Nada concorre com o grátis, se o iTunes não diminuiu a pirataria, duvido que um site assim diminuiria....
Comparar google e youube com músicas é um erro, esses sites só homologam conteúdo, quem paga o custo de produção?Se fosse pago um custo, esses sites teriam lucro?
Sem, gravadoras, que seriam aniquiladas no processo, o que teríamos são milhões de pequenas bandas, que teriam poucos fãs, não arrecadando dinheiro em shows como fazem as bandas atuais.
E livros?Só e-book?
E cinema?Filmes blockbusters hollywoodanos tem uma grande receita nas bilheterias, mas filmes alternativos não, tem um público pequeno, que mal cobre os custos, esses seriam exterminados, afinal, não vale a pena produzir.
Me expressei mal no que eu disse sobre sites como o youtube para músicas.
Não seria sites como o youtube, onde todo mundo "upa" arquivos para a rede, mas sim uma espécie de rádio virtual, onde as músicas só estariam alí se houvesse permissão ou aluguel de direitos sobre as obras.
Gravadoras perderiam seu espaço, com certeza... Isso é inevitável! O papel das gravadores estarão limitadas ao estúdio de gravação, nada mais do que isso. Os artistas pagariam para gravar suas músicas, se o desejasse, é claro.
Não acho trágico o fato de termos milhões de bandas pequenas com poucos fãs.
Há produtos que mudam de valor conforme a época e cultura. E isso já está acontecendo com a música!
O valor maior do artista na música é na sua popularidade que influencia diretamente em suas vendas.
Há músicos que trabalham compondo músicas de video games (algumas muito melhores e trabalhados do que estes "pop" e "rap" da vida), músicas instrumentais para filmes, seriados, novelas etc, músicas para celular...
O ramo da música é muito diversificado.
As gravadoras ganham dinheiro em cima do "pop", daquilo que é popular e gera vendas apenas, e não com aquele músico que compõe ambientações de filmes, descobre novos sons, dirige orquestras, educa etc.
Eu digo que boa parte desses artistas milionários só chegaram aonde chegaram por fama, nada mais!
Com essa nova tendência a fama no mundo musical estará limitada mais à própria fama do que com o enriquecimento que antes era consequência natural.
Quanto aos filmes...
Eu acho que filme é uma coisa que as pessoas não costumam ver mais de 1 ou 2 vezes, diferente da música.
Basta a indústria cinematográfica fazer o que sempre fez!
Não disponibilizar o filme antes da estréia nos cinemas.
Quanto ao DVD...
Quem é que compra filmes?
Eu nunca comprei, apenas alugava ou via na TV.
É claro que com os downloads as locadoras e até mesmo a audiência das transmissões de filme na TV têm despencado.
Mas daí que entra a nova tendência de se assistir filmes online, em um site especializado que pague os direitos sobre os filmes e lucrem com publicidade.
O máximo que pode acontecer é que fazer filmes se torne bem menos rentável.
E convenhamos...
Grande parte das qualidades apreciadas em um filme são seus efeitos especiais, porque o resto é muito parecido ao que ocorria no começo dos tempos do cinema.
E os atores? Ganham verdadeiras fortunas ainda! E não é só por trabalho como ator não, mas sim por publicidade!
Vai acontecer de muitos "filmecos" começar a aparecer e dar seus show à parte como não ocorria antes.
Não vejo isso necessariamente como uma tragédia.
E barata...
Sobre ser crime ou não...
Que seja crime oras, mas há como fazer cumprir a lei?
Se houvesse formas de impedir os downloads tudo bem, seria uma lei respeitada.
Se fosse fácil assaltar bancos muitos assaltariam, muitos mesmo!
Para assaltar um banco é necessário preparo, investimentos e assumir os altos riscos envolvidos.
Agora baixar uma música, um filme... É a coisa mais fácil do mundo e todos sabem que reprimir esta atividade é uma tarefa proibitiva para os organismos da lei.
E as pessoas querem mesmo reprimir? Claro que não! A maioria não põe a mão na massa e não se conscientiza de que aquele música que está apreciando alguém teve o trabalho de compor, outros o trabalho de tocar e outros o trabalho de gravar e divulgar.
E não adianta querer conscientizar as pessoas...
Isso já se mostrou totalmente ineficaz!