Eremita, as coisas são completamente entrelaçadas. Não há evidentemente como separar o comunismo de seus pré-requisitos políticos.
O comunismo tem inclusive um viés religioso.
O randismo também! Aquele culto da Ann Rand só podia dar nisso!(Isso não é um argumento, é só pra sacanear o Herf

)
São entrelaçadas; uma interfere na outra e vice-versa. Sistemas econômicos interferem em políticos e vice-versa e nisso eu concordo.
Entretanto, continuam sendo coisas diferentes.Dá pra debater apenas se focando na política, e com incursões ocasionais na economia somente quando necessário. E vice-versa.
E acho que dá pra debater os dois como uma coisa só, mas aí não dá pra falar em "capitalismo, comunismo, feudalismo, democracia, despotismo". Na prática, vai ser só a dissecação de todas as possibilidades políticas versus todas as possibilidades econômicas, e me parece pouco prático.
A divisão de economia e política é tão artificial quanto a divisão de Química, Física e Biologia. Entretanto, acho eu, necessária para se restringir o campo de trabalho.
Quanto a viés religioso.
Siiiim, O Reino de Marx voltará entre nós Proletários Servos do Pensador. Aleluuuuuuuuuuuia!!!!! E você, agnóstico, seu INFIEL! será banido durante A Revolução.(Ah, dá um desconto pras piadinhas sem graça, você acabou de acordar e eu tô indo dormir

)
Agora falando sério, tem gente pra levar como religião qualquer coisa.