Autor Tópico: A origem do Cristianismo!  (Lida 30577 vezes)

Offline Ivani Medina

• Nível 05
  • *
Re:A origem do Cristianismo!
« Resposta #200 Online: 06 de Setembro de 2015, 08:44:05 »
El Elyon A todo momento aprece uma "evidência" do cristianismo no século I. No entanto, escritores cristãos surgem somente no século II. A maioria das pessoas não atenta para esse detalhe. Cravar o cristianismo no primeiro século tem importância vital para a lenda que se desenvolve no século I. Como nada até hoje foi encontrado, continua a surgir tais "evidências" no meio cristão ou de interessados. Coisas que acanalham a história.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #201 Online: 06 de Setembro de 2015, 09:55:18 »
Aquela teoria que Jesus é plágio de outros deuses é mito ou fato?

Pelo que eu sei aquele documentário que tem no YouTube tem erros. Mas parece ter algumas coisas certas também.
Eu fiz uma pesquisa rápida sobre isso estes dias. Mas no momento estou viajando. Logo que chegar em casa eu vou procurar o material e postar o que achei.

Offline MarceliNNNN

• Nível 16
  • *
« Resposta #202 Online: 06 de Setembro de 2015, 11:31:32 »

Pelo que eu sei aquele documentário que tem no YouTube tem erros. Mas parece ter algumas coisas certas também.
Eu fiz uma pesquisa rápida sobre isso estes dias. Mas no momento estou viajando. Logo que chegar em casa eu vou procurar o material e postar o que achei.
Ok  :ok:

Offline homemcinza

• Nível 23
  • *
« Resposta #203 Online: 06 de Setembro de 2015, 18:46:04 »
El Elyon A todo momento aprece uma "evidência" do cristianismo no século I. No entanto, escritores cristãos surgem somente no século II. A maioria das pessoas não atenta para esse detalhe. Cravar o cristianismo no primeiro século tem importância vital para a lenda que se desenvolve no século I. Como nada até hoje foi encontrado, continua a surgir tais "evidências" no meio cristão ou de interessados. Coisas que acanalham a história.

Ivani Medina, conhece esse texto. O que acha?
https://www.nexusmagazine.com/articles/doc_view/11-the-forged-origins-of-the-new-testament
Ceticismo é para poucos!

Offline Ivani Medina

• Nível 05
  • *
« Resposta #204 Online: 07 de Setembro de 2015, 09:23:56 »
Obrigado, Homencinza, eu não conhecia este texto. Diz-se que história é a arte dos detalhes. Não estudei Constantino porque me ative à origem do cristianismo e este imperador, apesar da sua grande importância nessa história, foi seu continuador. O que me surpreende quando se comenta a respeito de Constantino é a ausência de Lactâncio. Sempre me refiro a isto, pois eles se conheceram na corte de Diocleciano, na Ásia Menor, na qual este filósofo cristão pregava livremente suas ideias e fomentava a substituição do sistema religioso que dava apoio à tetrarquia pelo cristianismo, sem problema algum. Lactâncio era um homem maduro e Constantino ainda um rapazola. A influência desse cristão sobre o futuro imperador foi enorme. A primeira providência de Constantino a favor do cristianismo, quando recebeu o título de Augusto Universal, foi abrir o cofre do Império para financiar as já posicionadas missões cristãs. O cristianismo nunca foi obra de um homem só e quando Constantino nasceu já se encontrava ativo havia muito tempo.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #205 Online: 07 de Setembro de 2015, 16:31:50 »
A galera do neopaganismo, mais os supremacistas brancos da Europa se refere ao cristianismo como uma religião invasora, do judeu morto e que destruiu as religiões ancestrais dos povos da Europa.

Porém, muitos academicos falam do cristianismo como uma religião grega, com um deus grego do platonismo e de forte tradição indoeuropeia ( trindade, redenção...).

Afinal quem está certo?

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #206 Online: 07 de Setembro de 2015, 16:36:43 »
E há alguém "certo"?
Até onde eu sei eu não sei.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #207 Online: 07 de Setembro de 2015, 16:44:37 »
Não

Mas me refiro a questão da herança cultural.

Em tempo de Europa xenófoba, os pirados do link abaixo tratam desta questão com força

http://gladio.blogspot.com.br/

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #208 Online: 07 de Setembro de 2015, 16:56:48 »
Não

Mas me refiro a questão da herança cultural.

Em tempo de Europa xenófoba, os pirados do link abaixo tratam desta questão com força

http://gladio.blogspot.com.br/
Coisa de boçal. Se as religiões deles fossem realmente formidáveis seriam elas a prevalecer, então, mesmo que não prevalecessem por escolhas equivocadas de seus ancestrais ainda assim isso seria um atestado de incompetência desses outros.

Offline Ivani Medina

• Nível 05
  • *
« Resposta #209 Online: 07 de Setembro de 2015, 17:17:13 »
O cristianismo é grego sim.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #210 Online: 08 de Setembro de 2015, 10:56:29 »

Segue um link com um artigo (em PDF)  sobre o filme Zeitgeist, eu só li rapidamente, dê uma olhada e confronte com outras fontes sobre o assunto.

https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0CB4QFjAAahUKEwiymI6qyOfHAhWJHZAKHSBTAR8&url=http%3A%2F%2Ffiles.sandromalagutti.webnode.com.br%2F200000822-041c304968%2FZeitgeist.pdf&usg=AFQjCNGqUnv7tP3FBQM2YR9szFiThX_Hpg&sig2=5UBBEkolmfEmKpkOZWlYjw

E segue um trecho inicial:

Zeitgeist, the Movie é um filme lançado online em 2007, produzido pelo norte-americano Peter Joseph. O filme apresenta uma série de teorias da conspiração relacionadas ao Cristianismo, ataques de 11 de Setembro e a Reserva Federal dos EUA.
O filme Zeitgeist (que significa “espírito da época” em alemão) é dividido em três partes. A primeira delas ataca a historicidade da Bíblia. Afirma que Jesus é um antropomorfismo que englobou Quase cinqüenta anos atrás, no início dos várias entidades solares de outras culturas anos 70 um filósofo francês chamado Jean- antigas. Peter Joseph tenta demonstrar Pierre Lyotard começou o que foi chamado que a história de Cristo é basicamente um de pensamento pós-moderno. O pensamento plágio da história do deus egípcio Hórus. pós-moderno, em sua forma mais
O cristianismo, de acordo com Zeitgeist, rudimentar, envolve a desconstrução de seria uma invenção usada para enganar e todas as principais meta-narrativas da manipular as massas. modernidade, em particular o modernismo ocidental. Isto incluiu uma desconstrução da O texto é uma tradução da meta-narrativa cristã, sob qualquer forma escrita pelo Dr. Ben Witherington, que assumiu. A principal coisa a ser onde ele analisa esta primeira parte do entendida sobre Lyotard é sua oposição a filme e demonstra que suas teorias são toda meta-narrativa, inclusive a única a ser
facilmente refutadas com a ajuda de uma construída em quase duas horas do filme boa enciclopédia. (uma hora e 56 minutos), que está disponível Dr. Ben Witherington é Ph.D. pela na Internet através do Google vídeo. Sua universidade de Durham, Inglaterra, e popularidade é demonstrada não só pelo professor do Asbury Theological número de acessos onde você pode Seminary, onde ministra aulas na área de encontrá-lo, mas pelo fato de que ele está Novo Testamento. É autor de vários disponível com todos os tipos de legendas livros, incluindo História e Histórias do em outros idiomas.
Novo Testamento (Edições Vida Nova) e O Fim do Conflito (Editora Landscape).

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #211 Online: 08 de Setembro de 2015, 11:52:14 »

Segue um link com um artigo (em PDF)  sobre o filme Zeitgeist, eu só li rapidamente, dê uma olhada e confronte com outras fontes sobre o assunto.

https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0CB4QFjAAahUKEwiymI6qyOfHAhWJHZAKHSBTAR8&url=http%3A%2F%2Ffiles.sandromalagutti.webnode.com.br%2F200000822-041c304968%2FZeitgeist.pdf&usg=AFQjCNGqUnv7tP3FBQM2YR9szFiThX_Hpg&sig2=5UBBEkolmfEmKpkOZWlYjw

E segue um trecho inicial:

Zeitgeist, the Movie é um filme lançado online em 2007, produzido pelo norte-americano Peter Joseph. O filme apresenta uma série de teorias da conspiração relacionadas ao Cristianismo, ataques de 11 de Setembro e a Reserva Federal dos EUA.
O filme Zeitgeist (que significa “espírito da época” em alemão) é dividido em três partes. A primeira delas ataca a historicidade da Bíblia. Afirma que Jesus é um antropomorfismo que englobou Quase cinqüenta anos atrás, no início dos várias entidades solares de outras culturas anos 70 um filósofo francês chamado Jean- antigas. Peter Joseph tenta demonstrar Pierre Lyotard começou o que foi chamado que a história de Cristo é basicamente um de pensamento pós-moderno. O pensamento plágio da história do deus egípcio Hórus. pós-moderno, em sua forma mais
O cristianismo, de acordo com Zeitgeist, rudimentar, envolve a desconstrução de seria uma invenção usada para enganar e todas as principais meta-narrativas da manipular as massas. modernidade, em particular o modernismo ocidental. Isto incluiu uma desconstrução da O texto é uma tradução da meta-narrativa cristã, sob qualquer forma escrita pelo Dr. Ben Witherington, que assumiu. A principal coisa a ser onde ele analisa esta primeira parte do entendida sobre Lyotard é sua oposição a filme e demonstra que suas teorias são toda meta-narrativa, inclusive a única a ser
facilmente refutadas com a ajuda de uma construída em quase duas horas do filme boa enciclopédia. (uma hora e 56 minutos), que está disponível Dr. Ben Witherington é Ph.D. pela na Internet através do Google vídeo. Sua universidade de Durham, Inglaterra, e popularidade é demonstrada não só pelo professor do Asbury Theological número de acessos onde você pode Seminary, onde ministra aulas na área de encontrá-lo, mas pelo fato de que ele está Novo Testamento. É autor de vários disponível com todos os tipos de legendas livros, incluindo História e Histórias do em outros idiomas.
Novo Testamento (Edições Vida Nova) e O Fim do Conflito (Editora Landscape).
Texto em português de Narnia.

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #212 Online: 08 de Setembro de 2015, 12:00:42 »
Deixa de preguiça e baixa o pdf, irmão, aleluia!!! :histeria:
GNOSE

Offline homemcinza

• Nível 23
  • *
« Resposta #213 Online: 08 de Setembro de 2015, 12:27:10 »
<a href="https://www.youtube.com/v/a-2HBSfPZpU" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/a-2HBSfPZpU</a>
Ceticismo é para poucos!

Offline homemcinza

• Nível 23
  • *
« Resposta #214 Online: 08 de Setembro de 2015, 12:34:08 »
Obrigado, Homencinza, eu não conhecia este texto. Diz-se que história é a arte dos detalhes. Não estudei Constantino porque me ative à origem do cristianismo e este imperador, apesar da sua grande importância nessa história, foi seu continuador. O que me surpreende quando se comenta a respeito de Constantino é a ausência de Lactâncio. Sempre me refiro a isto, pois eles se conheceram na corte de Diocleciano, na Ásia Menor, na qual este filósofo cristão pregava livremente suas ideias e fomentava a substituição do sistema religioso que dava apoio à tetrarquia pelo cristianismo, sem problema algum. Lactâncio era um homem maduro e Constantino ainda um rapazola. A influência desse cristão sobre o futuro imperador foi enorme. A primeira providência de Constantino a favor do cristianismo, quando recebeu o título de Augusto Universal, foi abrir o cofre do Império para financiar as já posicionadas missões cristãs. O cristianismo nunca foi obra de um homem só e quando Constantino nasceu já se encontrava ativo havia muito tempo.

Obrigado meu caro. Se me lembro bem você escreveu um livro sobre esse tema? Ou não?

Gostei deste texto pois traz algumas referências da própria igreja admitindo interpolações e outras coisas.
Ainda não traduzi todo o texto mas pelo que vi o texto afirma que o Cristianismo ou o Novo testamento teriam sido inventados em Nicéia....do que você estudou até hoje a que conclusão chegou?
Ceticismo é para poucos!

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #215 Online: 13 de Setembro de 2015, 23:20:28 »

[/quote]

O grego como língua franca era de fácil aprendizado ?

A ideia de judeus helenizados fora da palestina me soa estranha para dar origem ao cristianismo

Aprender um idioma hoje em dia com todos os métodos pedagógicos ainda é difícil, agora imagine isso no mundo antigo e com a aculturação dos judeus.

Sou meio cético também quando dizem que algum sábio ou diplomata da antiguidade falava trocentas línguas.

Imagine para um judeu ter que aprender grego para escrever o NT, não sei se isso reforça a origem quase que puramente grega do cristianismo

Offline Ivani Medina

• Nível 05
  • *
« Resposta #216 Online: 14 de Setembro de 2015, 08:43:30 »

O grego como língua franca era de fácil aprendizado ?

A ideia de judeus helenizados fora da palestina me soa estranha para dar origem ao cristianismo

Aprender um idioma hoje em dia com todos os métodos pedagógicos ainda é difícil, agora imagine isso no mundo antigo e com a aculturação dos judeus.

Sou meio cético também quando dizem que algum sábio ou diplomata da antiguidade falava trocentas línguas.

Imagine para um judeu ter que aprender grego para escrever o NT, não sei se isso reforça a origem quase que puramente grega do cristianismo

Ora, por que o NT é contestado pelos judeus? Porque não é de origem judaica coisa nenhuma. Nem de forma e nem de conteúdo.

“Evangelho é a tradução portuguesa da palavra grega Euangelion que foi notavelmente enriquecida de significados. Para os gregos mais antigos ela indicava a "gorjeta" que era dada a quem trazia uma boa notícia. Mais tarde passou a significar uma "boa-nova", segundo a exata etimologia do termo. Falava-se de "evangelho", nas cidades gregas, quando ecoava a notícia de uma vitória militar, quando os arautos noticiavam o nascimento de um rei ou de um imperador. Ao termo estava unida a ideia de festa com cânticos, luzes e cerimônias festivas. Era, em suma, o anúncio da alegria, porque continha uma certeza de bem-estar, de paz e salvação”.

Não há de ser porque o NT diz que o cristianismo é de origem judaica que a gente vai acreditar, né?
[/quote]

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #217 Online: 21 de Setembro de 2015, 13:10:50 »
Os gregos tinham uma rica religião politeísta, porque e onde eles se cansaram dela?

Este ponto de inflexão foi com a galera do Aristóteles e Platão?

Andei relendo o tópico e esta supremacia cultural grega no mundo antigo não pode ser questionada?

Muitas das colonias e diásporas gregas tinham mais relação com derrotas militares ( creta, micenas, povos do mar, rolo compressor dório) e desastres naturais do que algo planejado

O helenismo no seu auge quebrou a cara na Índia e seria esmagado na China se Alexandre tentasse alguma coisa la

E foi esquecido pouco tempo depois do fim do império de Alexandre na regiões que mais tarde não estariam sob domínio romano ( partos, persas, afegãos...), eles voltaram a ser orientais

Se considerarmos helenismo = cristianismo nem o império bizantino  chegou perto de domínio cultural do mundo.

Havia o movimento contrario também, já li sobre o budismo-romano na Eurasia

Ah, tudo isso levando em conta a tese que o mundo greco romano tenha criado o cristianismo como estratégia de dominação cultural
« Última modificação: 21 de Setembro de 2015, 17:22:14 por André Luiz »

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #218 Online: 24 de Maio de 2016, 07:24:39 »
Obrigado Trudeau

Na verdade todo o cristianismo do primeiro século é pura ficção. Quem chegou a essa conclusão foi um teólogo, filósofo e historiador alemão do século XIV chamado Bruno Bauer. O que tenho feito é procurar reunir evidências do porquê da necessidade de tal concepção. Agora considero a minha pesquisa madura e está na hora de escrever (já comecei) um livro convencional, impresso, destribuido e tudo direitinho. Claro que não tenho previsão nem para a conclusão da obra, o que para mim é o mais doloroso. Dificilmente consigo dar um texto como acabado. Acho que esse livro será o primeiro neste tipo de abordagem, não conheço outro. O que fiz foi garimpar informações históricas desconhecendo de cara o Novo Testamento, pois o surgimento do cristianismo é parte da doutrina cristã. Bem, prometo selecionar uma bibliografia para você, mas com a seguinte dica: desconheça a filosofia do autor. O pensamento dele não tem a menor importância, pois o que interessa são as notícias históricas. Todavia, algumas conclusões valem a pena. Você vai aprender a considerá-las quando oportuno e necessário. http://www.scribd.com/doc/53745320/A-triste-comedia-academica

Abraços.

Só uma correção, do que certamente foi um erro de digitação, mas é importante corrigir para que outra pessoa que ler o post não fique com a informação incorreta, o Bruno Bauer é do  século XIX, e não século XIV.

Bruno Bauer
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bruno Bauer

Nascimento   6 de setembro de 1809
Eisenberg
Morte   13 de abril de 1882 (72 anos)
Rixdorf
Nacionalidade   Alemanha Alemão
Ocupação   Filosofia
Bruno Bauer (Eisenberg, 6 de setembro de 1809 — Rixdorf, 13 de abril de 1882) foi um filósofo, teólogo e historiador alemão.

Offline Ivani Medina

• Nível 05
  • *
« Resposta #219 Online: 25 de Maio de 2016, 10:55:38 »
Venho sugerir aos interessados a leitura de um artigo mais recente a respeito deste assunto. http://cafehistoria.ning.com/profiles/blogs/paguei-pra-ver

Abraços a todos.

Ivani Medina

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #220 Online: 27 de Maio de 2016, 09:26:44 »
Venho sugerir aos interessados a leitura de um artigo mais recente a respeito deste assunto. http://cafehistoria.ning.com/profiles/blogs/paguei-pra-ver

Abraços a todos.

Ivani Medina

Olá Ivani,

Vou ler o texto, certamente que está bem escrito, pois já vi textos anteriores seus, e me pareceram muito bem embasados em boa pesquisa histórica.

Offline Ivani Medina

• Nível 05
  • *
« Resposta #221 Online: 28 de Maio de 2016, 21:36:56 »
Obrigado JJ. Nossa pesquisa não para. Estamos sempre atentos a novas pistas, porém e infelizmente, a maioria que nos aparece é propositalmente falsa. O assunto história geralmente não é abordado. A crença disfarçada de conhecimento tem prioridade.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!