Autor Tópico: Repitam os políticos  (Lida 9630 vezes)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
Re: Repitam os políticos
« Resposta #75 Online: 26 de Fevereiro de 2009, 13:27:03 »
Não entro em sala de aula faz tempo. Acho que dar aula para Ensino Médio e Fundamental não é exatamente a minha praia... tive muito mais sucesso com aulas particulares (as quais também não gosto muito, mas por razões diversas). Gostaria de dar aula em faculdade algum dia, mas este sonho está mais e mais distante...

Enfim, minha impressão é que a qualidade do ensino numa determinada escola depende de três fatores, cujo peso varia dependendo da situação:

1 - A estrutura familiar e social de cada aluno (inclui-se aqui a performance do aluno);
2 - A performance do professor;
3 - A estrutura administrativa da escola.
Na escola pública que eu estudei, não era de periferia, os alunos não eram pobres e nem faziam parte de comunidades violentas. Então o problema de falta de interesse, tinha muito a ver com o professor, eles já chegavam na sala de aula reclamando dos salários, e tinha uns que queriam dar aula sentados na mesa com um livro, lendo, e explicando (coisa completamente doida isso, ninguém tinha ou via tal livro, então quem ia se interessar? ou entender?)  Eu tive essa professora baixinha, com fala mansinha, voz bem baixinha na quinta série, e sério era uma bagunça horrível, os alunos corriam na sala de aula.

E a sua matéria Dbhor, é algo que todo mundo adora e ama, principalmente adolescentes... Física... :D E eu só tive professor de física homem, eles nunca entravam na sala de aula reclamando, explicavam, e a turma ficava quieta... e eu notei que isso de achar os alunos desinteressados de tudo, faz com que o professor deixe os alunos desinteressados. Os que só reclamavam, a aula era uma bagunça, e ninguém aprendia nada. E os que não reclamavam e davam aula ninguém fazia bagunça.  

E você chega numa escola pública os seus colegas professores já devem falar que os alunos não tão aí pra nada, sem antes conhecer tais alunos, e isso influencia na maneira de como o professor vai dar aula.

A questão é: Os alunos são desinteressados ou estão desinteressados? E qual é a causa?
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #76 Online: 26 de Fevereiro de 2009, 13:35:54 »
Se são, quais as causas, Fabi?
Se estão, quais as causas, Fabi?

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #77 Online: 26 de Fevereiro de 2009, 13:36:43 »
Não, não é. Uma parte enorme das escolas públicas se encontra em periferias ou áreas de risco (Aglomerados e favelas). Esse não é um fatos a ser ignorado.
(...)
Lógico que uma escola pública no meio de um bairro nobre vai contar com recursos externos provenientes até mesmo dos pais. Uma festa da escola para arrecadar fundos terá um sucesso absurdamente maior em um bairro nobre do que teria em uma favela.
Mas sem ser num bairro assim, os alunos ainda estão desinteressados. A culpa é de quem? Dos alunos?
Eu to falando, remove esses problemas, e os alunos ainda vão estar desinteressados. E porque? Lembre: são adolescentes, crianças... não são adultos.

Você afirma isso com tanta certeza baseada em alguma pesquisa ou fonte confiável ou, como o Foxes, só em achismo?
Baseada em pesquisa e fontes confiáveis...
Você saberia me dizer em quantos casos isso acontece?
Pra isso psicólogos teriam que conduzir um estudo, pra te dizer ao certo. Mas a idéia parece ser interessante. Isso sim é alguma coisa, psicologos conduzindo um estudo numa escola pública que não é de periferia, pra descobrir porque os alunos estão desinteressados. Pais? Governo? Professores? Método de ensino?

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #78 Online: 26 de Fevereiro de 2009, 13:39:01 »
Se são assim, é de nascença aí não tem jeito... :D

Pra saber a causa de estarem desinteressados, aí tem que pesquisar, mas jogando a culpa nos alunos, como se desinteresse fosse de nascença... aí nunca que o ensino público vai melhorar....

*Sabe a diferença entre ser e estar? Entre ser brasileiro, e estar gripado?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #79 Online: 26 de Fevereiro de 2009, 13:42:17 »

mas jogando a culpa nos alunos, como se desinteresse fosse de nascença... aí nunca que o ensino público vai melhorar....

Você está jogando a culpa inteira sobre os professores sem estudo ou embasamento nenhum, só na base do achismo.

Ou você achou a pesquisa que eu pedi? ::)
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #80 Online: 26 de Fevereiro de 2009, 13:43:39 »

Pra saber a causa de estarem desinteressados, aí tem que pesquisar, mas jogando a culpa nos alunos, como se desinteresse fosse de nascença... aí nunca que o ensino público vai melhorar....

*Sabe a diferença entre ser e estar? Entre ser brasileiro, e estar gripado?

Eu sei, Fabi. E você?

Parece que você parte do pré-suposto de que eles ESTÃO desinteressados mas que SÃO interessados por nascença, o que parece tão mal fundamentado quanto dizer que eles SÃO desinterissados e que eles nunca ESTARÃO interessados.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #81 Online: 26 de Fevereiro de 2009, 13:50:42 »
Não, não é. Uma parte enorme das escolas públicas se encontra em periferias ou áreas de risco (Aglomerados e favelas). Esse não é um fatos a ser ignorado.
(...)
Lógico que uma escola pública no meio de um bairro nobre vai contar com recursos externos provenientes até mesmo dos pais. Uma festa da escola para arrecadar fundos terá um sucesso absurdamente maior em um bairro nobre do que teria em uma favela.
Mas sem ser num bairro assim, os alunos ainda estão desinteressados. A culpa é de quem? Dos alunos?
Eu to falando, remove esses problemas, e os alunos ainda vão estar desinteressados. E porque? Lembre: são adolescentes, crianças... não são adultos.

Sério? Vão continuar desinteressados? Onde você leu isso? Pode mostrar aqui?

Vamos lá. Não é difícil admitir. A família também faz parte da motivação dos alunos. Os professores não são os únicos culpados...

Você afirma isso com tanta certeza baseada em alguma pesquisa ou fonte confiável ou, como o Foxes, só em achismo?

Melhor mostrar...

Você saberia me dizer em quantos casos isso acontece?
Pra isso psicólogos teriam que conduzir um estudo, pra te dizer ao certo. Mas a idéia parece ser interessante. Isso sim é alguma coisa, psicologos conduzindo um estudo numa escola pública que não é de periferia, pra descobrir porque os alunos estão desinteressados. Pais? Governo? Professores? Método de ensino?

Ahnn sim. Então vamos eliminar os alunos de periferia da equação porque você sabe que educação engloba fatores diversos, inclusive pais e alunos, correto?

Vamos trabalhar só com os alunos de áreas nobres. A minoria vai servir para dar base a uma pesquisa. |(
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #82 Online: 26 de Fevereiro de 2009, 13:52:00 »
Retirar os problemas sociais faria os alunos perderem o desinteresse?
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2009, 13:55:37 por Ilovefoxes »

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #83 Online: 26 de Fevereiro de 2009, 13:53:44 »

Isso de fato me interessa. Pode postá-las, por favor? Em meus árduos anos de estudo de didática, psicologia educacional, história da educação e sociologia da educação nunca me deparei com essa idéia de que a culpa pela péssima qualidade do ensino é unilateral.

Você disse que embasa suas conclusões em pesquisas e fontes confiáveis. Só nos mostrar e ficaremos satisfeitos. Ah, não vale postar pesquisa realizada em escola pública de bairro nobre.  :ok: Ah, os psicólogos já conduzem esse tipo de pesquisa há anos... Deixe-me ver... Há cerca de dois anos compareci à uma reunião com secretarios de educação de todos os municípios da Bahia... Essa pesquisa foi mencionada e não soou como novidade para ninguém.  :)
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #84 Online: 26 de Fevereiro de 2009, 13:55:23 »

Em escolas com bons professores não existe desinteresse?

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #85 Online: 26 de Fevereiro de 2009, 13:56:37 »
Se a gente considerar como a condição default do aluno o desinteresse...

Não sei, mas falar sobre o desinteresse dos alunos me soa incorreto. Se os alunos tivessem interesse, para que profissionais do ensino? Era mais fácil lerem em casa. :hein:

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #86 Online: 26 de Fevereiro de 2009, 13:57:08 »

Então você admite que eles fazem parte da equação? Que bom, já é um começo... :ok:

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #87 Online: 26 de Fevereiro de 2009, 13:59:53 »

Não sei, mas falar sobre o desinteresse dos alunos me soa incorreto. Se os alunos tivessem interesse, para que profissionais do ensino? Era mais fácil lerem em casa. :hein:

Claro Foxes. Porque educação é só isso. Ler... decorar...

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #88 Online: 26 de Fevereiro de 2009, 14:02:16 »

mas jogando a culpa nos alunos, como se desinteresse fosse de nascença... aí nunca que o ensino público vai melhorar....

Você está jogando a culpa inteira sobre os professores sem estudo ou embasamento nenhum, só na base do achismo.

http://www.faenac.edu.br/imagens/teiadosaber/Arquivos/fala_exclusivo.pdf

Tinha uma entrevista aqui no CC sobre isso, e também a notícia dos professores que tiraram nota zero e que queriam dar aula mesmo assim.  

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #89 Online: 26 de Fevereiro de 2009, 14:02:23 »

Se te soa incorreto porque você foca nisso, foxes?

Pra você a obrigação do professor é fazer o aluno se interessar, só? Não tem nada relacionado a transmitir dois mil e quinhentos anos de conhecimento em 13 anos de estudo? E, por último, você ja abriu um livro de uma matéria da qual não sabe nada e aprendeu tudo sozinho? Experimente fazer com filosofia, sociologia ou qualquer outra matéria que te é desconhecida.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #90 Online: 26 de Fevereiro de 2009, 14:07:00 »
Ahnn sim. Então vamos eliminar os alunos de periferia da equação porque você sabe que educação engloba fatores diversos, inclusive pais e alunos, correto?

Vamos trabalhar só com os alunos de áreas nobres. A minoria vai servir para dar base a uma pesquisa. |(
Se você pensasse um pouquinho, ia perceber que depois de tirar os problemas sociais e de violencia das escolas públicas a educação não melhorararia muito. E por isso que só tirar(resolver) esses problemas não é suficiente. Pensa um pouco... Eu só elimino isso porque eu chego um passo a frente, e tem outro problema que persiste: o desinteresse, e professores reclamando.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #91 Online: 26 de Fevereiro de 2009, 14:07:04 »

Tinha uma entrevista aqui no CC sobre isso, e também a notícia dos professores que tiraram nota zero e que queriam dar aula mesmo assim.  

Obrigada por corroborar tudo o que eu disse de forma ainda mais fundamentada. Agora só aproveitar para ler.  :ok:

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #92 Online: 26 de Fevereiro de 2009, 14:08:13 »
Então você admite que eles fazem parte da equação? Que bom, já é um começo... :ok:
Isso não tira a culpa dos professores. :hein: Aliás, acho que eu fui o primeiro no tópico a citar problemas diversos.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #93 Online: 26 de Fevereiro de 2009, 14:09:48 »
Isso não tira a culpa dos professores. :hein: Aliás, acho que eu fui o primeiro no tópico a citar problemas diversos.

Foxes, vou deixar algo claro porque penso que essa é a postura do Jaf e do Renato também: aqui não defendemos que o professor é o único culpado assim como não afirmamos que ele não tem responsabilidades pela péssima qualidade da educação. Existem outros fatores, isso é um fato. Atestado e comprovado, adianto.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #94 Online: 26 de Fevereiro de 2009, 14:14:16 »

Você notou que são DEZ causas, né?

E que você acabou de mostrar uma pesquisa que concorda com tudo que eu, Lua, Renato T. e Dbhor dissemos, né?

Ou você nem leu o texto que acabou de postar?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #95 Online: 26 de Fevereiro de 2009, 14:17:00 »

Se não me engano, foi você quem disse que se o médico reclama do paciente pelo tratamento não estar dando certo, é um sinal de incompetência.

Olha, não me enganei, foi você mesmo: :lol:

E um médico reclamar "o paciente não cuida da própria saúde" é atestado de incompetência, mas por algum motivo a gente se comove com pedagogos...

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #96 Online: 26 de Fevereiro de 2009, 14:19:35 »

E que você acabou de mostrar uma pesquisa que concorda com tudo que eu, Lua, Renato T. e Dbhor dissemos, né?

K.O. ::)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #97 Online: 26 de Fevereiro de 2009, 14:28:58 »

E que você acabou de mostrar uma pesquisa que concorda com tudo que eu, Renato T. e Dbhor dissemos, né?

Lí... ví que são 10 causas... mas olha:
Citação de: Lua
E não penso que isso é ficção: um dos fatores que mais influencia o péssimo rendimento das escolas públicas são os alunos.
Há uma grande diferença entre querer moleza e agir com total desprezo diante da escola: um pai que paga uma escola particular para um filho quer resultados. Quem paga caro geralmente se esforça para isso e não quer um filho brincando de estudar
Leve toda a sua bagagem cultural e invista na sua melhor técnica. Aí você aparece pra atestar o quão vítima os alunos são.
Se você atentou bem para essas postagens, vai ver que parece querer tirar a responsabilidade do professor e jogar em cima dos alunos e nos pais que não estão nem aí e por isso nem precisa ensinar.

É fácil perder o foco em 4 páginas, principalmente sobre mim rebatendo todo mundo. Mas pra quem tá perdido, ou não acompanhou. Eu jogo a culpa da péssima qualidade do ensino público no Brasil (fundamental e em ensino médio) no professor (não unicamente nele, mas é o foco principal). Por que? Vou citar os motivos:

1- Professores tratam alunos como desinteressados.
2- Professores não conseguem cumprir o cronograma.
3- Professores não estão interessados em saber se o aluno aprendeu ou não, porque alunos são caso perdido.
4- Professores jogam a culpa no governo, alunos, pais, e se fosse possível até no Bush, mas não assumem a responsabilidade pelo péssimo ensino.

Não percam o foco, já tão querendo colocar palavras na minha boca, mantenham o foco please.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #98 Online: 26 de Fevereiro de 2009, 14:32:35 »
Foxes, vou deixar algo claro porque penso que essa é a postura do Jaf e do Renato também: aqui não defendemos que o professor é o único culpado assim como não afirmamos que ele não tem responsabilidades pela péssima qualidade da educação. Existem outros fatores, isso é um fato. Atestado e comprovado, adianto.
E isso não é óbvio? Qualquer problema que envolve pessoas possui causas diversas.
Se não me engano, foi você quem disse que se o médico reclama do paciente pelo tratamento não estar dando certo, é um sinal de incompetência.

Olha, não me enganei, foi você mesmo: :lol:
E quando você respondeu eu não disse estar errado?

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #99 Online: 26 de Fevereiro de 2009, 14:36:41 »

E que você acabou de mostrar uma pesquisa que concorda com tudo que eu, Renato T. e Dbhor dissemos, né?

Lí... ví que são 10 causas... mas olha:
E não penso que isso é ficção: um dos fatores que mais influencia o péssimo rendimento das escolas públicas são os alunos.
Há uma grande diferença entre querer moleza e agir com total desprezo diante da escola: um pai que paga uma escola particular para um filho quer resultados. Quem paga caro geralmente se esforça para isso e não quer um filho brincando de estudar
Leve toda a sua bagagem cultural e invista na sua melhor técnica. Aí você aparece pra atestar o quão vítima os alunos são.
Se você atentou bem para essas postagens, vai ver que parece querer tirar a responsabilidade do professor e jogar em cima dos alunos e nos pais que não estão nem aí e por isso nem precisa ensinar.

Fabi, método Testemunha de Jeová não cola. Você entendeu o contexto do que eu disse. Quem está perdida aqui é você, que postou um texto que sequer leu. Foi você quem defendeu a culpa dos professores e desprezou os demais fatores. E, ao contrário de você, não vou fazer colagem de trechos isolados para demonstrar o que estou dizendo. Se você tem problemas em ler e interpretar o que está claro, só posso lamentar.  :)

É fácil perder o foco em 4 páginas, principalmente sobre mim rebatendo todo mundo. Mas pra quem tá perdido, ou não acompanhou. Eu jogo a culpa da péssima qualidade do ensino público no Brasil (fundamental e em ensino médio) no professor (não unicamente nele, mas é o foco principal). Por que? Vou citar os motivos:

1- Professores tratam alunos como desinteressados.
2- Professores não conseguem cumprir o cronograma.
3- Professores não estão interessados em saber se o aluno aprendeu ou não, porque alunos são caso perdido.
4- Professores jogam a culpa no governo, alunos, pais, e se fosse possível até no Bush, mas não assumem a responsabilidade pelo péssimo ensino.

Não percam o foco, já tão querendo colocar palavras na minha boca, mantenham o foco please.

A perdida é você, que não soube justificar suas afirmações, postou um texto que apenas corroborou o que eu disse e que agora adota uma postura de desentendida para tentar mostrar que eu agi de má-fé 'colocando palavras em sua boca'. Se você não sabe ler e interpretar textos (muito claros, por sinal) tudo bem, só não venha querer atribuir a mim informações isoladas tentando justificar suas teses frágeis (o que foi demonstrado inclusive por você, que demonstra total desconhecimento do assunto).

Ninguém aqui retirou a culpa dos professores. Você entendeu isso muito bem, não tente bancar a desentendida com argumentos que você rebateu diversas vezes aqui. O problema é da sociedade: pais, professores, alunos e governos. Se você não entendeu isso, só lamento.  :)
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2009, 14:41:58 por Lua »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!