Isso mesmo, Fabi: compare alunos de escola pública a alunos de escola particular. Um que vive em um universo em que a educação nunca ou raramente é incentivada ao passo que o outro vê a educação como uma forma de progredir e se manter dentro do status social em que vive. Os pais de um aluno de escola pública pagam caro pelo ensino e exigem da escola e dos professores uma educação de qualidade; pais de alunos de escola pública geralmente não está incomodados com a péssima qualidade (existe uma porção que se preocupa, claro) do ensino já que não 'pagam' por ele.
Você acha? Quando são filhos de pais muito ricos, os pais não tão muito aí para a escola, ou se o filho tira nota baixa vai na escola pedir que aumente a nota, ou se o filho é bagunceiro e o pai tem muitas influências, a direção tem que lidar com isso.
O universo de uma escola particular é diferente do universo de uma escola pública: se você se recusa a ver isso, sinto muito. Imagino que você nunca deva ter ido à uma escola de um bairro pobre: faça uma visita e vai constatar que o problema não é unicamente de professores, mas também dos pais e dos próprios alunos.
A diferença é que na escola particular te dão tudo na mão. Quer computador? Tem. Quer retroprojetor? Tem. Quer pegar um livro na biblioteca? Tem, e novinho. Eles dão tudo prontinho e o aluno não precisa correr atrás. E nesse ponto eu acho que a escola pública tem vantagem, porque ninguém na vida vai te dar tudo na mão, você vai ter que correr atrás.
E no mais todas as crianças se tiverem oportunidade vão fazer bagunça, vão querer que o professor falte, que o professor não dê aula, e se puderem fazer um exercício simples pra passar de ano, vão ficar muito contentes... Mas veja, são crianças, não tem noção de responsabilidade, de consequencias, não dá pra ir atrás deles e não dar aula porque eles não querem aula.
Estudei em uma escola pública e tive o prazer de contar com excelentes professores que cumpriam cronograma, horários e exigiam bastante nas provas (salvo raras exceções).
E eu tive o desprazer de ter professores ruins. Mas vou te contar um caso, numa matéria que nenhuma criança gosta: Matemática. Eu tive 4 tipos de professores dessa matéria na minha jornada em escola pública, bom 2 professores eram excelentes, e 2 uma bela porcaria.
O primeiro professor bom, ele entrava em sala de aula, ele explicava de um jeito que todo mundo entendia, todo mundo ficava quieto e prestava atenção, tinha um murmurinho ou outro, mas nada de bagunça descontrolável. Esse professor deve ter o dom de ensinar matemática. (Ah, ele era feio, careca, baixinho, e corcunda).
O segundo professor bom, ele entrava em sala de aula explicava, e passava os exercicios (tipo uns 50) pra fazer em casa, e na outra aula ele mandava todo mundo ir no quadro fazer esses exercícios (mesmo que não tivessem feito em casa). Daí um por um iam lá fazer os exercícios. Os que não fizeram em casa, faziam lá na frente de todo mundo. Punição? Tortura? Não, ele vendo o aluno fazendo o exercício no quadro, ele sabia exatamente o que o aluno não tinha entendido. E o método dele funcionava, no começo ninguém nem tentava fazer os exercícios em casa, mas no final todo mundo tentava fazer. Cade os alunos desinteressados? O problema não era o interesse, o problema é que os alunos não entendiam, não perguntavam, e achavam que não iam conseguir fazer e nem tentavam.
Agora vou falar das 2 porcarias. A primeira era desse tipo de professora que acham que os alunos não tem interesse, e que tudo acontece por culpa do governo, pais e dos alunos. Deixava a sala uma bagunça, só reclamava, todo mundo tirava nota baixa. Era o caos.
A segunda era igual, tudo é culpa dos pais, alunos e governo, e o salário é baixo demais. Também era o caos, e ela até fazia parte da bagunça, conversava junto. Também todo mundo tirava nota baixa, e ninguém aprendia nada.
Percebe a diferença? Os bons professores acharam métodos para ensinar matemática, e as duas porcarias só ficaram reclamando e não ensinaram nada (além de faltar um monte). Não adianta culpar o aluno. Por que magicamente um professor consegue a atenção dos alunos numa matéria que ninguém gosta, e o outro não consegue e tudo vira um caos? É culpa dos alunos?
Mas em momento algum vou atribuir a culpa de tudo aos professores. Aliás, caso não saibam, não são tão raros os casos de professores que perdem o estímulo diante de uma classe de alunos desinteressados.
Eu já discordo, se perder o estímulo na primeira dificuldade que aparece, e não acha uma solução para o "desinteresse", então tá na carreira errada, nem devia ser professor. Se a gente for perder o estímulo para todo o problema que aparece na frente, nossa, nem imagino como seria o mundo.
E não penso que isso é ficção: um dos fatores que mais influencia o péssimo rendimento das escolas públicas são os alunos.
E o maior problema da saúde pública são as pessoas doentes. Se as pessoas não ficassem doentes, não teríamos filas nos postos de saúde. Veja que incrivel! Os doentes são responsáveis pelos problemas no SUS, se eles não existissem, ninguém morreria na fila do SUS!
Percebe como é fácil inverter responsabilidades? Colocar a culpa nos alunos, que as vezes vão pra escola, e o professor só reclama, ou ele não entende a matéria, e o professor não tá nem aí pra isso. E aí os alunos são "desinteressados", e os professores os coitados que não tem absolutamente nada a ver com isso.
Só a título de experiência: Já dei aulas em séries que variam da 1ª à 8ª série. Me deparei com todo tipo de aluno e alguns me estimulavam a ensinar ao passo que outros me davam as costas e até fui ameaçada por um. Já me deparei com uma sala em que todos os alunos conversavam o tempo inteiro e que sequer estavam preocupados com o conteúdo. Mas claro, se eles não conseguiam aprender, a culpa certamente era minha, que me desdobrei em explicar algo que eles sequer estavam interessados em ouvir.
Confesso que nem todo mundo consegue chamar a atenção dos alunos, e nem todo mundo consegue ser claro e falar tudo, se for muito complicado os alunos perdem o interesse.
Eu não tenho experiencia em dar aula, só apresentei alguns trabalhos, mas mesmo assim a questão é conseguir a atenção das pessoas que estão aí pra te ouvir, e falar de uma maneira que elas entendam, porque se elas não te entenderem, elas vão perder o interesse, se você ficar monótona, elas vão perder o interesse.
E você pode estar num nível cultural e social acima dessas pessoas, mas não pode falar como se tivesse falando para pessoas com o mesmo nível cultura e social que você. Um bom professor tá ciente das coisas que levam ao desinteresse, e trabalham em cima delas. Que nem aquele professor que eu falei que fazia todos os alunos fazerem os exercícios no quadro, ele sabia que não era desinteresse o verdeiro problema, mas era porque não entendiam e por isso nem tentavam fazer.