Autor Tópico: Testando a idéia de BEHE...  (Lida 10814 vezes)

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
Re: Testando a idéia de BEHE...
« Resposta #25 Online: 03 de Março de 2009, 15:49:19 »
Se a Dra. Márcia deu mesmo aquela resposta tão darwiniana, só posso concluir que até os criacionistas evoluem. Até o ano passado ela ainda não admitia a formação de gêneros por evolução.

Offline docdeoz

• Contas Excluídas
  • Nível 20
  • *
« Resposta #26 Online: 03 de Março de 2009, 16:14:41 »
Caros,

As colocações são interessantes mas EU não posso conferir PESSOALMENTE!

Coletas de exame de urina são de fácil acesso e o que ensinam é isso A MUTAÇÃO NÃO PERSISTE!

Acinetobacter resistente a todos os antibióticos?
Tenho uma paciente colonizada pelo Acinetobacter resistente a TODOS OS ANTIBÓTICOS e que está em SEU DOMICÍLIO! (colonizada=não tem a doença!)

Está bactéria ataca pacientes muito graves internados em hospitais e tem desfechado alguns óbitos nesses pacientes!

Não transmitirá à COMUNIDADE? NÃO! As pessoas devem ter o cuidado apropriado e em alguns meses a tendência é que esta colonização DESAPAREÇA TOTALMENTE!

Comprovando o que eu disse sobre a tendência de a resistência voltar à condição pré-antibiótica de sensibilidade!

http://www.agih.com.br/eventos/manual_acinetobacter.pdf

Eu tenho experiência clínica, eu tenho a prova empírica e tenho a utilização da prova empírica para manejo JUNTO A POPULAÇÃO! No que se refere às bactérias BEHE tem razão

Agora, se você não conseguem sintetizar as idéias, não conseguirei argüir, pois é muita coisa...

P. S. não colocarei mais "santo"...

Offline docdeoz

• Contas Excluídas
  • Nível 20
  • *
« Resposta #27 Online: 03 de Março de 2009, 16:16:11 »
Se a Dra. Márcia deu mesmo aquela resposta tão darwiniana, só posso concluir que até os criacionistas evoluem. Até o ano passado ela ainda não admitia a formação de gêneros por evolução.

Não me baseio em outros criacionistas para fazer minhas colocações...

Offline docdeoz

• Contas Excluídas
  • Nível 20
  • *
« Resposta #28 Online: 03 de Março de 2009, 16:20:17 »
Segundo argumento:

As bactérias cultivadas em laboratório, após bihões de bilhões de indivíduos sofrendo alterações ambientais produzidas por cientistas não apresentaram modificação substancial no seu genótipo... A resistência antimicrobiana foi uma pequena modificação.

E pq deveríamos supor deveria haver uma modificação substancial no genótipo do protozoário ? Houve sobrevida de cepa de protozoários resistentes ?

Sempre há, por isso se chama resistente... Mas essas modificações não são suficientes para se falar- OH! a evolução ocorreu, esse não é mais um PLASMODIUM! E se isso não ocorre em algo que tem bilhões de seres gerados, por que ocorreria no homem!?

Os biólogos podem espernear e xingar BEHE a vontade- e digo mais, o tiro de misericórdia no darwinismo ainda não foi dado...

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #29 Online: 03 de Março de 2009, 20:39:46 »

Deu sim. Ela se viu obrigada a dar esta resposta justamente porque se viu nesta questão contra a parede em um debate. Como se poderia explicar a formação de gêneros, isolados em uma ilha após o
Dilúvio? Não tem como.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #30 Online: 03 de Março de 2009, 20:48:27 »
Sempre há, por isso se chama resistente... Mas essas modificações não são suficientes para se falar- OH! a evolução ocorreu, esse não é mais um PLASMODIUM! E se isso não ocorre em algo que tem bilhões de seres gerados, por que ocorreria no homem!?

Os biólogos podem espernear e xingar BEHE a vontade- e digo mais, o tiro de misericórdia no darwinismo ainda não foi dado...

Bom, eu não sou biólogo mas não deveria ser perguntar: o plasmodium teve a necessidade evolutiva de deixar de ser plasmodium?  Ou ele continua muito bem e prosperando como plasmodium? Porque é a pressão seletiva que adapta a espécie.

Outra coisa, destes uma olhada no artigo abaixo?

http://pandasthumb.org/archives/2007/08/erv-hiv-versus.html

O tiro de misericórdia na Evolução não sei... mas em Behe parece que esta moça deu sim.

Mas veja só, um criacionista mentindo. Que supresa! ( carinha de ironia aqui )

[Por favor, me refiro ao Behe, não a você.]

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #31 Online: 03 de Março de 2009, 20:59:02 »
Pedro...sou até bióloga! Mas sabe, hoje estou desmotivada pra essas baboseiras criacionistas! Esse Behe nem deve saber estimar a taxa de mutação/ano do Plasmodium ou de qualquer outro ser vivo!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 03 de Março de 2009, 23:53:33 »
Solicito que seja retirada a penalidade por proselitismo e me seja imposta outra por escárnio.

Feito :ok:
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline docdeoz

• Contas Excluídas
  • Nível 20
  • *
« Resposta #33 Online: 04 de Março de 2009, 00:08:54 »
Bom, eu não sou biólogo mas não deveria ser perguntar: o plasmodium teve a necessidade evolutiva de deixar de ser plasmodium?  Ou ele continua muito bem e prosperando como plasmodium? Porque é a pressão seletiva que adapta a espécie.
  do Pedro Reis

Exato. O Plasmodium não tem necessidade seletiva de deixar de ser Plasmodium, pois é uma máquina perfeita de transportar genes (assim como as bactérias e os vírus).

Interessante que o Plasmodium, passado sob o microscópio desde 1907 não apresenta "especiação"... essas só acontecem em ciclídeos no meio da África, ou em espécies das Galápagos... :wink:

De qualquer maneira isso confere com o algoritmo genético em que uma determinada equação "tranca" numa forma mais perfeita possível...

É a teoria da evolução com seleção natural um "beco-sem-saída" matemático???

Algoritmo genético
Interessante a tendência do algoritmo genético emperrar num individuo não ótimo mas num ótimo local, na chamada convergência, onde nada de novo acontece (p. 85):
http://rv.cnt.br/viewtopic.php?t=14653#p306916

Na época da discussão na RV a idéia não estava tão aperfeiçoada... 

O raciocíno de BEHE é prático- se não há mudanças em quem produz bilhões de indivíduos, muito menos em quem produz milhões...
Talvez quem produza BILHÕES DE INDIVIDUOS NÃO TENHA MAIS O QUE APERFEIÇOAR...

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #34 Online: 04 de Março de 2009, 04:26:27 »

Exato. O Plasmodium não tem necessidade seletiva de deixar de ser Plasmodium, pois é uma máquina perfeita de transportar genes (assim como as bactérias e os vírus).

Eu não tenho formação em Biologia portanto vou raciocinar como um leigo. Minhas dúvidas são dúvidas de leigo.

Porém volto a insistir até que eu entenda: em meu leigo raciocínio o principal motor que levaria uma espécie a dar origem a outra seria a necessidade de se adaptar às transformações do meio em que vive.

Ora, se uma espécie está bem adaptada e reproduzindo-se normalmente como a seleção natural atuaria sobre mutações aleatórias para gerar uma nova espécie? Ao que parece simplesmente não atuaria, pois qualquer mutação teria uma ocorrência infimamente irrisória em relação ao total da população.

Ou então coloquemos a questão de outra forma.

Suponha que você pulverize uma substância inócua sobre uma população de gafanhotos. Dessa forma, se por acaso um gafanhoto sofreu uma mutação isso representaria que esta mutação agora estaria presente
em... digamos... um milionésimo da população. Como a substãncia pulverizada é inócua e não está havendo nenhuma pressão seletiva provavelmente este gafanhoto cruzaria com um gafanhoto comum
(as chances seriam enormes) e a mutação eventualmente desapareceria em algumas gerações.

Porém suponha agora que tenha sido pulverizado um inseticida e tal mutação ajude o gafanhoto a sobreviver. Agora o gafanhoto cruzaria apenas com outro gafanhoto também resistente, que também sobreviveu, e as mutações seriam preservadas e transmitidas e após algumas gerações teríamos apenas gafanhotos resistentes e vivendo muito bem, obrigado, em presença do pesticida. Nesse momento, parece lógico concluir, o DDT não mais atua como fator de seleção portanto não há
mais nenhum mecanismo "empurrando" a espécie para um grau de transformação ainda maior.

Este processo está de acordo com as previsões da T.E. e não é uma suposição porque sabemos que já ocorreu a populações de gafanhotos submetidas durante tempo suficiente a aplicações de pesticidas.

Da mesma maneira as bactérias se tornam resistentes a antibióticos da forma como prevista pela Teoria da Evolução. Mas me parece que Behe está exigindo demais das bactérias (ou da Evolução), pedindo
que elas continuem mutando mesmo quando já perfeitamente adaptadas e resistentes a aplicação do antibiótico. Ora, mas se tal fenômeno ocorresse como poderia ser explicado? Creio que a T.E. não teria
uma explicação para isso, ao contrário do que de fato ocorre, que não só é explicado como também previsto, uma vez que o fenômeno de bactérias se tornarem resistentes a antibióticos era desconhecido
quando Darwin escreveu seu famoso livro.

Esse foi o espírito da minha pergunta. Afinal, por quê plasmodiuns deveriam evoluir para... digamos... caranguejos... apenas porque agora vivem em um ambiente em presença do antibiótico? No meu
quase nenhum entendimento a Teoria da Evolução não sustenta esse tipo de coisa. Ela sustenta, sim, que plasmodiuns deveriam evoluir para plasmodiuns resistentes ao antibiótico e isso de fato ocorre.

Eu sei que você, como um médico, não teria uma interpretação tão ingênua e equivocada do termo "evolução", porém muitos criacionistas menos instruídos são levados realmente a crer que a Teoria da Evolução postula que todo ser vivo deve continuamente tornar-se maior, mais forte, mais complexo, mais inteligente, quando na verdade ela apenas postula a existência de mecanismos que tornam as formas de vida aptas a continuarem existindo.

Mas a interpretação ingênua do termo "evolução" certamente levaria alguém a se perguntar: "Ué, porque plasmodiuns não estão deixando de ser plasmodiuns?"

No entanto, no outro exemplo citado, do HIV, a estudante Abbie Smith demonstrou que as idéias de Behe não passaram no teste. E pior, que provavelmente ele tinha conhecimento disso quando escreveu o livro.
Ela mostrou que o HIV sofreu importantes mudanças bioquímicas que o levam a desenvolver complexas interações bioquímicas com CD4 antes inexistentes.

Até onde eu sei basta um único contra-exemplo para derrubar uma teoria.

A resposta de Behe para isso? Ele simplesmente resmungou que Abbie Smith era "uma mulher".

Uma resposta compreensível para um homem que tem 9 filhos com sua esposa dona de casa e nenhum deles jamais foi à escola.

De qualquer forma a evolução é um fato, pode-se até questionar como ela ocorre mas acredito que nem você e nem o Behe questionem se ela realmente ocorreu.

Bom, eu não sou formado em Medicina ou Biologia, apenas faço estas colocações como uma oportunidade de alargar meus conhecimentos. O que sem dúvida irá ocorrer após eu ler as suas explicações peritas.

Offline docdeoz

• Contas Excluídas
  • Nível 20
  • *
« Resposta #35 Online: 04 de Março de 2009, 15:29:34 »
1-A sua colocação está correta e BEHE está errado QUANDO DIZ que PLASMODIUM deveria se tranformar em outra coisa diferente:

EXPLICAÇÃO: como vimos no algoritmo genético, tem um momento que a equação ou função atinge um ÓTIMO em que não há mais o que aperfeiçoar. O PLASMODIM não tem mais o que se aperfeiçoar, o máximo que atingirá de SUCESSO REPRODUTIVO DIFERENCIAL é a capacidadE de resistência aos antimaláricos...

PERFEITO! :ok:

2-Agora BEHE ESTÁ CORRETO quando diz que essa mutação NÃO SE SUSTENTARÁ.

EXPLICAÇÃO: o biota de PLASMODIUM não-resistentes é TÃO GIGANTESCO na natureza que o SUCESSO REPRODUTIVO diferencial ficará nulo, se diluirá quando pararmos de usar ANTIMALÁRICOS e os PLASMODIUM resistentes serão eliminados! Esta técnica é usada na CLÍNICA e corroborada pelo ACINETOBACTER PAN -o paciente colonizado é entregue a comunidade onde o imenso BIOTA não resistente mais a imunologia do paciente ELIMINARÁ ESSE ACINETOBACTER

3--BEHE está correto de novo em inferir que em animais superiores isso ocorrerá:

EXEMPLO: anemias hemolíticas tipo a falciforme, que PERDEM O SUCESSO REPRODUTIVO DIFERENCIAL ao saírem da zona de malária! A tendência é essa mutação desaparecer fora da área de malária.

Agora, BEHE pode inferir isso ao conjuto evolutivo, dizendo que mutação mais seleção natural não explicam a variedade das espécies?
Provavelmente SIM!

Por isso estou questionando e debatendo!
 :ok:

Offline docdeoz

• Contas Excluídas
  • Nível 20
  • *
« Resposta #36 Online: 04 de Março de 2009, 15:33:30 »
De qualquer forma a evolução é um fato, pode-se até questionar como ela ocorre mas acredito que nem você e nem o Behe questionem se ela realmente ocorreu.

BEHE não questiona a evolução. Questiona o darwinismo.

Para mim, opinião pessoal, espiritismo e evolucionismo são uma e a mesma coisa. Por mais que se diga que o "universo" ou "vida" não é só progresso, este pensamento está imbuído na evolução (seja biológica ou outra qualquer)... E posso provar essa colocação, como farei, no futuro...

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #37 Online: 04 de Março de 2009, 16:10:16 »
Moderadores, posso ser sarcástico quando alguém diz que espiritismo e evolucionismo são a mesma coisa?
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline docdeoz

• Contas Excluídas
  • Nível 20
  • *
« Resposta #38 Online: 04 de Março de 2009, 16:15:59 »
Moderadores, posso ser sarcástico quando alguém diz que espiritismo e evolucionismo são a mesma coisa?

Caro,

Não posso emitir opiniões? Diferenças a parte ambos destacam o aperfeiçoamente inerente da matéria...

Ora, evolução biológica diz que matéria se autoorganiza e aperfeiçoa- idéia do progresso inerente da matéria... Vide sopa primordial...

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 04 de Março de 2009, 16:18:17 »
Não só pode como deve.

O que eu quero saber é se eu posso emitir sarcasmo.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 04 de Março de 2009, 16:20:23 »

BEHE não questiona a evolução. Questiona o darwinismo.

Para mim, opinião pessoal, espiritismo e evolucionismo são uma e a mesma coisa. Por mais que se diga que o "universo" ou "vida" não é só progresso, este pensamento está imbuído na evolução (seja biológica ou outra qualquer)... E posso provar essa colocação, como farei, no futuro...
Caro forista,
O espiritismo já foi refutado aqui em vários topicos, aconselho em postar neles na eventualidade de voce ter alguma "nova" evidencia desta alegação. É uma boa ideia ler os mesmos antes, para evitar postar argumentos já refutados.
Acredito que é melhor manter esse topico na discussão sobre evolucionismo que é ciencia e não misturar o assunto com uma crença.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 04 de Março de 2009, 16:22:31 »
Ah, e outra coisa:

aperfeiçoamente inerente da matéria

De que matéria exatamente é constituído um espírito?

Offline docdeoz

• Contas Excluídas
  • Nível 20
  • *
« Resposta #42 Online: 04 de Março de 2009, 16:29:45 »
Ah, e outra coisa:

aperfeiçoamente inerente da matéria

De que matéria exatamente é constituído um espírito?

Voltemos ao assunto de ciência, pois pessoalmente não acredito em alma separada do corpo. Para azar de vocês sou bem materialista...

Discussões sobre se apenas existe matéria e energia no Universo merecem outro tópico. Apenas emiti uma opinião...

A idéia que centralizei FOI PROGRESSO e não espírito!

A evolução tem como viés a idéia de PROGRESSO! De onde veio essa idéia?

Merece um tópico à parte e se não houver, abrirei um sobre as Origens ideológicas da Evolução Biológica...

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 04 de Março de 2009, 16:31:35 »
Você esta, de alguma maneira, insinuando que a evolução darwiana foi inspirada no espiritismo?

Offline docdeoz

• Contas Excluídas
  • Nível 20
  • *
« Resposta #44 Online: 04 de Março de 2009, 16:35:55 »
Você esta, de alguma maneira, insinuando que a evolução darwiana foi inspirada no espiritismo?

A questão é se a SOCIEDADE em que Darwin estava inserido teve o viés da contaminação da idéia do PROGRESSO- tipo a "mão" que guiava o mercado de Adam Smith... Acredito que o darwinismo e espiritismo tenham a mesma idéia e não que o espiritismo tenha inspirado o darwinismo. Mas a IDÉIAS SÃO SIMILARES.

O século XIX estava imbuído dessa idéia- o PROGRESSO inerente da raça humana...

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 04 de Março de 2009, 16:36:26 »
evolução não se traduz necessariamente em progresso, pelo menos no ponto de vista humano.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline docdeoz

• Contas Excluídas
  • Nível 20
  • *
« Resposta #46 Online: 04 de Março de 2009, 16:39:51 »
Talvez a idéia de que a Evolução signifique progresso, e sei que não é isso o que significa, também tenha contaminado BEHE...

http://br.youtube.com/watch?v=OsDQ2jn2oAo

Mas a impressão passada por Carl Sagan em Cosmos é essa...

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 04 de Março de 2009, 16:41:57 »
Esta tudo errado. O evolucionismo não é uma idéia, é uma teoria apoiada por fatos e evidências. Não importa o que pensava a sociedade em que Darwin vivia, suas teorias são baseadas em fatos, independente se a sociedade da época acreditava em progresso, regresso ou qualquer outra coisa.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #48 Online: 04 de Março de 2009, 16:51:55 »
ai meus ovulos...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 04 de Março de 2009, 16:52:52 »
Esta tudo errado. O evolucionismo não é uma idéia, é uma teoria apoiada por fatos e evidências. Não importa o que pensava a sociedade em que Darwin vivia, suas teorias são baseadas em fatos, independente se a sociedade da época acreditava em progresso, regresso ou qualquer outra coisa.
Isso....

E mesmo na hipotese de que Darwin tenha sido influenciado por algo, isso foi o positivismo, cujo um dos frutos foi a criação de uma "variação" do cristianismo denominado kardexismo...

Mas mesmo nessa hipotese, a TE "funciona" independente da crença de seu idealizador, como corroboram milhares de evidencias....

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!