Autor Tópico: ATEA  (Lida 21459 vezes)

Offline HFC

• Nível 30
  • *
Re: ATEA
« Resposta #75 Online: 01 de Janeiro de 2009, 10:27:36 »
Quer dizer que aquela unidade de comprimento se pronuncia "óngstrom"?

Pensando bem, não sei se precisamos de uma ONG fazendo o que o Sotto considera importante, como brigar pra tirar o "DEUS SEJA LOUVADO" da cédula de dinheiro, mas uma organizaçào, mesmo que informal, com apoio jurídico para casos de discriminação seria realemnre interessante.

Apoiado.

Quanto a mudar a imagem do ateu perante a sociedade, realmente é algo que deve partir de cada um de nós, do nosso comportamento. É questão de educação também, tanto a educação da escola quanto a de casa. Talvez uma ONG seja importante pra pedir aulas de filosofia (ou algo parecido) em vez de "ensino religioso" e coisas assim.

Apoiado - com ênfase ainda maior. :ok:
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #76 Online: 01 de Janeiro de 2009, 11:55:59 »
Mas já existe uma organização chamada "Brasil para Todos" (aliás, onde o Daniel também está) que aborda estas questões do laicismo:

http://www.brasilparatodos.org/
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #77 Online: 01 de Janeiro de 2009, 11:58:01 »
O post mais recente lá é de janeirod e 2007. BpT continua ativa?
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #78 Online: 01 de Janeiro de 2009, 12:08:29 »
Não só continua como  o Daniel me pediu uma tradução, que terminei no Newtal !
--
Si hemos de salvar o no,

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #79 Online: 01 de Janeiro de 2009, 12:09:28 »
Então bom está! :ok:
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #80 Online: 01 de Janeiro de 2009, 16:34:10 »
Interessante essa ONG Brasil para Todos. mas ela também parece estar preocupada demais com trivialidades...

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #81 Online: 12 de Janeiro de 2009, 18:48:29 »
A ATEA incluiu recentemente em sua seção de perguntas e respostas:

4.1 Por que eu devo me associar?
Há vários motivos. Por exemplo, para lutar contra o preconceito e a discriminação. Além de empregos que foram perdidos ou não chegaram a ser ocupados, e diversas outras situações no dia-a-dia que foram e são vividas por muitos ateus e agnósticos, como por exemplo a associação que se faz entre criminalidade e ausência de religião ("só um sujeito sem deus no coração poderia ter estuprado e matado essa menina"), existem dados sólidos para mostrar como as pessoas se comportam com relação ao ateísmo.

Por exemplo, para medir índices de rejeição, há décadas o instituto Gallup vem perguntando aos norte-americanos se eles votariam para presidente em um indivíduo no geral bem qualificado e indicado pelo partido de sua preferência, caso ele fosse judeu, negro, mulher, etc. Os ateus têm hoje o maior índice de de rejeição (53% não votariam em um ateu), bem à frente do segundo colocado (43% não votariam em um homossexual). A revista Veja encomendou uma pesquisa ao CNT/Sensus e descobriu que 84% dos brasileiros votariam em um negro para presidente da República, 57% dariam o voto a uma mulher, 32% aceitariam votar em um homossexual, mas apenas 13% votariam em um candidato ateu.

Mas será que essa rejeição não se limita a pruridos políticos? Em 2008, a Fundação Perseu Abramo perguntou a 2014 pessoas acima de 15 anos, em todas as classes sociais, o que elas sentiam normalmente ao ver ou encontrar desconhecidos de diferentes “grupos de pessoas”. O resultado foi o seguinte: empatados com usuários de drogas, os ateus estão em primeiro lugar no quesito "repulsa/ódio", sentimento despertado em 17% dos entrevistados. O segundo lugar é o de garotos de programa, com apenas 10%. Os ateus também estão em primeiro lugar na categoria "antipatia", sentimento despertado em 25% dos entrevistados. Novamente, um empate técnico com usuários de drogas (24%). Portanto, 42% das pessoas sentem antipatia ou coisa pior pelos ateus. Definitivamente, este não é um problema de mero conservadorismo eleitoral.

Apreciemos dois exemplos recentes. Veja-se inicialmente a declaração do cônego José Luiz Villac:

"alguém que rompeu com Deus no fundo do seu coração é um indivíduo visceralmente ruim. Os aspectos aparentemente bons de sua personalidade apenas encobrem essa malícia de fundo, que contamina todos os seus atos internos e externos."

Ah, mas esse é só um religioso destilando preconceito para apenas algumas centenas de fiéis na missa de todos os dias... Tudo bem, então vejamos o que tem a dizer um dos maiores jornais do país sobre ateísmo, usando evidentemente de toda a imparcialidade disponível a um veículo midiático de peso e importância no país. O Especial de religiões de 2001 descreve nove religiões nos termos mais elogiosos possíveis, chegando a defender o machismo exacerbado das crenças toltecas; omitindo-se sobre o fato de que cientologistas achacam judicialmente todos os seus críticos, gastam fortunas para ascender hierarquicamente no grupo e vez por outra deixam de receber cuidados médicos em função de suas crenças; esquecendo de citar que o espiritismo ensina seus seguidores a culparem a si próprios por absolutamente todo mal que lhes sucede; e sendo perfeitamente condescendentes com os indivíduos que entendem que uma bebida psicotrópica é "santa".

E como o especial descreve o ateísmo? Não com um texto jornalístico igualmente ufanista, mas com a crítica de um filósofo do século dezenove, que afirma

"O ateísmo, teórico e prático, é um vício profundo, ou, em termos mais claros, o vício radical do coração e do espírito humano. Século algum se viu livre dele, e o nosso está mais contagiado do que se imagina."

Esse é o estado atual do ateísmo em nossa sociedade: vilipendiado abertamente até pelos supostamente mais sérios veículos de comunicação. Imagine-se o que aconteceria se o mesmo fosse dito do judaísmo, das religiões afro-brasileiras ou qualquer outro grupo religioso! Mas no caso do ateísmo, o resultado é só silêncio. Diversos pedidos para retirar esse texto foram simples e facilmente rejeitados nos últimos anos.

Para lutar contra isso é preciso estimular as pessoas a saírem do armário, informar a população e criar uma interlocução oficial com a mídia, a sociedade e o poder público. É preciso haver um postulante com legitimidade para avançar causas na justiça. A ATEA pode cumprir todos esses papéis.

Além disso, há diversas questões no convívio social nas quais uma organização pode ajudar, como se vê na seção sobre ritos de passagem. E para aqueles que entendem que um mundo com mais ateus seria um mundo com menos mentiras, mais iluminado e com recursos melhor utilizados, uma associação também é o caminho certo.

Apesar de o IBGE se recusar a divulgar a quantidade de ateus e agnósticos apurada pelos censos, sabe-se por pesquisas particulares que eles compõem cerca de 1 a 2% da população brasileira. Uma pesquisa Brasmarket, que ouviu 200 mil eleitores em 449 cidades do País, por exemplo, apontou 1,4% de ateus. Com uma população de 190 milhões de pessoas, são cerca de 2,7 milhões de descrentes. Isso é cerca de quatro vezes mais do que o número de adeptos do judaísmo, umbanda e candomblé, juntos. Já era hora de nos unirmos para termos voz e visibilidade proporcional a esses números.

http://atea.org.br/option=com_content&view=article&id=49&Itemid=54

Não simpatizei muito com esse trecho em azul  :?

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #82 Online: 12 de Janeiro de 2009, 18:58:53 »
Além disso, há diversas questões no convívio social nas quais uma organização pode ajudar, como se vê na seção sobre ritos de passagem. E para aqueles que entendem que um mundo com mais ateus seria um mundo com menos mentiras, mais iluminado e com recursos melhor utilizados, uma associação também é o caminho certo.

Não simpatizei muito com esse trecho em azul  :?

2. Ficou estranho.

Ritos de Passagem também ficou estranho, vou ler a seção depois para comentar melhor.
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Zibss

• Nível 28
  • *
« Resposta #83 Online: 13 de Janeiro de 2009, 13:29:49 »
E para aqueles que entendem que um mundo com mais ateus seria um mundo com menos mentiras, mais iluminado e com recursos melhor utilizados, uma associação também é o caminho certo.

Tire o "mais ateus" e coloque "mais cristãos"..e no final coloque "Amém, Jesus?". Fica igualzinho à uma religião.

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #84 Online: 13 de Janeiro de 2009, 13:35:59 »
E para aqueles que entendem que um mundo com mais ateus seria um mundo com menos mentiras, mais iluminado e com recursos melhor utilizados, uma associação também é o caminho certo.

Tire o "mais ateus" e coloque "mais cristãos"..e no final coloque "Amém, Jesus?". Fica igualzinho à uma religião.

Tire o "caminho certo." e coloque "caminho certo!!!" e no final coloque "Amém ou não amém, irmãos?!?!". Fica melhor ainda... ::)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #85 Online: 13 de Janeiro de 2009, 13:48:43 »
Só eu não consigo me sentir ofendido com o que quer que seja dito sobre ateus? :)
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #86 Online: 13 de Janeiro de 2009, 14:02:34 »
Não, não só você. Mas até que ponto a gente se acostumou a isso ? :)
--
Si hemos de salvar o no,

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #87 Online: 13 de Janeiro de 2009, 14:09:38 »
Daniel Sottomaior me mandou a mensagem abaixo :

A IstoÉ está fazendo uma reportagem sobre a ATEA e está precisando de

pessoas para entrevistar com três perfis:

- quem esteja no armário

- quem tenha sofrido preconceito

- quem tenha alguma história interessante com filhos, escola, etc.

Mandar tel urgente para Maira@istoe.com.br

--
Si hemos de salvar o no,

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #88 Online: 13 de Janeiro de 2009, 14:10:35 »
Só eu não consigo me sentir ofendido com o que quer que seja dito sobre ateus? :)

Nem eu. Alguns dizem que sou um "ateu espiritualizado". Não sei o que quer isso dizer exatamente, mas ajuda muito no aspecto político... ::)

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #89 Online: 13 de Janeiro de 2009, 14:13:30 »

Ele mandou o email dela depois... só vi agora... :ops:

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #90 Online: 13 de Janeiro de 2009, 14:48:36 »
Daniel Sottomaior me mandou a mensagem abaixo :

A IstoÉ está fazendo uma reportagem sobre a ATEA e está precisando de
pessoas para entrevistar com três perfis:

- quem esteja no armário
- quem tenha sofrido preconceito
- quem tenha alguma história interessante com filhos, escola, etc.

Essa linha editorial que eles adotam para falar sobre os ateus é muito parecida com a que usam para homossexuais. Nada contra quem é homossexual, mas para mim são coisas diferentes.

Troque o termo ateu por vascaíno e fica evidente o quão esdrúxula é esta comparação.

Posso reclamar neste email mesmo?
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #91 Online: 13 de Janeiro de 2009, 15:06:58 »
Mas ateus e homossexuais têm sim muito em comum. E essa linha editorial não é de hoje e nem particular do Brasil. Eu lembro que um dos primeiros textos ateístas (em inglês) que li falava justamente nisso, em pegar emprestado dos homossexuais a expressão "Como out of the closet" e tomar o movimento gay como referência.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #92 Online: 22 de Janeiro de 2009, 23:18:25 »

22 de janeiro de 2009 • 17h06 • atualizado às 17h41
Associação quer reconhecimento e planeja Dia do Orgulho Ateu

Fabricio Calado
Direto de São Paulo

Símbolo da campanha da associação seria utilizado no Metrô
            Se Deus não existe, tudo é permitido? Não se você quiser anunciar a inexistência Dele no espaço para publicidade do Metrô de São Paulo. Ao menos, é o que diz a Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (Atea), que teve a idéia inspirada em iniciativa semelhante feita nos ônibus da Europa.

"O Metrô proíbe anúncios como o nosso", explica o engenheiro Daniel Sottomaior, 37 anos, presidente da Atea. O item 20-a do capítulo VI do regulmento de publicidade no Metrô veta propagandas "que possuam assuntos polêmicos, temas de cunho religioso (...) que possam prejudicar a imagem da companhia e suscitar comportamentos inadequados". Além da restrição publicitária, ter que pôr a mão no bolso para abrir os olhos dos religiosos também pesa, diz Sottomaior. "Aqui no Brasil, o custo do anúncio só é minúsculo se você comparar nossos recursos com os dos nossos concorrentes, a Igreja", brinca o engenheiro.

Se o Metrô for descartado, a Atea verá a possibilidade de anunciar em ônibus, como foi feito na Europa - e saiu "extremamente caro", destaca o dirigente da associação atéia no Brasil.

Enquanto isso, os ateus já traçam outros planos. Um deles é o Dia do Orgulho Ateu, a ser comemorado em 12 de fevereiro, data do nascimento do naturalista britânico Charles Darwin (1809-1882), que invalidou parte do discurso religioso com sua teoria da evolução por meio de seleção natural, no livro "A origem das espécies", de 1859. O Dia de Darwin é um exemplo até inofensivo comparado à outra alteração proposta pela Atea: o Natal ateu seria comemorado dia 25 de dezembro, com o nome Newtal - referência à possível data de nascimento do cientista inglês Isaac Newton (1643-1727).

Acredite se quiser
Segundo Sottomaior, a idéia de juntar ateus em um sindicato da categoria, por assim dizer, é antiga. "O Brasil tem de 1% a 2% de ateus, mais que judeus e adeptos da umbanda e candomblé juntos. Se a gente conseguir reunir 10% desse 1%, seriam 190 mil ateus", afirma ele. A estimativa é baseada em números 'escanteados' pelo IBGE na hora de mapear a religião dos brasileiros.

Se alguém botar fé no que diz o dirigente ateu, a associação ainda tem uma longa via-crúcis a percorrer. Atualmente, a Atea tem 155 membros, e outros 30 no aguardo de aprovação. O cadastro é feito no site da associação, www.atea.org.br. Segundo o presidente, o associado pode escolher se contribui com dinheiro.

A nova minoria
Um dos motes da campanha da Atea é "saindo do armário". Qualquer coincidência com a bandeira do movimento LGBT é 100% intencional.

"Usamos muitas analogias do movimento gay porque muitos deles acham que são a última minoria, mas somos nós. Os homossexuais já conseguiram seu lugar ao sol", explica Sottomaior. Ainda hoje, ele se enfurece ao ouvir o comentário-padrão "isso é coisa de quem não tem Deus no coração" quando alguém comete uma monstruosidade. "Já tentei fazer representação contra isso no Ministério Público, mas não me deram bola", lastima.

Por isso, o objetivo-mor da Atea é conseguir espaço na sociedade. Pode ser até um representante no Congresso. "Ele poderia propor projetos relativos ao ateísmo. Seria difícil ser aprovado, mas pelo menos traria a discussão", acredita Sottomaior.

Redação Terra

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #93 Online: 23 de Janeiro de 2009, 00:24:10 »

Não.... Eu não li isso.
vanitas vanitatum omnia vanitas

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #94 Online: 23 de Janeiro de 2009, 00:31:06 »
Não tenho como não achar tudo isso engraçado :P
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #95 Online: 23 de Janeiro de 2009, 01:32:25 »

Eu não me sinto ofendida até o momento em que minha postura social é questionada levando em conta meu ateísmo: eu, enquanto pessoa, ser classificada como ruim, diabólica, anti-ética, só porque não acredito em deus? Não mesmo!

"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #96 Online: 23 de Janeiro de 2009, 07:43:43 »
Pois é. Normalmente eu seria avesso a participar de um movimento desses (embora também não fosse contrário a quem quer). Mas depois de levar um "ateus têm tendências suicidas" na orelha, acho que eu participaria da tal passeata...

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #97 Online: 23 de Janeiro de 2009, 07:52:01 »

Eu não me sinto ofendida até o momento em que minha postura social é questionada levando em conta meu ateísmo: eu, enquanto pessoa, ser classificada como ruim, diabólica, anti-ética, só porque não acredito em deus? Não mesmo!

Frases deste tipo  "isso é coisa de quem não tem Deus no coração" ofendem bastante. E as pessoas pouco percebem ou sequer ligam. Acreditando em "uma força" superior, elas acabam por se julgar mais dignas e honestas. Como se a crença fizesse alguma diferença no fim das contas quanto  a estes aspectos.
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #98 Online: 23 de Janeiro de 2009, 08:33:47 »

Não.... Eu não li isso.

Pois é. Não tem como isso dar certo...

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #99 Online: 23 de Janeiro de 2009, 15:39:56 »
Newtal !
Bem, eu acho um desrespeito associar Newton com ateísmo. Newton era cristão. É o mesmo tipo de desrespeito do caso dos ufologos quererem nomear aquele instituto deles com o nome de Carl Sagan.

Apesar de Newton ter sido muito importante para a ciencia ele não pode e não deve ser relacionado com ateismo, de forma alguma.

Eu ouvi dizer que querem instituir o natal ateu (Newtal), isso é uma puta sacanagem, ainda mais vindo de "nós". Reclamamos que religiosos costumam deturpar as coisas pra se adequerem as suas proposições e "sem notar" fazemos o mesmo... enfim...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!