Autor Tópico: Repitam os políticos  (Lida 9627 vezes)

Offline Penny Lane

• Nível 24
  • *
Repitam os políticos
« Online: 24 de Fevereiro de 2009, 18:44:59 »
Repitam os políticos
Por Gilberto Dimenstein

O aluno de escola pública é vítima do professor que não ensina direito que, por sua vez, é vítima dos governantes que não levam a educação a sério --a solução mais justa e eficiente, portanto, é repetir não os alunos, mas os políticos. Punir os políticos é a essência de uma das propostas sociais mais ousadas no país, batizada de Lei de Responsabilidade Educacional.

Apoiada por entidades como Unesco, Unicef, Todos pela Educação, além de representantes de secretários estaduais e municipais da Educação, a proposta visa punir governantes que não atinjam as metas fixadas para o ensino público --é algo que se assemelha à Lei da Responsabilidade Fiscal. Recebi a informação de que o Ministério da Educação vai apresentar, ainda neste semestre, um projeto de responsabilidade educacional para ser encaminhado ao Congresso.

Podem apostar, que se essa lei sair do papel, os prefeitos e governadores vão ter de prestar mais atenção no que acontece na sala de aula, onde o aluno é a grande vítima.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/gilbertodimenstein/ult508u504695.shtml
::)

Offline guicn

• Nível 16
  • *
Re: Repitam os políticos
« Resposta #1 Online: 24 de Fevereiro de 2009, 18:52:28 »
Mas as metas são o número de alunos que passam de ano? Porque se for isso, vai ficar pior ainda.

Offline Penny Lane

• Nível 24
  • *
« Resposta #2 Online: 24 de Fevereiro de 2009, 19:04:12 »
Não entendi ao certo como vai ocorrer essa lei de Responsabilidade Educacional, mas segundo o texto:
-a solução mais justa e eficiente, portanto, é repetir não os alunos, mas os políticos. Punir os políticos é a essência de uma das propostas sociais mais ousadas no país
Responsabilizar os governantes pela ausência de uma administração eficaz dos recursos da educação. Aumentar o número de aprovações não é exatamente um modelo exemplar de boa administração de recursos educacionais.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 24 de Fevereiro de 2009, 19:05:24 »
Repetir os políticos? Muito pelo contrário, esses que estão aí eu não repito nunca mais! :medo:

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #4 Online: 24 de Fevereiro de 2009, 19:24:50 »
Não entendi ao certo como vai ocorrer essa lei de Responsabilidade Educacional, mas segundo o texto:
-a solução mais justa e eficiente, portanto, é repetir não os alunos, mas os políticos. Punir os políticos é a essência de uma das propostas sociais mais ousadas no país
Responsabilizar os governantes pela ausência de uma administração eficaz dos recursos da educação. Aumentar o número de aprovações não é exatamente um modelo exemplar de boa administração de recursos educacionais.

Me corrijam se eu estiver errada: essa Lei de Responsabilidade Educacional puniria basicamente os chefes do Executivo, não? E onde ficariam os honoráveis membros do Legislativo nacional, estadual e municipal? Ao que me consta, esse é um dos nichos que menos trabalha e mais consome.

Agora, tomando a proposta sob a ótica da viabilidade: é interessante, sem dúvida. No entanto, o ensino tem decaído enormemente desde que se passou a priorizar 'a não reprovação' do aluno em detrimento do aprendizado real. Penso que a lei deva também trabalhar a qualificação constante do professor, além de submetê-lo periodicamente à testes de conhecimento do que aplica em sala e sobre conhecimentos gerais. Nesse caso, sou plenamente a favor da meritocracia: os melhores professores (aqueles que obtiverem os melhores rendimentos) receberiam gratificações de acordo a qualidade do ensino e o nível dos alunos.

Recentemente, uma tia minha que é diretora de uma escola realizou um teste que despertou minha atenção: professores de séries iguais ou disciplinas iguais aplicariam provas nas classes dos seus colegas (provas elaboradas pelos professores substitutos e corrigidas de acordo critério destes). O resultado é que alguns alunos obtiveram notas excelentes, ao passo que outros estavam completamente despreparados. Partindo disso, os professores das classes com graus maiores de deficiência foram submetidos à avaliações e cursos pedagógicos. Segundo o que tenho observado, a qualidade do processo ensino-aprendizagem tem melhorado bastante.
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #5 Online: 24 de Fevereiro de 2009, 19:31:55 »

Me corrijam se eu estiver errada: essa Lei de Responsabilidade Educacional puniria basicamente os chefes do Executivo, não? E onde ficariam os honoráveis membros do Legislativo nacional, estadual e municipal? Ao que me consta, esse é um dos nichos que menos trabalha e mais consome.

Mas isso é meio óbvio, não acha? Afinal, quem faz as leis?Acho difícil que eles façam uma lei que vai (ou ao menos pode) comprometê-los.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #6 Online: 24 de Fevereiro de 2009, 19:41:15 »

Mas isso é meio óbvio, não acha? Afinal, quem faz as leis?Acho difícil que eles façam uma lei que vai (ou ao menos pode) comprometê-los.

Sim, é óbvio André. Só acho interessante mais uma lei que coloca o Executivo numa redoma de fiscalização enquanto o Legislativo (igualmente corrupto) assume o encargo de disciplinar qual a postura mais adequada... Enquanto elaboram uma infinidade de leis para fiscalizar e punir o Executivo, o Legislativo permanece em sua pérfida postura de criador de leis que, eticamente, fazem pouco ou nenhum sentido para os que o compõe.  :)

Offline Penny Lane

• Nível 24
  • *
« Resposta #7 Online: 24 de Fevereiro de 2009, 19:44:46 »
Agora, tomando a proposta sob a ótica da viabilidade: é interessante, sem dúvida. No entanto, o ensino tem decaído enormemente desde que se passou a priorizar 'a não reprovação' do aluno em detrimento do aprendizado real. Penso que a lei deva também trabalhar a qualificação constante do professor, além de submetê-lo periodicamente à testes de conhecimento do que aplica em sala e sobre conhecimentos gerais. Nesse caso, sou plenamente a favor da meritocracia: os melhores professores (aqueles que obtiverem os melhores rendimentos) receberiam gratificações de acordo a qualidade do ensino e o nível dos alunos.

Espero que isto faça parte do plano, qualificar o professor sempre é uma boa estratégia para o aumento da qualidade da educação prestada, melhores professores, melhores idéias postas em prática. Deveria ser incentivada as iniciativas de professores que corroborem pela qualidade do serviço.
Recentemente, uma tia minha que é diretora de uma escola realizou um teste que despertou minha atenção: professores de séries iguais ou disciplinas iguais aplicariam provas nas classes dos seus colegas (provas elaboradas pelos professores substitutos e corrigidas de acordo critério destes). O resultado é que alguns alunos obtiveram notas excelentes, ao passo que outros estavam completamente despreparados. Partindo disso, os professores das classes com graus maiores de deficiência foram submetidos à avaliações e cursos pedagógicos. Segundo o que tenho observado, a qualidade do processo ensino-aprendizagem tem melhorado bastante.
O ensino municipal da minha cidade é excelente, os professores são incentivados (moral e financeiramente) a ter qualificação para a prestação de seus serviços, porém no ensino estadual a situação é alarmante, total despreparo de professores e falta de estrutura das instituições para educar o aluno adequadamente.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #8 Online: 24 de Fevereiro de 2009, 19:53:59 »

Sim, é óbvio André. Só acho interessante mais uma lei que coloca o Executivo numa redoma de fiscalização enquanto o Legislativo (igualmente corrupto) assume o encargo de disciplinar qual a postura mais adequada... Enquanto elaboram uma infinidade de leis para fiscalizar e punir o Executivo, o Legislativo permanece em sua pérfida postura de criador de leis que, eticamente, fazem pouco ou nenhum sentido para os que o compõe.  :)
Pois é, mas o que fazer para mudar isso?

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #9 Online: 24 de Fevereiro de 2009, 19:55:04 »

Espero que isto faça parte do plano, qualificar o professor sempre é uma boa estratégia para o aumento da qualidade da educação prestada, melhores professores, melhores idéias postas em prática. Deveria ser incentivada as iniciativas de professores que corroborem pela qualidade do serviço.

Em outro tópico debatemos a questão da 'meritocracia' como meio de incentivo à qualificação dos professores. No entanto, existe a velha questão dos professores mais antigos e daqueles que já passaram por um concurso público e que não estão incomodados com a qualidade do que passam para os alunos nem se esses aprenderam como deveriam. Nesse ponto, entram sindicatos que resguardam o direito destes tipos de professor que pouca ou nenhuma colaboração oferecem ao ensino público de qualidade.

O ensino municipal da minha cidade é excelente, os professores são incentivados (moral e financeiramente) a ter qualificação para a prestação de seus serviços, porém no ensino estadual a situação é alarmante, total despreparo de professores e falta de estrutura das instituições para educar o aluno adequadamente.

Infelizmente, não posso dizer o mesmo da minha cidade de origem: interior da Bahia, nordeste. Semana passada estava conversando com o atual Secretário de Educação e ele me falava sobre encerrar ou não as chamadas 'classes multiseriadas'. Para quem não sabe o que são essas classes: são aquelas em que um único professor tem alunos de diversas séries (geralmente da alfabetização até a 4º) dentro da mesma classe. Agora alguém me diga como um aluno de uma classe dessas pode ter um aprendizado de qualidade? Sinceramente, até me assusta que algo desse tipo exista.  :(

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #10 Online: 24 de Fevereiro de 2009, 19:56:44 »
Pois é, mas o que fazer para mudar isso?

Perguntou a pessoa errada, André. Minha crença no homem enquanto capaz de alterar a realidade em benefício da coletividade é tênue, ou seja, com o poder nas mãos, o ser humano esquece dos seus iguais e dos motivos que o levaram ao cargo que ocupa. Posso apenas lamentar. :)

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #11 Online: 24 de Fevereiro de 2009, 20:02:55 »
Também lamento, mas [sonho] quem sabe com essa lei e com uma pressão maior do Executivo com relação às decisões deles não há uma melhora [/sonho]. Um dos grandes problemas da divisão dos três poderes, no Brasil pelo menos, é que o Legislativo é "invisível" para boa parte da população, quem leva a fama, seja boa ou não, é o Executivo.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #12 Online: 24 de Fevereiro de 2009, 20:12:18 »

Exato, André. Muita gente sequer sabe para que existem deputados, senadores, e vereadores. E é justamente dessas classes que saem as leis mais importantes e os maiores benefícios para a sociedade, de uma forma geral. O Executivo cumpre leis, está subordinado a elas, mas ainda é tido como 'o poder supremo' diante de todos.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #13 Online: 24 de Fevereiro de 2009, 21:04:53 »
Matem os políticos.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #14 Online: 24 de Fevereiro de 2009, 21:12:32 »
Matem os políticos.

Solução rápida e eficaz... Aí virão os substitutos dos políticos e começa tuuudo de novo... :medo:

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #15 Online: 25 de Fevereiro de 2009, 00:06:21 »
A população também tem culpa. Brasileiro não tem a noção de que vive em um grupo, quer tudo fácil. Na hora que faz um curso, quer que seja fácil, quer "justiça social" com todo mundo passando de ano. Mas na hora de precisa de assistência para alguma coisa, reclama que não tem profissional qualificado, reclama que não deviam ter deixado se formar... brasileiro perde o senso da "competição" na formação.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #16 Online: 25 de Fevereiro de 2009, 00:18:56 »
A população também tem culpa. Brasileiro não tem a noção de que vive em um grupo, quer tudo fácil. Na hora que faz um curso, quer que seja fácil, quer "justiça social" com todo mundo passando de ano. Mas na hora de precisa de assistência para alguma coisa, reclama que não tem profissional qualificado, reclama que não deviam ter deixado se formar... brasileiro perde o senso da "competição" na formação.

Acho que a população acaba sendo uma das maiores culpadas, Foxes. Como você disse, brasileiro tem aquele senso 'do social', acha que todo mundo precisa receber a mesma formação para que todos representem o mesmo tipo de mão-de-obra. Muitos pensam que formação significa qualificação real, e começam a xingar o governo quando alguém mais capacitado é escolhido para ocupar um cargo que, por critérios de igualdade, deveria se estender a ele também.

E sabe o que é mais engraçado? Quanto mais ignorante o brasileiro, mais ele tende a taxar os outros como ineficientes/incompetentes. Saber fazer que é bom, nada... Mas saber criticar? Ah, isso todo mundo sabe.

Obviamente, não estou generalizando... :hihi:

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #17 Online: 25 de Fevereiro de 2009, 00:28:11 »
E sabe o que é mais engraçado? Quanto mais ignorante o brasileiro, mais ele tende a taxar os outros como ineficientes/incompetentes. Saber fazer que é bom, nada... Mas saber criticar? Ah, isso todo mundo sabe.

Obviamente, não estou generalizando... :hihi:
Ah, mas de certa forma, isso afeta o mundo inteiro. É a "síndrome do funcionário de baixo nível". Passa o dia inteiro dizendo que ele faz tudo na empresa, que sem ele a empresa iria falir, e que seu chefe não sabe fazer nada... ah bom, mas na semana seguinte ele acaba sendo demitido (e a empresa acaba não falindo como ele dizia).

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #18 Online: 25 de Fevereiro de 2009, 04:33:40 »
Responsabilizar os governantes pela ausência de uma administração eficaz dos recursos da educação.
E a solução é: dar mais salário para os professores entrarem na sala de aula reclamando do governo e dos salários?

Parece que são paulo tentou fazer um negócio por mérito, quanto melhor a escola, mais alta a verba pra escola (algo assim, não lembro direito), aí os professores medíocres que querem afundar a educação do país se reuniram contra essa idéia. Acho que o problema não é bem os políticos... ::)
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline guicn

• Nível 16
  • *
« Resposta #19 Online: 25 de Fevereiro de 2009, 04:43:43 »
A presidente do CPERS (O CENTRO DOS PROFESSORES DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL) disse que "aqui não tem esse negócio de meritocracia", referindo-se a uma das propostas da governadora, de punir os professores ruins e dar bônus para os mais eficientes.

O que fazer quando a suposta líder da classe fala uma abobrinha dessas?

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #20 Online: 25 de Fevereiro de 2009, 04:51:54 »
A presidente do CPERS (O CENTRO DOS PROFESSORES DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL) disse que "aqui não tem esse negócio de meritocracia", referindo-se a uma das propostas da governadora, de punir os professores ruins e dar bônus para os mais eficientes.

E esse tipo de professor ruim que só reclama e não dá aula, se aproveitam da situação dos professores lá do interior que ganham 100 reais, e tem que ir a pé dar aula numa escola precária, sem luz e água.

A gente sabe que existe professores dando aula em condições precárias, mas quem reclama de salário e condições são esses professores ruins que recebem seus mil e quinhentos reais todo mês, dando aula numa escola com estrutura.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #21 Online: 25 de Fevereiro de 2009, 05:21:06 »
Responsabilizar os governantes pela ausência de uma administração eficaz dos recursos da educação.
E a solução é: dar mais salário para os professores entrarem na sala de aula reclamando do governo e dos salários?

Parece que são paulo tentou fazer um negócio por mérito, quanto melhor a escola, mais alta a verba pra escola (algo assim, não lembro direito), aí os professores medíocres que querem afundar a educação do país se reuniram contra essa idéia. Acho que o problema não é bem os políticos... ::)
Perfeito, Fabi.

Isso é regra de demanda e procura: serviço ruim, mal pago. Ok, existem excessões, mas de uma maneira geral, os professores deixam a desejar. Aí querem se fazer de vítima e invertem a coisa "trabalho mal porque ganho pouco"...

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #22 Online: 25 de Fevereiro de 2009, 10:31:17 »

Criando-se um sistema de meritocracia e melhoramento pedagógico que obrigue os professores a buscarem melhores resultados. Leia-se: a lei criaria um mecanismo de fiscalização que verificasse esses fatores objetivamente. Como exemplo, posso citar o PETI, em que os professores são fiscalizados por monitores e os resultados são enviados ao Governo Federal constantemente.

O problema é da sociedade como um todo: dos políticos, dos professores, dos alunos e dos pais destes. No entanto, atribuir o problema unicamente aos professores é desviar o foco de algo que abrange diversos setores da sociedade. Muitos professores pecam pela péssima qualidade, mas muitos ainda se esforçam em manter um nível adequado de aprendizagem dentro da sala de aula. O que posso lamentar é que esses professores recebam os mesmos salários que um professor que só vai dar aula porque quer receber no fim do mês (isso quando vai).

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #23 Online: 25 de Fevereiro de 2009, 10:35:39 »

O problema é que o serviço público, como um todo, não adota a meritocracia como forma de melhoria de salários e ascensão a cargos mais elevados. Não é do interesse do governo, já que muitos incompetentes ocupam cargos que jamais conseguiriam ocupar se não fossem apadrinhados políticos. O mesmo vale para professores, infelizmente. E aí está o problema, já que eles são responsáveis pela formação da geração que futuramente 'construirá o país'. Ou vem através de lei, ou simplesmente continua o lixo que está... Ou até pior, diga-se de passagem.

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #24 Online: 25 de Fevereiro de 2009, 10:45:30 »

Perfeito, Lua. Qualquer tipo de controle do que é ensinado em sala de aula aumenta a qualidade da educação. Hoje, se faz capacitações inúteis sempre pra massa dos professores e normalmente aqueles que mais precisam melhorar são os que ficam de papo, fazendo tricô ou saem antes... O que fizeram é avaliação, diagnosticando onde e como se precisa de aumentar as competências... mas competência é sempre algo que os sindicatos discordam...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!