Autor Tópico: Dalai Lama enfrenta tradição e pressão política em busca de sucessor  (Lida 34113 vezes)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
Re: Dalai Lama enfrenta tradição e pressão política em busca de sucessor
« Resposta #100 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 22:52:58 »
Olha, é como dizer "O Papai Noel é superior ao Coelhinho da Páscoa" ...
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #101 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 22:55:31 »
Sim, mas Nietzsche considera em certos aspéctos o budismo superior ao cristianismo. Inclusive, ao comparar os dois, diz que enquanto o cristianismo promete tudo e cumpre nada, o budismo ao menos promete nada.

:histeria:  O Nietzsche tem um belo senso de humor :biglol:
Mas sem dúvida que o budismo não poderia ser poupado das marteladas dele.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #102 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 22:56:38 »
e não é bem assim, promete pacas...
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #103 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 22:58:29 »
Agnóstico, Di, Fabrício, vocês tem todo o direito de achar o Budismo igual ao Espiritismo.

No entanto, eu não vejo por que eu deva concordar.  Conheço o bastante das duas para me sentir qualificado a ter minha opinião e não mudar por simples pressão sem argumentos.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #104 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 23:00:59 »
E nem é minha intenção que você mude nada. Espíritas acham o espiritismo muito bom, budistas acham o budismo muito bom, corinthianos acham o corinthians muito bom, e todos são felizes. :)
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #105 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 23:02:00 »
Agnóstico, Di, Fabrício, vocês tem todo o direito de achar o Budismo igual ao Espiritismo.

No entanto, eu não vejo por que eu deva concordar.  Conheço o bastante das duas para me sentir qualificado a ter minha opinião e não mudar por simples pressão sem argumentos.

Mas isso não pode servir de evidência para ninguém a não ser para você mesmo Dantas. E quase nenhum religioso muda!

Os argumentos estão claros para os não religiosos. Para os religiosos, nenhum argumento basta.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #106 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 23:02:42 »
Se um evangélico instruido como o Dantas viesse para cá com a mesma linha de argumentação  -  que é só uma metáfora, que não é para ser seguido,etc.. - os textos ridículos do cristianismo iam ser melhores? Não, o mesmo com o budismo.

Percebe que você parte da premissa de que as religiões são todas iguais exceto em aspectos superficiais?

É uma pena que você não saiba ter mais simpatia por quem discorda das suas opiniões.  Há gente como o Maykon que tem muito de bom a oferecer.  Não que ele ache que o Cristianismo seja particularmente afeito a metáforas, que fique bem claro.  Mas sabe de uma coisa: crer em Deus não implica necessariamente em tolice ou desonestidade.  E ter uma religião que não grita aos quatro ventos que não exige crença em Deus ou que não se registra em cartório como completamente cética não é uma necessidade para ninguém.

Esteja em paz com esse estado de coisas, porque receio que você não tem como mudá-lo.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #107 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 23:03:18 »
E nem é minha intenção que você mude nada. Espíritas acham o espiritismo muito bom, budistas acham o budismo muito bom, corinthianos acham o corinthians muito bom, e todos são felizes. :)

Ok.  Só para constar, não espere que eu deixe de denunciar o Espiritismo por isso tampouco.  Eu tenho meus critérios :)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #108 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 23:04:59 »
Mas isso não pode servir de evidência para ninguém a não ser para você mesmo Dantas.

Que eu me lembre não sou eu querendo convencer alguém.

E quase nenhum religioso muda!

Diga isso ao Dbohr e ao Fernando Silva, por exemplo :)

Os argumentos estão claros para os não religiosos. Para os religiosos, nenhum argumento basta.

Ou seja, você sabe por premissa que este diálogo é inútil? Então qual é seu propósito em mantê-lo?

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #109 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 23:06:27 »

Ok.  Só para constar, não espere que eu deixe de denunciar o Espiritismo por isso tampouco.  Eu tenho meus critérios :)

Claro que não. Mas você sabe que se um espírita resolver "denunciar" o budismo, os critérios dele serão tão válidos quanto os seus, não sabe?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #110 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 23:07:11 »
Até agora não vi acontecer, Di.  E não foi por falta de tentativa, mas de competência mesmo.

O Espiritismo, simplesmente, não é mais do que uma caricatura mal formada e em crise permanente de identidade, comparado ao Budismo.  É uma comparação que chega a ser grotesca.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #111 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 23:09:16 »
Se um evangélico instruido como o Dantas viesse para cá com a mesma linha de argumentação  -  que é só uma metáfora, que não é para ser seguido,etc.. - os textos ridículos do cristianismo iam ser melhores? Não, o mesmo com o budismo.

Percebe que você parte da premissa de que as religiões são todas iguais exceto em aspectos superficiais?

É uma pena que você não saiba ter mais simpatia por quem discorda das suas opiniões.  Há gente como o Maykon que tem muito de bom a oferecer.  Não que ele ache que o Cristianismo seja particularmente afeito a metáforas, que fique bem claro.  Mas sabe de uma coisa: crer em Deus não implica necessariamente em tolice ou desonestidade.  E ter uma religião que não grita aos quatro ventos que não exige crença em Deus ou que não se registra em cartório como completamente cética não é uma necessidade para ninguém.

Esteja em paz com esse estado de coisas, porque receio que você não tem como mudá-lo.

Bueno, errou um pouco

1- Depende o que você chama de superficial ou cerne. Eu acho que um texto alienante sem nexo é o cerne, não superficial.
2- Tenho enorme simpatia por você. Não tenho a mínima simpatia por coisas irracionais.
3- Quanto a estar em paz, estou plenamente em paz, Luis. Você seguramente não me conhece. E quanto a mudar o estado das coisas, até agora ninguém mudou, eu sou feliz com o possível e com o meu esforço honesto com as pessoas ao meu redor e ao mundo.

Até agora não vi acontecer, Di.  E não foi por falta de tentativa, mas de competência mesmo.

O Espiritismo, simplesmente, não é mais do que uma caricatura mal formada e em crise permanente de identidade, comparado ao Budismo.  É uma comparação que chega a ser grotesca.

E já aconteceu 1000x. O VideoMaker diz a mesma coisa... e isso só quer dizer algo para ele mesmo Luis

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #112 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 23:10:25 »

O Budismo, simplesmente, não é mais do que uma caricatura mal formada e em crise permanente de identidade, comparado ao Espiritismo.  É uma comparação que chega a ser grotesca.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #113 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 23:10:35 »
Agnóstico, você tem certeza de que está falando comigo?

Porque realmente não parece.  Só porque você sabe fazer jogo de palavras não se segue que ele tenha alguma credibilidade ou acurácia.

Eu sei bem disso.  E tenho fatos para sustentar essa constatação.

Portanto, o que você espera conseguir?
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2009, 23:12:47 por Luis Dantas »

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #114 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 23:14:59 »

Eu digo no sentido de que os critérios são baseados apenas em fé e opiniões pessoais, de ambos os lados. :)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #115 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 23:16:58 »
Agnóstico, você tem certeza de que está falando comigo?

Porque realmente não parece.  Só porque você sabe fazer jogo de palavras não se segue que ele tenha alguma credibilidade ou acurácia.

Eu sei bem disso.  E tenho fatos para sustentar essa constatação.

Portanto, o que você espera conseguir?

É o que o Di colocou... seus fatos são apenas opiniões pessoais validas para quem possui a sua religião. Fora isso, não são fatos Luis.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #116 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 23:24:38 »
O espiritismo pelo menos tem a  "vantagem" de ser mais simples. Fui ruim, morri, vou reencarnar e pagar meus pecados, vou evoluindo de vida em vida, apesar de não me lembrar de nada, até virar um espírito fodão. É tosco, ridiculamente infantil e sem sentido, mas a "filosofia" é perfeitamente compreensível, apesar de absurda.

O budismo me parece apenas mais sofisticado, cheio de nuances, "escolas", etc., e aberto a interpretações, mas tão ilusório e irreal quanto.
"Deus prefere os ateus"

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #117 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 23:26:45 »
Eu digo no sentido de que os critérios são baseados apenas em fé e opiniões pessoais, de ambos os lados. :)

E é exatamente por isso que eu não tenho o que temer :)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #118 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 23:27:53 »
Nesse caso, nem os espíritas :)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #119 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 23:29:20 »
hummm...  mais uma vez, espíritas se acham munidos pela lógica, mas só eles enxergam essa lógica.

Mas acho que tudo o que já tinha que ser dito já foi dito. Fique com sua religião e seja feliz, de verdade

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #120 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 23:45:26 »
Muito interessante Dante.
Sem entrar no detalhe que sua postura é inegavelmente justa segundo você mesmo, o que já é uma besteira.

Vamos direto ao ponto.
O Famado me diz que eu não estou levando em conta os mesmos fatores (Hermenêutica, exegese, que não conheço a bíblia, etc..), que não quero ser instruído e ucas.  E quando alguém começa a citar esses termos para não entrar no núcleo da doutrina me parece uma clara estratégia de saída pela tangente.

Deveria haver algo que prove de uma maneira lógica para quem não tem uma simpatia a priori pelo tema, para não dizer religiosa, que o budismo tem qualidade. E qual a melhor maneira? Mostrando a qualidade do texto, e não falando sobre a hermenêutica.

E sabe o que mais? Evangélicos também dizem que seus textos são alegorias, que na época em que foram escritas os profetas achavam que assim iriam ser melhor assimilados, partem do pressuposto que a pessoa que escreveu estava em um grau acima dos demais.
Só que a mera observação, essa companheira que deveria nos manter no prumo, diz que não há nada demais nos textos que os supostos evoluidos escreveram. Nada Dante.

Se um evangélico instruido como o Dantas viesse para cá com a mesma linha de argumentação  -  que é só uma metáfora, que não é para ser seguido,etc.. - os textos ridículos do cristianismo iam ser melhores? Não, o mesmo com o budismo.

Se alguém me fala sobre energia escura, acho bisonho. Não importa que seja "ciência" e não religião. E por sorte vi esses dias que muitos cientistas acham a energia escura bisonha mesmo...

Dante, eu não tenho a mínima vocação para questões que são falaciosas, e esse é provavelmente o caso do budismo. Se você acha que o budismo tem uma mensagem boa, simples, coloque os textos que analisamos... e vemos se poderia ser dito de maneira mais precisa, adequada, etc.. Ainda estou no aguardo.

Simples e prático

1- Qualidade do texto. Me coloque alguma coisa para ser criticada. Tudo o que lí não quer dizer nada ou pode ser dito de maneira melhor E invariavelmente gera ruídos interpretativos.
2- Evidencias de cunho prático: Estatísticas demonstrando que budistas se dão melhor do que os outros em alguma questão palpável..

ou qualquer evidência...

Modificado
Citação de: Dante
Em primeiro lugar, os princípios do budismo são a compaixão, o desapego, a impermanência e a (consciência da) causalidade. Todo o resto é alegoria, sincretismo e idiosincrasia.

Citação de: Meu primo cristão
Em primeiro lugar, os princípios do cristianismo são a compaixão, amar aos outros como a si mesmo, perdão, fraternidade, etc... Todo o resto é alegoria, sincretismo e idiosincrasia.

Como podemos ser contra isso, não é mesmo??

A analogia é completamente inválida. O cristianismo tem um evangelho que seria a palavra de Deus. Este evangelho traz mandamentos, leis e descrição de eventos. Então os cristãos tem que explicar porque algumas leis se contradizem, porque parecem não mais se adequar às circunstâncias atuais, porque a ciência contradiz os eventos descritos etc.

Já o budismo tem princípios que são transmitidos da forma como o público é mais receptivo.

Citação de: The Teaching of Buddha
It is very difficult for the words spoken by Buddha from the far bank of Enlightenment to reach the people still struggling in the world of delusion; therefore Buddha returns to this world Himself and uses His methods of salvations.

"Now I will tell you a parable," Buddha said.   "Once there lived a wealthy man whose house caught on fire.  The man was away from home and when he came back, he found that his children were so absorbed in play, had not noticed the fire and were still inside the house.  The father screamed, 'Get out, children!  Come out of the house!  Hurry!'  But the children did not heed him.

"The anxious father shouted again.  'Children, I have some wonderful toys here; come out of the house and get them!'  Heeding his cry this time, the children ran out of the burning house."

This world is a burning house.  The people, unaware that the house is on fire, are in danger of being burned to death so Buddha in compassion devises ways of saving them.

Se você quer textos sobre o budismo eu recomendo:
As Quatro Nobres Verdades

The Sixteen Aspects and Sixteen Distorted Ways of Embracing the Four Noble Truths

The Teaching of Buddha

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #121 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 23:47:30 »
Eu ando com um pé atrás com o taoísmo - depois que li o Tao Te King, até agora minha opinião sobre ele virou "um cristianismo oriental".

Acho o Taoísmo filosófico bastante interessante. Já o Taoísmo religioso com toda aquela legião de deuses e demônios... :nojo:

Por que acha que virou um "cristianismo oriental"?
Não acho que virou; acho que o conjunto de mitos (monoteísmo, p.ex.), as implicações morais (castidade fora do casamento, p.ex.), e a irracionalidade de alguns credos (p.ex., comer carne de vaca é yin, carne de boi é yang, e você tem que equilibrar os dois na dieta) fazem o papel do taoísmo bem similar ao do cristianismo.

Dessa vez, tenho a tranqüila certeza de não, não peguei o bonde andando. Li desde o começo, li a sua tentativa de argumentação, e concluí que os argumentos do Dantas são válidos e os seus são groselha. Simples.

Budismo é um sistema filosófico sobre o qual pode-se montar um conjunto de crenças. Mais ou menos como [neo]platonismo (que é uma bosta, mas é filosofia) e cristianismo. Só porque o pessoal juntou um monte de crenças no platonismo ele não virou uma religião.

Vamos lá então Eremita. Ponha alguns textos budistas aqui para analisarmos a utilidade dos seus conceitos, se alguém poderia escrever o mesmo e melhor de uma maneira mais explicativa e menos alienante..

coloque alguns textos. Todos os que li, e postei, podem servir como almanaque histórico antropológico.

obs: não estou interessado em taxonomia de religiões e filosofia
Você pode achar que separar o que é religião e o que é filosofia é... como é a palavra mesmo? ah, "groselha"; mas a distinção é bastante útil, já que filosofia é descritiva e não prescritiva.

Interessantemente, fui procurar por "livro sagrado do budismo", e descobri que... não existe.
O que existe, segundo http://wiki.answers.com/Q/What_is_Buddhism%27s_sacred_book , são livros autoritativos de determinadas linhas do budismo.

Agnóstico, entenda o seguinte: sobre toda e qualquer filosofia, pode-se montar uma religião. Mas assim como isso não faz o platonismo deixar de ser filosofia ruim para ser religião, não faz do budismo uma religião.

De qualquer forma, quer algum texto em específico? Talvez o cânon em pali?

Talvez você tenha razão, talvez eu pudesse te acusar disso em relação ao comunismo e te dizer que você não está seguindo o mesmo critério e postura com os comunistas e budistas, por um motivo insondavel para mim, talvez uma admiração ao budismo

Acontece que eu já li textos budistas assim como eu já li textos de Karl Marx. Meu posicionamento é baseado numa atitude inquisitiva inegavelmente consistente e justa.

Se para explicar que a ação de alguém afeta outrém eu preciso falar do Bikhu de cinco olhos no mundo de Brahma, que no nirvana o sujeito não sente frio nem calor e depois ele ouve as 3 vozes do além.... eu vou descartar isso, e sinceramente Dante, esperava que você fizesse o mesmo. E se as pessoas defendem esse texto dizendo que é apenas uma estorinha, não reclamem que eu peço ONDE no mesmo texto o autor classifica isso de estorinha... Ou então não reclamem que eu diga que o texto é alienante e pode gerar confusão e fanatismo.

Outro ponto importante. Me diziam que eu criticava porque não conhecia os textos do Budismo. Me passaram um link, li boa parte dos textos e só encontrei bullshit. Após isso, me disseram que as bullshits não são bullshits porque só são estorias... e volto à minha sentença anterior

Em primeiro lugar, os princípios do budismo são a compaixão, o desapego, a impermanência e a (consciência da) causalidade. Todo o resto é alegoria, sincretismo e idiosincrasia.

Em segundo, os textos budistas são como são porque esta é a maneira pela qual os autores acreditavam que as pessoas seriam melhor instruídas acerca destes princípios.
Filósofos ocidentais tem vários estilos literários: monólogos, diálogos, meditações, experimentos mentais etc. Se você pegar, por exemplo, uma descrição categórica da filosofia de Platão, ela parece ridícula. Mas fica difícil detectar onde estaria o erro de raciocínio ao ler um de seus persuasivos diálogos. Geralmente filósofos escrevem em forma de diálogo para que um dos interlocutores seja o porta-voz de objeções que o autor já antecipou às suas idéias. No caso de Platão, ele escrevia em diálogos por acreditar que todos tem uma vaga reminescência da verdade e, dialogando com quem exerça uma posição inquisitiva, tomamos consciência da verdade.
Voltando ao budismo, enquanto nas religiões abraânicas o que vale é "devemos obedecer a Deus e ele obriga a isto e proíbe aquilo", para o budismo o que vale é "seria bom para você tentar viver de acordo com estes princípios, sendo que só você pode saber como aplicá-los em sua vida". Por isso não faz sentido textos budistas de teor categórico.
Agora, sua crítica aos textos budistas não e baseada em semiótica, hermenêutica ou teoria literária, mas somente na sua experiência pessoal de não conseguir ser instruído por eles. Sendo que desde o começo você teve uma predisposição negativa com o assunto.

Muito interessante Dante.
Sem entrar no detalhe que sua postura é inegavelmente justa segundo você mesmo, o que já é uma besteira.

Vamos direto ao ponto.
O Famado me diz que eu não estou levando em conta os mesmos fatores (Hermenêutica, exegese, que não conheço a bíblia, etc..), que não quero ser instruído e ucas.  E quando alguém começa a citar esses termos para não entrar no núcleo da doutrina me parece uma clara estratégia de saída pela tangente.

Se você não sabe o que é hermenêutica e exegese, isso quer dizer apenas que está se usando jargão.
Se você não sabe o que é compaixão, desapego e causalidade, o que você precisa é dicionário. Ao meu ver, são palavras de uso culto corrente.

não importa realmente se um é menos pior do que o outro...
Se você não está interessado em catalogar se é religião ou não; não está interessado se é "melhor" ou "pior"*, você está interessado em debater...?

"Melhor", "pior" - não sei definir, então vou considerar que você quer dizer "mais útil, menos alienante, mais verdadeiro" ("melhor") versus o inverso ("pior"). O uso dessas duas palavras devia ser tabu.

Acho que o budismo está mais para uma filosofia do que para uma religião. Mas isso não o torna imune a críticas, pelo contrário. E crítica mais pesada ao budismo do que as de Nietzsche é impossível. Nietzsche chama de niilismos a todas as doutrinas que pregam a negação da vida, que apresentam a vida terrena como insignificante ou um estorvo, segundo ele essas doutrinas impedem o amor à vida real. O budismo justamente tem como objetivo final o desligamento completo de todas as perturbações da vida. O budismo seria o ídolo, o niilismo por excelência, as críticas do alemão ao cristianismo deveriam ser elevadas ao quadrado se tratarmos da doutrina de Buda.
Bingo. Eu pessoalmente tenho lá minhas críticas ao budismo, mas o Agnóstico tá tentando procurar a gema na casca do ovo quando era só dar uma batidinha e jogar na frigideira.

Sugestão pra encaminhar o debate, que virou discussão sobre o sexo dos gnomos:

1. Pontos centrais do budismo. (já feito por Dantas e Dante.)
2. Implicações do cerne do budismo - morais, éticas, filosóficas, religiosas, etc.
3. Divergência entre as linhas do budismo.
4. Papel do Dalai Lama ao budismo tibetano - tanto os outros 13 como o atual.
Latebra optima insania est.

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #122 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 23:49:00 »
Não estão de alguma forma tentando colocar o budismo em um patamar acima de outra religião qualquer, estão?
A postura contraditória que o Dantas assume ao aceitar o budismo e refutar com veemência o espiritismo também chama a atenção.

Isso também me chama a atenção, os dois não possuem nada que os diferencie no resultado final. Evidências do que pregam? Ambos não possuem. No final, um espírita e um budista são iguais, duas pessoas que possuem fé em suas religiões. E apenas isso.

O budismo comparado às outras religiões é bem razoável, com bons ensinamentos e sem incidir nos vícios das demais. Enquanto o espiritismo parece doença mental.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #123 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 23:55:09 »
O budismo comparado às outras religiões é bem razoável, com bons ensinamentos e sem incidir nos vícios das demais. Enquanto o espiritismo parece doença mental.

Mas se queremos colocar o budismo num patamar acima das religiões, porque não compará-lo ao que temos de melhor na filosofia ocidental, por exemplo? Será que o ele se sairia tão bem?

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #124 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 23:58:00 »
Sinceramente eu não sei também por que o budismo mereceria aqui um "tratamento especial"... para mim também é uma religião como qualquer outra, repleta de groselhas como se diz aqui no CC.

Esta condescendência toda com o budismo é por que o Dantas é budista e também da nossa "tribo"? :P

Pergunto porque não vi nenhum esforço de compreensão do cristianismo, islamismo, judaismo tão grande como o budismo está tendo. Espiritismo então, coitado :D...

Pelos textos que já foram postados aqui no CC, não me parece assim tão diferente das outras religiões, muito pelo contrário.

OK, estou MUITO longe de ser um grande entendedor, mas posso dizer isso de todas as religiões, e não é preciso muito entendimento para identificar as tão faladas "groselhas".

Não é questão de ser condescendente, mas de fazer justiça. Criticamos religiões por serem obscurantistas, proselitistas, retrógradas, nutrirem moralidades avessas etc. Ninguém aqui apontou onde o budismo incide nestes vícios. Portanto, groselha é esta birra pueril à qualquer coisa chamada de religião.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!