Enquete

Qual a sua posição em relação a pirataria?

Contrário(a) a qualquer tipo.
9 (15%)
Contra o comércio de produtos, considero o download pirataria e sou favorável a ele, mesmo sendo ilegal.
8 (13.3%)
Contra o comércio de produtos, não considero download ilegal.
12 (20%)
Contra o comércio de produtos e download, faço o download por necessidade, apenas do que preciso, mas acho errado.
8 (13.3%)
Favorável a qualquer tipo de pirataria (download ou compra de produtos) e não considero isso ilegal.
14 (23.3%)
Outra Posição (Especifique).
9 (15%)

Votos Totais: 58

Autor Tópico: Enquete sobre Pirataria.  (Lida 39118 vezes)

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
Re: Enquete sobre Pirataria.
« Resposta #50 Online: 29 de Janeiro de 2009, 08:51:29 »
Barata, eu já disse... se eu soubesse o que moral come, eu criava... não sei o que é "certo" e o que é "errado".

Eu sei o que quero, e o que não quero, entretanto. Sei que quero ouvir a música do cantor X. Então, utilizo de poder/liberdade para me apropriar dela. Tal comportamento pode ser encorajado, se mais alguém quiser fazer o mesmo; ou desencorajado, se alguém se opor.

Assaltos em SP, ninguém quer. A música que Fulano produz, muitos. Preciso continuar?
(Dica: relações de poder.)

Tai, eu gostaria de conhecer a argumentação que explica sua visão:

A produção de um artista, assim como a de um cientista, não pertence somente a ele mas também ao resto da sociedade.
O raciocínio é similar com ciência, e com outras artes, mas vou citar como exemplo poesia.

Quando p.ex. um poeta produz um trabalho, ele não parte do zero. Ele parte:
*de um idioma, com suas ambigüidades e jogos de palavras, que é de domínio público;
*de uma história da sociedade em que vive, que é de domínio público também;
*de um conjunto de estilos literários - idem (de domínio público);
*da leitura de obras de outros autores;
et cetera.

Se vamos considerar qual é a parte da produção individual do artista neste todo, é ínfima. 99% (número chutado), na verdade, já estava pronto, e ele obteve completamente de graça do trabalho de outras pessoas.

Se há interesse em retribuir, o artista liberando sua produção à sociedade é uma retribuição mínima do que obteve, e ainda está devendo.

Portanto, a arte é um produto social e não individual.

E há outra coisa: quanto mais a arte é divulgada e difundida numa sociedade, mais artistas surgem que usem essa arte para produzir, e cujas contribuições sejam dignas de nota.

Considerando que o custo de produção da arte é fixo - ou seja, após produzir não há um custo adicional - se a arte é de interesse público (seja por ela em si ou por causa de suas conseqüências), tem-se que arte gratuita é capaz de gerar mais arte derivada que arte restrita por preços.

(Não sei se me fiz claro...)
Latebra optima insania est.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #51 Online: 29 de Janeiro de 2009, 09:14:17 »
Ótimo, vamos deixar que cada um dos artistas decida, quem quiser fazer de graça é só disponibilizar seu trabalho na internet,quem quiser ganhar dinheiro, coloque para venderem algum lugar.
Que você acha de respeitarmos as escolhas deles e baixar o que deve ser baixado e comprar o que deve ser comprado?
A questão é o artista tem tanta autonomia sobre sua obra assim? Depois que ele assina o contrato com uma gravadora, ele perde completamente essa possibilidade de 'vou disponibilizar as minhas músicas na internet', porque elas deixam de ser do artista.

'Não assinasse o contrato então'. Não é tão simples assim quando existe um oligopólio de gravadoras. Sinceramente, eu acho que quem estragou a indústria fonográfica foram as próprias empresas. Será que se houvesse maior variedade musical nas rádios a situação estaria assim? Mas ao contrário do que era de se esperar, praticamente todas as rádios tocam black music com aquelas letras retardadas.

Já a venda pela internet tem vários problemas. O primeiro é a falta de disponibilidade, tanto geograficamente como musicalmente; algumas bandas eu tenho sim vontade de dar suporte, mas são pouquíssimas as lojas que vendem para o Brasil, e é mais difícil ainda achar as músicas que eu gosto para vender.

O segundo é a idéia que um retardado teve chamada 'DRM'. Que história é essa de eu ter de comprar duas vezes a mesma música, uma para o PC e outra para o iPod? Quando os CDs surgiram, era comum pessoas gravarem-nos em K7s, até mesmo fazendo compilações de seus álbuns para ouví-los no carro. Eu esperava poder fazer o mesmo com muita mais tranqüilidade com meus MP3s, mas pelo contrário, eles diminuem a minha liberdade.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #52 Online: 29 de Janeiro de 2009, 09:26:54 »
Bem lembrado, André.

Chega o artista, com doze ou treze músicas, prontas, bonitinhas, à gravadora.

1) A gravadora nega a ele a produção - "ah, não é coisa que vá vender... talvez se torne arte cult daqui a 30 anos, mas agora não me garante lucro".

2)A gravadora aceita, o que deixa a situação similar à 3b abaixo.

3) A gravadora aceita parcialmente - "esse solo de guitarra de 5 minutos no começo é lindo. Mas músicas tão grandes são pouco vendáveis, já que as rádios não costumam disponibilizar tanto espaço assim. E você sabe, né? Sem rádio, sem divulgação".

3a)O artista não aceita, o contrato não é feito. Na prática, igual à 1.

3b)O artista aceita e corta o solo. O contrato é feito. O artista deve produzir ~60 minutos de música por ano, não interessando sua qualidade. O que dá aprox. 15 músicas de 4 minutos - ainda que ele produza uma por mês, ainda falta mês.

3bI)Ele coloca coisas pra encher lingüiça, a qualidade do segundo CD não é tão boa, as vendas despencam, o artista não é mais tão popular quanto antes, acaba indo fazer outra coisa da vida.

3bII)Ele não coloca-as, e leva uma puta multa de quebra de contrato. Vai fazer outra coisa da vida.

3bIII)O artista está especialmente inspirado naquele ano. Volte para 3b.

Na prática, vamos e venhamos: gravadoras, p.ex., são um entrave à arte...

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #53 Online: 29 de Janeiro de 2009, 09:34:12 »
Barata, eu já disse... se eu soubesse o que moral come, eu criava... não sei o que é "certo" e o que é "errado".

Eu sei o que quero, e o que não quero, entretanto. Sei que quero ouvir a música do cantor X. Então, utilizo de poder/liberdade para me apropriar dela. Tal comportamento pode ser encorajado, se mais alguém quiser fazer o mesmo; ou desencorajado, se alguém se opor.

Assaltos em SP, ninguém quer. A música que Fulano produz, muitos. Preciso continuar?
(Dica: relações de poder.)

Assalto ninguém quer?O assaltante quer o seu dinheiro, relógio, celular, então ele usa seu poder/liberdade para se apropriar deles.Tal comportamento pode ser encorajado, se mais alguém quiser fazer o mesmo;ou desencorajado, se alguém se opor.

Preciso continuar pra mostrar como essa idéia é estapafúrdia?

A produção de um artista, assim como a de um cientista, não pertence somente a ele mas também ao resto da sociedade.
O raciocínio é similar com ciência, e com outras artes, mas vou citar como exemplo poesia.

*de um idioma, com suas ambigüidades e jogos de palavras, que é de domínio público;
et cetera.

Se vamos considerar qual é a parte da produção individual do artista neste todo, é ínfima. 99% (número chutado), na verdade, já estava pronto, e ele obteve completamente de graça do trabalho de outras pessoas.

Se há interesse em retribuir, o artista liberando sua produção à sociedade é uma retribuição mínima do que obteve, e ainda está devendo.

E há outra coisa: quanto mais a arte é divulgada e difundida numa sociedade, mais artistas surgem que usem essa arte para produzir, e cujas contribuições sejam dignas de nota.

Considerando que o custo de produção da arte é fixo - ou seja, após produzir não há um custo adicional - se a arte é de interesse público (seja por ela em si ou por causa de suas conseqüências), tem-se que arte gratuita é capaz de gerar mais arte derivada que arte restrita por preços.

Criar coisas é muito fácil, imagina, 99% vem de graça, só falta criar, por isso o mundo é composto na sua maioria de gênios criadores.Que se alimentam de luz e vivem em cavernas......

Assim como consultas médicas deveriam ser grátis, advogados, jornalistas, professores, programadores,Aliás, qualquer profissão que use o conhecimento.Afinal, 99% do que eles usam é conhecimento de domínio público, só 1% é o trabalho deles......
As únicas profissões que evem ser remuneradas são as braçais.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #54 Online: 29 de Janeiro de 2009, 09:44:04 »
Ótimo, vamos deixar que cada um dos artistas decida, quem quiser fazer de graça é só disponibilizar seu trabalho na internet,quem quiser ganhar dinheiro, coloque para venderem algum lugar.
Que você acha de respeitarmos as escolhas deles e baixar o que deve ser baixado e comprar o que deve ser comprado?
A questão é o artista tem tanta autonomia sobre sua obra assim? Depois que ele assina o contrato com uma gravadora, ele perde completamente essa possibilidade de 'vou disponibilizar as minhas músicas na internet', porque elas deixam de ser do artista.

'Não assinasse o contrato então'. Não é tão simples assim quando existe um oligopólio de gravadoras. Sinceramente, eu acho que quem estragou a indústria fonográfica foram as próprias empresas. Será que se houvesse maior variedade musical nas rádios a situação estaria assim? Mas ao contrário do que era de se esperar, praticamente todas as rádios tocam black music com aquelas letras retardadas.

Já a venda pela internet tem vários problemas. O primeiro é a falta de disponibilidade, tanto geograficamente como musicalmente; algumas bandas eu tenho sim vontade de dar suporte, mas são pouquíssimas as lojas que vendem para o Brasil, e é mais difícil ainda achar as músicas que eu gosto para vender.

O segundo é a idéia que um retardado teve chamada 'DRM'. Que história é essa de eu ter de comprar duas vezes a mesma música, uma para o PC e outra para o iPod? Quando os CDs surgiram, era comum pessoas gravarem-nos em K7s, até mesmo fazendo compilações de seus álbuns para ouví-los no carro. Eu esperava poder fazer o mesmo com muita mais tranqüilidade com meus MP3s, mas pelo contrário, eles diminuem a minha liberdade.

E no que o download ilegal ajuda nessa questão?

Quem não quer gravadora, lance seu produto na internet para as pessoas baixarem de graça.Tem vários sites pra isso.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #55 Online: 29 de Janeiro de 2009, 09:51:59 »
Barata, volta e lê o que eu escrevi. Sério. Daí pergunta o que você não entendeu. Ok?
Espantalho não, por favor.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #56 Online: 29 de Janeiro de 2009, 10:02:08 »
Espantalho?
Qual a diferença entre um poeta (ou cientista) e um publicitário?
Qual a diferença entre um poeta (ou cientista) e um programador?
Qual a diferença entre um poeta (ou cientista) e um advogado?
Todos eles devem trabalhar de graça?

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #57 Online: 29 de Janeiro de 2009, 10:07:31 »
Tá, eu vou esperar o Ricardo responder. Com licença.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #58 Online: 29 de Janeiro de 2009, 11:32:17 »
Antes de tudo, só para constar: o argumento de que a pirataria financia outros crimes como tráfico é furado. Primeiro que filho de empresário também fuma maconha, não é só camelô. Segundo que se esse princípio fosse verdade, a gente também devia se recusar a pagar imposto de renda no Brasil, porque tráfico é o menos pior dos crimes que vem daí. <_<

Se minha família inteira assistir um DVD meu, é crime? Se eu empresto um DVD para um amigo assistir no IPod dele é pirataria? Se eu coloco o conteúdo na Internet é pirataria? Ok, até aí já dá pra ver que a definição de pirataria é meio furada, já que a única diferença entre o 3º caso para os 2 primeiros é a quantidade de "amigos" para quem eu vou "emprestar" meu DVD.

Ficar falando sobre pirataria é estar 10 anos atrasado no tempo. Um dedo copia um CD. Atualize-se para essa era para ganhar dinheiro. Ficar ir contra a tecnologia não vai aumentar a sua renda. Os carroceiros não gostaram quando inventaram o automóvel, as gravadoras não gostaram quando inventaram o download.

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #59 Online: 29 de Janeiro de 2009, 11:34:03 »

et cetera.

Eu discordo do ínfima, eu vejo o poeta como alguém que tem o talento de, usando estas ferramentas disponíveis, criar algo que eu não sou capaz de fazer, por exemplo. E é esse talento que o diferencia do resto.

O programador pode usar ferramentas de domínio público (exemplo : Linux + Apache + php) para criar algo que não existia antes (um página da web que é invenção dele).

Seguindo seu raciocínio, código fontes de programas, direitos de músicas, livros, todo o tipo de propriedade intelectual deveria ser abolido. Pelo menos é como eu entendi. E discordo.

Discordo, porque ele está adicionando cultura à sociedade, está adicionando algo que não existia antes, seja uma música, um poema, o que for. Como você pode quantificar e dizer que a criatividade dele é menor, por exemplo, do que as ferramentas (cultura, idioma, etc) que ele usou para criar um poema?

Eu discordo, em parte, de você aqui, mas eu vou comentar o resto e volto depois com a questão da criação.

Concordo, e não vejo como isso invalida o direito do autor sobre uma obra, ao contrário, talvez sendo pago por ela, ele possa viver exclusivamente da sua arte e portanto criar ainda mais.

Talvez eu não tenha entendido, em todo caso vou dar minha visão, lembrando que não estou julgando, apenas dizendo como vejo as coisas. Não é uma questão simples com respostas simples. Nem eu pretendo estar absolutamente certo, se estiver errado, mudarei de opinião.

Supondo que a arte gratuita gere mais arte derivada do que a restrita por preços, eu não vejo porque ambas não possam coexistir.

E agora eu volto à questão da criação. Cada artista é diferente. Cada um vê o ato de criação de uma maneira. E não existe apenas um adjetivo (social, individual, o que seja) para descrever uma criação, algo novo.

Alguns artistas podem ver como algo que eles estão adicionando a sociedade.

Podem ver como uma consequência da cultura da sociedade, e entre muitas outras possibilidades, ele pode ver como um ato egoísta, individual. O artista deve ser livre na maneira como vê seu ato de criação, seja ele social, individual, pertencente apenas ao grupo que ajudou ele, etc.

A criação pode ser vista como um ato individual, alguém, usando as ferramentas disponíveis, cria algo que não existia antes, algo novo, algo que só ele poderia ter criado. Peguem dois foristas quaisquer aqui do CC para escrever um poema sobre um dado tema e teremos poemas diferentes.

Eu acho que é um direito fundamental do artista o controle sobre o que ele criou. Se uma banda apóia o download de músicas ela deve ser livre para liberar isso e deixar os fãs baixarem como e quando quiserem. Mas se não for, ela deve ter o direito de dizer como a arte dela vai ser divulgada, porque o impulso criativo, a capacidade de criar algo, uma poesia, uma música ou até mesmo um programa de computador é o que torna o produto possível, é o que traz ele a existência.

Portanto eu vejo duas possibilidades aqui:

1) Uma onde o artista é obrigado, concorde ou não, em abrir mão da propriedade intelectual de qualquer coisa que ele crie.

2) Outra onde o artista é livre para decidir se quer isso ou não.

E eu fico com a segunda opção, onde há, ao meu ver, mais liberdade de escolha da parte do artista.

E para complicar a questão, há ainda o lado do acesso a cultura, do desejo das pessoas terem acesso a determinados itens.

Eu pessoalmente acho que as leis que regem a propriedade intelectual devem ser refeitas. Eu sou favorável a uma diminuição no período de tempo em que uma obra é propriedade exclusiva do autor, por exemplo.

« Última modificação: 29 de Janeiro de 2009, 12:01:11 por Ricardo RCB. »
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #60 Online: 29 de Janeiro de 2009, 11:35:36 »
Antes de tudo, só para constar: o argumento de que a pirataria financia outros crimes como tráfico é furado. Primeiro que filho de empresário também fuma maconha, não é só camelô. Segundo que se esse princípio fosse verdade, a gente também devia se recusar a pagar imposto de renda no Brasil, porque tráfico é o menos pior dos crimes que vem daí. <_<

Um erro justifica outro? E eu nem falo da pirataria aqui, mas no geral, um erro justifica outro?

Se minha família inteira assistir um DVD meu, é crime? Se eu empresto um DVD para um amigo assistir no IPod dele é pirataria? Se eu coloco o conteúdo na Internet é pirataria? Ok, até aí já dá pra ver que a definição de pirataria é meio furada, já que a única diferença entre o 3º caso para os 2 primeiros é a quantidade de "amigos" para quem eu vou "emprestar" meu DVD.

Nem sei qual é a definição de pirataria que você está usando aqui.

Ficar falando sobre pirataria é estar 10 anos atrasado no tempo. Um dedo copia um CD. Atualize-se para essa era para ganhar dinheiro. Ficar ir contra a tecnologia não vai aumentar a sua renda. Os carroceiros não gostaram quando inventaram o automóvel, as gravadoras não gostaram quando inventaram o download.

Cada um fala e discute sobre o que quiser, se não gostar do tema, não participe, é simples.
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2009, 11:43:57 por Ricardo RCB. »

Donald Kendall

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #61 Online: 29 de Janeiro de 2009, 11:48:52 »
Um erro justifica outro?
Não, mas que parem de ficar falando que pirataria financia crime. Todos no Brasil financiam crimes. O governo financia dez vezes mais. O que camelôs fazem da vida pessoal deles, é outra coisa.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #62 Online: 29 de Janeiro de 2009, 11:50:31 »

Quem não quer gravadora, lance seu produto na internet para as pessoas baixarem de graça.Tem vários sites pra isso.
Não é tão simples assim. Ou você acha que é fácil uma banda sem uma gravadora por trás conseguir shows? Não vou dizer que nunca aconteceu, mas é raríssimo uma banda atingir o sucesso assim, sem gravadoras (Cansei de Ser Sexy e Arctic Monkeys são os únicos que consigo pensar), e mesmo quando conseguem, eles nunca chegam a fazer o "sucesso" que grupos promovidos pelas grandes gravadoras. Eu tenho meu$ achi$mo$ de porque isso acontece, mas como não tenho como provar, fica só a insinuação. :)

Eu sei que isso foge do assunto pirataria, mas o que eu estou dizendo é que parte da culpa de a pirataria ser tão grande, ao menos na área musical, é da própria indústria. Não justifica? Não, mas não acho certo julgar algo sem um contexto.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #63 Online: 29 de Janeiro de 2009, 11:53:39 »
Um erro justifica outro?
Não, mas que parem de ficar falando que pirataria financia crime. Todos no Brasil financiam crimes. O governo financia dez vezes mais. O que camelôs fazem da vida pessoal deles, é outra coisa.

Bom, é bem simples.

Prove que todos no Brasil financiam crimes.

Prove que o Governo financia dez vezes mais crimes (aliás, dez vezes mais em relação a quem?)

Donald Kendall

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #64 Online: 29 de Janeiro de 2009, 12:16:49 »
Provar o que? Conhece alguém que usou uma droga ilegal não é?

(E eu não vou me prezar a falar sobre crimes e o governo brasileiro.)

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #65 Online: 29 de Janeiro de 2009, 12:21:45 »
Provar o que? Conhece alguém que usou uma droga ilegal não é?

(E eu não vou me prezar a falar sobre crimes e o governo brasileiro.)

Até conheci gente que alegava usar droga ilegal. Deixei de conversar com este tipo de gente e tenho por regra não ter amizade pessoal com gente assim. Num fórum talvez eu até converse, mas não no meu círculo de amizades.

Você afirmou que :

Eu solicitei que você provasse suas afirmações. São sérias, especialmente aquela em destaque.

Você simplesmente jogou duas afirmações, acusando todo mundo (inclusive o pessoal desse fórum) no ar, para justificar (sei lá eu como) sua posição sobre pirataria.

Seria bom que você tivesse dados para provar que todo mundo (eu, você, o pessoal do CC também?) financia crimes. Eu por exemplo jamais financiei crime algum.

Donald Kendall

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #66 Online: 29 de Janeiro de 2009, 12:26:07 »

Não é tão simples assim. Ou você acha que é fácil uma banda sem uma gravadora por trás conseguir shows? Não vou dizer que nunca aconteceu, mas é raríssimo uma banda atingir o sucesso assim, sem gravadoras (Cansei de Ser Sexy e Arctic Monkeys são os únicos que consigo pensar), e mesmo quando conseguem, eles nunca chegam a fazer o "sucesso" que grupos promovidos pelas grandes gravadoras. Eu tenho meu$ achi$mo$ de porque isso acontece, mas como não tenho como provar, fica só a insinuação. :)

Eu sei que isso foge do assunto pirataria, mas o que eu estou dizendo é que parte da culpa de a pirataria ser tão grande, ao menos na área musical, é da própria indústria. Não justifica? Não, mas não acho certo julgar algo sem um contexto.

Mas defensores da pirataria partem justamente do princípio de que as gravadoras são desnecessárias, de que a internet pode alavancar bandas.
O que eu vejo é que com um hipotético fim das gravadoras surgirão milhares de bandas com pequeno sucesso, como as que vemos no site trama virtual, com sucesso reduzido, incapazes de viver só de música.
E o que sugerem que os estúdios de cinema devem fazer?Trabalhar no vermelho?Ja que a cada dia as produções rendem menos, principalmente filmes que não são "hollywoodianos"

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #67 Online: 29 de Janeiro de 2009, 12:40:19 »
Interessante é que segundo a lógica do Fox, pirataria deveria deixar de ser crime porque todo mundo faz e é fácil, mas ele também diz que todo mundo financia o crime, logo financiar o crime não deveria ser crime. :hihi:

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #68 Online: 29 de Janeiro de 2009, 12:42:53 »
Você afirmou que :
Eu solicitei que você provasse suas afirmações. São sérias, especialmente aquela em destaque.

Você simplesmente jogou duas afirmações, acusando todo mundo (inclusive o pessoal desse fórum) no ar, para justificar (sei lá eu como) sua posição sobre pirataria.

Seria bom que você tivesse dados para provar que todo mundo (eu, você, o pessoal do CC também?) financia crimes. Eu por exemplo jamais financiei crime algum.
Você paga imposto de renda, o governo brasileiro negocia com terroristas, você financia o crime, ponto.

Não é essa a mesma lógica usada para dizer que comprar de camelô é financiar o crime?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #69 Online: 29 de Janeiro de 2009, 12:45:31 »
Você afirmou que :

Você paga imposto de renda, o governo brasileiro negocia com terroristas, você financia o crime, ponto.

Não é essa a mesma lógica usada para dizer que comprar de camelô é financiar o crime?

Você é obrigado a pagar imposto mas não é obrigado a comprar de camelô.

E se o seu governo faz coisas que não lhe agradam, você pode lutar para que o governo mude ou mudar de país.

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #70 Online: 29 de Janeiro de 2009, 12:49:59 »
Você afirmou que :

WTF? Eu pago imposto de renda porque eu sou obrigado. Eu pago com boa intenção, obedecendo as leis, se o governo desvia, rouba ou financia crimes é o governo quem erra, não eu. Eu não tive a opção de não pagar.

Copiar e vender material protegido (cds, dvds, etc) é crime. Pelo menos de acordo com a lei brasileira.

Donald Kendall

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #71 Online: 29 de Janeiro de 2009, 12:57:55 »
Copiar e vender material protegido (cds, dvds, etc) é crime. Pelo menos de acordo com a lei brasileira.
Lembra da propaganda do "posso pagar em bala"? Não se diz que a pirataria financia o crime porque pirataria em si é crime (senão seria "posso pagar em CD pirata?" :crazy:), e sim porque os camelôs negociam com traficantes.

E se os camelôs erram, todo mundo erra pagando imposto, e se você acha que não é uma comparação justa, muita gente que trabalha em empresa legal também erra. Se a gente vai envolver a vida pessoal dos camelôs na história, ninguém escapa né?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #72 Online: 29 de Janeiro de 2009, 13:00:03 »
Foxes, pirataria é crime.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #73 Online: 29 de Janeiro de 2009, 13:00:52 »
Mas não é isso que a propaganda diz, a propaganda diz que que os camelôs tem ligação com traficantes.

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #74 Online: 29 de Janeiro de 2009, 13:01:04 »
Lembra da propaganda do "posso pagar em bala"? Não se diz que a pirataria financia o crime porque pirataria em si é crime (senão seria "posso pagar em CD pirata?" :crazy:), e sim porque os camelôs negociam com traficantes.

E se os camelôs erram, todo mundo erra pagando imposto, e se você acha que não é uma comparação justa, muita gente que trabalha em empresa legal também erra. Se a gente vai envolver a vida pessoal dos camelôs na história, ninguém escapa né?

E um erro continua não justificando outro erro, mas ah, desisto.

Donald Kendall

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!