Autor Tópico: Dalai Lama enfrenta tradição e pressão política em busca de sucessor  (Lida 34109 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline uiliníli

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 18.107
  • Sexo: Masculino
Dalai Lama enfrenta tradição e pressão política em busca de sucessor
« Online: 08 de Fevereiro de 2009, 00:35:58 »

07/02/09 - 15h10 - Atualizado em 07/02/09 - 15h10
Dalai Lama enfrenta tradição e pressão política em busca de sucessor

Vencedor do Nobel da Paz, atual Dalai Lama é inovador.
Ele defende que cargo seja mais religioso de que de governo.


Do 'New York Times', publicado no G1


A busca pelo atual Dalai Lama teve início em 1935, quando se diz que a cabeça embalsamada de seu predecessor falecido rolou até parar apontando para o nordeste do Tibete.

Então, segue a história, um enorme fungo em formato de estrela cresceu da noite para o dia no lado leste da tumba. Um promissor banco de nuvens se formou, e um regente teve uma visão de letras flutuando num lago místico, que ele interpretou como se referindo à província de Ambo, no nordeste.


O Dalai Lama, em Dharamsala no estado indiano de Himachal Pradesh (Foto: New York Times)

Lamas elevados saíram a galope e encontraram um menino com dois anos de idade em uma vila distante. Essa criança, eles determinaram após uma série de testes, era a reencarnação do Dalai Lama.

Há pouca linearidade na sucessão dos lamas no Tibete. E agora, com o 14º Dalai Lama entrando em seus 74 anos, a questão de como escolher seu sucessor tem preocupado tanto ele quanto seus seguidores - enquanto o Tibete se vê em meio a passagem política ainda mais precária.

Preocupações com o futuro

No fim do ano passado, o governo chinês mais uma vez rejeitou a proposta do Dalai Lama de uma reaproximação que renderia maior autonomia para o Tibete. Nos últimos dias, tropas chinesas invadiram milhares de casas e detiveram pelo menos 81 ativistas antes do 50º aniversário, em março, da revolta fracassada que forçou o Dalai Lama a se exilar na Índia. A China parece inclinada a aumentar o aperto e esperar pelo idoso líder, insistindo, de maneira um pouco improvável para um governo oficialmente ateísta, que tem o direito legal de designar a próxima reencarnação do Dalai Lama.

Quando representantes do Tibete se encontraram no último outono em seu parlamento em Dharamsala, no Himalaia indiano, suas preocupações sobre o futuro ecoaram pelos corredores. Alguns discutiam sobre uma linha militante, insistindo na independência. A maioria considerava o conselho do Dalai Lama, de encontrar um meio termo pacifista. Mas a pergunta sem resposta continua: por quanto tempo mais os tibetanos conseguiram se apoiar em seu carismático e instruído líder espiritual, cuja personalidade é tão entrelaçada ao destino do Tibete?

O Dalai Lama falou abertamente sobre sua próxima vida, sua reencarnação, refletindo que ele pode reinventar a prática histórica e cultural e escolher sua reencarnação antes de sua morte, o melhor para salvaguardar seu povo exilado.

Dúvidas

Porém, as dúvidas prosseguem.

Poderia uma pessoa, mesmo um budista tão evoluído como o Dalai Lama, escolher sua reencarnação? Alterar a antiga forma de procura pela encarnação do Dalai Lama, na qual sacerdotes buscam presságios, portentos e sinais meteorológicos, não minaria a legitimidade de seu sucessor?

Desde que ele fugiu da autoridade chinesa a pé e a cavalo sobre o Himalaia, em 1959, o Dalai Lama viajou incansavelmente e falou apaixonadamente sobre o Tibete. Os frutos de seu trabalho são muitos: o mundo está pontuado de centros tibetanos, e bandeiras de prece tremulam de Delhi a Londres, de Zurique a Todt Hill no distrito de Staten Island, em Nova York. A cultura tibetana é celebrada em Hollywood e nas artes populares. Os exilados são em 130 mil; cerca de 6 milhões de tibetanos vivem no Tibete e na China.

No entanto, uma visão mais obscura do futuro tibetano é facilmente prevista. Este Dalai Lama morre e seu sucessor é jovem e inexperiente, sem nenhuma influência nas salas dos poderosos. Vagarosamente, com relutância, os tibetanos se tornam apenas mais um dos povos sem terra do mundo, perdidos à sombra de uma superpotência em ascensão.

"Definitivamente, quando alguém tão carismático e popular quanto o Dalai Lama falecer, os tibetanos sofrerão uma queda na atenção exterior", diz Tenzin Tethong, um colega da Iniciativa de Estudos Tibetanos na Universidade de Stanford. "Perderemos um poderoso símbolo unificador."

Inovação

O Dalai Lama, vencedor do Nobel da Paz, não é nenhum teocrático tradicionalista. Se o seu povo algum dia recuperar o Tibete, ele diz que um parlamento eleito deveria governar; o Dalai Lama ocuparia uma posição religiosa.
"Ele está pensando de forma inovadora sobre o poder do Dalai Lama", diz Robert Thurman, professor de estudos budistas indo-tibetanos na Universidade de Columbia e autor de "Por que o Dalai Lama Importa". "Ele está tentando colocar nas mentes chinesas que pode ser útil para eles. A espera deles pela sua morte é completamente despropositada."

Budistas tibetanos acreditam em reencarnação, embora não no sentido de uma entidade irredutível passando de corpo para corpo. Eles descrevem uma vela em seu fim acendendo uma nova; a essência de cada um continua.

Geralmente, quando o Dalai Lama morre, a corte real indica um regente, que governa até que a próxima reencarnação tenha idade suficiente. Ao longo dos séculos, alguns regentes gostaram muito de seu poder e alguns Dalai Lamas faleceram prematuramente, para não dizer suspeitosamente. O sentido da regência como um período de risco ainda persiste.

Futuro ‘eu’

É dentro deste contexto que o Dalai Lama especula sobre como conseguir sua próxima reencarnação. Talvez as quatro seitas que constituem o Budismo Tibetano possam formar uma versão tibetana do Colégio Católico Romano de Cardeais e escolher um sucessor. Talvez ele volte como uma menina, ou como um não-tibetano.

Ou talvez ele escolha seu futuro "eu".

Thurman oferece seu próprio palpite. O Dalai Lama, diz ele, pode declarar que um jovem lama é a reencarnação de seu próprio regente, há muito falecido. Então, o Dalai Lama poderia morrer e reencarnar como um novo bebê, que seria identificado após o costumeiro estudo de portentos e sinais. "Talvez aquele que ele indique como a reencarnação do regente transfira o título de Dalai Lama de volta para ele, quando sua próxima reencarnação chegar à maturidade", diz Thurman.

Quem poderia contradizer isso?

A política pode representar uma ameaça tão grande quanto a metafísica. Os chineses insistem que seu exército libertou os tibetanos da escravidão teocrática e que o Tibete é inseparável da China. Eles não são tímidos ao impingir sua lei. Em 1995, o governo chinês rejeitou a escolha do Dalai Lama de um menino de seis anos como reencarnação do Panchen Lama, um líder espiritual na facção dominante do Budismo Tibetano, e então indicou outro. A criança escolhida pelo Dalai Lama desapareceu sob custódia chinesa.

"O pensamento é um pouco estranho", diz Thurman, "considerando que os comunistas chineses não acreditam em vidas passadas ou futuras e que é ilegal propagar religião na China."

Ainda assim, o poder da China cresce à medida que o Dalai Lama envelhece. Chineses da etnia Han agora amontoaram tibetanos étnicos em Lassa, capital do Tibete, e os exilados estão inquietos, alguns ocupados buscando sinais do que está por vir. Ficar sem um líder transcendental nos dias de hoje é, como D.H. Lawrence escreveu sobre os índios brasileiros, arriscar ser consignado "à poeira onde enterramos as raças silenciosas."



Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re: Dalai Lama enfrenta tradição e pressão política em busca de sucessor
« Resposta #1 Online: 08 de Fevereiro de 2009, 00:43:35 »
Onde está aquela estorinha de renascimento?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Luis Dantas

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.195
  • Sexo: Masculino
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Dalai Lama enfrenta tradição e pressão política em busca de sucessor
« Resposta #2 Online: 08 de Fevereiro de 2009, 00:44:46 »
A sucessão de Thulkus como o Dalai Lama é, e ao que tudo indica sempre foi, uma questão antes de mais nada política.  Procurem no google por "sucessão do karmapa" para um bom exemplo: há hoje dois candidatos vivos que garantem ser o "verdadeiro" Karmapa atual - e a comunidade de monges tibetanos simplesmente não chegou a um acordo, a ponto de alguns proporem que ambos sejam considerados legítimos.

De certa maneira é uma pena que se dê tanta atenção à pessoa específica do 14o Dalai Lama, pois o artigo está certo ao afirmar que quando ele morrer a atenção internacional à questão tibetana deve diminuir bastante.

Também é uma pena que continuem usando essa palavra "reencarnação" para algo que tão claramente não tem nada a ver... mesmo nas escolas Vajrayana tibetanas que acreditam nessa emanação de um Dalai Lama para o seguinte, só os pouco instruídos vêem isso como algum tipo de reencarnação.

Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.195
  • Sexo: Masculino
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Dalai Lama enfrenta tradição e pressão política em busca de sucessor
« Resposta #3 Online: 08 de Fevereiro de 2009, 00:45:55 »
Onde está aquela estorinha de renascimento?

A "estorinha" é a reencarnação.  Como o próprio artigo chega a dizer, é muito estranho pensar em "reencarnação" nesse contexto.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re: Dalai Lama enfrenta tradição e pressão política em busca de sucessor
« Resposta #4 Online: 08 de Fevereiro de 2009, 00:46:53 »
sei Luis.. Textos, os papas do budismo, todos falam em reencarnação, mas estão todos errados

“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Luis Dantas

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.195
  • Sexo: Masculino
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Dalai Lama enfrenta tradição e pressão política em busca de sucessor
« Resposta #5 Online: 08 de Fevereiro de 2009, 00:49:50 »
Sabe?  Me mostre então... na boa, Agnóstico, você claramente não está prestando atenção.

Aliás, o que seriam "Papas do Budismo"?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re: Dalai Lama enfrenta tradição e pressão política em busca de sucessor
« Resposta #6 Online: 08 de Fevereiro de 2009, 00:52:40 »
Que tal o Dalai? Bom, lá vamos nós de novo tentar te provar que só tem groselhas no Budismo Luis...
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Luis Dantas

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.195
  • Sexo: Masculino
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Dalai Lama enfrenta tradição e pressão política em busca de sucessor
« Resposta #7 Online: 08 de Fevereiro de 2009, 00:53:26 »
Pela mãe do guarda.  Agora eu SEI que você não está prestando atenção...
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re: Dalai Lama enfrenta tradição e pressão política em busca de sucessor
« Resposta #8 Online: 08 de Fevereiro de 2009, 00:59:41 »
Como dizia Conan.. Pelos ossos de Crom..  Não leu o texto?



“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline uiliníli

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 18.107
  • Sexo: Masculino
Re: Dalai Lama enfrenta tradição e pressão política em busca de sucessor
« Resposta #9 Online: 08 de Fevereiro de 2009, 01:04:19 »
O Dalai Lama é o líder espiritual do budismo tibetano, não de todo o budismo. E o próprio texto diz:

Budistas tibetanos acreditam em reencarnação, embora não no sentido de uma entidade irredutível passando de corpo para corpo. Eles descrevem uma vela em seu fim acendendo uma nova; a essência de cada um continua.

Não que eu tenha entendido, mas parece que a reencarnação dos budistas é muito diferente da dos espíritas. :P

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re: Dalai Lama enfrenta tradição e pressão política em busca de sucessor
« Resposta #10 Online: 08 de Fevereiro de 2009, 01:09:10 »
da mesma maneira que o papa é o lider da igreja católica e não de todos os cristãos...  mas toda a religião cristã fala groselhas.

E você não entendeu porque não há nada para entender mesmo.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline uiliníli

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 18.107
  • Sexo: Masculino
Re: Dalai Lama enfrenta tradição e pressão política em busca de sucessor
« Resposta #11 Online: 08 de Fevereiro de 2009, 01:16:46 »
da mesma maneira que o papa é o lider da igreja católica e não de todos os cristãos...  mas toda a religião cristã fala groselhas.

E você não entendeu porque não há nada para entender mesmo.

É claro que eu também não acredito nas superstições do budismo tibetano. Só estou dando razão ao Dantas na questão da palavra reencarnação, pois nós que estamos mais acostumados com o espiritismo do que com o budismo temos uma ideia desse conceito que é diferente da ideia que eles usam.

Offline Luis Dantas

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.195
  • Sexo: Masculino
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Dalai Lama enfrenta tradição e pressão política em busca de sucessor
« Resposta #12 Online: 08 de Fevereiro de 2009, 01:18:28 »
O Dalai Lama é o líder espiritual do budismo tibetano, não de todo o budismo. E o próprio texto diz:

Budistas tibetanos acreditam em reencarnação, embora não no sentido de uma entidade irredutível passando de corpo para corpo. Eles descrevem uma vela em seu fim acendendo uma nova; a essência de cada um continua.

Não que eu tenha entendido, mas parece que a reencarnação dos budistas é muito diferente da dos espíritas. :P

Tão diferente que dificilmente é chamada de reencarnação por algum budista.  Afinal de contas, é algo completamente diferente.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re: Dalai Lama enfrenta tradição e pressão política em busca de sucessor
« Resposta #13 Online: 08 de Fevereiro de 2009, 01:20:21 »
Eu só não consegui ainda entender o que é a reencarnação deles, ou renascimento, sei lá, Uili. E vejo coisas muito semelhantes ao do espiritismo, como por exemplo as citações da reportagem acima.

As definições que li iam desde algo próximo ao espiritismo até a nada.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Luis Dantas

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.195
  • Sexo: Masculino
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Dalai Lama enfrenta tradição e pressão política em busca de sucessor
« Resposta #14 Online: 08 de Fevereiro de 2009, 01:20:51 »
da mesma maneira que o papa é o lider da igreja católica e não de todos os cristãos...  mas toda a religião cristã fala groselhas.

E você não entendeu porque não há nada para entender mesmo.

Se você parte do princípio de que Papa = Dalai Lama, receio que não vai conseguir chegar a conclusões confiáveis mesmo.

Pelo menos, não antes de conseguir questionar suas premissas e considerar os fatos.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re: Dalai Lama enfrenta tradição e pressão política em busca de sucessor
« Resposta #15 Online: 08 de Fevereiro de 2009, 01:21:46 »
não há fatos Luis. Já discutimos isso. Você que gosta de pensar que é diferente. Não vamos chegar a lugar algum, claro.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline uiliníli

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 18.107
  • Sexo: Masculino
Re: Dalai Lama enfrenta tradição e pressão política em busca de sucessor
« Resposta #16 Online: 08 de Fevereiro de 2009, 01:23:36 »
da mesma maneira que o papa é o lider da igreja católica e não de todos os cristãos...  mas toda a religião cristã fala groselhas.

E você não entendeu porque não há nada para entender mesmo.

Se você parte do princípio de que Papa = Dalai Lama, receio que não vai conseguir chegar a conclusões confiáveis mesmo.

Pelo menos, não antes de conseguir questionar suas premissas e considerar os fatos.


Pô, Dantas, custava dar uma explicação junto com a reprimenda? Eu também não estou a par dessas sutilezas conceituais que separam o budismo do espiritismo e do hinduísmo...

Offline Luis Dantas

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.195
  • Sexo: Masculino
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Dalai Lama enfrenta tradição e pressão política em busca de sucessor
« Resposta #17 Online: 08 de Fevereiro de 2009, 01:33:06 »
Eu só não consegui ainda entender o que é a reencarnação deles, ou renascimento, sei lá, Uili. E vejo coisas muito semelhantes ao do espiritismo, como por exemplo as citações da reportagem acima.

As definições que li iam desde algo próximo ao espiritismo até a nada.

Entenda: reencarnação é um conceito espírita, não budista; a base da doutrina budista é a originação interdependente, que nega diretamente a suposta existência de almas imortais, que dirá a idéia de que essas supostas almas possam reencarnar.

O que em algumas escolas (termo mais adequado do que "seitas"), inclusive a Gelug do Dalai Lama, é a crença em algum tipo de transmissão sutil que pode passar de um Thulku para outro.  Uma "assinatura energética", ou transmissão de conhecimento, se você quiser ver dessa forma.  É uma crença, sem dúvida, mas não é necessariamente algo em que mesmo os adeptos dessas escolas devam acreditar.  Não funciona dessa forma no Budismo.  O grande valor dessa tradição dos Thulkus (instrutores como os Karmapas, Panchem Lamas e Dalai Lamas) está em fornecer soluções para as questões de sucessão.  A crença é só um detalhe - um detalhe tão opcional que, por exemplo, a escola Kagyu está dividida há anos sobre quem seria o Karmapa atual, e isso simplesmente não tem maiores consequências além das políticas.

O Budismo não tem nenhuma grande preocupação em dizer em que se deve acreditar.  Cada instrutor expõe suas próprias interpretações, cada budista decide a quem ouvir e é encorajado a chegar a suas próprias conclusões.  Por isso acho estranha essa sua comparação com o Papa.  O Papa é supostamente infalível em questões de doutrina e se concede o direito de decretar qual doutrina deve ser seguida por todos dentro de sua religião.  Isso simplesmente não tem paralelo que eu conheça no Budismo.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.195
  • Sexo: Masculino
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Dalai Lama enfrenta tradição e pressão política em busca de sucessor
« Resposta #18 Online: 08 de Fevereiro de 2009, 01:33:39 »
não há fatos Luis. Já discutimos isso. Você que gosta de pensar que é diferente. Não vamos chegar a lugar algum, claro.

Se eu soubesse do que está falando, talvez até pudesse entender.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re: Dalai Lama enfrenta tradição e pressão política em busca de sucessor
« Resposta #19 Online: 08 de Fevereiro de 2009, 01:37:12 »
Para começar você poderia colocar a definição de renascimento/reencarnação de um texto sagrado e não sua interpretação, Luis.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Barata Tenno

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 16.283
  • Sexo: Masculino
  • Dura Lex Sed Lex !
Re: Dalai Lama enfrenta tradição e pressão política em busca de sucessor
« Resposta #20 Online: 08 de Fevereiro de 2009, 01:40:51 »
Para começar você poderia colocar a definição de renascimento/reencarnação de um texto sagrado e não sua interpretação, Luis.

pelo que eu conheço de budismo, não existe textos "sagrados", o que existem são, digamos, sugestões, mas a iluminação ou renascimento deve partir do próprio indivíduo.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Luis Dantas

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.195
  • Sexo: Masculino
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Dalai Lama enfrenta tradição e pressão política em busca de sucessor
« Resposta #21 Online: 08 de Fevereiro de 2009, 01:51:13 »
Pô, Dantas, custava dar uma explicação junto com a reprimenda? Eu também não estou a par dessas sutilezas conceituais que separam o budismo do espiritismo e do hinduísmo...

Nem são sutilezas.  As diferenças chegam a ser grotescas.  Acredite, eu nunca me chamaria de budista se achasse "sutis" as diferenças para com o Espiritismo.  É um assunto que já tentei esclarecer para Agnóstico antes, mas ele simplesmente não quer entender.  Quem sabe eu me surpreendo agora.

O Espiritismo não é uma religião séria, e por isso não é muito justo compará-lo com o Hinduísmo.  A não ser, suponho, que se escolha picaretas como o "Osho" Rajneesh para representá-lo, mas isso traria mais confusão do que benefício.

De qualquer forma: o Hinduísmo acredita em reencarnação, na existência de um Atman - conceito comparável ao de Alma - que volta em sucessivas vidas em outros corpos depois de cada morte.  No entanto, antes de ser uma religião perenialista, o Hinduísmo é uma religião dármica, o que significa que há um certo grau de responsabilidade do religioso pela correta interpretação e prática religiosas.  De fato, nada mais diferente da religiosidade de um hinduísta do que a religiosidade de outro hinduísta: na prática segue-se gurus (instrutores) específicos e suas linhas de interpretação - e essas interpretações variam enormemente, a ponto de não ser realmente possível pensar em unificá-las.  Além da interpretação, também pode varia a ênfase.  Há por exemplo o Advaita Vedanta, que intencionalmente deixa em dúvida a própria questão da existência de divindades - talvez para ressaltar que essa não é uma questão que deveria ser vista como importante.

O Budismo, tecnicamente falando, é ou pelo menos começou como uma heresia do Hinduísmo.  Isso porque inicialmente usava uma linguagem e muitos conceitos herdados (e reinterpretados) do Hinduísmo.  Muitos hinduístas gostam de ver o Budismo como uma variedade do Hinduísmo, mas que eu saiba dificilmente algum budista concordaria.  Há vários motivos, inclusive a quase completa perda da linguagem hinduísta mas escolas budistas sobreviventes, exceção feita às Tibetanas.  

Mas o motivo principal são as premissas básicas do Budismo: Originação Interdependente, Anatta, Anicca, Dukkha.  Anatta, ou Anatman, é a negação direta de Atman.  Parte do que define o Budismo é a negação direta da existência de uma alma ou conceito similar que possa perdurar.  E, portanto, também não pode reencarnar..

Eu já expliquei para Agnóstico antes que o que há (segundo o Budismo) é herança e não reencarnação.  A diferença é enorme e envolve, entre outras coisas, o reconhecimento de que herança é algo que não preserva necessariamente muitas características da origem, nem é algo que aconteça de uma única pessoa para uma única outra.  Ele insiste em que para ele é a mesma coisa, e eu não tenho escolha a não ser supor que ele esteja sendo sincero.  Estando as coisas nesse pé, não tenho como prosseguir - pelo menos com ele.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.195
  • Sexo: Masculino
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Dalai Lama enfrenta tradição e pressão política em busca de sucessor
« Resposta #22 Online: 08 de Fevereiro de 2009, 01:52:10 »
Para começar você poderia colocar a definição de renascimento/reencarnação de um texto sagrado e não sua interpretação, Luis.

POR QUE eu faria algo tão NADA A VER?  :)

Texto sagrado é apenas um rascunho.  Nenhum budista digno de respeito deixaria de tentar interpretar para entender.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.195
  • Sexo: Masculino
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Dalai Lama enfrenta tradição e pressão política em busca de sucessor
« Resposta #23 Online: 08 de Fevereiro de 2009, 01:56:32 »
pelo que eu conheço de budismo, não existe textos "sagrados", o que existem são, digamos, sugestões, mas a iluminação ou renascimento deve partir do próprio indivíduo.

Mais exatamente, a responsabilidade sobre a prática religiosa é do próprio indivíduo.  O início até pode ser um texto (embora textos sejam uma dos mais pobres recursos para a vida religiosa).  Mas um budista que cita suttas para se justificar é um budista fracassado, se não desonesto.  O mínimo que se espera de um religioso é que ele tenha alguma noção de em que acredita e por que.   Texto algum tem o mesmo valor que a interpretação sincera.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re: Dalai Lama enfrenta tradição e pressão política em busca de sucessor
« Resposta #24 Online: 08 de Fevereiro de 2009, 02:00:40 »
Para começar você poderia colocar a definição de renascimento/reencarnação de um texto sagrado e não sua interpretação, Luis.

POR QUE eu faria algo tão NADA A VER?  :)

Texto sagrado é apenas um rascunho.  Nenhum budista digno de respeito deixaria de tentar interpretar para entender.


cqd... é como se um católico esclarecido defendesse sua religião porque resolveu ignorar os textos que demosntram as besteiras que essa escreve...

e voltamos ao ponto de sempre
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!