Os artistas não vão parar de produzir música, ou literatura, ou poesia, só porque não vendem. A intenção do artista não é obter maximização de lucro, é expressar-se.
Aqui você fala em nome de todos os artistas do planeta?
Nnnnnnnnnnão. De forma alguma.
Mas vamos e venhamos que arte não é a forma mais conveniente de se ficar rico. Você é taxado de vagabundo, de fútil, ganha uma miséria na maioria dos casos. E entretanto, continua fazendo.
E tenho o palpite que, para a maioria esmagadora dos artistas, a pergunta
"Você continuaria fazendo música/poesia/etc. ainda que não ganhasse um centavo por ela?" seria respondida com um sim.
Ótimo, vamos deixar que cada um dos artistas decida, quem quiser fazer de graça é só disponibilizar seu trabalho na internet,quem quiser ganhar dinheiro, coloque para venderem algum lugar.
Que você acha de respeitarmos as escolhas deles e baixar o que deve ser baixado e comprar o que deve ser comprado?
Não há escolha.
Qualquer coisa que possa ser reduzida a bits - poesias, literatura, arte gráfica, música - é informação.
E se Fulano passa a informação X para Sicrano, Fulano também continua com a informação.
Na prática, o que acontece é que
vão compartilhar na internet, independente da vontade do artista. Ninguém tá pensando no outro, tá pensando em si mesmo - "ó, eu compartilho o João Ninguém e Seus Amigos, mas você-1 compartilha Os Zezinhos, e você-2 compartilha Maria e Maria, ok?"
O máximo que o artista pode fazer é se adaptar com essa realidade. E, se os artistas continuam publicando, produzindo, é porque não estão interessados no dinheiro que a publicação/produção traria - note que os artistas que ganham mais dinheiro, os músicos, não têm sua renda principal a partir da informação em si, mas através da performance.
Outro detalhe. Alguns vão chiar, alguns vão falar "tá louco Eremita?", mas considero a seguinte afirmação verdadeira:
A produção de um artista, assim como a de um cientista, não pertence somente a ele mas também ao resto da sociedade.Se alguém contestar, eu argumento.