Veja como a sua postura filosófica gera um completo relativismo, colega (de profissão terrícola) JungF. Nós céticos pelo menos temos como parâmetro pra "verdade" o mundo real externo, sobre cujo não temos controle.
S/Pessoa põe como referencial sua Fé, cuja equiparada às Fés de qq. outro integrante da humanidade terrícola resulta em nenhum norte pra se chegar a alguma "Verdade" que não seja pessoal, interna, e portanto a priori diferente pra cada um
Na verdade como sugeri anteriormente a fé é resultado de observação e reflexão, embora seja necessário certa motivação.
No meu caso, que também era Cético, a leitura de O Livro dos Espíritos veio ao encontro de meus questionamentos.
Então, contrariamente ao que se afirma quanto ao vazio da crença, a minha se robusteceu por ter aceitado a existência dos Espíritos.
Mas isto também não foi tão fácil. Sim, fácil para quem não se posiciona radicalmente contra tal existência. Assim encontrará a cada passo uma assinatura desta presença.
Dou um exemplo; veja a vida de CXavier e os fenômenos que o acompanharam em seu dia a dia. Em função dos muitos relatos de pessoas idôneas cabe-nos duas atitudes: investigar ou negar simplesmente. E nesta segunda hipótese estaremos enxovalhando reputações e acusando a milhões como embusteiros, fraudulentos. Falácia de apelo aos números?
Um raciocínio que apoia a quem duvida é que de fato as religiões, modo geral, sempre apelaram para o extraordinário, milagres, etc que nunca chegam a convencer porque ocorrem em ambientes restritos e sem comprovação.
Não é o caso de CXavier, ele próprio um fenômeno.
Depois, para quem acredita que a vida, que se impôs através dos milhões de anos arrostando todas as impossibilidades, ao se transformar em inteligência capaz de investigar a própria origem, de atuar, a partir de dado momento, na própria criação, ao morrer o homem cessa tudo... o nada?
Li o livro do Dr Raymond Moody Jr com suas experiências em EQM. Depois li "Muitas Vidas Muitos Mestres - do psiquiatra Brian L Weiss. Ou seja, busquei ouvir a palavra da ciência e a resposta, cada vez, apontava mais numa direção... Há mais coisas entre o céu e a terra que supõe nossa vã filosofia, gafanhoto.