Autor Tópico: Sottomaior quer busão da ateuzada no Brasil  (Lida 32183 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Gaúcho

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.288
  • Sexo: Masculino
  • República Rio-Grandense
Re: Sottomaior quer busão da ateuzada no Brasil
« Resposta #150 Online: 07 de Janeiro de 2011, 14:57:18 »
Como assim???

Cara que droga isso, as pessoas abominam tanto o assunto que dispensam até dinheiro para colocar anúncios.

Houve uma justificativa, ou simplesmente recusaram-se?

Sim. Aparentemente é proibida a vinculação de mensagens religiosas nos ônibus.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline EuSouOqueSou

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.991
  • Sexo: Masculino
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
Re: Sottomaior quer busão da ateuzada no Brasil
« Resposta #151 Online: 07 de Janeiro de 2011, 15:02:58 »
Como assim???

Cara que droga isso, as pessoas abominam tanto o assunto que dispensam até dinheiro para colocar anúncios.

Houve uma justificativa, ou simplesmente recusaram-se?

Sim. Aparentemente é proibida a vinculação de mensagens religiosas nos ônibus.

> http://www.adnews.com.br/publicidade/111208.html
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline EuSouOqueSou

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.991
  • Sexo: Masculino
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
Re: Sottomaior quer busão da ateuzada no Brasil
« Resposta #152 Online: 07 de Janeiro de 2011, 15:05:28 »
Citar
Veto à campanha publicitária fortalece movimento de ateus e agnósticos
Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (Atea) alcançou 1,74 mil membros na semana passada
Itamar Melo | itarmar.melo@zerohora.com.br

Maurício Palazzuoli foi mórmon até perto dos 30 anos. Alfredo Spínola mastigava a hóstia das missas matinais, no colégio interno católico, para investigar a verdade. Daniel Sottomaior é descrente de nascença. Se acreditassem em alma, os três seriam a da Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (Atea), entidade fundada por eles em 2008 e que alcançou 1,74 mil membros na semana passada.

Duzentos e noventa desses sócios, o equivalente a 17% do total, foram amealhados em apenas seis dias, como consequência de uma polêmica que colocou a Atea em evidência nos jornais e na internet. O motivo da controvérsia foi o veto, em São Paulo, Salvador (BA) e Porto Alegre, de uma campanha concebida pela entidade para combater o preconceito contra os ateus. O episódio deixou o trio ainda mais convencido de que a sociedade brasileira não aceita sequer conceder a palavra a quem não crê na existência de deuses.

– O preconceito é tão grande que não conseguimos sequer lançar uma simples campanha. No Brasil, o ateu é associado a tudo de horrível. É visto como criminoso, alguém que acredita em demônios, que quer a morte de todos. Mas o ateu é apenas alguém que não acredita em mitos – diz Palazzuoli, um biólogo de 40 anos que responde pela tesouraria da Atea.

O fato novo é que, no Brasil e em várias partes do mundo, os ateus não estão mais dispostos a ficar calados. Favorecidos pela internet, que os colocou em contato por meio de comunidades de discussão, os descrentes se articularam e começaram a lançar campanhas para enfrentar o preconceito e expor seu ponto de vista. Também saíram à rua para protestar, como durante a recente visita papal à Espanha. A onda ateísta contou ainda com uma série de best-sellers publicados por intelectuais importantes, como o evolucionista Richard Dawkins (Deus – Um Delírio) e o jornalista Christopher Hitches (Deus Não é Grande).

O Brasil seguiu na mesma onda, e a Atea é uma das manifestações do fenômeno. Sua campanha publicitária segue o modelo já adotado em países europeus e nos Estados Unidos. Na capital gaúcha, os anúncios deveriam estampar a traseira de 10 ônibus durante um mês. Na última hora, a Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP) barrou as peças, justificando que a legislação municipal proíbe manifestações religiosas (na verdade, são vetadas peças que estimulem a discriminação religiosa).

O presidente da entidade, o engenheiro civil Daniel Sottomaior, 39 anos, anunciou que vai acionar judicialmente a ATP.

Sottomaior é o rosto do ateísmo no Brasil há cerca de uma década. Curitibano radicado em São Paulo, ele se tornou conhecido por comparecer a programas de TV e rádio para defender o ponto de vista dos céticos. A militância rendeu-lhe ataques dos crentes na internet e ameaças de morte por e-mail e telefone. Ele conta que o pai e a mãe transitaram por diferentes credos, mas nunca o introduziram à religião.

– Tive a imensa sorte de não ser doutrinado quando criança. Todo mundo nasce ateu. Depois, o conceito de deus é introduzido à força. Eu pude escolher meu caminho – afirma.

Dinheiro é investido em ações e campanhas

Casado com uma agnóstica, Sottomaior tem uma filha de seis anos, a quem faz questão de manter afastada da religião. Ao procurar uma escola para ela, peregrinou por estabelecimentos que se diziam laicos, mas que punham as crianças a rezar na hora das refeições. Só na terceira tentativa encontrou uma instituição que não oferecia a ideia de que deuses existem.

Foi por meio de comunidades de ateus na internet que Sottomaior conheceu o biólogo Palazzuoli e o advogado Spínola, o que levou à criação da Atea. A entidade mantém um site (www.atea.org.br) bem fornido, com notícias, argumentos para ser ateu e um espaço para incentivar os descrentes a sair do armário. O dinheiro da entidade (25% dos sócios são contribuintes) é investido nos procedimentos legais contra quem ataca os ateus e em campanhas de esclarecimento.

– É muito mais representativo quando uma ação vem da associação do que quando chega de ateus isolados. O ateu é uma minoria e precisa se unir – diz Palazzuolo.

Ele é o único que acreditou em divindades. Batizado como mórmon, não faltava às celebrações dominicais no templo até os 30 anos. A crença desmoronou ao ter contato com a ciência: ingressou na faculdade de Biologia em 1998, foi exposto à teoria da evolução e converteu-se ao ateísmo.

O veterano é o advogado Spínola, 61 anos e passagem por várias escolas católicas na infância. Em uma delas, na qual era interno, os padres diziam que a hóstia era o corpo de Jesus e não deveria ser mastigada, ou verteria sangue. Spínola passou a mordê-la todos os dias. Não saiu sangue nenhum.

– Percebi tantas mentiras que comecei a desconfiar de tudo – diz.
> http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Geral&newsID=a3147265.xml
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Adriano

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.672
  • Sexo: Masculino
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: Sottomaior quer busão da ateuzada no Brasil
« Resposta #153 Online: 07 de Julho de 2011, 11:28:12 »
Citar
Primeira campanha ateísta do Brasil é lançada em Porto Alegre
Milton Ribeiro e Vivian Virissimo
Porto Alegre se tornou nesta terça-feira (5) a primeira capital brasileira a exibir outdoors de uma campanha de mídia sobre ateísmo. A iniciativa é da Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos e já havia sido recusada no final do ano passado pelas companhias de ônibus de São Paulo, Salvador, Florianópolis e Porto Alegre.


Outdoors começaram a ser instalados nesta terça-feira (5) em Porto Alegre | Ramiro Furquim/Sul21

A Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (ATEA) havia anunciado em 13 de dezembro do ano passado que alguns ônibus de Porto Alegre ostentariam mensagens ateias, porém, segundo Daniel Sottomaior, a Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP) teria desistido da campanha na última hora.
“Fiquei sabendo pela imprensa que a ATP vetara a veiculação dos anúncios. Quando contatei com a Associação, ela primeiro confirmou o veto e depois passou a dizer qua nada ocorrera e que desconhecia o assunto”, afirmou Sottomaior ao Sul21.
As peças são polêmicas e falam sobre fé, moralidade e ateísmo. Uma delas exibe as fotos de Charles Chaplin, que era ateu, e Adolf Hitler, que não era ateu, com os dizeres “religião não define caráter”. Outra afirma “Somos todos ateus com os deuses dos outros”, e traz imagens de uma divindade hindu, uma divindade egípcia e de Jesus de Nazaré, com as legendas “mito hidu”, “mito egípcio” e “mito palestino”. Uma terceira diz que “A fé não dá respostas, só impede perguntas”. Os cartazes devem ser exibidos ao longo de um mês.


"A fé não dá respostas, só impede perguntas", diz um dos cartazes | Foto: Ramiro Furquim/Sul21

Conforme pesquisa realizada pela Fundação Perseu Abramo, os ateus são as pessoas mais detestadas no país, merecendo repulsa, ódio ou antipatia de 42% da população. Para o presidente da entidade, Daniel Sottomaior, o propósito da campanha é aproximar o ateísmo do dia-a-dia da sociedade e assim ajudar a diminuir o preconceito que existe contra ateus.
Em junho, a entidade ganhou uma liminar que lhe concedia direito de resposta na TV Bandeirantes para responder a comentários considerados ofensivos do jornalista José Luiz Datena, no extinto programa Brasil Urgente. A liminar foi cassada mas o julgamento do mérito continua pendente. Datena e a Bandeirantes foram processados por diversos ateus no país devido a esse episódio.
Na ocasião, Datena disse que só quem não acredita em Deus é capaz de cometer crimes. Para ele, ateus são “pessoas do mal”, “bandidos”, “estupradores”, “assassinos” e atribuiu a culpa da violência e da corrupção no país aos ateus.
Entre os dias 4 e 17 de julho estarão expostos dois outdoors. Os outdoors da segunda quinzena serão outros.





Os cartazes estão nos seguintes locais de Porto Alegre.
Bairro Bela Vista – Av. Carlos Gomes, 1229
Bairro Jardim Botânico – Av. Ipiranga, 3850 próx. Rua Barão do Amazonas
Bairro Chácara das Pedras – Av. Antônio Carlos Berta, em frente ao  Mc Donald’s do shopping Iguatemi
Bairro Petrópolis – Av. Protásio Alves, em frente ao Hospital Petrópolis na esquina com a Lucas de Oliveira

http://sul21.com.br/jornal/2011/07/primeira-campanha-de-midia-sobre-ateismo-no-brasil-e-lancada-em-porto-alegre/
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Mister B

  • Nível 13
  • *
  • Mensagens: 299
  • Sexo: Masculino
  • Walt Whitman, Brahms, Darwin, Marx. Pode escolher!
Re: Sottomaior quer busão da ateuzada no Brasil
« Resposta #154 Online: 07 de Julho de 2011, 11:46:05 »
Quero só ver o Flame War que isso vai gerar... Comentei no Ateus do Brasil sobre isso, essa do Hitler vai gerar um sem-fim de discussões. De ambos os lados. E somente porque tem a foto do Hitler.
"O cristianismo nos afirma que há um homem invisível, que vive no céu e vigia tudo o que fazemos, o tempo todo. O homem invisível tem uma lista de 10 coisas que ele não quer que a gente faça. Se você fizer qualquer uma dessas coisas, o homem invisível tem um lugar especial, cheio de fogo, fumaça, sofrimento, tortura e angústia onde ele vai lhe mandar viver, queimando, sofrendo, sufocando, gritando e chorando para todo o sempre. Mas ele ama você!
George Carlin

Offline Adriano

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.672
  • Sexo: Masculino
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: Sottomaior quer busão da ateuzada no Brasil
« Resposta #155 Online: 07 de Julho de 2011, 11:59:08 »
E a repercussão está sendo grande:

Citar
Direito ao ateísmo e ao agnosticismo, a web e a luta pela vida sem preconceitos
Fantástica a repercussão obtida pela notícia veiculada pelo Sul21 ontem a respeito da instalação da primeira campanha de mídia sobre ateísmo no Brasil. Os dois outdoors colocados em Porto Alegre, por iniciativa da Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos, foram ainda vistos por muito poucos moradores e transeuntes, mas a notícia se espalhou como um rastilho de pólvora pela web, em todo o Brasil e no mundo. Em 60 minutos, 2.808 internautas acessaram a página no Sul21. Até às 20h, segundo o Google Analytics (medidor de acessos utilizado pelo Sul21), tinham ocorrido 8.843 visualizações daquela página. Às 17h30, chegamos à primeira colocação nos trending topics do twitter. O acesso continua alto ainda hoje e, pelo jeito, o fluxo se manterá por alguns dias.
http://sul21.com.br/jornal/2011/07/direto-ao-ateismo-e-ao-agnosticismo-a-web-e-a-luta-pela-vida-sem-preconceitos/

Primeira campanha ateista do Brasil inicia afirmando que Jesus é um mito palestino.
<a href="http://sul21.com.br/jornal/wp-content/uploads/2011/07/somostodos.jpg" target="_blank" class="new_win">http://sul21.com.br/jornal/wp-content/uploads/2011/07/somostodos.jpg</a>


Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline gilberto

  • Nível 27
  • *
  • Mensagens: 1.376
Re: Sottomaior quer busão da ateuzada no Brasil
« Resposta #156 Online: 07 de Julho de 2011, 12:27:52 »
Até acho que campanhas possam ser positivas, mas colocar chaplin como ateu do bem e hitler como religioso fica parecendo tendencioso.

Offline Diegojaf

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 24.204
  • Sexo: Masculino
  • Bu...
Re: Sottomaior quer busão da ateuzada no Brasil
« Resposta #157 Online: 07 de Julho de 2011, 12:39:35 »
Até acho que campanhas possam ser positivas, mas colocar chaplin como ateu do bem e hitler como religioso fica parecendo tendencioso.
Até que não. Eles gostam de comparar ateus ao que existe de pior na humanidade, nada mais justo do que mostrar um erro tão óbvio.

A que mais gostei foi a do "Somos todos ateus com os deuses dos outros”. Vai deixar muita gente p... :lol: Se fizessem uns adesivos assim, eu colaria alguns.

E tem que vigiar porque em questão de dias vão lotar de pichações nos outdoors.

"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline gilberto

  • Nível 27
  • *
  • Mensagens: 1.376
Re: Sottomaior quer busão da ateuzada no Brasil
« Resposta #158 Online: 07 de Julho de 2011, 12:45:27 »
Vai deixar muita gente p... :lol:
Se for para o lado da irreverência blz, mas não é a Atea que tá processando o Datena?
Não tá dando "munição para o inimigo"?

Offline Diegojaf

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 24.204
  • Sexo: Masculino
  • Bu...
Re: Sottomaior quer busão da ateuzada no Brasil
« Resposta #159 Online: 07 de Julho de 2011, 12:56:55 »
Vai deixar muita gente p... :lol:
Se for para o lado da irreverência blz, mas não é a Atea que tá processando o Datena?
Não tá dando "munição para o inimigo"?

Por que? Por afirmar que não é possível generalizar quanto ao caráter de alguém baseado meramente na escolha religiosa deste alguém?
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline gilberto

  • Nível 27
  • *
  • Mensagens: 1.376
Re: Sottomaior quer busão da ateuzada no Brasil
« Resposta #160 Online: 07 de Julho de 2011, 13:06:59 »
Por que? Por afirmar que não é possível generalizar quanto ao caráter de alguém baseado meramente na escolha religiosa deste alguém?
Isso td bem. Mas os exemplos parecem tendenciosos pois um lado é muito bom e o outro é muito ruim, e muita gente vai achar ofensivo e provocativo. Para mim o ideal seria colocar exemplos positivos dos dois lados para divulgar essa idéia, ou pelo menos um exemplo positivo e um negativo de cada lado.

Offline Adriano

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.672
  • Sexo: Masculino
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: Sottomaior quer busão da ateuzada no Brasil
« Resposta #161 Online: 07 de Julho de 2011, 13:42:43 »
Por que? Por afirmar que não é possível generalizar quanto ao caráter de alguém baseado meramente na escolha religiosa deste alguém?
Isso td bem. Mas os exemplos parecem tendenciosos pois um lado é muito bom e o outro é muito ruim, e muita gente vai achar ofensivo e provocativo. Para mim o ideal seria colocar exemplos positivos dos dois lados para divulgar essa idéia, ou pelo menos um exemplo positivo e um negativo de cada lado.
O melhor de tudo é a batalha judicial!  A Atea está muito guerreira, mas ainda acho pouco frente a imensidão de preconceito e ignorância perante ao ateísmo. Embora eu gostaria de uma valorização acadêmica, mostrando a contribuição do ateísmo, assim como houve grande contribuição da religião.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Micrômegas

  • Nível 16
  • *
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
Re: Sottomaior quer busão da ateuzada no Brasil
« Resposta #162 Online: 07 de Julho de 2011, 14:23:19 »
Não faço ideia das intenções por trás desta campanha, mas uma coisa tenho certeza, não foi para mostrar o preconceito contra os ateus.

Se as intenções foram estas, acredito que não vai passar de uma campanha famigerada, da qual o objetivo terá resultados opostos, ou seja, gerando mais preconceito e intolerância, pois quem olha esta campanha (principalmente os religiosos fanáticos) enxergam como ofença ou preconceito contra as religiões, uma vez que qualquer "cabeção" poderia fazer uma campanha melhor mostrando o preconceito sem ofender a outra parte.

Sem falar que toda a campanha são de argumentos ad hominem e falsos, pois hoje, muita gente sabe que Hitler era mais um fanático Darwinista que Religioso.
____________________
"Toda filosofia aspira a difundir-se, a ser uma propaganda. Ter a mão cheia de verdades e conservá-la fechada é de espíritos tacanhos. O que seria, pois, uma verdade que não quisesse comunicar-se?"

Todas as vezes que um fato novo se revela no campo da Ciência, logo o averbam de apócrifo; depois, que é contrário à Religião; e, por fim, que há muito era sabido. Efetivamente, a verdade tem duas espécies de adversários: os cépticos do materialismo, e os céptico do dogma.

Offline Barata Tenno

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 16.283
  • Sexo: Masculino
  • Dura Lex Sed Lex !
Re: Sottomaior quer busão da ateuzada no Brasil
« Resposta #163 Online: 07 de Julho de 2011, 14:30:26 »
A crença de Hitler é um assunto bem controverso...... Dificil afirmar com certeza em que ele acreditava.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche


Offline Titoff

  • Nível 23
  • *
  • Mensagens: 967
  • Sexo: Masculino
Re: Sottomaior quer busão da ateuzada no Brasil
« Resposta #165 Online: 07 de Julho de 2011, 17:35:21 »
Enquanto se aceita ser marginalizado por suas convicções ou comportamento simplesmente pq as a massa não gosta e costumam malignizar, nada muda.

Só botando a cara a tapa e a boca no trombone para mudar este quadro, nem que aos pouquinhos.

Offline uiliníli

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 18.107
  • Sexo: Masculino
Re: Sottomaior quer busão da ateuzada no Brasil
« Resposta #166 Online: 07 de Julho de 2011, 17:40:12 »
A crença de Hitler é um assunto bem controverso...... Dificil afirmar com certeza em que ele acreditava.

Só na mesma medida em que é difícil afirmar com certeza em quê qualquer pessoa acredita, pois ele nunca foi ambíguo sobre o assunto. Há pessoas que insinuam que ele mentia sobre acreditar em Deus, mas que eu saiba o fundamento dessa afirmaçao é que alguém que acreditasse em Deus 'de verdade' não poderia fazer o que ele fez.

Offline Gaúcho

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.288
  • Sexo: Masculino
  • República Rio-Grandense
Re: Sottomaior quer busão da ateuzada no Brasil
« Resposta #167 Online: 07 de Julho de 2011, 18:19:07 »
Acreditando ou não, todos sabem que os cintos nazistas possuíam a inscrição GOTT MIT UNS (Deus Conosco).
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re: Sottomaior quer busão da ateuzada no Brasil
« Resposta #168 Online: 09 de Julho de 2011, 15:03:19 »
[...]
Sem falar que toda a campanha são de argumentos ad hominem e falsos, pois hoje, muita gente sabe que Hitler era mais um fanático Darwinista que Religioso.

Então eu sou um dos poucos que "não sabe que Hitler era mais um fanático Darwinista que Religioso".

No texto de Mein Kampf não há uma só palavra mencionando Darwin ou o darwinismo, ao passo que há alguma passagens enaltecedoras do cristianismo e de Jesus Cristo. E Hitler foi educado em um lar cristão luterano e, posteriormente, frequentou cultos católicos.

Ele foi um religioso marcado pelo fanatismo, impregnado pela superstição e misticismo, e com uma forte influência do nacionalismo prussiano e alemão, com uma "pitada" de Nitsche e seu übermensch.
Foto USGS

Offline Gaúcho

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.288
  • Sexo: Masculino
  • República Rio-Grandense
Re: Sottomaior quer busão da ateuzada no Brasil
« Resposta #169 Online: 09 de Julho de 2011, 15:50:27 »
Me junto ao Geo. Somos dois que nunca tinham ouvido falar disso.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Skorpios

  • Visitante
Re: Sottomaior quer busão da ateuzada no Brasil
« Resposta #170 Online: 09 de Julho de 2011, 16:49:19 »
Me junto ao Geo. Somos dois que nunca tinham ouvido falar disso.

+1

Offline Luiz Souto

  • Nível 33
  • *
  • Mensagens: 2.356
  • Sexo: Masculino
  • Magia é 90% atitude
Re: Sottomaior quer busão da ateuzada no Brasil
« Resposta #171 Online: 09 de Julho de 2011, 18:53:30 »
Os outdoors com as frases " Religião não define caráter" e " Todo mundo é ateu com o deus dos outros" são as que melhor expressam o objetivo de lutar contra o preconceito de que ateus não tẽm moral ou ética. Ambas deveriam ser os dois motes  da campanha.

Já as outras duas ,  " Fé não dá respostas  , só impede perguntas" e " Se Deus existe tudo é permitido" , considero equivocadas já que se caracterizam por uma postura anti-religiosa e suas afirmações são contestáveis.
Se a fé impedisse as perguntas não teriamos todas as discussões entre teólogos e nem uma boa parte da filosofia ocidental ( incluídos aí Pascal , Descarttes , Leibniz , etc...) ; é o erro de confundir ter fé com ser fanático. Quanto a segunda , invertendo a frase de Dostoievsky e usando a imagem do avião atingindo uma das torres gẽmeas , também incorre no mesmo erro , reduzir fé a fanatismo.

Se o objetivo é lutar contra o preconceito é um erro estratégico dar margem a afirmações anti-religiosas , porque se torna uma campanha para os que já são descrentes e não uma em que os crentes das diversas religiões ( desde que não sejam fanáticos) sejam levados a repensar o preconceito para com os descrentes.
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline uiliníli

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 18.107
  • Sexo: Masculino
Re: Sottomaior quer busão da ateuzada no Brasil
« Resposta #172 Online: 09 de Julho de 2011, 18:55:37 »
Observações perfeitas, Luiz Souto.

Offline gilberto

  • Nível 27
  • *
  • Mensagens: 1.376
Re: Sottomaior quer busão da ateuzada no Brasil
« Resposta #173 Online: 09 de Julho de 2011, 20:00:33 »
"Religião não define caráter"
Concordo com vc, mas eu seria mais pc ainda.
Eu trocaria a frase acima por algo como:
"O caráter pode ser moldado por ensinamentos religiosos ou ateus, escolha o que melhor lhe convém. Ambos podem ser positivos para a sua vida."

Offline uiliníli

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 18.107
  • Sexo: Masculino
Re: Sottomaior quer busão da ateuzada no Brasil
« Resposta #174 Online: 09 de Julho de 2011, 20:05:22 »
É publicidade, tem que ser uma frase facilmente recordável e impactante. Acho a frase original muito boa nesse sentido.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!