Agnóstico.......................................................
Re: A Razão da não existência de Deus
.......................................................
O Lusitano não tem o mínimo compromisso com a comunicação e o bem pensar.
Mesmo assim, acredito que está a exagerar, com todos os dentes que tem na sua boca.Para ele "deus", é a Natureza e precisa de ser louvada!
Essa parte, é produto da sua genial imaginação. Eu refiro-me à parte de precisar de ser louvada.
Todavia pessoalmente -
- Louvo as musas e as deusas, principalmente
Mas também a restante Humanidade; o sol, as montanhas, as florestas, os rios, os mares, as estrelas, etc. Sim de facto, amo a Natureza...
Mas não é, porque me pareça que Ela necessita de ser louvada.
É apenas uma espontaneadade natural minha, tal como amo a beleza e a vida. Deve ser um instinto, mais ou menos intuitivo.
Se fosse parar por aí, poderíamos ver um caso de panteísmo poético, algo como a posição de einstein,
Bem - pelo menos é consolador.
e seria apenas uma besteira que gera confusão e atrapalha nossa capacidade de comunicação,
Se você o diz... De qualquer modo você é que é o perito em comunicação.
já que o conceito de deus é pessoal, ele existe, pensa, interage, etc.., ao menos para a maioria das bilhões de pessoas religiosas no mundo.
Se os seus números estiverem exactos, não há dúvida que é muitíssima gente.
E ainda neste caso, a palavra natureza expressa melhor seu conteúdo do que 'deus', e deus não expressa o mesmo conteúdo do que natureza.
"Não duvido de maneira nenhuma", do seu conhecimento linguístico, poético, místico, teológico, filosófico, artístico e científico.
Então, Lusitano aqui está apenas prestando um mal serviço a capacidade de comunicação do mundo.
Só que a coisa continua , e piora. A partir do raciocínio acima, ele começa a colocar atributos na natureza para chegar próximo o que normalmente se espera de deus. A natureza seria pensante porque há componentes dela que são pensantes. E por isso, o universo pensa.
Deus existe, deus é a natureza, você é natureza, então você é deus.
Concerteza Mas você também sem me esquecer de incluir a restante Humanidade.
Aí o fluxo de conclusões o coloca em uma posição absurda. Você, ser humano, é divino.
E eu pergunto -
o que é que esse facto - tem de anormal, imoral, anti-ético e inestético? Viola porventura as leis da Natureza?
O que seria ser divino dentro de um contexto panteísta?
Existente, mineral, vivo, vegetal, animal, consciente, inteligente, belo, sexi, criativo, intencional, ético, moral, sociável, um Génio, enfim um ser humano natural.
Apenas uma expressão da admiração para a natureza, uma licença poética.
Também serve
Mais uma vez, podemos prescindir desta palavra,
Talvez você e muitíssimas outras pessoas possam e até mesmo eu, por vezes, mas como você confirmou, biliões doutras não...
mas o Lusitano quer piorar as coisas, ele quer provar que, por sermos divino, tudo o que imaginamos é real,
Caríssimo:
duvido fortemente -
do que você aqui diz - seja mesmo assim, que eu costumo dizer.
No máximo - digo que a imaginação é real - não tudo o que você imagina.
Claro, que imensas coisas, só acontecem mesmo dentro da sua mente, ou da minha... E outras, muitas vezes até, dependendo do génio e talento inventivo, de algum engenheiro, da espécie do "professor Pardal", tipo Tomás Alva Edison, ou Santos Dumont, por exemplo, através dos seus conhecimentos técnicos, conseguem produzir maravilhas "inacreditáveis", tais como a sétima arte, a internet e a capacidade de voar na atmosfera e estratosfera, assim como navegar entre os planetas e as estrelas. Etc.
sendo realidade algo que ele deseja que seja, ainda que desprovido de senso prático.
Camarada, sinceramente - parece-me - que você está incorrendo, num tremendíssimo paralogismo
Ele não vê diferença entre um racional que é válido apenas dentro de sua própria mente com algo que possa ser comunicado para fora dela, gerando entendimento para outras pessoas.
Hum... -
meu caro - Mais uma vez, vejo-me obrigado a discordar da sua opinião.
Parece-me evidente, que a minha concepção divina, não lhe agrada.
Todavia, estou de acordo, que você é um "formidável" comunicador Estou em crer, que percebi razovelmente bem, a sua extraordinária exposição...