A antiga divisão entre Clero, Nobreza, e Povo não era uma questão de melhor ou pior ser humano, mas sim de função social diferente...
Abaixo a monocracia (a verdadeira monarquia) em que um homem tem só por si um poder enorme... e que é um produto tanto das repúblicas como das monarquias absolutas.
Viva a atual "monarquia" dos países civilizados pois ela é a melhor garantia contra as monocracias tirânicas e os poderes de um só homem, mesmo quando ele aparenta ter sido eleito democraticamente...
Neste sentido, as modernas "monarquias" ocidentais são uma melhor garantia da liberdade do que repúblicas onde, por vezes, se elegem autênticos tiranetes com a desculpa do voto.
E quando a origem da "monarquia" é efetivamente muito antiga (caso inglês) então o Rei é também um símbolo vivo da História nacional. Os cidadãos vêem nela "a Pátria em forma humana" como não seria possível ver num presidente da república com origem nos partidos e nas lutas e divisões partidárias.
O rei é um homem como os outros; uma bandeira nacional é um pano como os outros; um hino nacional é uma música como as outras... mas ao mesmo tempo são muito mais para o respetivo povo.