Autor Tópico: Repitam os políticos  (Lida 9628 vezes)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
Re: Repitam os políticos
« Resposta #25 Online: 25 de Fevereiro de 2009, 11:11:51 »
O problema é da sociedade como um todo: dos políticos, dos professores, dos alunos e dos pais destes. No entanto, atribuir o problema unicamente aos professores é desviar o foco de algo que abrange diversos setores da sociedade.
Os alunos são vítimas. E os professores que são responsáveis por ensinar, se os alunos não aprendem, e tiram notas baixas, a culpa é do professor. Se a gente tirar a culpa do principal responsável pela educação de baixa qualidade. Os políticos só tem uma alternativa: tirar a reprovação dos alunos, e é o que já fizeram em alguns estados.

Enquanto a sociedade não tiver consciência de que o professor é o responsável por ensinar, de que adianta colocar telas de 42 polegadas em cada sala de aula, ou computadores para todos os alunos, ou salários altíssimos, se os professores continuarem entrando em sala de aula reclamando, não ensinando, ou faltando sempre que tiverem uma dor de cabeça? 

Se os professores continuarem colocando a culpa na "falta" de interesse dos alunos, nos políticos, e pais, a educação nunca vai melhorar. Se eles(professores) tiverem essa consciencia de que são responsáveis por ensinar da melhor maneira possível, com o melhor conteúdo possível, aí sim a educação vai melhorar e os políticos podem fazer alguma coisa.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #26 Online: 25 de Fevereiro de 2009, 11:15:43 »
Perfeito, Lua. Qualquer tipo de controle do que é ensinado em sala de aula aumenta a qualidade da educação. Hoje, se faz capacitações inúteis sempre pra massa dos professores e normalmente aqueles que mais precisam melhorar são os que ficam de papo, fazendo tricô ou saem antes... O que fizeram é avaliação, diagnosticando onde e como se precisa de aumentar as competências... mas competência é sempre algo que os sindicatos discordam...

Exato, Zeichner. O problema não é a péssima qualidade do ensino que é prestada por alguns professores. O problema é a ausência de fiscalização e metas reais de aproveitamento - não me digam que aprovação é meta porque isso é um atentado ao sentido de 'educar para conhecer'. A partir do momento em que cada escola possuir um núcleo de fiscalização da qualidade do ensino e isso passar ai influenciar o salário e a verba que a escola recebe, certamente a situação começará a melhorar.
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #27 Online: 25 de Fevereiro de 2009, 11:31:47 »
Os alunos são vítimas. E os professores que são responsáveis por ensinar, se os alunos não aprendem, e tiram notas baixas, a culpa é do professor. Se a gente tirar a culpa do principal responsável pela educação de baixa qualidade. Os políticos só tem uma alternativa: tirar a reprovação dos alunos, e é o que já fizeram em alguns estados.

Volto a dizer o que disse anteriormente: a culpa pela péssima qualidade da educação não é unicamente dos professores. É da sociedade como um todo. Dos políticos, que desviam verbas para si ou para outros setores sociais e deixam de investir em uma educação de qualidade e que atinja a todos. É dos professores, que não se qualificam o suficiente ou prestam um serviço de péssima qualidade. É sim, do alunos desinteressados em sua maioria. E os pais? Eles, que transferem a titularidade da educação às escolas e esquecem que é dentro de casa que os valores, em sua maioria, são sedimentados.

Você já teve a oportunidade de visitar uma escola pública e avaliar a forma como os alunos se portam em sala de aula? Eu já e infelizmente não posso ousar dizer que são vítimas. Sim, alguns querem de fato aprender e se prejudicam com a falta de compromisso dos professores. Outros (e são maioria nos lugares em que observei) simplesmente jubilam quando um professor não dá aulas ou passa trabalhos medíocres para contabilizar pontos. Isso é uma realidade em grande parte das escolas públicas.

Agora deixa eu explicar o porquê sei disso: sou formada em magistério e durante o meu curso aprendi que o professor precisa se desdobrar pra atrair a atenção dos alunos. É fato que quando mais o tempo passa, mais os alunos ficam dispersos e desinteressados em sala de aula. E cabia a nós, professores, fazer milagres pra que eles conseguissem prestar atenção ao que dizíamos. E outra: o poder de controle de classe diminuiu e muito. Um professor hoje é obrigado a conviver com um aluno baderneiro em sala de aula (em muitos casos, que ameaça a integridade física de colegas e professores), não pode alterar o tom de voz e expulsar um aluno de sala de aula. Essa é a realidade da maioria das escolas públicas que eu conheço e não acho que deva ser desprezada só porque um estudo resolveu culpar os professores pelas mazelas da péssima educação que nossa país presta.

Enquanto a sociedade não tiver consciência de que o professor é o responsável por ensinar, de que adianta colocar telas de 42 polegadas em cada sala de aula, ou computadores para todos os alunos, ou salários altíssimos, se os professores continuarem entrando em sala de aula reclamando, não ensinando, ou faltando sempre que tiverem uma dor de cabeça?

Bem, enquanto a sociedade não tiver consciência de que as famílias ainda são responsáveis por ensinar os pilares morais que levaremos no dia-a-dia, realmente continuaremos nesse universo educacional fracassado. Todos transferem a responsabilidade para a escola e a culpam por não conseguir realizar uma tarefa que é básica para qualquer pai: instruir seus filhos e ensinar-lhes valores morais.

Se os professores continuarem colocando a culpa na "falta" de interesse dos alunos, nos políticos, e pais, a educação nunca vai melhorar. Se eles(professores) tiverem essa consciencia de que são responsáveis por ensinar da melhor maneira possível, com o melhor conteúdo possível, aí sim a educação vai melhorar e os políticos podem fazer alguma coisa.

Isso. Você se refere aos professores de péssima qualidade e eu concordo em partes. No entanto, não retire uma responsabilidade social e jogue em uma única classe. E creia-me: muitos professores tem essa consciência mas se deparam com alunos desinteressados, pais ausentes e irresponsáveis e um governo que investe mal em educação. Se isso for fruto da minha imaginação então concordo em estar completamente errada.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #28 Online: 25 de Fevereiro de 2009, 11:42:32 »
As escolas existem para servir aos alunos, não vejo como possa fazer sentido reclamar dos alunos. Aliás, isso é sugerir que um aluno estrangeiro em uma escola brasileira se comportaria diferente dos outros? :hein:

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #29 Online: 25 de Fevereiro de 2009, 11:48:41 »
As escolas existem para servir aos alunos, não vejo como possa fazer sentido reclamar dos alunos. Aliás, isso é sugerir que um aluno estrangeiro em uma escola brasileira se comportaria diferente dos outros? :hein:

Foxes, o problema dos alunos é real e representa um dos desafios para professores e diretores na atualidade. Mas faça o seguinte, dê uma passada numa escola de um bairro mais pobre e avalie o que estou dizendo. Não estou retirando a culpa dos professores, só acho ilógico atribuí-la unicamente a eles.

Quanto à sua segunda colocação: em momento algum afirmei que os alunos brasileiros são piores e que um estrangeiro se comportaria diferentemente deles. Muitos fatores envolvem o processo de ensino-aprendizagem e eles, em momento algum, se resumem à qualidade dos professores. Mas se é assim que você prefere pensar, sem dúvida é uma opção. :ok:

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #30 Online: 25 de Fevereiro de 2009, 11:57:31 »
Você já teve a oportunidade de visitar uma escola pública e avaliar a forma como os alunos se portam em sala de aula?  
E porque você acha que isso acontece? ::) Como ter interesse se o professor vem dia sim...dia não... e quando vem ainda fica reclamando da vida....do governo...do salário...da escola...

Outros (e são maioria nos lugares em que observei) simplesmente jubilam quando um professor não dá aulas ou passa trabalhos medíocres para contabilizar pontos. Isso é uma realidade em grande parte das escolas públicas.
Bom, isso começa desde cedo, com os professores desestimulando os alunos (eu falo de alguns), mas esses maus professores acabam afetando a escola como um todo, os alunos como um todo.... principalmente se maus professores se concentram no ensino de 1 a 4 série... ou 5 a 8...

Não sei o que os professores de escola pública sonham que existe em escola particular. Acham que os alunos de escola particular não conversam em sala de aula? Não fazem bagunça? Fazem tudo isso, e alguns ainda são mimados. Então porque não conseguem lidar com isso em escola pública?

A verdade é que se um professor de escola particular não tiver o controle da turma, ou só passar tarefas pra valer nota e nem dar aula, esse professor é demitido. Simples assim, por isso não se vê baderna, e os alunos "parecem" mais interessados... A escola particular corta os maus professores.

Em escola particular o professor não pode chegar a hora que quer e sair a hora que quer...e nem faltar por qualquer coisinha... Eu estudei em escola pública e em escola particular, então eu sei que na escola particular exigem mais do professor, exigem diciplina, horário, e eles tem que cumprir. E em escola pública os professores só entram em sala de aula pra reclamar, não tem o controle da turma, não cumprem direito os horários... e ainda reclamam de salário, e que não conseguem cumprir o cronograma... mas em escola particular conseguem né? Por que será? ::) Será as TVs ou os computadores, ou será que é a direção, e supervisão, e coordenação da escola que fica exigindo que se cumpra o cronograma total até o final do ano?

Isso. Você se refere aos professores de péssima qualidade e eu concordo em partes. No entanto, não retire uma responsabilidade social e jogue em uma única classe. E creia-me: muitos professores tem essa consciência mas se deparam com alunos desinteressados, pais ausentes e irresponsáveis e um governo que investe mal em educação. Se isso for fruto da minha imaginação então concordo em estar completamente errada.
Retiro sim, e jogo somente nos professores. Escola particular tem os mesmos problemas, mas só no ensino público isso vira um "meu Deus do céu, não posso ensinar desse jeito! Vou deixar virar um caos!". Em escolas particulares cortam quem pensa assim e a vida continua. E depois porque será que os alunos de escola pública não passam em vestibular na mesma proporção que os da particular? ::)

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #31 Online: 25 de Fevereiro de 2009, 12:15:10 »
Aliás, nenhuma profissão é perfeita, e professores estão lidando com crianças e adolescentes. Se fizer tudo que as crianças querem aí viram bagunça mesmo, acha que criança gosta de comer legumes e vegetais, não prefere chocolate? Só porque faz birra pra comer legumes que a gente só deve dar chocolate em todas as refeições e deixar a criança subnutrida? Ainda não entra na cabeça essa história de alunos desinteressados...

Um médico também encontra pacientes com doenças que ele mesmo causou (por excesso de álcool, sedentarismo, e gordura), e que não seguem o tratamento direito, então já que o paciente não faz o tratamento direito que o médico deve se recusar a dar tratamento e deixar o sujeito morrer? Ou dentista, só porque o paciente não escova os dentes direito, e tá com cárie, que ele deve deixar a pessoa ficar com a cárie lá até o dente cair? Se todo mundo for culpar a pessoa que está ajudando (principalmente se essa pessoa for uma criança) aí vira o caos, aí nem os médicos vão ter gosto por trabalhar....

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #32 Online: 25 de Fevereiro de 2009, 12:26:10 »
Foxes, o problema dos alunos é real e representa um dos desafios para professores e diretores na atualidade. Mas faça o seguinte, dê uma passada numa escola de um bairro mais pobre e avalie o que estou dizendo. Não estou retirando a culpa dos professores, só acho ilógico atribuí-la unicamente a eles.

Quanto à sua segunda colocação: em momento algum afirmei que os alunos brasileiros são piores e que um estrangeiro se comportaria diferentemente deles. Muitos fatores envolvem o processo de ensino-aprendizagem e eles, em momento algum, se resumem à qualidade dos professores. Mas se é assim que você prefere pensar, sem dúvida é uma opção. :ok:
Todas as escolas do mundo lidam com alunos. Todas as escolas do mundo lidarão com alunos. É algo completamente redundante de se dizer.

Ficar falando "o aluno também tem culpa" é que nem faxineira reclamar que a casa sempre tá suja. É uma constatação um tanto inútil, não concorda?

As escolas existem para ensinar os alunos. Se os alunos são desinteressados, os alunos são desinteressados, e todas as escolas terão que lidar com alunos desinteressados.

O que mais você espera ouvir? :hein:
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2009, 12:31:21 por Ilovefoxes »

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #33 Online: 25 de Fevereiro de 2009, 12:39:13 »

Todas as escolas do mundo lidam com alunos. Todas as escolas do mundo lidarão com alunos. É algo completamente redundante de se dizer.

Ficar falando "o aluno também tem culpa" é que nem faxineira reclamar que a casa sempre tá suja. É uma constatação um tanto inútil, não concorda?

As escolas existem para ensinar os alunos. Se os alunos são desinteressados, os alunos são desinteressados, e todas as escolas terão que lidar com alunos desinteressados.

O que mais você espera ouvir? :hein:

Deixa eu te explicar o porquê estou falando dos alunos desinteressados: quando é feita a avaliação da aprendizagem, o ensino é deficitário e as metas raramente são cumpridas. Isso conta e muito para determinar a qualidade da educação do país. Você acha que não?

É óbvio que o governo tem o dever de prestar educação de qualidade, mas convenhamos, Foxes, se o diretor de uma empresa não impõe regras, é natural que funcionários ajam como querem e trabalhem unicamente para receber um salário. Cabe sim ao governo impor metas e criar um programa de fiscalização.

E não estou esperando ouvir nada: minhas constatações não nasceram de simples observação, mas de contato com a sala de aula e com dezenas de pessoas que lidam com educação diariamente. Infelizmente, minha queixa não é vazia (quisera eu que fosse): o problema não está unicamente nos professores... Mas como agrada a você pensar desse jeito, paciência.

Ah, e se fosse uma colocação inútil, não existiriam incentivos por parte do governo para que professores adotem técnicas distintas que visem despertar o interesse dos alunos. Mas como você diz que alunos não representam um problema... Certamente os baixos índices de aprovação e a péssima qualidade de muitos não significam nada. :ok:

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #34 Online: 25 de Fevereiro de 2009, 12:44:28 »
Os professores devem de despertar o interesse, como você disse.

Querer falar que os alunos são assim ou assado é como um pintor falar que a tinta é molhada... e daí?

E mais, professores existem exatamente porque os alunos não tem capacidade de aprender sozinhos. Se fossem máquinas de interesse, aprenderiam sozinhos, em casa, não iam precisar de uma babá do ensino.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #35 Online: 25 de Fevereiro de 2009, 13:01:25 »
Retiro sim, e jogo somente nos professores. Escola particular tem os mesmos problemas, mas só no ensino público isso vira um "meu Deus do céu, não posso ensinar desse jeito! Vou deixar virar um caos!". Em escolas particulares cortam quem pensa assim e a vida continua. E depois porque será que os alunos de escola pública não passam em vestibular na mesma proporção que os da particular? ::)

Isso mesmo, Fabi: compare alunos de escola pública a alunos de escola particular. Um que vive em um universo em que a educação nunca ou raramente é incentivada ao passo que o outro vê a educação como uma forma de progredir e se manter dentro do status social em que vive. Os pais de um aluno de escola pública pagam caro pelo ensino e exigem da escola e dos professores uma educação de qualidade; pais de alunos de escola pública geralmente não está incomodados com a péssima qualidade (existe uma porção que se preocupa, claro) do ensino já que não 'pagam' por ele.

O universo de uma escola particular é diferente do universo de uma escola pública: se você se recusa a ver isso, sinto muito. Imagino que você nunca deva ter ido à uma escola de um bairro pobre: faça uma visita e vai constatar que o problema não é unicamente de professores, mas também dos pais e dos próprios alunos.

Em escola particular o professor não pode chegar a hora que quer e sair a hora que quer...e nem faltar por qualquer coisinha... Eu estudei em escola pública e em escola particular, então eu sei que na escola particular exigem mais do professor, exigem diciplina, horário, e eles tem que cumprir. E em escola pública os professores só entram em sala de aula pra reclamar, não tem o controle da turma, não cumprem direito os horários... e ainda reclamam de salário, e que não conseguem cumprir o cronograma... mas em escola particular conseguem né? Por que será? Rolling Eyes Será as TVs ou os computadores, ou será que é a direção, e supervisão, e coordenação da escola que fica exigindo que se cumpra o cronograma total até o final do ano?

Estudei em uma escola pública e tive o prazer de contar com excelentes professores que cumpriam cronograma, horários e exigiam bastante nas provas (salvo raras exceções). Muitos colegas meus não estavam nem aí para esses professores e não eram raros os casos de repetência ou desistência. Existem escolas e escolas, claro. Isso é um fato. Mas em momento algum vou atribuir a culpa de tudo aos professores. Aliás, caso não saibam, não são tão raros os casos de professores que perdem o estímulo diante de uma classe de alunos desinteressados. E não penso que isso é ficção: um dos fatores que mais influencia o péssimo rendimento das escolas públicas são os alunos. Agregue a eles professores incompententes, famílias que não estão preocupadas com a educação dos filhos e um governo que gasta mal em capacitação e incentivo aos docentes.

Aliás, nenhuma profissão é perfeita, e professores estão lidando com crianças e adolescentes. Se fizer tudo que as crianças querem aí viram bagunça mesmo, acha que criança gosta de comer legumes e vegetais, não prefere chocolate? Só porque faz birra pra comer legumes que a gente só deve dar chocolate em todas as refeições e deixar a criança subnutrida? Ainda não entra na cabeça essa história de alunos desinteressados...

Um médico também encontra pacientes com doenças que ele mesmo causou (por excesso de álcool, sedentarismo, e gordura), e que não seguem o tratamento direito, então já que o paciente não faz o tratamento direito que o médico deve se recusar a dar tratamento e deixar o sujeito morrer? Ou dentista, só porque o paciente não escova os dentes direito, e tá com cárie, que ele deve deixar a pessoa ficar com a cárie lá até o dente cair? Se todo mundo for culpar a pessoa que está ajudando (principalmente se essa pessoa for uma criança) aí vira o caos, aí nem os médicos vão ter gosto por trabalhar....

Não existe profissão perfeita porque não existe pessoa perfeita, simples assim. Existem profissionais de qualidade e profissionais de péssima qualidade. Não disse que professores precisam atender ao interesse de alunos (isso seria ilógico até), disse apenas que despertar o interesse de um grupo de alunos que anda com a cabeça fora da escola e que enxerga a educação como uma perda de tempo (em grande parte) é algo complicado de se fazer.

Quanto ao médico: recusar tratamento pode constituir crime, a depender da situação e pode haver responsabilização administrativa. O dentista pode sim deixar o paciente com cáries caso ele recuse tratamento - não existe risco de morte.

E como você mesmo disse, se todo mundo for culpar a pessoa que está ajudando, vai virar um caos mesmo. Então vamos distribuir a culpa e tentar achar uma solução para o problema, que não é só de um grupo, mas de toda a sociedade.

Só a título de experiência: Já dei aulas em séries que variam da 1ª à 8ª série. Me deparei com todo tipo de aluno e alguns me estimulavam a ensinar ao passo que outros me davam as costas e até fui ameaçada por um. Já me deparei com uma sala em que todos os alunos conversavam o tempo inteiro e que sequer estavam preocupados com o conteúdo. Mas claro, se eles não conseguiam aprender, a culpa certamente era minha, que me desdobrei em explicar algo que eles sequer estavam interessados em ouvir.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #36 Online: 25 de Fevereiro de 2009, 13:04:06 »
Os professores devem de despertar o interesse, como você disse.

Querer falar que os alunos são assim ou assado é como um pintor falar que a tinta é molhada... e daí?

E mais, professores existem exatamente porque os alunos não tem capacidade de aprender sozinhos. Se fossem máquinas de interesse, aprenderiam sozinhos, em casa, não iam precisar de uma babá do ensino.

Foxes, tenho uma sugestão para você: experimente aparecer numa sala de aula de alunos de oitava série numa escola pública de um bairro periférico. Leve toda a sua bagagem cultural e invista na sua melhor técnica. Aí você aparece pra atestar o quão vítima os alunos são.  :ok:

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #37 Online: 25 de Fevereiro de 2009, 13:13:48 »
Eu não sou pedagogo, não é minha função. Assim como não sou médico, não sei fazer uma cirurgia cardíaca. Por isso mesmo pagamos pessoas para que façam o mesmo. E um médico reclamar "o paciente não cuida da própria saúde" é atestado de incompetência, mas por algum motivo a gente se comove com pedagogos...

Isso é acima de tudo ilógico. Todas as escolas de todos os países tem o mesmo problema dos alunos não serem perfeitos. Nem todas estão nessa situação, e os alunos são humanos igualmente em todos os casos.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #38 Online: 25 de Fevereiro de 2009, 13:18:15 »
E um médico reclamar "o paciente não cuida da própria saúde" é atestado de incompetência, mas por algum motivo a gente se comove com pedagogos...

:stunned:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #39 Online: 25 de Fevereiro de 2009, 13:19:23 »
O que foi?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #40 Online: 25 de Fevereiro de 2009, 13:30:29 »
O que foi?

Nada. Continue com suas brilhantes divagações demonstrando pra nós o bom uso do seu maxilar superior...

Mas é bom saber que se um médico faz um diagnóstico de câncer de pulmão a um fumante convicto e o estado do paciente piora porque ele não largou o cigarro, a culpa é da incompetência do médico, de acordo com você...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #41 Online: 25 de Fevereiro de 2009, 13:32:38 »
Eu não sou pedagogo, não é minha função. Assim como não sou médico, não sei fazer uma cirurgia cardíaca. Por isso mesmo pagamos pessoas para que façam o mesmo. E um médico reclamar "o paciente não cuida da própria saúde" é atestado de incompetência, mas por algum motivo a gente se comove com pedagogos...

Isso é acima de tudo ilógico. Todas as escolas de todos os países tem o mesmo problema dos alunos não serem perfeitos. Nem todas estão nessa situação, e os alunos são humanos igualmente em todos os casos.

Bem, mas eu sempre aprecio o 'colocar-se no lugar do outro para averiguar o quanto nossas informações são plausíveis e tem sentido'. A experiência que sugeri seria interessante para você, é fato. Assim você veria que os alunos que você defende serem vítimas do sistema não são tão vítimas assim...  :)

Quanto ao médico: um professor tem a incumbência de ensinar um aluno e sim, o elemento subjetivo que reside na vontade e dedicação dos alunos pesa na qualidade do que é ensinado e na forma como o professor se porta em sala de aula. Mas infelizmente o professor não pode 'abrir a cabeça dos alunos e enfiar o conhecimento dentro dela'. O mesmo com o médico: ele presta seus serviços, mas nos casos em que a doença demanda tratamento que não é seguido pelo paciente, ele também deve ser responsabilizado pelo fracasso e possível morte do doente? Devo pressupor que, pela sua comparação, a resposta é sim.  :)

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #42 Online: 25 de Fevereiro de 2009, 13:33:44 »
O que foi?

Nada. Continue com suas brilhantes divagações demonstrando pra nós o bom uso do seu maxilar superior...

Mas é bom saber que se um médico faz um diagnóstico de câncer de pulmão a um fumante convicto e o estado do paciente piora porque ele não largou o cigarro, a culpa é da incompetência do médico, de acordo com você...

Muito bom, Jaf. :ok: Vamos culpar os professores pela falta de interesse e compromisso dos alunos... Ah, os alunos! Essas vítimas do sistema... ::)

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #43 Online: 25 de Fevereiro de 2009, 13:43:44 »
Eu não concordo muito com o que o Fox falou, mas num ponto ele tem razão. Aluno é aluno, aqui ou nos países asiáticos. Por que eles conseguem manter a disciplina e o interesse dos alunos mas nós não?

Em parte a culpa é dos professores? Penso que sim, mas não adianta culpar o professor da oitava série; até lá o aluno já está "estragado", mas quem sabe com um professor competente desde o primeiro ano de ensino as crianças não tenham um interesse maior?

Ainda assim, também não dá para culpar apenas os professores. Creio que os pais têm um papel fundamental, pelo menos na hora de desenvolver a disciplina, além de outros fatores culturais que possam interferir no desenvolvimento de uma pessoa.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #44 Online: 25 de Fevereiro de 2009, 13:48:18 »
Eu não concordo muito com o que o Fox falou, mas num ponto ele tem razão. Aluno é aluno, aqui ou nos países asiáticos. Por que eles conseguem manter a disciplina e o interesse dos alunos mas nós não?

Quando menciono alunos estou avaliando principalmente o contexto social em que eles vivem, André. Muitos alunos de escola pública são fruto de um ambiente que pouco ou nunca valoriza a educação como meio de ascensão social, os pais não tomam para si uma parcela da educação desses filhos e por aí vai. Não estou comparando com alunos que saem de famílias estruturadas, em paises desenvolvidos, por exemplo.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #45 Online: 25 de Fevereiro de 2009, 13:49:11 »

Porque em países desenvolvidos o aluno vai pra escola depois de ter aprendido em casa que professores devem ser respeitados, que regras devem ser respeitadas, que o mundo não gira ao redor deles e que eles fazem parte de uma sociedade.

Os problemas existem e são os mesmos, mas em proporção diferente de acordo com o background do aluno.
Uma boa educação engloba pais, professores, escola e alunos. O aluno não é uma HD limpo onde o professor vi inserir conhecimento na marra.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #46 Online: 25 de Fevereiro de 2009, 14:09:48 »
Pontos interessantes e atuais para quem pensa que a péssima qualidade da educação é culpa quase que exclusiva dos professores... :)

Mito 1: Para melhorar a educação pública, basta aumentar o salário dos professores.
É quase senso comum: o primeiro passo para aprimorar a educação seria elevar os gastos públicos na área, principalmente para pagar mais aos professores. Até há pouco tempo, refutar uma premissa como essa dependia, sobretudo, de coragem. Nos últimos anos, porém, diversas pesquisas vêm contestando a relação direta entre o poder do dinheiro e a qualidade do ensino. Em outubro passado, a pesquisadora egípcia Mona Mourshed, Ph.D. pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos, apresentou em São Paulo o estudo "Como os melhores sistemas educacionais do mundo chegaram ao topo". O trabalho, realizado pela consultoria internacional McKinsey, radiografou as práticas de 20 sistemas de reconhecido sucesso e constatou que muitos países, como a Austrália e a Alemanha, duplicaram os investimentos em educação entre 1970 e 1994 sem alcançar qualquer melhoria. Nessas nações, a aprendizagem só foi reforçada quando os governos implantaram políticas eficientes para valorizar o professor. Isso foi feito não com salários acima da média, mas especialmente com maciços investimentos em capacitação e condições de trabalho, aliados a estratégias para elevar o prestígio social do educador - até mesmo com campanhas publicitárias. Claro: não quer dizer que educadores devem ganhar mal. Pelo contrário, precisam de salários dignos para que possam, inclusive, ter uma vida cultural intensa e não sejam obrigados a cumprir jornadas em mais de uma escola para pagar as contas do mês. "Mas não adianta apenas aumentar o salário sem tomar outras medidas", defende a secretária da Educação do estado de São Paulo, Maria Helena Guimarães de Castro. Para ela, embora os salários brasileiros sejam inferiores ao desejável, há outras condições necessárias para produzir qualidade. "Em alguns lugares, os salários são mais altos do que a média, o que não obrigatoriamente resulta em uma educação melhor. É preciso que haja boa gestão, um currículo organizado, com expectativas de aprendizagem elevadas, professores motivados, materiais didáticos diversificados e formação continuada."
Fonte: http://educarparacrescer.abril.uol.com.br/gestao-escolar/4-mitos-verdade-421839.shtml

A corrupção e o desempenho escolar

Muito se fala no Brasil sobre a escassez de dinheiro para a educação. A ela se tem atribuído, ao longo de décadas, boa parte do fracasso brasileiro na sala de aula. No entanto, esse está longe de ser o principal obstáculo à melhoria do ensino no país. Quando se trata de dinheiro, o que realmente pesa contra a qualidade das escolas é a maneira como ele é aplicado - muito mal. Pela primeira vez, isso foi devidamente mensurado numa pesquisa, conduzida por um grupo de economistas da PUC do Rio de Janeiro e da Universidade da Califórnia. A conclusão é que poucos fatores prejudicam tanto o aprendizado no Brasil quanto o desvio e o mau uso dos recursos reservados às escolas. Resume Claudio Ferraz, um dos autores do estudo: "A ocorrência de casos de corrupção reduz significativamente as notas das crianças". O atraso, revelado em provas oficiais, equivale a meio ano escolar. O estudo tomou como base as auditorias feitas pela Controladoria-Geral da União (CGU) em 370 municípios. O objetivo da inspeção é fiscalizar a execução das verbas repassadas pelo governo federal às prefeituras, o que, na educação, representa cerca de metade do que os municípios têm para investir. Os pesquisadores encontraram ali de tudo um pouco: merendas compradas e não servidas, licitações fraudulentas, aluguel de ônibus que jamais transportaram um único aluno, para citar alguns dos problemas mais frequentes.

O que explica a relação de causa e efeito entre corrupção e mau ensino, antes de tudo, é algo previsível. Nos municípios onde os desvios são mais volumosos, de acordo com os relatórios da CGU, falta o básico. Leia-se: lanche na hora do recreio, biblioteca e treinamento para os professores - este último, o mais prejudicial de todos ao ensino, segundo revela a pesquisa. Outra razão para a queda das notas num ambiente onde grassa a corrupção diz respeito a um fator menos visível, mas igualmente nocivo. Nos lugares em que ela é mais percebida pelas pessoas, encara-se a educação com menos seriedade. "A falta de comprometimento das autoridades serve de mau exemplo para professores, diretores, pais e até alunos", diz o especialista Francisco Soares, da Universidade Federal de Minas Gerais.

Os resultados aparecem no boletim - e em histórias como a de Moju, a 100 quilômetros de Belém. Das cidades fiscalizadas pela CGU entre 2001 e 2004, incluídas no estudo, Moju é uma das que figuram com o maior número de irregularidades no uso do dinheiro da educação. Também apresenta alguns dos piores resultados do país em sala de aula, o que não é difícil de entender. Basta fazer uma visita à escola municipal Maria da Conceição Trindade de Souza, onde não há biblioteca, as crianças praticam esportes numa quadra com piso de cimento quebrado e as goteiras, em dia de chuva, molham os alunos durante as aulas. A necessária reforma deveria ter acontecido em 2004, mas a prefeitura não realizou o planejado. Mesmo assim, a CGU encontrou notas fiscais relativas a obras que jamais saíram do papel. Diz a vice-diretora Raimunda Rodrigues, 48 anos, que já estava lá nesse tempo: "Não sei onde foi parar o dinheiro - só sei quanto isso atrapalha a escola". Não é a única no município com a estrutura maltratada por falta de verbas que deveriam ter sido aplicadas em reforma.

Casos de desvio de dinheiro da educação são comuns no Brasil. Junto com a saúde, essa é a área em que mais se acumulam fraudes e improbidades nos relatórios da CGU. A maior incidência de irregularidades na educação se explica, em parte, pelo grande volume de verbas repassadas do governo federal aos municípios - 15,5 bilhões de reais apenas em 2008. Esse montante só é inferior ao destinado à saúde. Soma-se a isso o fato de que os desvios na educação têm consequências menos óbvias, como, por exemplo, o atraso escolar. São mais difíceis, portanto, de fiscalizar. Um recente estudo da Unesco, que investigou cinquenta países, constatou a existência de duas medidas, testadas com sucesso, para baixar os níveis desse tipo de corrupção. A primeira delas é criar um sistema em que as informações sobre o orçamento fiquem disponíveis para consulta, de modo que qualquer um possa vigiar sua execução. A outra é capacitar secretários, técnicos e diretores de escola para que aprendam a fazer melhor uso do dinheiro. A experiência internacional mostra que somente essas medidas não resolvem o problema, mas certamente ajudam. O Brasil, é verdade, melhorou nas duas frentes. Resta ainda, no entanto, um longo caminho a percorrer. A nova pesquisa indica que, sem isso, será mais difícil avançar na educação.
Fonte: http://educarparacrescer.abril.uol.com.br/politica-publica/corrupcao-desempenho-escolar-422102.shtml

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #47 Online: 25 de Fevereiro de 2009, 14:20:04 »
Pontos interessantes e atuais para quem pensa que a péssima qualidade da educação é culpa quase que exclusiva dos professores... :)
Eu que comecei no tópico a citar causas diversas. :hein:

Você saiu de um campo de batalha? :hein:
É, até que faz sentido o que você diz... mas a sua falta de sutileza quase me fez não perceber...

Porque em países desenvolvidos o aluno vai pra escola depois de ter aprendido em casa que professores devem ser respeitados, que regras devem ser respeitadas, que o mundo não gira ao redor deles e que eles fazem parte de uma sociedade.

Os problemas existem e são os mesmos, mas em proporção diferente de acordo com o background do aluno.
Uma boa educação engloba pais, professores, escola e alunos. O aluno não é uma HD limpo onde o professor vi inserir conhecimento na marra.
Interessante. Mas os professores no Brasil se esforçam muito para não serem respeitado...
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2009, 14:24:54 por Ilovefoxes »

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #48 Online: 25 de Fevereiro de 2009, 14:28:41 »
Eu que comecei no tópico a citar causas diversas. :hein:

:hein:

Não sei bem... Mas eu citei algum nome nessa frase aí em cima, Foxes?  :hein:

Postei o texto para demonstrar que diversos fatores contribuem para a péssima qualidade da educação e que isso não é culpa exclusiva dos professores. Mas caso você tenha se identificado, aproveite para ler o texto.  :)

Ah, aproveitando: meu texto apenas corrobora o texto postado pela Penny Lane, caso você tenha observado. :ok:

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #49 Online: 25 de Fevereiro de 2009, 14:32:36 »

Interessante. Mas os professores no Brasil se esforçam muito para não serem respeitado...

Se esforçam como? Comprando material para as aulas com dinheiro do próprio bolso? Indo trabalhar em salas de aula onde têm a integridade física ameaçada? Lecionando para crianças que não valorizam educação?

Eu vim de um colégio público onde um colega meu em certa ocasião se levantou, foi até a professora de uns 60 anos, pegou uma cadeira e deu uma cadeirada nela, a matando. Isso porque a boa senhora tinha proibido ele de entrar com uma corrente na mochila, que ele usava para bater nos outros depois da aula. Existem professores e professores. Atribuir a eles toda a culpa do péssimo sistema de ensino é não querer ver que a coisa é muito mais complexa.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!