Você já teve a oportunidade de visitar uma escola pública e avaliar a forma como os alunos se portam em sala de aula?
E porque você acha que isso acontece?

Como ter interesse se o professor vem dia sim...dia não... e quando vem ainda fica reclamando da vida....do governo...do salário...da escola...
Outros (e são maioria nos lugares em que observei) simplesmente jubilam quando um professor não dá aulas ou passa trabalhos medíocres para contabilizar pontos. Isso é uma realidade em grande parte das escolas públicas.
Bom, isso começa desde cedo, com os professores desestimulando os alunos (eu falo de alguns), mas esses maus professores acabam afetando a escola como um todo, os alunos como um todo.... principalmente se maus professores se concentram no ensino de 1 a 4 série... ou 5 a 8...
Não sei o que os professores de escola pública sonham que existe em escola particular. Acham que os alunos de escola particular não conversam em sala de aula? Não fazem bagunça? Fazem tudo isso, e alguns ainda são mimados. Então porque não conseguem lidar com isso em escola pública?
A verdade é que se um professor de escola particular não tiver o controle da turma, ou só passar tarefas pra valer nota e nem dar aula, esse professor é demitido. Simples assim, por isso não se vê baderna, e os alunos "parecem" mais interessados... A escola particular corta os maus professores.
Em escola particular o professor não pode chegar a hora que quer e sair a hora que quer...e nem faltar por qualquer coisinha... Eu estudei em escola pública e em escola particular, então eu sei que na escola particular exigem mais do professor, exigem diciplina, horário, e eles tem que cumprir. E em escola pública os professores só entram em sala de aula pra reclamar, não tem o controle da turma, não cumprem direito os horários... e ainda reclamam de salário, e que não conseguem cumprir o cronograma... mas em escola particular conseguem né? Por que será?

Será as TVs ou os computadores, ou será que é a direção, e supervisão, e coordenação da escola que fica exigindo que se cumpra o cronograma total até o final do ano?
Isso. Você se refere aos professores de péssima qualidade e eu concordo em partes. No entanto, não retire uma responsabilidade social e jogue em uma única classe. E creia-me: muitos professores tem essa consciência mas se deparam com alunos desinteressados, pais ausentes e irresponsáveis e um governo que investe mal em educação. Se isso for fruto da minha imaginação então concordo em estar completamente errada.
Retiro sim, e jogo somente nos professores. Escola particular tem os mesmos problemas, mas só no ensino público isso vira um "meu Deus do céu, não posso ensinar desse jeito! Vou deixar virar um caos!". Em escolas particulares cortam quem pensa assim e a vida continua. E depois porque será que os alunos de escola pública não passam em vestibular na mesma proporção que os da particular?