Eu acho que Jesus não se achava Deus, e mesmo Paulo que foi realmente o verdadeiro propagador do Cristianismo não achava isto.Segundo uma livro que lí uns dias atras um destes best sellerszinho de natal sobre história do Cristianismo a ideia de Jesus como Deus começa surgir por Volta do Ano 100 DC, quanto foi escrito o 4 evagenlho e o último evangelho canonizado. Mas Jesus foi um cara Foda, mesmo sem escrever um livro seu comportamento foi uma fonte inspiração que ainda deve durar seculos, mais que qualquer um de nós fará. Seu método lembrava mto de socrates, e talvez ele teve contatos com as ideias dos filósofos classicos algo mto possível num mundo romano "globalizado".Sua vida lembra mto dos cinicos, mas diferente deste teve uma vida empatica com a realidade que o cercava. Era próximo das mulheres algo que me parece novo na época, e acredito que Jesus estva mais para os saduceus (mas óbvio Jesus no pais dos banquelas é sem dentes) que para os fariceus, e a ressureição teve um grande apelo as massas e acredito que foi uma subversão da mensagem de Cristo para que ideia vingasse.
Mas concerteza é mto difícil diferenciar O Jesus real do mito, que o cerca. Mas mesmo assim não acho valido comparar obras de Ficção com a história de Jesus pelas diferenças históricas que se encontram.