Autor Tópico: A origem do Cristianismo!  (Lida 30576 vezes)

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
Re:A origem do Cristianismo!
« Resposta #175 Online: 18 de Julho de 2014, 10:52:34 »
Meus caros amigos, perdão pela ausência demorada. Inclusive eu havi esquecido a minha senha que agora, felizmente, consegui recuperar. Trago boas notícias: no dia 09 de julho lancei meu primeiro livro a respeito do assunto A origem do cristianismo. Quero convidá-los a visitar a página deste livro no Facebook, na qual pretendo trocar ideias com os leitores. Forte abraço a todos.

https://www.facebook.com/aorigemdocristianismoemreflexao?ref_type=bookmark

Bem vindo de novo Ivani.   Gostaria de dizer que achei muitíssimo interessante  a sua hipótese (certamente bem fundamentada) sobre a origem  grega  do cristianismo.    :ok:

.
« Última modificação: 18 de Julho de 2014, 11:01:47 por JJ »

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #176 Online: 18 de Julho de 2014, 10:57:08 »
Essa falácia antiga é bastante tola. Por quê? Sócrates nunca foi um personagem milagreiro que mudou o mundo. Portanto, nunca foi alvo de questionamentos maiores quanto a sua real existência. O principal a invalidar essa comparação tosca é que não somente nada se encontro até hoje sobre o personagem Jesus, mas a respeito de todo o cristianismo do século I. Um movimento religioso que sé existe na Bíblia. Hoje se sabe que todas as alegadas comprovações encontradas em arquivos romanos não passam de fraudes feitas a partir do século IV. Por quê? Porque além dos escritores pagãos e judeus, os apologistas cristãos do século II não falam sobre elas.

É muito interessante que uma religião inventada pelos gregos faça a cabeça de tanta gente hoje.  Mas não acho espantoso, pois afinal de contas outras religiões também tem um monte de invencionices  originadas de  criativas e espertas mentes da antiguidade.

.

Offline Ivani Medina

• Nível 05
  • *
« Resposta #177 Online: 18 de Julho de 2014, 13:00:27 »
Sim. É interessante, mas não é surpreendente. Toda religião é inventada e desde a Antiguidade, depois que sucederam os persas no domínio do mundo antigo, os gregos faziam a cabeça de toda gente. Quando se fala neles, geralmente se pensa nos atenienses e nos deuses do Olimpo. No entanto, os gregos há muito haviam colonizado as ilhas e a orla mediterrâneas, o sul da Itália, a Ásia Menor, a África. Em todo canto havia um deles, como no Egito. A cultura helênica passou a ser imitada com maior intensidade pelos povos conquistados por Alexandre, pois os gregos lançaram-se deliberadamente na prática do domínio cultural. Era este que garantia a permanência depois da vitória militar. Do contrário seria um esforço em vão. Os gregos da Ásia Menor tinham uma característica interessante que se sobressaía sobre os demais. Assimilavam todo conhecimento que podiam e davam uma nova forma. Assim não desgostavam os nativos e impunham seus interesses. Deram aos deuses locais templos luxuosos e os fundiram com os próprios deuses. Esses templos eram franqueados a todos sem distinção. Momento único na vida de um escravo artesão miserável das indústrias manufatureiras, no qual ele podia se ver inserido no luxo e no esplendor. As principais lideranças do cristianismo primitivo vieram da Ásia Menor. Foi lá que ele começou.

Offline Ivani Medina

• Nível 05
  • *
« Resposta #178 Online: 18 de Julho de 2014, 19:08:39 »
Agradeço as boas vindas ou bom retorno. Aqui é um bom lugar para o assunto. Uma história que não quer ser contada. Abraços a todos.

Offline Ivani Medina

• Nível 05
  • *
« Resposta #179 Online: 18 de Julho de 2014, 19:33:05 »
Nível 33. Essa historinha ridícula atribuída à Tácito responsabilizando Nero pelo martírio dos cristãos foi inventada. É outra fraude idiota concebida a partir do século V, depois que que o cristianismo, sob Teodósio, achincalhava o passado de Roma e esta havia passado a condição humilhante de tributária de um domínio que ela mesma criou. Ninguém da época ou mesmo depois, confirmou essas adulterações. Flavio Josefo esteve em Roma em 64 nunca comentou nada a respeito. Nas colônias judaicas as notícias ignoravam o tempo e as fronteiras. Um suplício escandaloso daquele não desapareceria sem mais nem menos para ressurgir posteriormente nas "provas" cristãs desse cristianismo que nunca existiu. Os próprios apologistas cristãos, que buscavam todos os argumentos possíveis e impossíveis na defesa do cristianismo, não teriam deixado passar uma coisa daquelas. Estaria repercutindo até hoje na história de Roma, mas só encontrou guarida na história do cristianismo, que era o gestou da nossa educação e ensino. O cristianismo nasceu com a propaganda e dela vive até hoje.
« Última modificação: 18 de Julho de 2014, 19:42:46 por Ivani Medina »

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #180 Online: 19 de Julho de 2014, 06:08:33 »
Nível 33. Essa historinha ridícula atribuída à Tácito responsabilizando Nero pelo martírio dos cristãos foi inventada. É outra fraude idiota concebida a partir do século V, depois que que o cristianismo, sob Teodósio, achincalhava o passado de Roma e esta havia passado a condição humilhante de tributária de um domínio que ela mesma criou. Ninguém da época ou mesmo depois, confirmou essas adulterações. Flavio Josefo esteve em Roma em 64 nunca comentou nada a respeito. Nas colônias judaicas as notícias ignoravam o tempo e as fronteiras. Um suplício escandaloso daquele não desapareceria sem mais nem menos para ressurgir posteriormente nas "provas" cristãs desse cristianismo que nunca existiu. Os próprios apologistas cristãos, que buscavam todos os argumentos possíveis e impossíveis na defesa do cristianismo, não teriam deixado passar uma coisa daquelas. Estaria repercutindo até hoje na história de Roma, mas só encontrou guarida na história do cristianismo, que era o gestou da nossa educação e ensino. O cristianismo nasceu com a propaganda e dela vive até hoje.

Sim, muita propaganda, que conta com as carências (materiais e psicológicas) das pessoas,  e com a raridade do hábito de questionamento profundo e de raciocínio muito  crítico,  para que cresça e se mantenha.  E aqui no Brasil atual o cristianismo do ramo neopentecostal tem crescido motivado principalmente pela teologia da prosperidade, que dá a esperança de enriquecimento material para os fiéis (além da tradicional função de prover amparo psicológico/emocional), e que efetivamente enriquece os donos dessas igrejas. 

.

Offline Ivani Medina

• Nível 05
  • *
« Resposta #181 Online: 19 de Julho de 2014, 09:16:22 »
33.

Pois é, a falta do pensamento crítico foi trabalhada desde o princípio para que fosse assim. Nos primórdios do cristianismo houve lutas cruéis entre os partidários do autoconhecimento e os partidários da massificação do pensamento. A vitória desses últimos tornou o Ocidente como o conhecemos hoje. Fomos educados para sermos alienados de nós mesmos. Quem se conhece um pouco não aceita tudo quietinho.

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
« Resposta #182 Online: 19 de Julho de 2014, 18:01:45 »
A origem do cristianismo me parece ter uma boa avaliação no livro "Judas, traidor ou traido?" de Danillo Nunes....recomendo.
Uma verdade ou um ser podem ser vistos de vários pontos, porém a verdade e o ser estão acima de pontos de vista.

Offline Ivani Medina

• Nível 05
  • *
« Resposta #183 Online: 19 de Julho de 2014, 18:38:40 »
Discordo da visão de Danilo Nunes, pois não se baseia na história, mas na lenda, como muitos outros.

Offline Ivani Medina

• Nível 05
  • *
« Resposta #184 Online: 26 de Agosto de 2015, 10:43:49 »
Quando iniciei minhas pesquisas acerca da origem do cristianismo eu já tinha uma ideia formada: nada de Bíblia, teologia e história das religiões. Todos os que haviam explorado esse caminho haviam chegado à conclusão alguma. Contidos num cercadinho intelectual, no máximo, sabiam que o que se pensava saber não era verdade. É isso o que a nossa cultura espera de nós, pois não gosta de indiscrições. Como o mundo não havia parado para que o Novo Testamento fosse escrito, o que esse mesmo mundo poderia me contar a respeito dessa curiosidade histórica? Afinal, o que acontecia nos quatro primeiros séculos no mundo greco-romano, entre gregos, romanos e judeus?

http://cafehistoria.ning.com/profiles/blogs/paguei-pra-ver

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #185 Online: 26 de Agosto de 2015, 11:40:12 »
Quando iniciei minhas pesquisas acerca da origem do cristianismo eu já tinha uma ideia formada: nada de Bíblia, teologia e história das religiões. Todos os que haviam explorado esse caminho haviam chegado à conclusão alguma. Contidos num cercadinho intelectual, no máximo, sabiam que o que se pensava saber não era verdade. É isso o que a nossa cultura espera de nós, pois não gosta de indiscrições. Como o mundo não havia parado para que o Novo Testamento fosse escrito, o que esse mesmo mundo poderia me contar a respeito dessa curiosidade histórica? Afinal, o que acontecia nos quatro primeiros séculos no mundo greco-romano, entre gregos, romanos e judeus?

http://cafehistoria.ning.com/profiles/blogs/paguei-pra-ver
Lí o texto. Gostei da ideia.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #186 Online: 26 de Agosto de 2015, 11:50:23 »
Quando iniciei minhas pesquisas acerca da origem do cristianismo eu já tinha uma ideia formada: nada de Bíblia, teologia e história das religiões. Todos os que haviam explorado esse caminho haviam chegado à conclusão alguma. Contidos num cercadinho intelectual, no máximo, sabiam que o que se pensava saber não era verdade.

Exatamente, fiz o mesmo. Consultar fontes "viciadas" é contraproducente, algo como estudar o nazismo somente lendo Mein Kumpf.
GNOSE

Offline Ivani Medina

• Nível 05
  • *
« Resposta #187 Online: 26 de Agosto de 2015, 11:55:06 »
"Consultar fontes viciadas"? Dá pra desenhar?

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #188 Online: 26 de Agosto de 2015, 12:00:46 »
Sorry, quis dizer que as fontes tradicionais de estudos sobre o Cristianismo são usualmente de divulgadores e adeptos da doutrina, não invalidando sua suposta autenticidade, mas induzindo à aceitação de inverdades.
GNOSE

Offline Ivani Medina

• Nível 05
  • *
« Resposta #189 Online: 26 de Agosto de 2015, 12:04:19 »
Tá. Só pra te entender melhor: você fez o mesmo que eles ou o mesmo que eu? Parece óbvia a resposta, mas não custa perguntar.

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #190 Online: 26 de Agosto de 2015, 12:38:28 »
Fiz como você: procurei fontes contemporâneas aos supostos fatos ocorridos, procurei entre os povos que viviam e viram o surgimento dessa raça de pastores nômades que tentaram dominar a Palestina no tapa e inventaram uma história de escravidão que nunca existiu.
GNOSE

Offline Ivani Medina

• Nível 05
  • *
« Resposta #191 Online: 26 de Agosto de 2015, 13:31:40 »
Certo Quando agente sabe o que procura, os livros acabam contando. Repare só:

“[...] Se anteriormente homens e mulheres cristãos sentavam-se juntos no culto, em meados do século II – precisamente na época dessas contendas com os cristãos gnósticos - as comunidades ortodoxas passaram a adotar o costume das sinagogas, onde as mulheres eram segregadas dos homens. [...]” (PAGELS, p. 90).

“Resta, no referente ao século IV, a admirável floração, função dos Padres da Igreja, tanto gregos como latinos. Não haverá inconvenientes em encará-los agora, e sob o ângulo da literatura. Sem dúvida, eles escrevem, alguns com grande abundância, e ouvintes atentos estenografam freqüentemente suas próprias palavras a fim de assegurarem a publicação. [...]. Não há vida sem luta:nos s éculos II e III os primeiros escritores cristãos tiveram de polemizar contra os inimigos exteriores: após o triunfo, coube-lhes defender a fé contra a heresia e, ao mesmo tempo, instruir seus fies e guiá-los numa vida terrena semeada de emboscadas. O dogma, o ensino, a moral, eis os objetos de seus tratados doutrinais, de seus sermões e suas cartas.”   (AYMARD; AUBOYER, 1974, p. 62)

O meio século que vai de 150 a 200 marca assim um momento decisivo do cristianismo. Continua precária a situação jurídica dos cristãos. Importuna-nos as calúnias populares. Perseguições abrem novas brechas. Romperam, no entanto, o gueto em que os quiseram encerrar. Daqui por diante não mais se pensará ver neles uma pequena seita oriental. Como dirá Tertuliano, enchem o fórum, os banhos, os mercados, as escolas. Não têm motivos para se desvincularem de uma civilização que apreciam. Dela recusam apenas as perversões. As violências do apocalipse judeu-cristão, os exageros do encratismo não estão inteiramente apagados. Pertencem no entanto aos assuntos do passado. Novo tipo de cristão surgiu e esse pretende unir os valores do helenismo e a fé do cristão. Está fadado a suscitar as grandes figuras do início do III século.”  (DANIÉLOU; MARROU, 1966, p. 151)

Offline Ivani Medina

• Nível 05
  • *
« Resposta #192 Online: 26 de Agosto de 2015, 14:06:05 »
Mais um bocadinho:

“[...] Em sua crítica dos Sinópticos, objeto de Bauer era mais abertamente negar o cristianismo dogmático, mobilizado em defesa da ordem absolutista. Os incidentes descritos nos evangelhos eram produtos da consciência religiosa, ao invés de relatórios factuais. Crítica de John Bauer convenceu-o de que a narrativa do evangelho era um produto puramente literário, e agora ele argumentou que os Sinópticos também continham nenhum material historicamente autêntico. [...] Bauer comparou a crise atual até o fim do mundo clássico em imperialismo romano. Seus estudos na década de 1850 localizizam as origens do cristianismo no século II dC, concluindo que o primeiro evangelho foi escrito sob Adriano (117-138 dC), embora ligeiramente predados por algumas das epístolas paulinas. Bauer traçou a evolução das idéias cristãs de helenismo e estoicismo, derivando o logos doutrina do evangelho de João de Philo e fontes neo-platônico. Como em Herr Dr. Hengstenberg, ele negou que o cristianismo havia surgido diretamente do judaísmo.
(http://plato.stanford.edu/entries/bauer/)

A única referência a um Evangelho cristão antes do ano 150 é a de Pápias, que lá por 135 fala em um desconhecido “João, o Velho”, a dizer que Marcos havia composto seu Evangelho com base no que Pedro contara. E Pápias acrescenta: “Mateus transcreveu em hebraico a Logia”. (DURANT, 1971, p. 435)

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #193 Online: 26 de Agosto de 2015, 14:22:42 »
Mil perdões pela minha obtusidade, você pedia minhas fontes. ::)

Posso fazer um levantamento lá em casa ou uma busca rápida em sites meus conhecidos (parece frase de comadre, isso), mas poso adiantar que minhas conclusões sobre o Cristianismo são: uma religião montada como um travesti, com uma aparência de "boa nova", quando por baixo dos panos se escondem a xenofobia hebraica, o misticismo babilônico, a astúcia egípcia, a democracia ateniense, a organização dos judeus, (a lista é extensa), onde todos e cada um contribuíram, compulsoriamente ou não, com a construção de uma farsa forjada na necessidade de domínio e de dominação, onde os sexos são separados e antagônicos e o Big Brother Father cuida de tudo.

Existem pontos positivos? Claro que existem. Mas não sou daquelas de perdoar relógio parado só porque  ele estará certo duas vezes ao dia. :ok:

GNOSE

Offline El Elyon

• Nível 20
  • *
« Resposta #194 Online: 26 de Agosto de 2015, 14:45:27 »
onde os sexos são separados e antagônicos

Você já viu a Mos Maiorum romana, que foi a base para a Lei das Doze Tábuas, o código legal mais duradouro do Império Romano? É uma aula do Bom e Velho Patriarcado, escrito muito antes do contato entre Roma e os adeptos da Lei Mosaica. Alguns excertos:

Citação de: Tábula IV - Do pátrio poder e do casamento

1. É permitido ao pai matar o filho que nasce disforme, mediante o julgamento de cinco vizinhos.
2. O pai terá sobre os filhos nascidos de casamento legítimo o direito de vida e de morte e o poder de vendê-los.
4. Se um filho póstumo nasceu até o décimo mês após a dissolução do matrimônio, que esse filho seja reputado legitimo.

Ou, outros trechos interessantes, retirados do Women's Life in Greece and Rome:

Table V. Inheritance and guardianship
1. ... Women, even though they are of full age, because of their levity of mind shall be under guardianship ... except Vestal Virgins, who ... shall be free from guardianship. [4]

2. The conveyable possessions of a woman who is under guardianship of male agnates [5] shall not be acquired by prescriptive right unless they are transferred by the woman herself with the authorisation of her guardian ...

4. If anyone who has no direct heir dies intestate, the nearest male agnate shall have the estate;

5. If there is not a male agnate, the male clansmen shall have the estate.

6. The agnatic relatives are guardians of those who are not given a guardian by will. [6]

Table VI. Ownership and possession
5. ... If any woman is unwilling to be subjected in this manner to her husband's marital control, she shall absent herself for three successive nights in every year and by this means shall interrupt his prescriptive right of each year. [7]

Table X. Sacred law

4. Woman shall not tear their cheeks or shall not make a sorrowful outcry on account of a funeral.

E as Notas que acompanham esses excerto:

4. Twenty-five was the age of majority for both women and men. A woman remained subject to either her father's power (potestas) or her husband's (manus) or, lacking both, that of a tutor. See below, no. 115-17, on guardianship, and on vestal virgins, no. 408.

5. Agnatic relationships are traced through the male line and can include artificial relationships, as through adoption; cognatic relationships are traced through the female line and are confined to blood relations.

6. Boys 7-14, girls 7-12, and women who were not under a father's or husband's power. This law, for which there is no surviving text, is derived from Gaius, Institutes 1.155.

7. This law too is derived from the Institutes of Gaius 1.111 (below, no. 000), where the jurist explains that the institution had become obsolete by his day.
« Última modificação: 26 de Agosto de 2015, 14:48:54 por El Elyon »
"As long as the Colossus stands, Rome will stand, when the Colossus falls, Rome will also fall, when Rome falls, so falls the world."

São Beda.

Offline Ivani Medina

• Nível 05
  • *
« Resposta #195 Online: 26 de Agosto de 2015, 15:40:44 »
O meu interesse se prende exclusivamente em expor a origem do cristianismo e trocar informações a respeito. Não faço uma crítica  a essa opção religiosa, embora não seja (como nenhuma é) da minha simpatia. Ultimamente, tenho recebido de alguns ateus uma resposta negativa quanto a divulgação do artigo no qual critico o livro de Batr Erman "Jesus existiu ou não?". Parece que alguns não conseguem viver sem um herói e agora contam com Bartman. Ora, ninguém está acima da crítica. Pelo fato de eu não ter escolhido a teologia, como de praxe, para pesquisar o assunto sentiram-se melindrados por ter criticado o herói. Um chegou a dizer que o meu artigo é tão profundo quanto um pires. Como? kkkkkkkkkkkkkk Até parece que faço nele uma digressão filosófica.
« Última modificação: 26 de Agosto de 2015, 15:44:17 por Ivani Medina »

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #196 Online: 26 de Agosto de 2015, 15:51:19 »
Já conhecia as 12 Tábuas, Elyon, mas não tenho mais esse material disponível, rs.

Essa de sumir por 3 dias e ficar livre do marido rendeu excelentes comentário à época...
GNOSE

Offline El Elyon

• Nível 20
  • *
« Resposta #197 Online: 26 de Agosto de 2015, 20:08:35 »
Colocando algo que considero interessante: Mummy Mask May Reveal Oldest Known Gospel.

Obviamente, a série de artigos quanto a essa descoberta ainda não foi publicada, os autores ainda está sob efeito de um NDA e existem diversas ressalvas quanto a possível datação do fragmento do Evangelho de São Marcos. Contudo, caso a hipótese que eles tem em mãos um fragmento do evangelho escrito ainda no primeiro século, isso coloca a escrita dos Evangelhos muito mais próxima do que é inferido por acadêmicos bíblicos tradicionais. Mas não duvido que será algo tão controverso quanto o outro fragmento de um evangelho mais antigo, o "Papiro P52" (que data de algum momento entre 110-150 EC, mas podendo ser escrito no III Século).
"As long as the Colossus stands, Rome will stand, when the Colossus falls, Rome will also fall, when Rome falls, so falls the world."

São Beda.

Offline MarceliNNNN

• Nível 16
  • *
« Resposta #198 Online: 05 de Setembro de 2015, 10:23:18 »
Aquela teoria que Jesus é plágio de outros deuses é mito ou fato?

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #199 Online: 05 de Setembro de 2015, 13:16:34 »
Aquela teoria que Jesus é plágio de outros deuses é mito ou fato?
Mígio, não não não, é plato, ah sei lá... :umm:
Até onde eu sei eu não sei.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!