Não entro em sala de aula faz tempo. Acho que dar aula para Ensino Médio e Fundamental não é exatamente a minha praia... tive muito mais sucesso com aulas particulares (as quais também não gosto muito, mas por razões diversas). Gostaria de dar aula em faculdade algum dia, mas este sonho está mais e mais distante...
Enfim, minha impressão é que a qualidade do ensino numa determinada escola depende de três fatores, cujo peso varia dependendo da situação:
1 - A estrutura familiar e social de cada aluno (inclui-se aqui a performance do aluno);
2 - A performance do professor;
3 - A estrutura administrativa da escola.
Na escola pública que eu estudei, não era de periferia, os alunos não eram pobres e nem faziam parte de comunidades violentas. Então o problema de falta de interesse, tinha muito a ver com o professor, eles já chegavam na sala de aula reclamando dos salários, e tinha uns que queriam dar aula sentados na mesa com um livro, lendo, e explicando (coisa completamente doida isso, ninguém tinha ou via tal livro, então quem ia se interessar? ou entender?) Eu tive essa professora baixinha, com fala mansinha, voz bem baixinha na quinta série, e sério era uma bagunça horrível, os alunos corriam na sala de aula.
E a sua matéria Dbhor, é algo que todo mundo adora e ama, principalmente adolescentes... Física...

E eu só tive professor de física homem, eles nunca entravam na sala de aula reclamando, explicavam, e a turma ficava quieta... e eu notei que isso de achar os alunos desinteressados de tudo, faz com que o professor deixe os alunos desinteressados. Os que só reclamavam, a aula era uma bagunça, e ninguém aprendia nada. E os que não reclamavam e davam aula ninguém fazia bagunça.
E você chega numa escola pública os seus colegas professores já devem falar que os alunos não tão aí pra nada, sem antes conhecer tais alunos, e isso influencia na maneira de como o professor vai dar aula.
A questão é: Os alunos
são desinteressados ou
estão desinteressados? E qual é a causa?