Autor Tópico: A origem do Cristianismo!  (Lida 30574 vezes)

Offline Ivani Medina

• Nível 05
  • *
Re: A origem do Cristianismo!
« Resposta #125 Online: 23 de Fevereiro de 2011, 14:26:32 »
Caro Famado

Pouco me importa que historiadores reconheçam a existência de Paulo ou a de Jesus. Já expliquei isso anteriormente. O fato é que estes personagens só existem na história da Igreja. Paulo tem a sua vida bem detalhada nas suas viagens e entreveros pelo mundo. Não dá para aceitar que um personagem tão versátil e destemido não tenha despertado a atenção de mais ninguém, principalmente dos escritores judeus da época. Bolas, claro que tudo o que foi escrito e atribuído a ele ou a qualquer um, como os evangelhos, alguém escreveu. Claro, não é essa a questão! O cristianismo do primeiro século é inteiramente literário, nada daquilo existiu. Tudo foi inventado no segundo século pela argúcia grega.

Alguns judeus aguardavam a chegada do messias que mudaria o mundo. Introduziria uma era de paz mundial, terminaria com o ódio, opressão, sofrimento e doenças. Foi o que aconteceu depois de décadas de Jesus, quando supostamente os evangelhos foram escritos? E mesmo nos dias de hoje, mudou o quê? (responda, por favor)

Offline Ivani Medina

• Nível 05
  • *
« Resposta #126 Online: 23 de Fevereiro de 2011, 14:31:47 »
Mesmo considerando que o NT não seja verídico, ou seja uma farsa porca, o padrão da história (ou estória) ali relatada mostra que é originário da Galiléia. Vc discorda?

Caro Famado,

Da Galiléia o que mais originou foram bandidos.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #127 Online: 23 de Fevereiro de 2011, 16:52:31 »
Caro - famado

Rapaz, é o que estou dizendo, os ateístas até duvidam da existência do Jesus histórico, dos discípulos e de outros personagens, mas de Paulo não. É reconhecido pelos historiadores a existência dele e é atribuído a ele a "invenção" do cristianismo.

Mas mesmo que Paulo não tenha existido (o que eu acho um erro básico ter isso como premissa) as cartas tiveram autores. Digamos que os autores das cartas tenham sido o Manuelzinho, o Pererinha, o Joaquim e sei lá mais quem. Isso não muda o fato de que os destinatários são os que são, ou seja, prosélitos de Tessalônica, Filipos, Galácia, Colossos e Éfeso, entre outras cidades gregas.

:ok: :arrow: :)
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #128 Online: 23 de Fevereiro de 2011, 18:06:23 »
Também eu admito como mais provável que Paulo de Tarso tenha sido um dos mais notáveis homens da História ao invés de um dos mais notáveis mitos da mesma.
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #129 Online: 24 de Fevereiro de 2011, 11:12:08 »
Mesmo considerando que o NT não seja verídico, ou seja uma farsa porca, o padrão da história (ou estória) ali relatada mostra que é originário da Galiléia. Vc discorda?

Caro Famado,

Da Galiléia o que mais originou foram bandidos.

De fato. Bandidos, pobres, miscigenados... todo um terreno fértil para a pregação de profetas, tais como João batista, Jesus, profetas cínicos, mil e um messias, fariseus, zelotes... e foi isso mesmo que aconteceu.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #130 Online: 24 de Fevereiro de 2011, 11:15:32 »
Caro Famado

Pouco me importa que historiadores reconheçam a existência de Paulo ou a de Jesus. Já expliquei isso anteriormente. O fato é que estes personagens só existem na história da Igreja. Paulo tem a sua vida bem detalhada nas suas viagens e entreveros pelo mundo. Não dá para aceitar que um personagem tão versátil e destemido não tenha despertado a atenção de mais ninguém, principalmente dos escritores judeus da época. Bolas, claro que tudo o que foi escrito e atribuído a ele ou a qualquer um, como os evangelhos, alguém escreveu. Claro, não é essa a questão! O cristianismo do primeiro século é inteiramente literário, nada daquilo existiu. Tudo foi inventado no segundo século pela argúcia grega.

Alguns judeus aguardavam a chegada do messias que mudaria o mundo. Introduziria uma era de paz mundial, terminaria com o ódio, opressão, sofrimento e doenças. Foi o que aconteceu depois de décadas de Jesus, quando supostamente os evangelhos foram escritos? E mesmo nos dias de hoje, mudou o quê? (responda, por favor)

Aqui há um impasse. O mainstream diz que Paulo foi o mentor, criador e divulgador do cristianismo, sua tese diz que foi uma conspiração grega.

De minha parte, como sou crente, acho que não foi nem um nem outro. Acredito no NT do jeito que está escrito. Contudo, entre Paulo e sua tese, ficaria com Paulo.

Offline Ivani Medina

• Nível 05
  • *
« Resposta #131 Online: 24 de Fevereiro de 2011, 12:19:29 »
Caro Famado

Como o ceticismo corre nas minhas veias, não ceticismo que duvida por duvidar, sim o ceticismo que faz o papel do tato do conhecimento. Ora, respeito e acato a sua escolha para si mesmo. Diferimos-nos nas escolhas, certamente.
Quando escolhi estudar história eu já sabia o que eu queria saber. Estudar história não é ingerir irrefletidamente o que nos dizem os historiadores. Mas, antes de tudo, digerir as notícias históricas que os mesmos nos oferecem com um mínimo de censo crítico.

Bruno Bauer (1809-1882), filósofo, teólogo e historiador alemão, licenciado em teologia lecionava na universidade de Bonn. Por ser um investigador minucioso e um estudioso íntegro, depois de investigar as fontes do Novo Testamento chegou à conclusão de que este livro era mais grego do que judeu, o cristianismo não surgiu diretamente do judaísmo, o cristianismo do primeiro século era inteiramente fictício e que Jesus Cristo era um mito criado no segundo século. Por causa disso perdeu o emprego de professor.

Voltei a falar nesse cristão luterano, que nem teve seus livros traduzidos para o inglês, porque ele não era um ateu alucinado cujo único desejo na vida seria destruir o cristianismo. Ele não foi o único a buscar a verdade, mas foi o mais certeiro porque dispunha além dos elementos de comparações necessárias, da honestidade intelectual de poucos. Bauer confirma, em boa parte, às conclusões que cheguei antes de saber da sua existência.

Dei conhecimento da minha tese em 2009 e até o momento a maior resistência que percebo é quanto o seu caráter conspirativo.  Evidentemente, eu nunca encontraria nada explícito em livro de historiador algum. A cultura dominante sempre tomou seus cuidados. Não obstante, o conceituado historiador cristão Arnold J. Toynbee chamou o cristianismo de religião heleno-judaica. Ora, sabemos que o primeiro nome se refere à origem, ou seja, nipo-brasileiro, ítalo-americano etc. Portanto, Toynbee admite a existência um judaísmo grego, mas não explica como nem por quê.

“[...]. Mas a Hélade conquistadora não conseguiu cativar a Jerusalém cativa, e sua tentativa de introduzir a civilização, tal como a entendia, na Judéia rústica, foi rejeitada com indignação. Por fim, a Hélade frustrada chegou a termos com a Judéia indomável, adotando uma versão helenizada da sua religião fanática. Esse tempestuoso encontro e a final união do helenismo com o judaísmo deram origem ao cristianismo o ao islamismo, duas religiões heleno-judaicas que são hoje professadas pela metade da raça humana. [...]” (TOYNBEE, 1983, p. 173)

TOYNBEE, Arnold J. Helenismo – História de uma civilização. Rio de Janeiro: Zahar, 1983.

Nem Toynbee ou outro historiador qualquer explica esse “tempestuoso encontro” e muito menos como a “Hélade frustrada chegou a termo com a Judéia indomável”. Ficou tudo no ar para que os contos dos evangelhos e do restante do NT prossigam como se história fosse. Isso é o que vale para a corrente principal de pensamento (mainstream). A nossa cultura é cristã, não poderia ser diferente. A minha tese é o bloco do eu sozinho, por enquanto. Não pensei que ia encontrar moleza pela frente. rsrssr
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2011, 12:22:30 por Ivani Medina »

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #132 Online: 24 de Fevereiro de 2011, 19:00:14 »

Dei conhecimento da minha tese em 2009 e até o momento a maior resistência que percebo é quanto o seu caráter conspirativo.  Evidentemente, eu nunca encontraria nada explícito em livro de historiador algum. A cultura dominante sempre tomou seus cuidados. Não obstante, o conceituado historiador cristão Arnold J. Toynbee chamou o cristianismo de religião heleno-judaica. Ora, sabemos que o primeiro nome se refere à origem, ou seja, nipo-brasileiro, ítalo-americano etc. Portanto, Toynbee admite a existência um judaísmo grego, mas não explica como nem por quê.

Por até ser que você tenha alguma razão (o que ainda não me convenceu, parecendo-me ainda uma teoria da conspiração), mas esse parágrafo é um contra-senso.  A primeira palavra não significa A origem, mas UMA das duas origens. A forma em que aparece é apenas aquela que melhor se adequa ao idioma. Ou Acordo Sino-brasileiro na área aeroespacial é originário da China?

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #133 Online: 24 de Fevereiro de 2011, 19:14:16 »
Mas qual é a novidade que o cristianismo é uma religiao tipicamente europeia?

Offline Ivani Medina

• Nível 05
  • *
« Resposta #134 Online: 24 de Fevereiro de 2011, 20:22:47 »

Por até ser que você tenha alguma razão (o que ainda não me convenceu, parecendo-me ainda uma teoria da conspiração), mas esse parágrafo é um contra-senso.  A primeira palavra não significa A origem, mas UMA das duas origens. A forma em que aparece é apenas aquela que melhor se adequa ao idioma. Ou Acordo Sino-brasileiro na área aeroespacial é originário da China?

Em primeiro lugar, não pretendo convencer ninguém. São as pessoas que convencem a si mesmas, por fraqueza ou por inteligência. A pouca importância da sua observação (Sino-brasileiro) não altera nada do que eu disse. A transcrição da parte do texto clareia tudo. O exemplo que dei não se adequa somente ao idioma, mas se ajusta a idéia que se quer transmitir. Seu Miahara é um cidadão nipo-brasileiro, é originário do Japão e hoje vive no Brasil. O acordo Sino-brasileiro significa que a China é mais experiente no assunto do que o Brasil. Portanto, a origem da tecnologia de base é chinesa. Como parece apreciar o tema, já reparou na palavra "agregar"? O significado etimológico não se refere, mas o sentido de "fazer como os gregos" é evidente. É o ideal universal helenístico, mais uma vez rindo da gente.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #135 Online: 24 de Fevereiro de 2011, 20:55:51 »
Eu avalio que as análises e as conclusões do Ivani Medina são plausíveis.

Além disto há um fato que é indubitável: Houve uma intensa e bem planejada manipulação da história do cristianismo pela ICAR primordial, refinada e mantida cuidadosamente ao longo dos últimos 1700 anos.
Foto USGS

Offline Ivani Medina

• Nível 05
  • *
« Resposta #136 Online: 24 de Fevereiro de 2011, 21:36:02 »

Além disto há um fato que é indubitável: Houve uma intensa e bem planejada manipulação da história do cristianismo pela ICAR primordial, refinada e mantida cuidadosamente ao longo dos últimos 1700 anos.

Caro geotecton

Exatamente. A história da igreja tornou-se a história oficial. A maioria dos estudiosos não chega a conclusão alguma estudando o NT e a história da Igreja, porque insiste em olhar para o lado errado (Jerusalém) ou porque não quer. O compromisso com a fé é maior do que tudo e eles não querem ver a própria ilusão descer pelo ralo.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #137 Online: 25 de Fevereiro de 2011, 09:17:23 »

De fato há plausibilidade, mas acho que a cultura e a língua grega foram ferramentas, portanto, meio e não fim.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #138 Online: 25 de Fevereiro de 2011, 10:30:16 »
Caro - Geotecton

Também acho :!: :ok: :arrow: Já li algures - que ao longo da história, sempre existiram "centrais da contra verdade"... 8-)
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2011, 10:33:38 por lusitano »
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Ivani Medina

• Nível 05
  • *
« Resposta #139 Online: 25 de Fevereiro de 2011, 12:23:32 »
Caros colegas

“Em contraste com os cultos de Cibele, Ísis, Mitra e Doliquéia, o cristianismo foi o único a elaborar para si uma organização administrativa mundial, ao invés de deixar que cada grupo local de conversos seguisse seu próprio caminho. Ainda uma vez, a Igreja cristã adaptava-se às instituições da sociedade que buscava converter. Baseava sua estrutura na estrutura do estado mundial helênico. As comunidades cristãs locais eram autônomas sem serem soberanas. Eram células no corpo de uma Igreja universal (católica), Tal como os municípios eram células no corpo do império romano.” (TOYNBEE, 1983, p. 203)

Quando eu digo que o cristianismo é a realização do ideal universal helenístico não o digo à toa. Hoje, não temos a afeição e o orgulho que aqueles gregos tinham pela própria cultura. Recebemos pronto o que eles construíram e nem nos damos conta disso. O helenismo mudou para permanecer porque foi obrigado. Baseado na estrutura do Estado mundial helênico o cristianismo se caracteriza como uma cultura religiosa, nunca como uma religião. Com uma política religiosa definida, cuja maleabilidade estratégica o adaptava, não só às instituições da sociedade que buscava converte, mas às crenças religiosas resistentes naquela mesma sociedade.

Isto nada tem a ver com o império romano, como se imagina. Constantino era grego, foi criado na Ásia Menor e desprezava Roma. Andava cercado pelos cristãos antes da batalha contra Maxêncio, e tornar-se Augusto Universal. Constantino era o candidato natural do mundo grego. Não foi o império romano que absorveu o cristianismo, foi justamente o contrário. Afirma o historiador italiano Donini.
O cristianismo não tinha se expandido tanto quanto a história da Igreja afirma. Essa expansão começa com o auxílio do Estado, portanto depois do século IV. Os gregos cristãos e seus irmãos de crença romanos assumiram prontamente a máquina estatal e não perderam tempo. Os primeiros símbolos cristãos aparecem nas moedas como instrumento de propaganda, desde 315. As últimas representações pagãs desaparecem em 323. A partir daí, o cristianismo passa a ter o Estado como o maior e mais importante aliado.

“A inspiração cristã estende-se à legislação e mesmo ao vocabulário das constituições imperiais. Personalidades cristãs ascendem pela primeira vez aos mais altos cargos: o Consulado, em 323, a Prefeitura de Roma, em 325, a Prefeitura do Pretório, em 329. Aparecem, ao mesmo tempo, as primeiras medidas restritivas contra as práticas pagãs: em 318, são proibidos os sacrifícios privados, a magia e o aruspício nos domicílios particulares.”  (DANIÉLOU; MARROU, 1966, p. 249)

DANIÉLOU, Jean; MARROU, Henri. Nova história da Igreja: dos primórdios a São Gregório Magno. Petrópolis: Vozes, 1966.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #140 Online: 25 de Fevereiro de 2011, 13:22:59 »
Nao foi Dante que escreveu " Ó sumo Jupiter que foste por nos crucificado" ?

Nao havia tambem o zeus-sabatico dos judeus helenizados?

Ou seja, tava tudo em casa

Offline Ivani Medina

• Nível 05
  • *
« Resposta #141 Online: 26 de Fevereiro de 2011, 12:50:50 »
A interpretação de Donini de que foi o cristianismo que absorveu o estado romano pode ser observada com o cruzamento de outras fontes. A diferença de comportamento dos cultos exemplificados por Toynbee ─ Cibele, Ísis, Mitra e Doliquéia ─ já demonstra um planejamento pré-existente de um projeto político e social a ser implantado por intermédio de uma nova cultura, isso bem antes de o cristianismo chegar ao poder imperial. Religião alguma procedia assim.

“Níveis cada vez mais estratificados da hierarquia institucional iam consolidando internamente as comunidades e regularizando a comunicação do que Irineu chamou de “igreja católica espalhada por todo o mundo, até os confins da terra”- uma rede de grupos que ia se tornando cada vez mais uniforme na doutrina, no ritual, no cânone e na estrutura política.” (PAGELS, 1995, p.123)

PAGELS, Elaine. Os Evangelhos gnósticos. São Paulo: Cultrix, 1995.

A aparente mania de grandeza de Irineu, que absolutamente não correspondia a realidade, era marketing institucional. O objetivo era o poder e tudo faziam para impressionar e preparar o terreno para isso. O cristianismo precisava livra-se do ressentimento anti-romano, explícito no Apocalipse de João, herança da panfletagem subversiva do primeiro século na Ásia Menor, e do repúdio do gnosticismo pelo deus de Israel porque precisavam do Antigo Testamento para dar prosseguimento ao intento. Por isso as idéias gnósticas viraram heresia.

“O século II da existência da Igreja Cristã já mostra todas as linhas da evolução no sentido da reconciliação com o Estado e a sociedade.” (HARNACK cit. por FROMM, 1978, p. 55)

FROMM, Erich. O dogma de Cristo. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

Era uma correção de rumo tendo em vista a abordagem derradeira ao poder imperial.

“A Igreja Católica percebeu como acelerar e fortalecer, de forma magistral, esse processo de transformação da acusação a Deus e aos governantes numa acusação do próprio eu. Intensificou o sentimento de culpa das massas a ponto de torná-lo insuportável. Com isso, atingiu um duplo objetivo: primeiro, ajudou a afastar as acusações e a agressão das autoridades, desviando-as para as massas sofredoras; segundo, ofereceu-se a essas massas sofredoras como um pai bom e amante, já que os sacerdotes concediam perdão e expiação ao sentimento de culpa que eles mesmos haviam provocado. Cultivou, engenhosamente, a condição psíquica da qual ela e a classe dominante obtinham uma dupla vantagem: o desvio da agressão das massas e a segurança de sua dependência, gratidão e amor.” (FROMM, 1978, p. 60)

A Igreja a qual Fromm se refere é a Igreja una, a Igreja grega que antecede a Ortodoxa Grega e a Católica Romana. Portanto, o próprio cristianismo primitivo. É uma ilusão querer separar a Igreja uma do cristianismo do século II porque o cristianismo do século I nunca existiu. Fico com Bruno Bauer nessa conclusão

“Resta, no referente ao século IV, a admirável floração, função dos Padres da Igreja, tanto gregos como latinos. Não haverá inconvenientes em encará-los agora, e sob o ângulo da literatura. Sem dúvida, eles escrevem, alguns com grande abundância, e ouvintes atentos estenografam freqüentemente suas próprias palavras, a fim de assegurarem a publicação. [...]. Não há vida sem luta: nos séculos II e III, os primeiros escritores cristãos tiveram de polemizar contra os inimigos exteriores: após o triunfo, coube-lhes defender a fé contra a heresia e, ao mesmo tempo, instruir seus fies e guiá-los numa vida terrena semeada de emboscadas. O dogma, o ensino, a moral, eis os objetos de seus tratados doutrinais, de seus sermões e suas cartas. “ (AYMARD; AUBOYER, 1974, p. 62)

AYMARD, André; AUBOYER, Jeannine. História geral das civilizações. São Paulo: Difusão Européia do Livro. 1974. 

Não existiram escritores cristãos no primeiro século porque o cristianismo ainda não existia. Se isso não é uma conspiração, que nome poderíamos dar?

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #142 Online: 26 de Fevereiro de 2011, 14:07:47 »

O Ivani Medina já ofereceu grandes contribuições ao fCC em um curto espaço de tempo, demonstrando um profundo conhecimento da história cristã  :oba:

Muito me agrada esta diferenciação entre cultura religiosa e religião. Para a análise da influência política do cristianismo é essencial  :)

Era uma correção de rumo tendo em vista a abordagem derradeira ao poder imperial.

“A Igreja Católica percebeu como acelerar e fortalecer, de forma magistral, esse processo de transformação da acusação a Deus e aos governantes numa acusação do próprio eu. Intensificou o sentimento de culpa das massas a ponto de torná-lo insuportável. Com isso, atingiu um duplo objetivo: primeiro, ajudou a afastar as acusações e a agressão das autoridades, desviando-as para as massas sofredoras; segundo, ofereceu-se a essas massas sofredoras como um pai bom e amante, já que os sacerdotes concediam perdão e expiação ao sentimento de culpa que eles mesmos haviam provocado. Cultivou, engenhosamente, a condição psíquica da qual ela e a classe dominante obtinham uma dupla vantagem: o desvio da agressão das massas e a segurança de sua dependência, gratidão e amor.” (FROMM, 1978, p. 60)
Que manipulação maquiavélica  :x

No documentário de Jared Diamond, Armas, germes e aço - da Nacional Geografic, fica clara a confrontação religiosa, numa reconstituição do encontro das duas civilizações, e o papel dominante desta para justificar a batalha desigual ocorrida, pela não aceitação pacífica dos incas devido também a religião destes.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Ivani Medina

• Nível 05
  • *
« Resposta #143 Online: 26 de Fevereiro de 2011, 17:16:23 »
Caro Adriano

Muito obrigado pelas suas palavras de incentivo. Compartilhar é o mínimo que podemos e devemos fazer para a reconstrução dessa história.

Offline Ivani Medina

• Nível 05
  • *
« Resposta #144 Online: 26 de Fevereiro de 2011, 19:09:22 »

De fato há plausibilidade, mas acho que a cultura e a língua grega foram ferramentas, portanto, meio e não fim.

Offline Ivani Medina

• Nível 05
  • *
« Resposta #145 Online: 26 de Fevereiro de 2011, 19:17:59 »

Caro Famado

Creio que agora possuímos mais elementos de juízo para reafirmar a finalidade dos gregos de dominarem de vez o mundo antigo, ao reagirem ao mesmo tempo contra o domínio romano e o proselitismo judeu. Sem fazer juízo de ordem moral, devo admitir que esses caras eram geniais. Já não se fazem gregos como antigamente. rsrsrsr

Percebendo os gregos que haviam fracassado na helenização dos judeus, começaram a temer pelo próprio futuro, num Estado em que a maioria continuava persistentemente oriental e se reproduzia com tanta intensidade.” (DURANT, 1971, p. 468)

DURANT, Will. César e Cristo. Rio de Janeiro: Record, 1971.

Perdão pela repetição. Ocorreu um erro.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #146 Online: 26 de Fevereiro de 2011, 20:19:53 »
E os gregos eram os precursores dos iluminati?

Offline Ivani Medina

• Nível 05
  • *
« Resposta #147 Online: 26 de Fevereiro de 2011, 21:14:04 »
E os gregos eram os precursores dos iluminati?

Caro Derfel

Estudo as origens do cristianismo há algum tempo, entre o último século da Era Antiga e os quatro primeiros séculos da Era Comum. Lamento não poder responder à sua pergunta.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #148 Online: 26 de Fevereiro de 2011, 21:46:20 »
Caro Ivani

Que haja influências gregas no cristianismo, principalmente nas filosofias que estavam em voga então, não questiono. Mas daí a dizer que houvesse um movimento consciente na criação de uma mitologia para que se pudesse dominar o mundo com ela já acho um pouco demais. Realmente o cristianismo foi mais estruturada e institucionalizada que as religiões ocidentais de até então, mas essa estruturação e padronização começa com Constantino, antes disso cada comunidade cristã tinha uma liberdade até grande para seguir sua própria doutrina. Daí a profusão de evangelhos que depois se tornaram apócrifos. Fora que havia mesmo naquele momento uma divisão entre a proposta de Atanásio e a de Árius. Meu problema com sua tese é a aura de uma "conspiração" grega para dominar o mundo.

Offline Ivani Medina

• Nível 05
  • *
« Resposta #149 Online: 26 de Fevereiro de 2011, 22:26:23 »
Caro Ivani

Que haja influências gregas no cristianismo, principalmente nas filosofias que estavam em voga então, não questiono. Mas daí a dizer que houvesse um movimento consciente na criação de uma mitologia para que se pudesse dominar o mundo com ela já acho um pouco demais. Realmente o cristianismo foi mais estruturada e institucionalizada que as religiões ocidentais de até então, mas essa estruturação e padronização começa com Constantino, antes disso cada comunidade cristã tinha uma liberdade até grande para seguir sua própria doutrina. Daí a profusão de evangelhos que depois se tornaram apócrifos. Fora que havia mesmo naquele momento uma divisão entre a proposta de Atanásio e a de Árius. Meu problema com sua tese é a aura de uma "conspiração" grega para dominar o mundo.

Caro Darfel

É como eu havia dito e você agora repete, o problema com a minha tese se prende ao aspecto da conspiração. Entretanto, os gregos já dominavam culturalmente o mundo antigo. O que eles não queriam era abrir mão dessa prerrogativa para os judeus e tampouco ver a amada cultura se diluir na barbárie romana. É simples assim, agora, o instinto de preservação da cultura dominante sempre quis complicar mesmo para ninguém entender nada e nunca mais sair do atoleiro da filosofia e da teologia. Só isso.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!