Bem, desde o começo aqui estamos discutindo a coisa por lá. Não me vi defendendo a instauração no Brasil da monarquia, então não saquei esse seu "aí você propõe oficializar e reconhecer alguns bem-nascidos como incomuns".
E desde o começo do tópico também, existe uma concordância de que a família real britânica não possui nenhum poder político prático, são só uma tradição que é mantida. O poder político deles é de influenciar na mesma medida em que ex-presidentes e celebridades no Brasil possuem.
E até onde me lembro, a família imperial brasileira já recebe muita grana dos impostos em Petrópolis. Não vejo como é tão diferente do dinheiro que a rainha recebe e nem sei se os custos são tão diferentes já que lá pelo menos eles têm uma função, por mais decorativa que seja.
E se ele esteve ou não de fato em perigo em algum momento, já disse, não interessa. O negócio é que lá a função deles é essa, decoração e simbolismo. E eles cumprem muito bem essa função.
Acho que a gente tem envergadura moral zero pra dar pitado sobre como eles gastam a grana deles enquanto nós sustentamos os nossos reizinhos aqui, muito mais numerosos e muito mais caros, com benefícios vitalícios para toda a família, amigos, cunhados e papagaios e que têm preocupação zero com a opinião pública.
A gente perdeu foi a vergonha na cara mesmo...