Autor Tópico: Brasileiros fazem sexo sem vontade, diz pesquisa  (Lida 12848 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
Brasileiros fazem sexo sem vontade, diz pesquisa
« Online: 14 de Março de 2009, 19:46:49 »
http://www.diariodopara.com.br/noticiafull.php?idnot=32215

Uma pesquisa mostra que metade dos brasileiros só faz sexo por obrigação. A temperatura esquenta, mas até para os apaixonados, mais cedo ou mais tarde, vem a vida real.

“Um alto contingente de homens e mulheres faz sexo sem vontade no nosso país”, afirma a psiquiatra Carmita Abdo, do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, que realizou a pesquisa e derrubou a idéia de que os brasileiros só pensa naquilo: em dez capitais, 47% deles revelaram já ter feito sexo sem vontade.

Segundo a pesquisa, 43% dos homens nem sempre estão a fim. Entre as mulheres, o numero sobe para 51%. A corretora de seguros, Ivete Leão, confessa que, às vezes, faz sexo “para agradar o marido”. Ela mora em Salvador, a capital campeã no sexo sem vontade, de acordo com a pesquisa.

Ivete é casada há vinte anos com o operário Antônio Santos. Ela e o marido toparam abrir o jogo. “Às vezes, eu estou meio com um problema, mas ela procura e eu faço o amor para agradar a parceira”, conta Santos.

Para Carmita, uma mulher que aceita sexo sem vontade, muitas vezes, está envolvida afetivamente, gosta, ama o seu parceiro e não quer decepcioná-lo. “Um homem, quando é abordado por uma mulher, fica muito constrangido em não aceitar fazer sexo com ela. É como se ele se sentisse menos homem”, afirma a psiquiatra.

Três casais foram submetidos a um teste elaborado pela médica. São oito perguntas sobre como é que fica a vontade de cada um na “hora H”. Homens ficaram de um lado, e as mulheres ficaram de outro para que ninguém ficasse constrangido na frente do parceiro.

Quando questionada sobre o que sente quando percebe certa insinuação do parceiro, dando a entender que quer sexo, a dona-de-casa Meres Liliane disse que se empenha “para não decepcioná-lo”. “E, se não tiver com muita vontade? Não tem jeito, eu me empenho! A gente sabe enganar! mulher engana legal”, brinca da dona-de-casa.

Se, por alguma razão, aquela relação anunciada não mais acontecer, a bancária Patricia Taliberti disse ficar de mau humor. O mesmo questionamento foi feito ao fisioterapeuta Wendel Paiva, que disse ficar de “extremo mau humor”. Já o comerciante Adilson Martins disse ficar decepcionado.

O cabeleireiro Pedro Dias disse que não consegue dormir. “Eu viro para lá, viro para cá, ligo televisão, desligo televisão. Ela fala: ‘Meu Deus, eu preciso dormir! Então vai, toma!’”, conta.

Na hora de testar o entrosamento dos casais, o questionamento era: “Você faz sexo na maioria das vezes quando aparece o desejo em você, em ambos ou no seu parceiro?”. Meres disse que era em ambos, já o marido, Pedro, disse: “Em mim, sem dúvida nenhuma”.

Entre os casais, ninguém acertou todas as respostas do parceiro. Mas, de maneira geral, eles estão sintonizados. No resultado do teste, todos tiveram a mesma classificação: para eles, é só começar o sexo que a vontade aparece.

“O panorama muda, você passa a ter vontade. Aí, vai embora”, afirma o fisioterapeuta Wendel Paiva.

A coisa pode até ter engrenado, mas a consultora de etiqueta Célia Leão dá algumas dicas para não deixar a vontade passar. A primeira delas é evitar ditar regras. “Técnico pega bem em campo de futebol, né? ‘Mais para a esquerda, mais para a direita, agora siga’. Estas coisas não tem quem aguente”, afirma.

Outra dica da consultora é não criar personagens sem combinar com o parceiro. “Se os dois estiverem no clima, eu acho que vale. Do contrário, isto pode assustar”, diz. Delicadeza também cai bem sempre. “Jamais pense em comentar a gordurinha ou o quilinho a mais que o parceiro adquiriu”, orienta Célia.

\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: Brasileiros fazem sexo sem vontade, diz pesquisa
« Resposta #1 Online: 14 de Março de 2009, 21:04:54 »
Contradições da vida conjugal: tantos casais onde pelo menos um dos cônjuges faz sexo sem vontade e mesmo assim ainda existe o ciúme, a possessividade e o exclusivismo sexual. Um parceiro não quer transar com o outro, mas também não tolera que ele se relacione com um terceiro. Por que insistir tanto na monogamia, não seria o caso de pelo menos nesses casais se experimentar relacionamentos mais abertos?

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #2 Online: 14 de Março de 2009, 21:22:44 »
Contradições da vida conjugal: tantos casais onde pelo menos um dos cônjuges faz sexo sem vontade e mesmo assim ainda existe o ciúme, a possessividade e o exclusivismo sexual. Um parceiro não quer transar com o outro, mas também não tolera que ele se relacione com um terceiro. Por que insistir tanto na monogamia, não seria o caso de pelo menos nesses casais se experimentar relacionamentos mais abertos?

Não seria o caso deles terminarem os relacionamentos? Se não quer mais, termina. Para que continuar dizendo que é esposa/marido de fulano(a) se vai sair por aí a procura de outros(as) homens/mulheres?
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 14 de Março de 2009, 21:34:51 »
Não seria o caso deles terminarem os relacionamentos? Se não quer mais, termina. Para que continuar dizendo que é esposa/marido de fulano(a) se vai sair por aí a procura de outros(as) homens/mulheres?

Não é sempre o caso de terminarem os relacionamentos porque em algumas situações ainda há amor. Só não há desejo sexual. Sexo e amor são coisas diferentes, por que terminar um relacionamento que é bom em muitos sentidos, mas não no sexual?

Na cultura ocidental se associa o amor a um exclusivismo sexual, mas em outras culturas ou na esfera do indivíduo, é possível manter relações afetivas sem essa exclusividade. Eu gosto de citar este trecho de uma moça do grupo "Secular Sexuality", no Atheist Nexus:

Citação de: Andrea "The Nerd"
I think this confusion comes about from our society to view both a lasting relationship and an infatuation as "love". We have a romantic ideal where a man and a woman fall in love, are crazy about each other, and then grow old together. Yes, those do happen, but in general we believe that all those things should be shared between two people alone, and no one else. And yet, though we agree that husband and wife should be "best friends", we would never dream of not allowing either of them to have other friends. And yet we say having outside relationships of others sorts is bad.

But is it really bad? Or is it just different? In considering this, I remembered reading a Sandman picture book, where an Asian man described his wonderful homelife. He praised the virtues of his wife, how loyal and capable she was, how strong and responsible, and how he couldn't ask for anything better. Then he praised his concubine, how beatiful and talented she was, and how much fun he had with her. I was amazed by that, simply because I had always been told men had concubines because they had been forced into loveless marriages. He was clearly in love with his wife, though. If he loves and respects her, and treats her better than all other women, how could this be wrong? I don't think it is wrong.

Uoutro exemplo famoso é o relacionamento de Jean Paul Sartre e Simone de Beauvoir, que mantiveram um casamento sólido e amoroso por 50 anos, mas os dois tinham experiências não apenas sexuais, mas de fato amorosas com terceiros. Por que os dois deveriam se separar se ambos se amavam, se entendiam e se respeitavam? Só porque faziam sexo com outras pessoas? Por que deve haver automaticamente dentro de um casal uma proibição quanto a fazer sexo com outros, mas não necessariamente se divertir com outros ou compartilhar momentos de alegria com outros? O casamento é uma coleira, por acaso, é uma restrição que obriga cada parceiro a só gozar de bons momentos um com o outro e mais ninguém?

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #4 Online: 14 de Março de 2009, 21:37:14 »
Porque no mundo normal as pessoas não gostam de serem "chifradas", Uilinili.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 14 de Março de 2009, 21:38:50 »
Porque no mundo normal as pessoas não gostam de serem "chifradas", Uilinili.

Isso varia. Tanto que não vale para todo mundo, há toda uma comunidade de swingers, poliamoristas e até voyeurs que gostam de assistir seus parceiros fazendo sexo com outras pessoas.

Embora eu não diga que devamos todos ir tão longe, creio que podemos nos educar para não dar essa importância exagerada que se dá aos "chifres".

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 14 de Março de 2009, 21:40:42 »
Posso dizer que 98% das pessoas não gostam de serem chifradas?
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #7 Online: 14 de Março de 2009, 21:47:17 »

Não é sempre o caso de terminarem os relacionamentos porque em algumas situações ainda há amor. Só não há desejo sexual. Sexo e amor são coisas diferentes, por que terminar um relacionamento que é bom em muitos sentidos, mas não no sexual?

"Amor sem sexo é amizade".
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 14 de Março de 2009, 22:08:00 »
Posso dizer que 98% das pessoas não gostam de serem chifradas?

Pode ser. Mas será que precisa ser assim? Será que eu preciso me colocar entre esses 98% se puder evitar? E por que eu ia querer evitar, por que sou algum tipo de tarado? Absolutamente não. Mas, porque, literalmente, acho que essa história toda de traição é procurar chifre em cabeça de cavalo (com trocadilho! :hihi: )

Francamente, uma namorada minha transar com outro homem faz mal a mim? Me causa dor? Viola minha liberdade? Claro que não. (Sexo seguro, claro, já que com o problema das DST hoje, fazer sexo com outras pessoas pode sim colocar nossos parceiros em perigo.) O que nos causa tanta dor e mágoa não é nossa namorada, nem o amante dela, mas nós mesmos. Nós é que nos causamos esse sofrimento, e em nome de quê fazemos tudo isso com nós mesmos?  

Vocês podem argumentar que o adultério é uma quebra de confiança, pois cada parceiro assume um compromisso de exclusividade no começo da relação - tudo bem, eu aceito esse argumento, mas mesmo assim pergunto: por que é conveniente e desejável firmar esse compromisso de fidelidade? Não é natural que eu me sinta atraído por outras mulheres além de minha parceira? E não é igualmente natural que ela se sinta atraída por outros homens? Acaba que fazemos as regras do jogo de modo a ambos saírem perdendo, ambos tolherem suas liberdades e isso em nome do quê? De medo, ciúme e egoísmo, sentimentos tão ruins e que nos causam tanto sofrimento? Isso é racional?

Não podemos, em vez disso, simplesmente amar sem medo e sem preocupações, até permitindo que nossa parceira sinta amor também por outras pessoas?

"Amor sem sexo é amizade".

Existem várias formas de amor, tanto que os gregos tinham várias palavras para amor, eu destaco eros, philia e agape. Eros, como você deve adivinhar de palavras como "erotismo" é o amor sexual, a paixão. Philia é um amor desapaixonado, no grego moderno ele é traduzido como amizade. Já agape é o amor na forma de uma grande afeição, respeito e estima, é o amor que (idealmente) se desenvolve em uma relação conjugal.

São todas formas bonitas e importantes de amor e não deveríamos nos privar de nenhuma delas, muito pelo contrário. E se o amor se apresenta de tantas formas, por que deveríamos necessariamente sentir todas elas exclusivamente por uma mesma pessoa? Não posso somar os amores que sinto em diferentes intensidades por pessoas diferentes, e assim ter agape, eros e philia pela esposa, eros e philia pela amante, agape e philia por um amigo, agape e eros por outra amiga e assim por diante?

Acho que nossos sentimentos são muito mais complexos do que formuletas tão simples como dizer que "amor sem sexo é amizade". Em alguns casos chamamos amor sem sexo de casamento e amor com sexo de traição. Mas ambos ainda podem ser amor.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #9 Online: 14 de Março de 2009, 22:09:04 »
Tem curso de noivo da ICAR em cidade do interior onde se diz claramente pra mulher estar sempre disponível para o marido, sempre limpa e perfumada.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Diogo_

• Nível 10
  • *
« Resposta #10 Online: 14 de Março de 2009, 22:20:54 »
Essa prática de swing e outras "artimanhas" modernas para esquentar a relação não são tão comuns o quanto a mídia muitas vezes tenta mostrar.

Alguns homens gostam de ver suas mulheres com outros apenas para se excitarem, mas o ciúme quase sempre existe, e realmente não é natural do homem dar esse tipo de liberdade à mulher.

As mulheres já costumam sentir menos ciúme sexual, e algumas até ficam excitadas de saber que seu marido é um verdadeiro garanhão, embora sempre haja o grande medo de perder o parceiro para alguma outra.

As coisas não são tão simples...
É raro as pessoas buscarem esse tipo de "acordo" de libertinagem, é contra nossos instintos.

Tudo bem, camisinhas evitam que nossas mulheres engravidem de outros, mas nossos instintos não levam isso muito em consideração.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 14 de Março de 2009, 22:44:33 »
Idealmente não deveríamos agir conforme nossos instintos ou o "natural", mas conforme a nossa razão. De outra forma seríamos apenas animais como outro qualquer. O exercício da humanidade está em superar nossos instintos de vez em quando e buscar viver com sabedoria e virtude. Eu, racionalmente, estou convencido de que esses tabus e restrições sexuais são empecilhos para a felicidade e que devemos buscar superá-los, ainda que nos custe algum esforço. O medo, o ciúme, o egoísmo, o orgulho e todos esses sentimentos ruins derivados de nossos instintos não nos trazem nenhum benefício e devemos na medida do possível nos educar para evitá-los.

Outra coisa: não vejo por que deveríamos ter problemas quanto à nossas mulheres engravidarem de outros e cuidarmos dessa criança que não é nossa. Por que eu deveria obedecer aos meus genes e fazer o seu jogo sem sentido de se multiplicar indefinidamente? A vida no universo certamente não vai durar para sempre mesmo, então por que me preocupar em ter meus genes desfilando na Terra por mais alguns milhões ou bilhões de anos? E de qualquer forma eu sou mortal, daqui a bilhões de anos eu não vou estar mais aqui, que diferença faz para mim como indivíduo que futuro levaram os meus genes?

Compensa mais pensar no presente, dar um significado à minha curta existência buscando a felicidade pela prática da virtude. Compensa mais amar uma criança, mesmo que ela não seja minha e ensiná-la a viver uma vida boa e justa. Por que transmitir meus meus genes adiante valeriam mais que transmitir meus memes? Eu penso que minhas ideias são muito mais valiosas do que umas bases nitrogenadas à tôa, qualquer E. coli no meu estômago tem DNA, qualquer ratazana no mundo compartilha comigo boa parte do genoma. 99% do meu genoma é igualzinho ao de um chimpanzé, a porção de meu DNA que varia na população é irrisória, eu vou brigar por causa de uma mixaria dessas? Com tanta gente mais bonita, mais inteligente, mais forte e mais tenaz do que eu no mundo, eu preciso preservar meus genes com tanto afinco?

A razão por que eu exigiria uma companheira a usar camisinha enquanto com outro homem, então, seria para salvaguardar nossa saúde, diante do risco de infecção por DST, mas racionalmente eu aceitaria criar o filho de outro homem e até abrir mão de ter os meus.
« Última modificação: 14 de Março de 2009, 22:47:48 por uiliníli »

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 14 de Março de 2009, 23:06:55 »
Uiliníli, seu mundo não existe :P

Offline Penny Lane

• Nível 24
  • *
« Resposta #13 Online: 14 de Março de 2009, 23:19:33 »
A primeira coisa que eu pensei quando vi esse tópico foi "sorte a deles" e logo em seguida aquela piada "sexo é igual pizza até quando é ruim é bom" :|
::)

Offline Kmile

• Nível 15
  • *
« Resposta #14 Online: 14 de Março de 2009, 23:19:48 »
Uílinili, tu é casado? Se não é, quer casar comigo? hehe
Um homem que não quer ter filhos e não se preocupa com traição? Isso é sério? Tu realmente segue o que tu está dizendo? Parabéns se sim, é um desprendimento que ainda não alcancei.
"Gosto do céu pelo clima e do inferno pela companhia"
Mark Twain

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 14 de Março de 2009, 23:33:28 »
Uílinili, tu é casado? Se não é, quer casar comigo? hehe
Um homem que não quer ter filhos e não se preocupa com traição? Isso é sério? Tu realmente segue o que tu está dizendo? Parabéns se sim, é um desprendimento que ainda não alcancei.

Não sou casado e estou estudando propostas, me passa seu curriculum vitae para eu analisar :P

Se eu realmente sigo o que eu estou dizendo? Na verdade eu nunca tive oportunidade de pôr esses pensamentos em prática, pois todas essas minhas reflexões sobre o amor são meio recentes, meus relacionamentos anteriores foram todos no esquema tradicional. Por isso eu não posso dizer que tenho todo esse desprendimento nem que estou imune a todos os sentimentos ruins e reações instintivas que enumerei.

Só que, pensando fria e racionalmente sobre felicidade, amor, relacionamento e sexo eu cheguei a essas conclusões e eu gostaria de tentar colocá-las em prática nos meus futuros relacionamentos. Não posso garantir que vou conseguir me educar e sempre controlar os meus sentimentos, mas no que depender da minha vontade eu vou fazer um esforço. Eu não acredito muito em livre-arbítrio (o que é assunto para outro tópico), então minha definição de liberdade é "agir conforme seu melhor julgamento." Por isso, para mim as pessoas não nascem todas livres, as pessoas não são igualmente livres e a liberdade não é algo fácil e nem natural. A liberdade depende da nossa força de vontade, precisamos fazer um grande esforço para alcançá-la. Eu tenho como filosofia de vida buscar viver tão livremente quanto possível, e isso exige lutar contra nossos impulsos irracionais. Sem dúvida que com essas ideias com relação ao amor poderão ser assombradas pelos meus instintos, pelo menos no princípio, mas eu tenho a intenção de brigar contra eles e finalmente me educar para alcançar esse desprendimento.

Offline Kmile

• Nível 15
  • *
« Resposta #16 Online: 14 de Março de 2009, 23:39:59 »
Realmente dever ser difícil colocar em prática o que tu prega. Penso igualmente que esse seria o ideal. Como disse, ainda não alcancei tal grau de desprendimento, mas nunca procurei saber nem fiquei em cima de nenhum namorado (ou companheiro) meu, o que já é um começo ao meu ver. Espero que tu possa pôr em prática um dia. E que relate tua experiência, seria muito interessante.

Para onde mando meu curriculum? Tu te importa que eu já tenha namorado?  :hihi:
Brincadeira...
Mark Twain

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 14 de Março de 2009, 23:45:06 »
Claro que não me importo, aliás, podemos muito bem fazer um relacionamento a três :P
(a propósito, para chocar mais ainda, outro tabu que eu estou disposto a derrubar é o de ser estritamente heterossexual  :hihi: )

Offline Kmile

• Nível 15
  • *
« Resposta #18 Online: 14 de Março de 2009, 23:51:20 »
Realmente tu está disposto a quebrar preconceitos. Admiro muito isso. Mas daí, sobre orientação sexual, dizem que não escolhemos. Que nasce conosco a preferência. Se for assim, pode-se até experimentar, mas não acho que vá gostar. Ou tu pensa que o que vale é sentir prazer, independentemente de com quem?
Mark Twain

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 14 de Março de 2009, 23:55:24 »
Realmente tu está disposto a quebrar preconceitos. Admiro muito isso. Mas daí, sobre orientação sexual, dizem que não escolhemos. Que nasce conosco a preferência. Se for assim, pode-se até experimentar, mas não acho que vá gostar. Ou tu pensa que o que vale é sentir prazer, independentemente de com quem?

Sim, com certeza. A sexualidade não precisa ser tão restritiva, afinal, se gostamos de sexo, por que só valeria ter prazer com um gênero e não com o outro? E essa história de heterossexual x bissexual x homossexual é meio mito. A escala Kinsey reconhece todo um espectro de sexualidades entre os dois extremos... e mesmo assim ainda é simplista.

Offline Kmile

• Nível 15
  • *
« Resposta #20 Online: 15 de Março de 2009, 00:02:18 »
Bem, não posso dizer que isso não me choca um pouco, sendo sincera. Acredito que sexo só por prazer é banalização, tem vários outros fatores que me influenciam ao escolher um parceiro.
Acho também que é mais difícil para os homens quebrarem esse tabu sobre polisexualidade do que para as mulheres.
Nunca senti atração por uma mulher e acho que ficaria muito chocada se acontecesse, mais uma vez repito, espero que eu chegue onde tu quer chegar um dia.
Mark Twain

Offline Diogo_

• Nível 10
  • *
« Resposta #21 Online: 15 de Março de 2009, 00:03:14 »
[2]

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 15 de Março de 2009, 00:07:05 »

Offline Diogo_

• Nível 10
  • *
« Resposta #23 Online: 15 de Março de 2009, 00:17:13 »
[2]

Eu faço meu mundo :)
Ok...
Quando arrumares uma namorada fale pra ela que você não ligaria se ela fizesse sexo com outros (mas fale mesmo, sem parecer "irônico") e não esqueça de apresentá-la pra mim caso ela seja atraente (não esteja acima do peso, tenha +- as proporções ideais de busto/cintura/quadril) e se ela se mostrar um pouco "fria" com você.

Ah...
Deixe todos saberem da sua "condição" também!

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 15 de Março de 2009, 00:23:16 »
Ok...
Quando arrumares uma namorada fale pra ela que você não ligaria se ela fizesse sexo com outros (mas fale mesmo, sem parecer "irônico") e não esqueça de apresentá-la pra mim caso ela seja atraente (não esteja acima do peso, tenha +- as proporções ideais de busto/cintura/quadril) e se ela se mostrar um pouco "fria" com você.

Ah...
Deixe todos saberem da sua "condição" também!

Sim, vou fazer isso. Aliás, meus amigos mais próximos já sabem de minhas ideias. Algo mais?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!