Vou arriscar crer que posso contribuir além de só concordar com o colega Sergiomgbr na questão do que seja doutrinar, fazendo notar que quando se doutrina se incute uma ideia, não mero conhecimento objetivo ...
Isso é algo praticamente inexistente, pois a maioria esmagadora do conhecimento científico significativo depende de elaboradas teorias as quais são submetidas a longos e elaborados julgamentos por comunidades de especialistas, e além disso normalmente dependem de uma escolha filosófica na sua base, a ideia simplória e de senso comum relativa à alguma suposta objetividade (que independa de elaborados processos de raciocínio e de elaboradas teorias) normalmente é uma ideia errada ( só para exemplificar: a partir desta visão simplória muita gente confunde coisas como teoria da gravitação, e o fenômeno gravidade, com o simplório fenômeno de queda livre).
mas uma ideia que com toda probalilidade a pessoa doutrinada jamais adotaria por si mesma espontaneamente ou em outras circunstâncias,
Praticamente quase todo conhecimento ensinado no EM e nas instituições de nível superior jamais seriam adotados por si mesmos espontaneamente .
Apenas para dar alguns exemplos (mas é fácil pensar em outros):
1) Teoria da Evolução;
2) Mecânica de Newton;
3) Cálculo diferencial e integral;
4) Distribuição eletrônica dos elétrons nas camadas atômicas;
5) Existência de micróbios;
6) Relatividade Especial e Geral.
7) Estratégias e táticas de combate na guerra moderna.
O conhecimento de tais coisas se dá por processos de doutrinação filosófica e científica (= processos de ensino).