Eu gosto da ideia de sorteios principalmente por dois motivos:
- Realmente proporciona chances iguais para todos os cidadãos, diferente do sistema por voto que favorece quem tem mais dinheiro ou quem consegue mais dinheiro fazendo treta com empresas privadas para financiar suas campanhas. No fim das contas campanha eleitoral vira uma guerra de propaganda e se escolhe quem tem melhor marketing ou carisma, não necessariamente (eu diria quase nunca, na verdade) quem tem as melhores ideias. O sistema por sorteio anula o poder do dinheiro e do marketing completamente, ainda que também não garanta que os melhores vençam, a não ser, talvez, se você fizer testes muito rigorosos para permitir que alguém seja candidato. E como o sorteio não vê cor, sexo ou religião, todos os setores da sociedade estariam representados proporcionalmente a seu tamanho na sociedade.
- Extingue a casta dos políticos profissionais. Por que políticos roubam? Não é só porque gostam de dinheiro, é porque eleições são caras e eles precisam ir juntando para a próxima. Eles roubam para continuar no poder e continuam no poder para continuar roubando. Políticos também roubam para beneficiar empresas que lhe deram apoio durante a campanha, aquela empreiteira ou aquela empresa de cigarros não lhe deram dinheiro por acreditarem que ele tem as melhores propostas... Mesmo o financiamento público não evitaria esse tipo de coisa, você conhece o famoso caixa 2, né? Parlamentares escolhidos por sorteio não teriam por que se preocupar com reeleição, sendo que ela dependeria da sorte apenas. Como eles não teriam expectativa de continuar no poder após cumprirem seu mandato, eles poderiam inclusive votar medidas impopulares, que os parlamentares atuais têm medo de votar porque pode prejudicá-los nas eleições, por exemplo, os parlamentares poderiam dizer o que realmente pensam sobre aborto e casamento gay, sem se preocupar com o que os eleitores religiosos vão pensar sobre isso. Eles podem votar reformas da previdência e trabalhista, sem se preocupar com os sindicatos o boicotarem na próxima eleição.
Para contrabalançar a câmara escolhida por sorteio, o senado poderia continuar sendo escolhido por voto. Já diminuíriamos bastante o número de parasitas profissionais.