Autor Tópico: A Razão da não existência de Deus  (Lida 49942 vezes)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Re: A Razão da não existência de Deus
« Resposta #500 Online: 15 de Janeiro de 2010, 09:53:06 »
é simplesmente opinativa... :ok:

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #501 Online: 15 de Janeiro de 2010, 13:49:07 »
Gigaview

é simplesmente opinativa... :ok:

:) :) :) :arrow: :ok: :ok: :ok:

Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Berehit

• Nível 05
  • *
« Resposta #502 Online: 19 de Janeiro de 2010, 19:09:15 »
A Razão da inexistência de Deus está nas nossas inclinações e preferências de valor. Quando alguém se aplica em ganhar dinheiro, dizem alguns poucos pensadores, que o deus deste que busca o dinheiro : "é o dinheiro". O que queremos dizer é que o homem tem tremenda necesidade de alinhar-se com as suas declarações, nas  inclinações do que deseja; e assim desenvolve para si a forma de amenizar este conflito. O homem que por inclinação, por dom, burrice, ignorância, ou outro motivo que lhe apontem, busca a espiritualidade, e Deus nesta direção, é buscar o que quer; e assim certamente encontrará para si mesmo. Um homem viverá sem deus, na convicção que não há deus; e o outro com a sua convicção de que há. Entre tantas formas de pensar, faz-se salutar viver a forma que trouxer maiores lucros de vivenciamento e permanência, e relações; a escolha é de cada um. A direção está no grau de seus julgamentos e valores.
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2010, 22:30:03 por Berehit »

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #503 Online: 19 de Janeiro de 2010, 22:50:51 »
O problema é querer empurrar o modo de ilusão visão aos outros.
Não deseje.

Offline Berehit

• Nível 05
  • *
« Resposta #504 Online: 20 de Janeiro de 2010, 16:59:01 »
Toda a proposição que  fazemos está de conformidade tal qual pensamos e entendemos. Não podemos externar o que não pensamos, porque não partimos de um princípio de que um outro alguém que pensa diferente, tem de pensar como pensamos. Assim, só podemos compartilhar de um tema, mas sem pretender que tenham que aceitar. Esta é a razão da não existência de Deus; porque a existência está no existencial de cada um: crê ou descrê!, ou talvez podemos incluir: é cético!; mas não descarta a possibilidade da existência. Como disse Shakespeare: se penso, então vivo!
Abraços N3RD !
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2010, 17:49:47 por Berehit »

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #505 Online: 20 de Janeiro de 2010, 18:27:27 »
Tecla SAP?!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Berehit

• Nível 05
  • *
« Resposta #506 Online: 20 de Janeiro de 2010, 18:44:57 »
A Razão da não existência de Deus
Contini.
A imagem da figura do samurai com a espada nas mãos aponta para agredir ou (também) para defender. Conforme a nossa forma de pensar (alguns dirão positivamente...)...; assim pensemos para : defender o mais necessitado da força do samurai. Se a força for usada com propósito impróprio (injusto), o samurai se torna um inimigo do nosso pensar. Assim também deus, também Deus, e ... fora estamos alheios a nossa própria força (é pouca ou nada). A razão da não existência de Deus é julgarmos sermos suficientes em nós mesmos, mas, isto :pode ser pura presunção.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #507 Online: 20 de Janeiro de 2010, 19:08:32 »
Ok gente, já sei! Don't feed the troll!!!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Berehit

• Nível 05
  • *
« Resposta #508 Online: 21 de Janeiro de 2010, 12:06:34 »
Reabrindo...
A Razão da não existência de Deus.
O colega da estrela David Meller – Fausto El Dikaios, abriu em em 16 de Mar 2009 ao Fórum com palavras equilibradas, para conduzir às apreciações e debates; mas a postura geral do grupo firmada em postura fechada passou a ridicularizar como se observa em toda a leitura a respeito da posição do Sr. Dikaios e do grupo (sem nome em identificação porque falam num só diapasão).

Seguiu...:
ZACK
a engrenagem do amor
'... vi a circulação do meu sangue escuro, vi a engrenagem do amor e a transformação da morte, vii o Aleph de todos os pontos, vi no Aleph a Terra, e na Terra outra vez o Aleph e no Aleph a Terra, vi meu rosto e minhas vísceras, vi teu rosto e senti vertigem e chorei porque meus olhos tinham visto aquele objeto secreto e conjectural cujo nome os homens conhecem mas, que nenhum homem contemplou: o inconcebível universo." Jorge Luis Borges

PROMETHEUS
O profundo tédio, que como névoa silenciosa desliza para cá e para lá nos abismos da
existência, nivela todas as coisas, os homens e a gente mesmo com elas, numa
estranha indiferença. Esse tédio manifesta o ente em sua totalidade.(Heidegger)

A angústia manifesta o nada.(Heidegger)
Diz Dikaios:
Eu não estou a usar bíblia e acho que nem vou precisar

Fernando Silva
"Se fosse possível debater racionalmente com pessoas religiosas, não haveria mais pessoas religiosas"

"O problema de se debater com pessoas religiosas é que estamos dando a seus argumentos uma legitimidade que eles não têm. Estamos igualando a validade de suas alegações à validade de argumentos racionais".

ANNE – 18 MAR 2009
• Jesus prometeu grande recompensa para todos aqueles que largarem sua família (até mesmo a mulher, com filhos) em seu nome (Mateus 19:29).

• Jesus diz muito claramente que para ser seu discípulo tem que aborrecer seu pai, sua mãe, sua esposa, seus filhos, seus irmãos e suas irmãs (Lucas 14:26).

O sentido revelado aos filhos do Alto é :
Preliminar : o conceito ou sentido de geração, quando se trata dos valores do espírito do homem,  traduz-se em síntese a duas gerações que procedem das palavras, de pensamentos, que procedem de um e de outro em diferenças; assim os debatedores ateus, os ateus mesmos, ou os céticos, são gerados das palavras que eles mesmos manifestam e recebem ou endossam: no engano dos outros no mesmo estado. Cada ateu funciona como parte desta família de ateus, e assim É Quem diz e afirma a AUTORIDADE do texto apresentado como base de reflexão: “O ateu que não abandonar a sua família espiritual de ateus, o seu pai, mãe, irmãos e irmãs, que são todos ateus (não é o pai natural), não pode ser meu discípulo...Mas, aquele que abandonar ..., se faz nova criatura (pessoa, homem, mulher, pai, mãe, irmãos, irmãs...) e deixou (foi liberto da opressão e do engano, do erro...) de estar ateu; passou a fazer parte de nova família. – Assim também, no mesmo sentido, reitera em AUTORIDADE no texto abaixo:
• Jesus declara: "Porque vim separar ao homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra; E os inimigos do homem serão os seus mesmos domésticos" (Mateus 10:35-36). Esta passagem não indica uma atitude a favor da família por parte de Jesus.
...os seus mesmos domésticos: significa que estão morando na sua casa (nele mesmo), no seu interior e mente, e assim reagem.

Trechos incabíveis ?:
GÊNESIS 1:29 Todas as plantas com semente, todas as árvores em que há fruto que dá semente servirão de alimento para o homem (e as plantas venenosas com semente?)
Aqui também falta o entendimento, em AUTORIDADE: Os homens, consta de Gênesis que foram criados por ordem (de lei) dO Criador . E assim como todo o fruto é usado como alimento, o homem comerá do fruto bom e também comerá do fruto mau.
A palavra dos debatedores do Sr. Dikaios, prova que se alimentam e oferecem frutos das plantas venenosas.

GÊNESIS 4:17 Caim constrói e povoa uma cidade em duas gerações apenas.
Aqui também falta o entendimento, em AUTORIDADE: O que afirma, porque é lei dO Eterno, que em duas gerações o fruto que damos a estas comerem (segundo nosso testemunho e palavras e imagens) se corromperá (a cidade impõe a figura do coletivo).

GÊNESIS 6:4 Gigantes na Terra.
Aqui também falta o entendimento, em AUTORIDADE: Ao soberbo, ao alto monte, ao que exaltar eu abaterei ! Assim diz O Eterno (Lei!É )

Assim porque diz: “Yeshua sendo deus, não usurpou o ser igual a Deus; razão pela qual Deus o exaltou acima de todo o nome, seja no presente século seja nos vindouros, e todo o joelho se dobrará  e toda a língua confessará que Ele... (YesMashyiach e tudo o que foi declarado, há dois mil anos; e ainda hoje, a declaração não caiu por terra...e não cairá!  Tu! Tu mesmo, que te declaras ateu, festeja o Natal e, a festa alcança a todos na terra independente de ti. Eu estou como um pobre pensador, observo tudo..., e fico pasmo...e me pergunto : Como pode ser isto?
Pergunte para ti mesmo, porque as tuas respostas como bons frutos tem de proceder de ti mesmo, aqui(em ti) do teu interior e só do teu) é O Senhor para glória de Deus Pai” – Estas palavras foram escritas pelo Apóstolo Paulo quando conheceu ao  poderá dizer por ti.
O mais tudo é presunção de homens se sustentando em homens, dando suporte a homens para se justificarem em si mesmos e nas suas ilusões..., e debaterem, e debaterem... sem ter foco ou propósito para tal.

Endossamos o Sr. Dikaios da sua boa disposição para o impossível: debater honestamente... e propomos conclamar quem honestamente queira debater para dar suporte ao bom debate. O atleta que lutar ou correr fora das leis (regras) não poderá receber honra.

« Última modificação: 21 de Janeiro de 2010, 12:59:18 por Berehit »

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #509 Online: 21 de Janeiro de 2010, 13:28:34 »
Tecla SAP?!

Ok gente, já sei! Don't feed the troll!!!

kakakak  :histeria: :histeria: :histeria:

Esquenta não camarada!

Ainda bem que tá tudo aí registradinho, porque só contando ninguém acreditaria.

Incrível!
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Berehit

• Nível 05
  • *
« Resposta #510 Online: 21 de Janeiro de 2010, 14:18:33 »
Com a manifestação comum e orquestrada do Contini, com outros, siguimos para aguardar o retorno do Fausto el Diakarios e outros como ele, para reabrir o fórum : Título: O porque da inexistência de Deus; e dar continuidade aos sócios que se interessem de fato em questionar do Título: O porque da inexistência de Deus.
Aos possíveis “colegas” que não estão interessados em verdade, nos temas propostos, nos damos o direito (como diz o Contini) de não lê-los e nem lhes dar ouvidos. Como do exemplo de: uma roda de pessoas chamadas a se reúnirem (com um propósito; como se de fato fosse...) para entre si, se tratarem de um assunto, mas, que buscam... o tumultuar, e fazem uso deles mesmos, deste argumento: “este quer tumultuar”.
Não há como debater: do porque da inexistência de Deus; já está evidente a prova: “não há!”-prova?) 

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #511 Online: 21 de Janeiro de 2010, 15:52:08 »
Ok, o Fausto comprovou ser um proselitista e não estava interessado em dialogar, apenas em empurrar sua visão limitada do mundo para os outros. Se ele foi ridicularizado foi porque ele mesmo se colocava em posição ridícula com sua falta de argumentação e visão extreita.

E numa boa, só um conselho, se voce continuar com essa postura proselitista existe uma boa chance de o mesmo ocorrer contigo...

Offline Berehit

• Nível 05
  • *
« Resposta #512 Online: 22 de Janeiro de 2010, 00:10:13 »
Será que não li as regras do "Clube Cético" direito? Será que havia uma cláusula lá que dizia: "Se não pensar como nós pensamos, será banido." ou "Todo aquele que tiver aptidão para desenvolver um pensamento próprio, será banido." ou "Todo aquele que não for igual a nós, levará cartão amarelo caso se oponha a algum dos nossos; mas os nossos podem debochar de todo aquele que não é seguidor do Clube Cético, livre do ônus da punição." Até agora não vi ninguém argumentar nada. Eu exponho uma idéia, e ninguém consegue sequer entender a idéia, muito menos argumentar expondo uma contra-idéia. Realmente aqui encontram-se pensadores? Onde eles estão? Tem alguma sala especial neste Clube onde se fazem apostas maiores? Ou só ficam nesse joguinho valendo míseros centavos? É só: "o cara tá de proselitismo", ou "o cara tá de trollismo". Se eu postar aqui o pensamento: "Pode um cego guiar outro cego? Não cairão ambos no barranco?"; por favor, tentem debater o assunto inteligentemente, com argumentos próprios, nem que sejam argumentos "tolos" frente aos julgamentos de escárnio do Clube; mas tentem desenvolver um raciocínio que confronte o pensamento, sem medo do julgamento do grupo. É muito mais edificante fazer isso do que simplesmente dizer: "Moderador, olha ali, o cara citou uma frase de Jesus, o cara tá de proselitismo religioso. Tem que banir esse cara." ou "Don`t feed the trolls." Por isso, cada vez mais tenho certeza que falta boa vontade aqui, para entender ou para desenvolver uma idéia diferente daquele lero-lero de sempre. É só um cola copia do outro. Se ainda fosse um cola copia de pensamentos edificantes; mas uma grande parte é só tiração de sarro. Por isso manifestei motivação de expor ao público a idade dos foristas. Pois sinceramente não gostaria mais de perder meu tempo respondendo a garotos de 9 anos, sobre assuntos pertinentes a um homem adulto.
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2010, 02:14:06 por Berehit »

Offline CTHULHUZINHO

• Nível 10
  • *
  • O R'lyeh!
« Resposta #513 Online: 22 de Janeiro de 2010, 09:53:26 »
o objetivo do tópico:
Shalom Aleichem

Bom pretendo saber o que vos leva a não crer em Deus. Porque li um certo livro de um certo ateu que esta na casa do 70 anos, e em debate ele disse que uma das razões que o levou a deixar de crer em Deus foi porque o seu filho foi morto com um tiro no meu da testa.

Nesse sentido, postem as vossas razões. E veremos a lógica das mesmas.
Então berehit, porque você não crê em deus? :hihi:
ps.: bate não tio :biglol:
Ph'nglui mglw'nafh Cthulhu R'lyeh wgah'nagl fhtagn!

Offline Berehit

• Nível 05
  • *
« Resposta #514 Online: 22 de Janeiro de 2010, 14:25:17 »
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2010, 15:01:19 por FZapp »

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #515 Online: 22 de Janeiro de 2010, 23:15:59 »
 :shock:
Não deseje.

Offline CTHULHUZINHO

• Nível 10
  • *
  • O R'lyeh!
« Resposta #516 Online: 22 de Janeiro de 2010, 23:33:10 »
 :histeria:
:shock:
Não se assusta não, é daí pra pior... :hihi:

Offline Egisto

• Nível 02
  • *
« Resposta #517 Online: 01 de Fevereiro de 2010, 17:19:35 »
Estou achando que isso está virando uma discussão sem objetivo. Degenerando numa troca de tapas com luvas de pelica. Mas vou tentar pincelar algumas coisas que percebi...

A questão de ser brasileiro ou não pode ser interessante se pensarmos no que Stuart Hall fala a respeito das comunidades imaginadas, o que inclui a nação. Uma nação é uma comunidade imaginada como soberana e limitada. Assim, não há nada palpável que associe todos os seres que se dizem brasileiros. Não há evidência tangível de que existe realmente algo de comum entre eles, a não ser o fato de que eles se imaginam como pertencentes a uma mesma nação. Ter certeza de que é brasileiro é uma questão de crer na existência dessa comunidade imaginada. É uma questão de fé (no sentido usual da palavra, de uma crença sem evidência).

Por outro lado, ficar insistindo em um mesmo ponto não é discutir, é tão-somente repetição desnecessária... Assim, eis minhas questões tanto para os ateus como para os que creem em Deus:

1- Sua crença é realmente baseada em evidências? Digo, você acredita em Deus por que lhe ensinaram assim ou está convencido de sua existência? Se não acredita, sua crença está baseada nas condições do mundo (violência, sofrimento...) que, na verdade, são causadas pela ação do próprio homem?

2- Já analisou os argumentos em oposição à sua crença? Por exemplo, a complexidade e a evidência de projeto inteligente no cérebro ou no universo? Ou já se perguntou: se Deus existe e se importa conosco, por que permitiria o sofrimento?

3- Está disposto a analisar tudo com mente aberta, disposto a dar o braço a torcer se comprovar que estava errado e disposto a argumentar de verdade em favor daquilo que comprovar através de evidências sólidas?

Lembrando que isso vale tanto para os que acreditam como para os que não acreditam na existência de Deus. Talvez depois dessa análise fria alguns estejam propensos a argumentar ao invés de apenas atacar desrespeitosamente a fé alheia (agora falo da fé no sentido de uma demonstração evidente de realidades, isto é, crença baseada em evidências).
Egisto Dias

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #518 Online: 01 de Fevereiro de 2010, 22:09:24 »
1- Sua crença é realmente baseada em evidências? Digo, você acredita em Deus por que lhe ensinaram assim ou está convencido de sua existência? Se não acredita, sua crença está baseada nas condições do mundo (violência, sofrimento...) que, na verdade, são causadas pela ação do próprio homem?

estava indo bem... mas como é a crença de quem não acredita?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline CTHULHUZINHO

• Nível 10
  • *
  • O R'lyeh!
« Resposta #519 Online: 02 de Fevereiro de 2010, 12:56:03 »
Estou achando que isso está virando uma discussão sem objetivo. Degenerando numa troca de tapas com luvas de pelica. Mas vou tentar pincelar algumas coisas que percebi...

A questão de ser brasileiro ou não pode ser interessante se pensarmos no que Stuart Hall fala a respeito das comunidades imaginadas, o que inclui a nação. Uma nação é uma comunidade imaginada como soberana e limitada. Assim, não há nada palpável que associe todos os seres que se dizem brasileiros.
há sim, somos mais similares geneticamente entre nós(brasileiros) do que com outros grupos humanos(estrangeiros)
Não há evidência tangível de que existe realmente algo de comum entre eles, a não ser o fato de que eles se imaginam como pertencentes a uma mesma nação.
vide acima
Ter certeza de que é brasileiro é uma questão de crer na existência dessa comunidade imaginada. É uma questão de fé (no sentido usual da palavra, de uma crença sem evidência).

Por outro lado, ficar insistindo em um mesmo ponto não é discutir, é tão-somente repetição desnecessária... Assim, eis minhas questões tanto para os ateus como para os que creem em Deus:

1- Sua crença
ja começou errado, ateu não tem crença em deuses...
é realmente baseada em evidências? Digo, você acredita em Deus por que lhe ensinaram assim ou está convencido de sua existência? Se não acredita, sua crença
insistente, mas inútil, ateus continuam não tendo crença em deuses, apesar de poderem crer em outras coisas como fadas, alienigenas e etc.
está baseada nas condições do mundo (violência, sofrimento...) que, na verdade, são causadas pela ação do próprio homem?

2- Já analisou os argumentos em oposição à sua crença? Por exemplo, a complexidade e a evidência de projeto inteligente no cérebro ou no universo?
essa, seria para os ateus mas, nunca me canso de dizer, ateus não tem crença de que não existam deuses, ateus simplesmente não creem em deus nenhum, cada um deles(os ateus) por seus proprios motivos.
Ou já se perguntou: se Deus existe e se importa conosco, por que permitiria o sofrimento?

3- Está disposto a analisar tudo com mente aberta, disposto a dar o braço a torcer se comprovar que estava errado e disposto a argumentar de verdade em favor daquilo que comprovar através de evidências sólidas?

Lembrando que isso vale tanto para os que acreditam como para os que não acreditam na existência de Deus.
na verdade não vale porque você parte da premissa que ateus creem que não existam deuses e isso não se aplica. Não cremos em deuses, só isso.
Talvez depois dessa análise fria alguns estejam propensos a argumentar ao invés de apenas atacar desrespeitosamente a fé alheia (agora falo da fé no sentido de uma demonstração evidente de realidades, isto é, crença baseada em evidências).

Offline Egisto

• Nível 02
  • *
« Resposta #520 Online: 02 de Fevereiro de 2010, 16:03:49 »
As mesmas perguntas são válidas se você substituir "crença" por "descrença".
Colabore...
Egisto Dias

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #521 Online: 02 de Fevereiro de 2010, 18:33:17 »
Egisto

Estou achando que isso está virando uma discussão sem objetivo. Degenerando numa troca de tapas com luvas de pelica.

Caro Egisto: A sua pontaria é perfeita. :ok:

Mas vou tentar pincelar algumas coisas que percebi...

Faça o favor de pincelar. :)

A questão de ser brasileiro ou não pode ser interessante se pensarmos no que Stuart Hall fala a respeito das comunidades imaginadas, o que inclui a nação. Uma nação é uma comunidade imaginada como soberana e limitada. Assim, não há nada palpável que associe todos os seres que se dizem brasileiros. Não há evidência tangível de que existe realmente algo de comum entre eles, a não ser o fato de que eles se imaginam como pertencentes a uma mesma nação. Ter certeza de que é brasileiro é uma questão de crer na existência dessa comunidade imaginada. É uma questão de fé (no sentido usual da palavra, de uma crença sem evidência).

A meu ver - uma pátria - já por si é uma divindade.

Quanto a isso, parece-me perfeitamente acertada a sua opinião. :!:

Pelo meu lado só passei verdadeiramente a acreditar em "deus", depois de deixar de acreditar em "deus". Isto é: só depois de aprender a exercitar o "espírito" crítico mais ou menos filosófico, que começou quando li pela primeira vez, a "A apologia de Sócrates".

2- Já analisou os argumentos em oposição à sua crença? Por exemplo, a complexidade e a evidência de projeto inteligente no cérebro ou no universo? Ou já se perguntou: se Deus existe e se importa conosco, por que permitiria o sofrimento?

Sem dúvida que sim: Foi para isso, que me atrevi a enfrentar intelectualmente o clube "céptico".

Não deixei de acreditar em "deus", mas desprendi-me dos "catecismos sagrados" da infãncia, adolescência e juventude; nomeadamente, os de influência "Abraãmica". :)

Lembrando que isso vale tanto para os que acreditam como para os que não acreditam na existência de Deus. Talvez depois dessa análise fria alguns estejam propensos a argumentar ao invés de apenas atacar desrespeitosamente a fé alheia (agora falo da fé no sentido de uma demonstração evidente de realidades, isto é, crença baseada em evidências).

Aqui neste fórum, parece-me que existem muitíssimo poucas pessoas, interessadas em tentar encontrar alguém que os convença pela argumentação, mais ou menos filosófica.  :arrow: :idea:
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Egisto

• Nível 02
  • *
« Resposta #522 Online: 03 de Fevereiro de 2010, 01:47:17 »
há sim, somos mais similares geneticamente entre nós(brasileiros) do que com outros grupos humanos(estrangeiros)

CTHULHUZINHO,
Aqui você se engana de novo. As semelhanças genéticas entre dois seres de raças distintas é maior do que a semelhança entre dois seres da mesma raça. Isso já foi verificado cientificamente. E olhe que nem estou levando em conta a (im)possibilidade de se falar em uma raça "brasileira". Se não é o conceito de raça o que você tem em mente aqui, por favor esclareça. Pois essa é a única leitura que pude fazer, dado que uma nação não é genética, mas uma raça supostamente seria.

Só não venha me dizer que você não supõe a nação como uma comunidade completamente inventada. Seria muita ingenuidade. Basta estudar um pouco de história do pra perceber. É claro que ela é real, mas é uma realidade completamente inventada e baseada no imaginário de que todos os indivíduos fazem parte de uma mesma comunidade.
Egisto Dias

Offline diego_h

• Nível 10
  • *
« Resposta #523 Online: 03 de Fevereiro de 2010, 23:16:56 »

(agora falo da fé no sentido de uma demonstração evidente de realidades, isto é, crença baseada em evidências).

Isso é uma contradição em si. A partir do momento em que se tem avidências não se trata de crença e sim de conhecimento.
Equipe: Gracie Barra BH SM - Professor: Mucio Maia

"É amplamente aceito que a passagem de politeismo para monoteismo é uma evolução da especie...
falta agora aceitar que subtraindo mais um deus esta evolução alcançará seu máximo ..."

“Uma visita ao hospício mostra que a fé não prova nada.” Friedrich Nietzsche

“Se lhe ensinassem que os elfos causam a chuva, toda vez que chovesse, você veria a prova dos elfos.” Ariex

Offline CTHULHUZINHO

• Nível 10
  • *
  • O R'lyeh!
« Resposta #524 Online: 04 de Fevereiro de 2010, 10:30:06 »
As mesmas perguntas são válidas se você substituir "crença" por "descrença".
Colabore...
Na verdade não. Você se esquece que o conceito do ateismo é auxência de crença em deuses. Entenda o que eu quero dizer: o ateísmo não supõe ou prevê crença em nada, o conceito do ateísmo é a descrença em deuses. Descrença em deuses é a auxência de crença em deuses. Um ateu pode ter suas crenças (fadas, unicornios, pseudociências como homeopatia, etc) mas não pode crer em deuses, senão não é ateu. Entendeu? o que faz do ateu um ateu é simplesmente a descrença em deuses. Só isso. O conceito de crença na não existência é falho, o que ocorre é que por uma razão ou outra um ateu não crê. Crer como todo ato requer esforço, não crer como todo não ato (não fazer algo) não requer esforço. Descrer não é uma ação, descrer é tão somente não exercitar a crença. Então não dá pra simplesmente trocar crença por descrença. São totalmente diferentes uma da outra.

CTHULHUZINHO,
Aqui você se engana de novo. As semelhanças genéticas entre dois seres de raças distintas é maior do que a semelhança entre dois seres da mesma raça. Isso já foi verificado cientificamente. E olhe que nem estou levando em conta a (im)possibilidade de se falar em uma raça "brasileira". Se não é o conceito de raça o que você tem em mente aqui, por favor esclareça. Pois essa é a única leitura que pude fazer, dado que uma nação não é genética, mas uma raça supostamente seria.

Só não venha me dizer que você não supõe a nação como uma comunidade completamente inventada. Seria muita ingenuidade. Basta estudar um pouco de história do pra perceber. É claro que ela é real, mas é uma realidade completamente inventada e baseada no imaginário de que todos os indivíduos fazem parte de uma mesma comunidade.
Você havia dito:
Não há evidência tangível de que existe realmente algo de comum entre eles, a não ser o fato de que eles se imaginam como pertencentes a uma mesma nação.
Então eu falei que sim, há algo de comum. Num grupo onde há mais troca de genes entre sí do que com estrangeiros, haverá mais correlação de genes entre dois do mesmo grupo geograficamente falando do que entre dois sendo cada um de um grupo geograficamente distinto, certo? E há mais troca de genes entre brasileiros e brasileiros (afinal nosso povo não é nomade) do que entre brasileiros e estrangeiros.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!