Autor Tópico: Dalai Lama enfrenta tradição e pressão política em busca de sucessor  (Lida 34112 vezes)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
Re: Dalai Lama enfrenta tradição e pressão política em busca de sucessor
« Resposta #75 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 09:32:53 »
Não Dantas, a palavra religião, como no meu último post, remete a conceitos inúteis, inconsistências lógicas e fanatismo. Não há necessidade de conceitos como Bicku no mundo do brahma ouvindo três vezes as vozes do além para explicar qualquer coisa prática. E esta claro isso no último post.

Não me interesse se é estorinha ou não. O que está escrito é lixo.

Literatura é lixo agnóstico?

Podemos aprender várias coisas com vários livros que não são práticos.Negar a utilidade de um livro somente pelo resultado que ALGUMAS pessoas fazem dele é estúpido.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #76 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 09:34:23 »
Não Dantas, a palavra religião, como no meu último post, remete a conceitos inúteis, inconsistências lógicas e fanatismo. Não há necessidade de conceitos como Bicku no mundo do brahma ouvindo três vezes as vozes do além para explicar qualquer coisa prática. E esta claro isso no último post.

Ah bom.  Que susto.  Por um momento pensei ter visto rejeição na sua atitude...
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #77 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 09:39:01 »
E não é assim que deveria ser, Daniel?  Cada pessoa tem sua própria cabeça.

Veja só, não estou dizendo que é ruim; apenas que não consigo, assim, entender o que diz o budismo.

O que, é claro, só aumenta a curiosidade de conhecer mais :-)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #78 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 09:40:20 »

Veja só, não estou dizendo que é ruim; apenas que não consigo, assim, entender o que diz o budismo.

Se vc acha o budismo confuso, tente entender como funciona o xintoísmo na sociedade japonesa.... he he he
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #79 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 09:44:13 »
Não sei se confuso é a palavra... é só que, olhando de fora, fica difícil ter uma noção do que a religião diz. O fato de haver várias correntes no budismo (que aos olhos deste ocidental estúpido parecem cada uma dizer uma coisa diferente) não ajuda.

Curiosamente, tenho a impressão que o xintoísmo no Japão é mais fácil de compreender: todo mundo venera os kami mesmo que não acreditem realmente neles, ou que siga outra religião. Fácil! :-)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #80 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 09:49:19 »
Não estão de alguma forma tentando colocar o budismo em um patamar acima de outra religião qualquer, estão?

De certa forma sim, mas qual escola budista?

A resposta parece óbvia para quem acompanha essas discussões ao longo dos inúmeros tópicos sobre o assunto: a escola do Luis Dantas.

E não poderia ser diferente. Ele já deixou claro que conhece o assunto nos brindando com ótimas explicações e referências e é natural e compreensível que ele atribua um colorido pessoal ao seu budismo como resultado de sua paixão, conhecimento e experiência. Por outro lado, para a grande maioria das pessoas que desconhece o assunto, onde me incluo, também é natural encontrarmos divergências entre a tonalidade dos conceitos apresentados por ele e os conceitos encontrados nas fontes disponíveis sobre o assunto. Uma tendenciosidade implícita? Não sei. A questão dos Devas é um bom exemplo. Foi colocado aqui que os Devas são apenas lendas, mas você vai ver na prática budistas acendendo velas e incensos pedindo favores a esses seres invisíveis.

Se fica claro um posicionamento apaixonado e romântico do budismo como uma religião, filosofia e estilo de vida, também fica claro, em oposição, um esforço de colocá-lo no seu devido lugar como qualquer outra religião. Sem os condimentos da simpatia e da paixão, é possível encontrar no budismo, a seu modo, os mesmos elementos que caracterizam todas as crenças e religiões. Esse é o lado bullshit que o Agnóstico aponta. A postura contraditória que o Dantas assume ao aceitar o budismo e refutar com veemência o espiritismo também chama a atenção.

De qualquer forma, está muito interessante. Só não podemos deixar transformar isso tudo numa guerra pessoal.
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2009, 09:52:02 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #81 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 10:11:06 »

Não estão de alguma forma tentando colocar o budismo em um patamar acima de outra religião qualquer, estão?

De certa forma sim, mas qual escola budista?

A resposta parece óbvia para quem acompanha essas discussões ao longo dos inúmeros tópicos sobre o assunto: a escola do Luis Dantas.

Pode parecer óbvia, mas não faz sentido.  Eu não tenho minha própria escola, não mais do que qualquer outro praticante.  É completamente normal e desejado ter suas próprias idéias no Budismo, a ponto de ser normal ter refúgio simultâneo em duas ou mais escolas.

E não poderia ser diferente. Ele já deixou claro que conhece o assunto nos brindando com ótimas explicações e referências e é natural e compreensível que ele atribua um colorido pessoal ao seu budismo como resultado de sua paixão, conhecimento e experiência.

Como é esperado que qualquer budista faça...

Por outro lado, para a grande maioria das pessoas que desconhece o assunto, onde me incluo, também é natural encontrarmos divergências entre a tonalidade dos conceitos apresentados por ele e os conceitos encontrados nas fontes disponíveis sobre o assunto. Uma tendenciosidade implícita? Não sei. A questão dos Devas é um bom exemplo. Foi colocado aqui que os Devas são apenas lendas, mas você vai ver na prática budistas acendendo velas e incensos pedindo favores a esses seres invisíveis.

Mas não acreditando na intervenção deles, a não ser que estejam muito confusos sobre sua própria religião, Giga.  O culto a certos Devas é simplesmente um foco de prática.  Não sou eu quem digo que os Devas tem mais dificuldades em sua vida religiosa do que seres humanos, por exemplo.

Devas são mitos, canonicamente.  Mitos úteis para a prática, mas ainda assim mitos.

Se fica claro um posicionamento apaixonado e romântico do budismo como uma religião, filosofia e estilo de vida, também fica claro, em oposição, um esforço de colocá-lo no seu devido lugar como qualquer outra religião.

Nada contra.  Mas isso não justifica ataques gratuitos, e não deveria ser motivo para ignorar julgamentos apressados simplesmente devido à palavra "religião".  Por outro lado, pode servir para ajudar a perceber exatamente o que convém rejeitar nas religiões em geral.

Sem os condimentos da simpatia e da paixão, é possível encontrar no budismo, a seu modo, os mesmos elementos que caracterizam todas as crenças e religiões.

E esse não é um problema.  O problema - e concordo que não é algo em que o Budismo tenha alguma posição diferenciada - é a falta de discernimento, de razão, de juízo.

Esse é o lado bullshit que o Agnóstico aponta. A postura contraditória que o Dantas assume ao aceitar o budismo e refutar com veemência o espiritismo também chama a atenção.

E por que essa minha postura seria contraditória?  O Espiritismo e o Budismo se contradizem em praticamente todos os aspectos doutrinários.  Na prática, então, são simplesmente impossíveis de se conciliar.

Eu não considero religião algo acima de crítica, não vejo por que mereceria proteção especial.  Por isso critico as que considero particularmente desviadas, como a Thelema, o Espiritismo.  E em um grau ligeiramente menor, o Neopentecostalismo, a Soka Gakkai (que por sinal jura ser budista, embora não seja) e outras tantas.

Se critico menos o Budismo, em larga escala é simplesmente porque pessoalmente conheço menos o que criticar nele.  Mas não, não é um refúgio livre de insensatez.  Já mencionei aqui no fórum a minha decepção com um monge que começou a falar de física quântica sem ter a menor noção do assunto, por exemplo.

No entanto, isso foi viagem dele, falha dele.  Não é motivo para eu jogar fora o Budismo como um todo.

e qualquer forma, está muito interessante. Só não podemos deixar transformar isso tudo numa guerra pessoal.

De acordo.
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2009, 10:21:17 por Luis Dantas »

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #82 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 10:13:13 »
Não sei se confuso é a palavra... é só que, olhando de fora, fica difícil ter uma noção do que a religião diz. O fato de haver várias correntes no budismo (que aos olhos deste ocidental estúpido parecem cada uma dizer uma coisa diferente) não ajuda.

Curiosamente, tenho a impressão que o xintoísmo no Japão é mais fácil de compreender: todo mundo venera os kami mesmo que não acreditem realmente neles, ou que siga outra religião. Fácil! :-)

É.  E aí você começa a complicar, quando tenta definir (por exemplo) quantos e quais são os Kami, ou o que agradaria a eles... ou, ainda, quão pouca influência eles realmente tem na prática Shintoísta.

Por outro lado, o Budismo japonês é um dos mais complexos de que já ouvi falar.  Só a história das Escolas de Nichiren já dá um nó na cabeça.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #83 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 10:14:49 »
Está decidido. Nas minhas próximas férias eu vou fazer o vipássana e volto com uma noção melhor do que diabos vocês estão falando.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #84 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 11:05:32 »
-3, e aqui vai uma das minhas argumentações

Posto outras jaja

E Sr. Χαμαιλύκος, leia o tópico abaixo, tem muitas coisas que você pode querer entender antes de pegar o bonde andando
Dessa vez, tenho a tranqüila certeza de não, não peguei o bonde andando. Li desde o começo, li a sua tentativa de argumentação, e concluí que os argumentos do Dantas são válidos e os seus são groselha. Simples.

Budismo é um sistema filosófico sobre o qual pode-se montar um conjunto de crenças. Mais ou menos como [neo]platonismo (que é uma bosta, mas é filosofia) e cristianismo. Só porque o pessoal juntou um monte de crenças no platonismo ele não virou uma religião.

Se vc acha o budismo confuso, tente entender como funciona o xintoísmo na sociedade japonesa.... he he he
Budismo com código de honra samurai e misturado com culto à natureza?

Eu ando com um pé atrás com o taoísmo - depois que li o Tao Te King, até agora minha opinião sobre ele virou "um cristianismo oriental".
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2009, 11:22:30 por Khamai Lykos »
Latebra optima insania est.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #85 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 11:36:04 »
Eu ando com um pé atrás com o taoísmo - depois que li o Tao Te King, até agora minha opinião sobre ele virou "um cristianismo oriental".

Acho o Taoísmo filosófico bastante interessante. Já o Taoísmo religioso com toda aquela legião de deuses e demônios... :nojo:

Por que acha que virou um "cristianismo oriental"?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #86 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 12:07:41 »

Podemos aprender várias coisas com vários livros que não são práticos.Negar a utilidade de um livro somente pelo resultado que ALGUMAS pessoas fazem dele é estúpido.

Barata, como literatura não é lixo, cada um gosta da sua.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #87 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 12:10:10 »
Dessa vez, tenho a tranqüila certeza de não, não peguei o bonde andando. Li desde o começo, li a sua tentativa de argumentação, e concluí que os argumentos do Dantas são válidos e os seus são groselha. Simples.

Budismo é um sistema filosófico sobre o qual pode-se montar um conjunto de crenças. Mais ou menos como [neo]platonismo (que é uma bosta, mas é filosofia) e cristianismo. Só porque o pessoal juntou um monte de crenças no platonismo ele não virou uma religião.

Vamos lá então Eremita. Ponha alguns textos budistas aqui para analisarmos a utilidade dos seus conceitos, se alguém poderia escrever o mesmo e melhor de uma maneira mais explicativa e menos alienante..

coloque alguns textos. Todos os que li, e postei, podem servir como almanaque histórico antropológico.

obs: não estou interessado em taxonomia de religiões e filosofia
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2009, 12:22:45 por Agnóstico »
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #88 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 12:22:52 »

Barata, como literatura não é lixo, cada um gosta da sua.

O que diferencia literatura desses textos budistas?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #89 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 15:14:59 »
a utlidade que se faz dele Barata. Nao ha seguidores do senhor dos aneis, esse sim uma literatura apenas.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #90 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 15:26:16 »
Dantas, voce citou a completa diferença entre espiritismo e budismo e ainda citou que o budismo eh melhor.

Porque nao colocar trechos da doutrina dos dois para compararmos? Lado a lado?

Com isso provaremos que sao duas besteiras equivalentes.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #91 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 16:12:37 »
Talvez você tenha razão, talvez eu pudesse te acusar disso em relação ao comunismo e te dizer que você não está seguindo o mesmo critério e postura com os comunistas e budistas, por um motivo insondavel para mim, talvez uma admiração ao budismo

Acontece que eu já li textos budistas assim como eu já li textos de Karl Marx. Meu posicionamento é baseado numa atitude inquisitiva inegavelmente consistente e justa.

Se para explicar que a ação de alguém afeta outrém eu preciso falar do Bikhu de cinco olhos no mundo de Brahma, que no nirvana o sujeito não sente frio nem calor e depois ele ouve as 3 vozes do além.... eu vou descartar isso, e sinceramente Dante, esperava que você fizesse o mesmo. E se as pessoas defendem esse texto dizendo que é apenas uma estorinha, não reclamem que eu peço ONDE no mesmo texto o autor classifica isso de estorinha... Ou então não reclamem que eu diga que o texto é alienante e pode gerar confusão e fanatismo.

Outro ponto importante. Me diziam que eu criticava porque não conhecia os textos do Budismo. Me passaram um link, li boa parte dos textos e só encontrei bullshit. Após isso, me disseram que as bullshits não são bullshits porque só são estorias... e volto à minha sentença anterior

Em primeiro lugar, os princípios do budismo são a compaixão, o desapego, a impermanência e a (consciência da) causalidade. Todo o resto é alegoria, sincretismo e idiosincrasia.

Em segundo, os textos budistas são como são porque esta é a maneira pela qual os autores acreditavam que as pessoas seriam melhor instruídas acerca destes princípios.
Filósofos ocidentais tem vários estilos literários: monólogos, diálogos, meditações, experimentos mentais etc. Se você pegar, por exemplo, uma descrição categórica da filosofia de Platão, ela parece ridícula. Mas fica difícil detectar onde estaria o erro de raciocínio ao ler um de seus persuasivos diálogos. Geralmente filósofos escrevem em forma de diálogo para que um dos interlocutores seja o porta-voz de objeções que o autor já antecipou às suas idéias. No caso de Platão, ele escrevia em diálogos por acreditar que todos tem uma vaga reminescência da verdade e, dialogando com quem exerça uma posição inquisitiva, tomamos consciência da verdade.
Voltando ao budismo, enquanto nas religiões abraânicas o que vale é "devemos obedecer a Deus e ele obriga a isto e proíbe aquilo", para o budismo o que vale é "seria bom para você tentar viver de acordo com estes princípios, sendo que só você pode saber como aplicá-los em sua vida". Por isso não faz sentido textos budistas de teor categórico.
Agora, sua crítica aos textos budistas não e baseada em semiótica, hermenêutica ou teoria literária, mas somente na sua experiência pessoal de não conseguir ser instruído por eles. Sendo que desde o começo você teve uma predisposição negativa com o assunto.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #92 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 16:24:26 »
Dantas, voce citou a completa diferença entre espiritismo e budismo e ainda citou que o budismo eh melhor.

Porque nao colocar trechos da doutrina dos dois para compararmos? Lado a lado?

Com isso provaremos que sao duas besteiras equivalentes.

Se não me engano seria a terceira ou quarta vez. 

Em cada uma das anteriores você se recusa a acreditar no que eu falo sobre como se deve interpretar a doutrina, ou conclui que eu não sou representativo - aparentemente, por não ser crédulo e fundamentalista.

Se você não acredita em mim, de que adianta eu me repetir?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #93 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 21:21:10 »
Talvez você tenha razão, talvez eu pudesse te acusar disso em relação ao comunismo e te dizer que você não está seguindo o mesmo critério e postura com os comunistas e budistas, por um motivo insondavel para mim, talvez uma admiração ao budismo

Acontece que eu já li textos budistas assim como eu já li textos de Karl Marx. Meu posicionamento é baseado numa atitude inquisitiva inegavelmente consistente e justa.

Se para explicar que a ação de alguém afeta outrém eu preciso falar do Bikhu de cinco olhos no mundo de Brahma, que no nirvana o sujeito não sente frio nem calor e depois ele ouve as 3 vozes do além.... eu vou descartar isso, e sinceramente Dante, esperava que você fizesse o mesmo. E se as pessoas defendem esse texto dizendo que é apenas uma estorinha, não reclamem que eu peço ONDE no mesmo texto o autor classifica isso de estorinha... Ou então não reclamem que eu diga que o texto é alienante e pode gerar confusão e fanatismo.

Outro ponto importante. Me diziam que eu criticava porque não conhecia os textos do Budismo. Me passaram um link, li boa parte dos textos e só encontrei bullshit. Após isso, me disseram que as bullshits não são bullshits porque só são estorias... e volto à minha sentença anterior

Em primeiro lugar, os princípios do budismo são a compaixão, o desapego, a impermanência e a (consciência da) causalidade. Todo o resto é alegoria, sincretismo e idiosincrasia.

Em segundo, os textos budistas são como são porque esta é a maneira pela qual os autores acreditavam que as pessoas seriam melhor instruídas acerca destes princípios.
Filósofos ocidentais tem vários estilos literários: monólogos, diálogos, meditações, experimentos mentais etc. Se você pegar, por exemplo, uma descrição categórica da filosofia de Platão, ela parece ridícula. Mas fica difícil detectar onde estaria o erro de raciocínio ao ler um de seus persuasivos diálogos. Geralmente filósofos escrevem em forma de diálogo para que um dos interlocutores seja o porta-voz de objeções que o autor já antecipou às suas idéias. No caso de Platão, ele escrevia em diálogos por acreditar que todos tem uma vaga reminescência da verdade e, dialogando com quem exerça uma posição inquisitiva, tomamos consciência da verdade.
Voltando ao budismo, enquanto nas religiões abraânicas o que vale é "devemos obedecer a Deus e ele obriga a isto e proíbe aquilo", para o budismo o que vale é "seria bom para você tentar viver de acordo com estes princípios, sendo que só você pode saber como aplicá-los em sua vida". Por isso não faz sentido textos budistas de teor categórico.
Agora, sua crítica aos textos budistas não e baseada em semiótica, hermenêutica ou teoria literária, mas somente na sua experiência pessoal de não conseguir ser instruído por eles. Sendo que desde o começo você teve uma predisposição negativa com o assunto.

Muito interessante Dante.
Sem entrar no detalhe que sua postura é inegavelmente justa segundo você mesmo, o que já é uma besteira.

Vamos direto ao ponto.
O Famado me diz que eu não estou levando em conta os mesmos fatores (Hermenêutica, exegese, que não conheço a bíblia, etc..), que não quero ser instruído e ucas.  E quando alguém começa a citar esses termos para não entrar no núcleo da doutrina me parece uma clara estratégia de saída pela tangente.

Deveria haver algo que prove de uma maneira lógica para quem não tem uma simpatia a priori pelo tema, para não dizer religiosa, que o budismo tem qualidade. E qual a melhor maneira? Mostrando a qualidade do texto, e não falando sobre a hermenêutica.

E sabe o que mais? Evangélicos também dizem que seus textos são alegorias, que na época em que foram escritas os profetas achavam que assim iriam ser melhor assimilados, partem do pressuposto que a pessoa que escreveu estava em um grau acima dos demais.
Só que a mera observação, essa companheira que deveria nos manter no prumo, diz que não há nada demais nos textos que os supostos evoluidos escreveram. Nada Dante.

Se um evangélico instruido como o Dantas viesse para cá com a mesma linha de argumentação  -  que é só uma metáfora, que não é para ser seguido,etc.. - os textos ridículos do cristianismo iam ser melhores? Não, o mesmo com o budismo.

Se alguém me fala sobre energia escura, acho bisonho. Não importa que seja "ciência" e não religião. E por sorte vi esses dias que muitos cientistas acham a energia escura bisonha mesmo...

Dante, eu não tenho a mínima vocação para questões que são falaciosas, e esse é provavelmente o caso do budismo. Se você acha que o budismo tem uma mensagem boa, simples, coloque os textos que analisamos... e vemos se poderia ser dito de maneira mais precisa, adequada, etc.. Ainda estou no aguardo.

Simples e prático

1- Qualidade do texto. Me coloque alguma coisa para ser criticada. Tudo o que lí não quer dizer nada ou pode ser dito de maneira melhor E invariavelmente gera ruídos interpretativos.
2- Evidencias de cunho prático: Estatísticas demonstrando que budistas se dão melhor do que os outros em alguma questão palpável..

ou qualquer evidência...

Modificado
Citação de: Dante

Citação de: Meu primo cristão
Em primeiro lugar, os princípios do cristianismo são a compaixão, amar aos outros como a si mesmo, perdão, fraternidade, etc... Todo o resto é alegoria, sincretismo e idiosincrasia.

Como podemos ser contra isso, não é mesmo??
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2009, 22:21:43 por Agnóstico »

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #94 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 22:16:42 »
Sinceramente eu não sei também por que o budismo mereceria aqui um "tratamento especial"... para mim também é uma religião como qualquer outra, repleta de groselhas como se diz aqui no CC.

Esta condescendência toda com o budismo é por que o Dantas é budista e também da nossa "tribo"? :P

Pergunto porque não vi nenhum esforço de compreensão do cristianismo, islamismo, judaismo tão grande como o budismo está tendo. Espiritismo então, coitado :D...

Pelos textos que já foram postados aqui no CC, não me parece assim tão diferente das outras religiões, muito pelo contrário.

OK, estou MUITO longe de ser um grande entendedor, mas posso dizer isso de todas as religiões, e não é preciso muito entendimento para identificar as tão faladas "groselhas".
"Deus prefere os ateus"

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #95 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 22:30:38 »
Acho que o budismo está mais para uma filosofia do que para uma religião. Mas isso não o torna imune a críticas, pelo contrário. E crítica mais pesada ao budismo do que as de Nietzsche é impossível. Nietzsche chama de niilismos a todas as doutrinas que pregam a negação da vida, que apresentam a vida terrena como insignificante ou um estorvo, segundo ele essas doutrinas impedem o amor à vida real. O budismo justamente tem como objetivo final o desligamento completo de todas as perturbações da vida. O budismo seria o ídolo, o niilismo por excelência, as críticas do alemão ao cristianismo deveriam ser elevadas ao quadrado se tratarmos da doutrina de Buda.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #96 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 22:38:15 »
A postura contraditória que o Dantas assume ao aceitar o budismo e refutar com veemência o espiritismo também chama a atenção.

Isso também me chama a atenção, os dois não possuem nada que os diferencie no resultado final. Evidências do que pregam? Ambos não possuem. No final, um espírita e um budista são iguais, duas pessoas que possuem fé em suas religiões. E apenas isso.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #97 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 22:42:45 »
Acho que o budismo está mais para uma filosofia do que para uma religião. Mas isso não o torna imune a críticas, pelo contrário. E crítica mais pesada ao budismo do que as de Nietzsche é impossível. Nietzsche chama de niilismos a todas as doutrinas que pregam a negação da vida, que apresentam a vida terrena como insignificante ou um estorvo, segundo ele essas doutrinas impedem o amor à vida real. O budismo justamente tem como objetivo final o desligamento completo de todas as perturbações da vida. O budismo seria o ídolo, o niilismo por excelência, as críticas do alemão ao cristianismo deveriam ser elevadas ao quadrado se tratarmos da doutrina de Buda.

Esse foi um dos pontos que apontei Uili. E vemos reflexo disso em papos como 'isso não é a justiça real", ou "não é a felicidade/paz/etc verdadeira", ou qualquer outra perturbação de inspiração religiosa.

E como disse lá atrás, não estou preocupado com taxonomias, se budismo é filosofia, religião, política, ou outra coisa que normalmente as pessoas ficam discutindo exatamente com o propósito de se perder o cerne da questão.

O que importa é se é groselha ou não. E é groselha.
A postura contraditória que o Dantas assume ao aceitar o budismo e refutar com veemência o espiritismo também chama a atenção.

Isso também me chama a atenção, os dois não possuem nada que os diferencie no resultado final. Evidências do que pregam? Ambos não possuem. No final, um espírita e um budista são iguais, duas pessoas que possuem fé em suas religiões. E apenas isso.

É exatamente isso. São exatamente iguais, motivados por uma filosofia/religião/"não me importa o nome" anacrônica, alienante e que gera ruidos para a nossa capacidade de interpretação.

Dói ao Dantas/Dante tanto quanto dói para um espírita ouvir o que o Dantas diz a respeito do espiritismo. Mas é apenas isso mesmo...

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #98 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 22:50:34 »

Sim, mas Nietzsche considera em certos aspéctos o budismo superior ao cristianismo. Inclusive, ao comparar os dois, diz que enquanto o cristianismo promete tudo e cumpre nada, o budismo ao menos promete nada.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #99 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 22:51:43 »
não importa realmente se um é menos pior do que o outro...

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!