Autor Tópico: Dalai Lama enfrenta tradição e pressão política em busca de sucessor  (Lida 34127 vezes)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Re: Dalai Lama enfrenta tradição e pressão política em busca de sucessor
« Resposta #450 Online: 19 de Fevereiro de 2009, 08:39:12 »
Aí nós perguntamos... se não existe alma o que p... reencarna?

:hein: Tem uma porção de páginas falando nisso. 
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Victor Pax

• Nível 13
  • *
« Resposta #451 Online: 19 de Fevereiro de 2009, 10:47:01 »
Poxa gente, uma religião que para transmitir seus conceitos usa de parábolas (inclusive muitas cômicas) é taxada de dogmática (não importa o que se exemplifique em contrário).
Uma que não dá importância a deuses, fantasmas, etc, tanto que são usados nessas mesmas parábolas é taxada de fundamentalista (não importando o que se exemplifique em contrário).
Agora uma religião numa religião que diz claramente que a alma é o suprasumo do EGO e da arrogância tentando inventar uma desculpa para escapar a morte e que o que resta da pessoa são suas palavras/atitudes/obras e nada mais, vocês parece que conseguiram enfiar uma reencarnação da pessoa a lá espiritismo...

Pelo amor dos guardiões de Oa, (que tem o mesmo peso para os budistas que Brhama).
Até distorção tem limite, né!

Tem certeza que querem mesmo debater sobre o tema ou apenas reafirmar "a certeza que vocês tem no coração"?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #452 Online: 19 de Fevereiro de 2009, 16:49:45 »
Poxa gente, uma religião que para transmitir seus conceitos usa de parábolas (inclusive muitas cômicas) é taxada de dogmática (não importa o que se exemplifique em contrário).
Uma que não dá importância a deuses, fantasmas, etc, tanto que são usados nessas mesmas parábolas é taxada de fundamentalista (não importando o que se exemplifique em contrário).
Agora uma religião numa religião que diz claramente que a alma é o suprasumo do EGO e da arrogância tentando inventar uma desculpa para escapar a morte e que o que resta da pessoa são suas palavras/atitudes/obras e nada mais, vocês parece que conseguiram enfiar uma reencarnação da pessoa a lá espiritismo...

Pelo amor dos guardiões de Oa, (que tem o mesmo peso para os budistas que Brhama).

Tem certeza que querem mesmo debater sobre o tema ou apenas reafirmar "a certeza que vocês tem no coração"?

Meu amigo budista, você pode responder a tudo isso aqui -> ../forum/topic=19231.0.html#msg422002
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #453 Online: 19 de Fevereiro de 2009, 16:54:28 »

Qual a diferença prática entre Reinos Celestiais e espíritos?
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Victor Pax

• Nível 13
  • *
« Resposta #454 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 08:22:48 »
A semelhança é que ambos são (para os budistas) metáforas.

O reinos celestiais são uma metáfora de que deuses, semideuses e C&A se existirem estão tão confusos, perdidos e falhos quanto qualquer humano e que devemos confirar no nosso ententimento.
Claro que podem dar histórias muito bonitas, poéticas e épicas.. mas são encarados como histórias.

Espiritos... bom eles são usados como metáforas para nosso medos.
Diz-se que exorcisar um espírito é se desapegar da lembrança de alguém (um marido que casou novamente e se via "assombrado" pelo espírito da esposa a quem jurou nunca se casar novamente) ou um medo/receio/trava.

Se TODOS os budistas EM TODO O MUNDO acham exatamente isso e que NENHUM possa ter uma visão diferente (até mesmo mistica) eu não posso garantir.

Tem uma parábola que gosto muito (vou trabscrever com minhas palavras).

Certa vez Buda estava em uma cuidade atravessando uma viela.
Por muito pouco não foi mordido por uma cobra.

Ele "puxou a orelha" da cobra por ato tão vil e traiçoeiro e que devia guardar seu veneno para a caça.

Dias depois ao passar pela mesma viela encontrou a cobra em farrapos, toda arrebentada.

- O que aconteceu contigo?
- Vieram uns moleques e ao me verem acabaram comigo.
- És idiota, disse para não atacar nunca para não se defenderes.

Bom, eu (e acho que nenhum budista) acha que uma cobra deu ouvidos a Buda e muito menos que uma cobra falou e respondeu o que aconteceu com ela.

Da mesma forma está nos sutras que quando nasceu Buda (entre outros milagres) cegos começaram a ver e paralíticos andaram.
Mas não conheço nenhum budista que "leva ao pé da letra" essa passagem.
Pelo menos os que conheço vêm isso como uma forma "mítica" de dourar o nascimento dele da virgem Maya (que é encarado como o desperta da sabedoria da ilusão.. maya... e com certeza nenhum budista seguer faz referência a "virgem Maya" pois sabem ser uma metáfora).

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #455 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 08:41:45 »
Buda do céu... como é possível que vocês não enxerguem a semelhança entre os discursos budista e espírita/cristão? |(
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Victor Pax

• Nível 13
  • *
« Resposta #456 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 09:01:05 »
Olha, levando em conta que (ao meu ver) o nascimento de ambos tem muito a ver.... :ok:
Só que um leva isso a sério. :wink:

Mas cara, como estou tentando dizer...não dá para querer dar uma interpretação literal ao que não tem... :smartass:

Como o caso da cobra... :chorao:

Está mais para QUERER que sejam iguais (e não digo que tem coisas semelhantes).

Como disse para o agnóstico, se já se vai com uma certeza fica difícil debater. :ok:

Aliás agnóstico, levando em conta sua postura nesse tópico, é ruim de eu entrar no seu tópico.
Imagino as distorções, forçações de barra, etc... :nojo:
Se bobear vai apresentar algum budista no rodízio de carnes ou com uma arma em uma mão e um alcorão na outra. :olheira:

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #457 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 12:09:10 »
nao chora nao vitor...  Se nao tem argumentos nao precisa entrar...  E sem espantalhos. Nao esto falando que os budistas sao assim, estou apenas provando sua religiao e tao boa/ruim como as outras.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #458 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 12:31:19 »
Devo dizer que o outro tópico está muito melhor e, até agora, menos contundente.

Offline Victor Pax

• Nível 13
  • *
« Resposta #459 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 12:43:47 »
Se o "nível" for melhor até posso dar uma passada lá.

Agora agnósitco, até agora foi você que só falou "groselha" tendo de lidar com excessões e mentiras (tanto que teima em dizer que sou budista..).

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #460 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 14:56:42 »
hã hã... sei... mas pode responder de maneira estruturada ao meu post lá... ponto a ponto

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #461 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 15:51:34 »
Buda do céu... como é possível que vocês não enxerguem a semelhança entre os discursos budista e espírita/cristão? |(

Eu não sei!!!! Eu não sei!!!  :olheira: :olheira: :olheira:
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #462 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 16:26:28 »

Pois como diria Conan: Pelos ossos de Cromm, eu também não sei!!!!

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #463 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 16:27:50 »
A semelhança é que ambos são (para os budistas) metáforas.

O reinos celestiais são uma metáfora de que deuses, semideuses e C&A se existirem estão tão confusos, perdidos e falhos quanto qualquer humano e que devemos confirar no nosso ententimento.
Claro que podem dar histórias muito bonitas, poéticas e épicas.. mas são encarados como histórias.

Espiritos... bom eles são usados como metáforas para nosso medos.
Diz-se que exorcisar um espírito é se desapegar da lembrança de alguém (um marido que casou novamente e se via "assombrado" pelo espírito da esposa a quem jurou nunca se casar novamente) ou um medo/receio/trava.

Se TODOS os budistas EM TODO O MUNDO acham exatamente isso e que NENHUM possa ter uma visão diferente (até mesmo mistica) eu não posso garantir.

Tem uma parábola que gosto muito (vou trabscrever com minhas palavras).

Certa vez Buda estava em uma cuidade atravessando uma viela.
Por muito pouco não foi mordido por uma cobra.

Ele "puxou a orelha" da cobra por ato tão vil e traiçoeiro e que devia guardar seu veneno para a caça.

Dias depois ao passar pela mesma viela encontrou a cobra em farrapos, toda arrebentada.

- O que aconteceu contigo?
- Vieram uns moleques e ao me verem acabaram comigo.
- És idiota, disse para não atacar nunca para não se defenderes.

Bom, eu (e acho que nenhum budista) acha que uma cobra deu ouvidos a Buda e muito menos que uma cobra falou e respondeu o que aconteceu com ela.

Da mesma forma está nos sutras que quando nasceu Buda (entre outros milagres) cegos começaram a ver e paralíticos andaram.
Mas não conheço nenhum budista que "leva ao pé da letra" essa passagem.
Pelo menos os que conheço vêm isso como uma forma "mítica" de dourar o nascimento dele da virgem Maya (que é encarado como o desperta da sabedoria da ilusão.. maya... e com certeza nenhum budista seguer faz referência a "virgem Maya" pois sabem ser uma metáfora).

Groselha... como nenhum Budista meu caro religioso? Não viu os exemplos que dei no Sri Lanka?  que tal responder estruturadamente aos pontos que coloquei?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #464 Online: 23 de Fevereiro de 2009, 13:20:34 »
Caro Luís Dantas.

Pelo que eu tenho compreendido, o “Budismo” acima de tudo propõe uma ética, que exige como indispensável, o livre pensamento individual. Entretanto pode ser mais ou menos moralista, dependendo da cultura social em que se vive.

Por essa razão o Budismo é uma religião, porque assenta na aceitação de princípios universalmente válidos, embora isentos de qualquer tipo de mística  “divinal” convencional.

Todavia, quando se fala de reencarnação ou de renascimento, entra-se em paradoxos conceptuais: Você pretende, que não há qualquer tipo de semelhança com o “Espiritismo”, não é? Concerteza que é lógico o que você diz… Na medida em que as palavras muitas vezes são de sentido ambíguo e paradoxal.

Então o que é que renasce? Provavelmente um certo tipo de Ar, Água e Luz, que são constantes mais ou menos fundamentais da nutrição celular… Porque para nascermos temos de começar a respirar. E a morte, é o fim dum certo ciclo respiratório e alimentar.

Desse modo, numa dada sociedade, gera-se um certo ambiente respiratório e alimentar, comum a um conjunto de pessoas que praticam uma certa disciplina, ou filosofia de vida, com vista a uma certa unanimidade “espiritual”, que em última instância constitue um “Thulku” colectivo. E eu digo isto, porque existe quase sempre uma liderança, numa colectividade. Neste caso é a ideia de existir um “Buda”.

Ora de facto - concretamente – um Lama, ou um Buda, só existem enquanto respiram, não é assim? Uma vez que a atmosfera, é mais ou menos permanente, e o corpo humano depende dela para sobreviver.

Portanto, poder-se-á conjecturar, que em antepenúltima instância, que o que de facto renasce é um certo tipo de Ar…!?!... Não será?

----------------------------------------------------------------------------
especulando – paralogismo comparado artur.
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2009, 20:55:22 por lusitano »
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!