Newton deva ser homenagiado,Assim como você descreveu Isaac Newton como humanista,no qual ele não foi nada,creio que você já leu a biografia dele.

Sem dúvida Newton foi um gênio,porém na questão de relacionamentos interpessoal,não demonstra isso em sua biografia,ou seja de humanista não tem nada.
O profundo
tédio, que como névoa silenciosa desliza para cá e para lá nos abismos da
existência, nivela todas as coisas, os homens e a gente mesmo com elas, numa
estranha indiferença. Esse tédio manifesta o ente em sua totalidade.(Heidegger)

A angústia manifesta o nada.(Heidegger)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #110 Online: 25 de Janeiro de 2009, 18:08:28 »
uiliníli

Não concordo que Newton deva ser homenagiado,Assim como você descreveu Isaac Newton como humanista,no qual ele não foi nada,creio que você já leu a biografia dele.

Sem dúvida Newton foi um gênio,porém na questão de relacionamentos interpessoal,não demonstra isso em sua biografia,ou seja de humanista não tem nada.

Isso é verdade. Eu não me referia a humanista no sentido ético, mas no sentido intelectual, afinal, um dos fundamentos da filosofia humanista é justamente a crença na capacidade humana de encontrar a verdade através do uso da razão (Humanism and its Aspirations) E nesse aspecto específico, Newton foi um titã do humanismo.

E tem o outro aspecto mais de paródia do Newtal também, afinal, seria uma festividade que cairia no 25 de dezembro e uma desculpa para os ateus também se divertirem na data, supostamente celebrando a ciência e a razão  :P

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #111 Online: 25 de Janeiro de 2009, 18:21:05 »
Todos os movimentos que conseguiram algum resultado ao longo dos séculos 19 e 20 foram agressivos.
Quem estava na linha de frente quebrou a cara, em muitos casos.

Às vezes, como numa negociação, é preciso pedir muito para depois ceder e aceitar menos.

De qualquer forma, fico preocupado com a reação provavelmente raivosa e fundamentalista que esse tipo de reinvindicação vai provocar.

Eu achei os objetivos dessa ATEA totalmente vazios.

Que preconceito tão grande é esse que vocês veem contra ateus? Eu nunca vi ateu ser surrado por aí como acontece com gays. Não vejo ateus sendo seguidos por seguranças nos estabelecimentos comerciais como se fossem roubar algo, como acontece com os negros.

Que discriminação tão grande é essa que precisa de uma organização para defender os ateus? Eu não sei...

Para mim isso parece só desculpa para promover o ateísmo. Só que ateísmo não é religião para precisar se promover. Não temos um livrinho ditando que devemos espalhar a palavra do senhor ateu para iluminar os crentes.

Definitivamente não enxergo que contribuições a ATEA trará para os ateus ou para qualquer outro indivíduo.
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2009, 18:23:43 por Orbe »
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Prometheus

• Nível 07
  • *
    • Brights
« Resposta #112 Online: 25 de Janeiro de 2009, 18:23:28 »
uiliníli

Entendido. :lol:
O profundo
tédio, que como névoa silenciosa desliza para cá e para lá nos abismos da
existência, nivela todas as coisas, os homens e a gente mesmo com elas, numa
estranha indiferença. Esse tédio manifesta o ente em sua totalidade.(Heidegger)

A angústia manifesta o nada.(Heidegger)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #113 Online: 25 de Janeiro de 2009, 18:26:41 »
Decerto não é um preconceito que se expresse violentamente - ao menos não aqui no Brasil. Mas é constrangedor algumas vezes e outras é abertamente hostil. Um pouco mais de visibilidade não seria ruim.

Concordo com você que não pode ser feito a ferro e a fogo, ou vira uma religião como outra qualquer.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #114 Online: 25 de Janeiro de 2009, 18:30:33 »
E tem o outro aspecto mais de paródia do Newtal também, afinal, seria uma festividade que cairia no 25 de dezembro e uma desculpa para os ateus também se divertirem na data, supostamente celebrando a ciência e a razão
Se ele não fosse teísta, seria uma parodia mesmo...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #115 Online: 25 de Janeiro de 2009, 18:55:38 »
Acredito que o grande público precisa de mais informação. Os ateus ainda são considerados pessoas sem moral e esem caráter, incapazes de sentir empatia por outro ser humano. Eu me incomodo com isso. Acredito que podemos mudar isso se informarmos as pessoas, mostrarmos que nós existimos e que não somos os monstros que eles imaginam. Pelo menos não todos nós :P

E repetindo uma coisa que já falei aqui antes: se vocês concordam que é preciso fazer alguma coisa e têm medo de que a ATEA haja da forma errada, que ela adote um tom belicoso demais e que acabe prejudicando mais do que ajudando, então vocês são muito bem vindos a se inscreverem de graça na associação e darem as suas opiniões no fórum. Acredito que quanto mais pessoas com uma postura moderada e conciliadora estiverem lá dentro, melhores serão os resultados.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #116 Online: 25 de Janeiro de 2009, 19:01:30 »
Tenho pensamentos conflitantes sobre isso. Aumentar a visibilidade dos descrentes é muito bom, mas preferia que fosse de uma maneira menos... impositiva (por falta de uma palavra melhor).

Por outro lado, ainda há muito preconceito e desinformação sobre ateísmo e talvez uma iniciativa dessas não seja tão ruim.

2

Também tenho sentimentos conflitantes, pelos mesmos motivos.

Também por ter uma desconfiança a organizações em geral.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Diogo_

• Nível 10
  • *
« Resposta #117 Online: 25 de Janeiro de 2009, 22:47:31 »
Acho muito interessante informar a sociedade a respeito do ateísmo, mas seria muito desagradável se alguma forma de doutrina fosse imposta por parte desta ONG em relação aos ateus.

Mas eu acho que a própria divulgação do conceito de laicismo já trata de diminuir esse preconceito.

Pode ser que em pouco tempo a atividade dessas ONGs militantes seja algo até mesmo comparável a chutar cachorro morto.

Eu espero que a ATEA faça um ótimo trabalho em divulgar o ateísmo, mas sem doutrinar.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #118 Online: 25 de Janeiro de 2009, 22:50:17 »
E não é obrigatório haver só uma ONG. Nos EUA mesmo existem várias, dos American Atheists até a American Humanist Association, eles têm até organizações a nível estadual. :o

Offline Diogo_

• Nível 10
  • *
« Resposta #119 Online: 25 de Janeiro de 2009, 23:27:22 »
E não é obrigatório haver só uma ONG. Nos EUA mesmo existem várias, dos American Atheists até a American Humanist Association, eles têm até organizações a nível estadual. :o
No momento vejo que a ATEA é a única ONG ateísta militante no Brasil.

Tendo apenas 1 ONG torna-se mais provável uma possível doutrinação sim.

Considerando qualquer assunto polêmico a ser discutido pela mídia, por exemplo, provavelmente a ATEA como ONG terá uma forma de posicionamento consensual em relação a algum tema discutido na sociedade.

A ATEA possui um site, com artigos, entrevistas...
Querendo ou não ela será a única ONG representativa dos ateus no Brasil e qualquer coisa que seja postada no site da ATEA será facilmente considerada como uma espécie de opinião consensual da comunidade ateísta brasileira.

Considere um exemplo bem tosco de um líder comunitário que resolve montar um time de futebol amador do bairro.
Ele decide convocar apenas os seus baba-ovos, que na sua maioria são verdadeiros pernas de pau e que vão representar o seu bairro.
Considere também que você não foi convocado apenas porque não se dá muito bem com o líder.
No entanto você é uma criança, que joga muito bem, é amante de futebol e preocupado com a reputação de sua comunidade neste esporte.
Pra você, neste caso, a criação do time de futebol foi boa ou ruim? Não seria melhor ficar sem o time?
Além do seu bairro ser mal representado o seu brilho de bom jogador será ofuscado e terás que mudar de time se quiser jogar.

Concordo que esse negócio de reputação ideológica é uma grande bobagem para a maioria, mas muitos levam isso extremamente a sério, especialmente filósofos, jornalistas, políticos e demais profissionais de áreas com foco na opinião pública.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #120 Online: 25 de Janeiro de 2009, 23:30:42 »
Dia do orgulho ateu parece dia do orgulho GLS...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #121 Online: 25 de Janeiro de 2009, 23:34:41 »
No momento vejo que a ATEA é a única ONG ateísta militante no Brasil.

Tendo apenas 1 ONG torna-se mais provável uma possível doutrinação sim.

Considerando qualquer assunto polêmico a ser discutido pela mídia, por exemplo, provavelmente a ATEA como ONG terá uma forma de posicionamento consensual em relação a algum tema discutido na sociedade.

A ATEA possui um site, com artigos, entrevistas...
Querendo ou não ela será a única ONG representativa dos ateus no Brasil e qualquer coisa que seja postada no site da ATEA será facilmente considerada como uma espécie de opinião consensual da comunidade ateísta brasileira.

Considere um exemplo bem tosco de um líder comunitário que resolve montar um time de futebol amador do bairro.
Ele decide convocar apenas os seus baba-ovos, que na sua maioria são verdadeiros pernas de pau e que vão representar o seu bairro.
Considere também que você não foi convocado apenas porque não se dá muito bem com o líder.
No entanto você é uma criança, que joga muito bem, é amante de futebol e preocupado com a reputação de sua comunidade neste esporte.
Pra você, neste caso, a criação do time de futebol foi boa ou ruim? Não seria melhor ficar sem o time?
Além do seu bairro ser mal representado o seu brilho de bom jogador será ofuscado e terás que mudar de time se quiser jogar.

Concordo que esse negócio de reputação ideológica é uma grande bobagem para a maioria, mas muitos levam isso extremamente a sério, especialmente filósofos, jornalistas, políticos e demais profissionais de áreas com foco na opinião pública.

Eu entendo a sua preocupação. Por isso mesmo outras ONGs seriam muito bem vindas. E existe esse perigo de as opiniões da ATEA serem interpretadas como de todos os ateus pela mídia - isso seria, é claro, um raciocínio falacioso, mas existe o risco de aimprensa cair nesse erro. Mas o pessoal da ATEA está ciente disso e te asseguro que existe essa a preocupação de a entidade não parecer doutrinária  e excluir algumas pessoas. Está em discussão até mesmo contratar os serviços de profissionais de relações públicas para ajudar.

Offline Diogo_

• Nível 10
  • *
« Resposta #122 Online: 26 de Janeiro de 2009, 03:38:59 »
Se a ATEA deixar muito bem claro que suas posições se limitam na defesa de um estado laico e na aceitação do ateísmo como condição normal do ser humano, não vejo problema algum.

O que não pode é extender demais o foco a temas como ética, vegetarianismo  :histeria:, conservadorismo ou liberalismo etc.

Offline Diogo_

• Nível 10
  • *
« Resposta #123 Online: 26 de Janeiro de 2009, 03:44:59 »
No caso alí na minha última frase... Seria "extender" ou "estender"?  :o

Escrevi certo?

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #124 Online: 26 de Janeiro de 2009, 06:52:31 »
Meu único "problema" com a ATEA vai ocorrer SE eles afirmarem que representam todos os ateus.

Até isso acontecer, boa sorte para eles, façam o que acharem melhor.
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2009, 07:41:47 por Ricardo RCB. »
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!