Autor Tópico: Escola Sem Partido, Estado e Homeschooling  (Lida 14660 vezes)

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Offline Sergiomgbr

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Re:Escola Sem Partido, Estado e Homeschooling
« Resposta #350 Online: 03 de Dezembro de 2018, 13:30:13 »


Doutrinar é simplesmente ensinar,  instruir em um corpo de conhecimentos. É simplesmente isso.



dou·tri·nar - Conjugar

(doutrina + -ar)
verbo transitivo

1. Instruir em uma doutrina. = ENSINAR

2. Instruir nos princípios de alguma doutrina ou .ideia. = CATEQUIZAR


"Doutrinar", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/Doutrinar [consultado em 03-12-2018].
Ensinar não é doutrinar, mas disseminar conhecimento. Doutrinar também é propagar conhecimento, mas dentro de um método ou cânone específico, visando um fim específico.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline JJ

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Re:Escola Sem Partido, Estado e Homeschooling
« Resposta #351 Online: 03 de Dezembro de 2018, 13:40:31 »

Segundo o sergiomgbr o Exército pratica xaveco com os alunos nas escolas militares.


 :biglol:
Isso! A intenção é a mesma, o que muda é o contexto.

Citar
Xaveco é um substantivo usado maioritariamente como gíria, indicando uma conversa para conquistar outra pessoa. É, assim, sinônimo de cantada, galanteio, sedução, conversa, papo e lábia, entre outros.
https://duvidas.dicio.com.br/xaveco-ou-chaveco/


Sedução é o ato de seduzir, induzir, convencer alguém a mudar sua opinião ou fazê-lo adotar um comportamento específico de acordo com a vontade daquele que seduz. https://edukavita.blogspot.com/2013/01/conceitos-e-definicao-de-seducao.html


No exército o significado de doutrinação é o de já uma pós sedução, ou xaveco, uma vez que o membro é já adepto, quando o xaveco ou a sedução seguem agora como o teor de doutrinação propriamente dito para o militante.

Na doutrinação religiosa acontece o mesmo. O proselitismo, ou doutrinação de religiosos nada mais é que uma forma de propaganda visando persuadir, seduzir, xavecar um incauto, e quando esse se torna adepto continua sendo doutrinado com o cânone e liturgia religiosa.





Pois é,  o Exército  tem que ser devidamente enquadrado e adequado ao ESP. Pois, praticam doutrinação na maior cara dura, nem fazem questão de disfarçar.


 :biglol:



Offline Sergiomgbr

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Re:Escola Sem Partido, Estado e Homeschooling
« Resposta #352 Online: 03 de Dezembro de 2018, 14:33:13 »

Segundo o sergiomgbr o Exército pratica xaveco com os alunos nas escolas militares.


 :biglol:
Isso! A intenção é a mesma, o que muda é o contexto.

Citar
Xaveco é um substantivo usado maioritariamente como gíria, indicando uma conversa para conquistar outra pessoa. É, assim, sinônimo de cantada, galanteio, sedução, conversa, papo e lábia, entre outros.
https://duvidas.dicio.com.br/xaveco-ou-chaveco/


Sedução é o ato de seduzir, induzir, convencer alguém a mudar sua opinião ou fazê-lo adotar um comportamento específico de acordo com a vontade daquele que seduz. https://edukavita.blogspot.com/2013/01/conceitos-e-definicao-de-seducao.html


No exército o significado de doutrinação é o de já uma pós sedução, ou xaveco, uma vez que o membro é já adepto, quando o xaveco ou a sedução seguem agora como o teor de doutrinação propriamente dito para o militante.

Na doutrinação religiosa acontece o mesmo. O proselitismo, ou doutrinação de religiosos nada mais é que uma forma de propaganda visando persuadir, seduzir, xavecar um incauto, e quando esse se torna adepto continua sendo doutrinado com o cânone e liturgia religiosa.





Pois é,  o Exército  tem que ser devidamente enquadrado e adequado ao ESP. Pois, praticam doutrinação na maior cara dura, nem fazem questão de disfarçar.


 :biglol:
Não, não fazem. A doutrinação nas Forças Armadas é institucional, axiomaticamente não ideológica. O adepto de uma instituição não é objeto de doutrinação, esta ocorre meramente pelas demandas da instituição.
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Offline JJ

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Re:Escola Sem Partido, Estado e Homeschooling
« Resposta #353 Online: 03 de Dezembro de 2018, 15:33:55 »

A doutrinação nas Forças Armadas é institucional, axiomaticamente não ideológica. O adepto de uma instituição não é objeto de doutrinação, esta ocorre meramente pelas demandas da instituição.


A doutrinação nas Forças Armadas não é ideológica.  Generais não tem ideologias. 

Piada boa, gostei.    :ok:

Offline JJ

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Re:Escola Sem Partido, Estado e Homeschooling
« Resposta #354 Online: 03 de Dezembro de 2018, 15:36:14 »


Talvez até se possa dizer que alguns milicos não tenham ideologia própria, e que eles apenas copiam a ideologia dos chefes deles, para os quais eles batem continência e devem obediência.






Offline JJ

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Re:Escola Sem Partido, Estado e Homeschooling
« Resposta #355 Online: 03 de Dezembro de 2018, 15:36:57 »


Como o Chefe Bolton.



Offline Sergiomgbr

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Re:Escola Sem Partido, Estado e Homeschooling
« Resposta #356 Online: 03 de Dezembro de 2018, 17:18:54 »

A doutrinação nas Forças Armadas é institucional, axiomaticamente não ideológica. O adepto de uma instituição não é objeto de doutrinação, esta ocorre meramente pelas demandas da instituição.


A doutrinação nas Forças Armadas não é ideológica.  Generais não tem ideologias. 

Piada boa, gostei.    :ok:
Não tem mesmo, não institucionalmente.
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Offline Antonio Carlos

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Re:Escola Sem Partido, Estado e Homeschooling
« Resposta #357 Online: 04 de Dezembro de 2018, 00:59:51 »
Vou arriscar crer que posso contribuir além de só concordar com o colega Sergiomgbr na questão do que seja doutrinar, fazendo notar que quando se doutrina se incute uma ideia, não mero conhecimento objetivo independente de opiniões, mas uma ideia que com toda probalilidade a pessoa doutrinada jamais adotaria por si mesma espontaneamente ou em outras circunstâncias, além de que frequentemente o efeito da doutrinação, diferentemente de conhecimento útil quando ensinado, tende a ser prejudicial para o doutrinado, em curto, médio ou longo prazo, porque não corresponde verdadeiramente aos reais interesses pessoais dele.

Offline JJ

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Re:Escola Sem Partido, Estado e Homeschooling
« Resposta #358 Online: 04 de Dezembro de 2018, 08:43:56 »
Vou arriscar crer que posso contribuir além de só concordar com o colega Sergiomgbr na questão do que seja doutrinar, fazendo notar que quando se doutrina se incute uma ideia, não mero conhecimento objetivo ...

Isso é algo praticamente inexistente, pois a maioria esmagadora do conhecimento científico significativo depende de elaboradas teorias as quais são submetidas a longos e  elaborados julgamentos por comunidades de especialistas, e além disso normalmente dependem de uma escolha filosófica na sua base, a ideia simplória e de senso comum relativa à alguma suposta  objetividade  (que independa de elaborados processos de raciocínio e de elaboradas teorias) normalmente é uma ideia errada  ( só para exemplificar: a partir desta visão simplória muita gente confunde coisas como teoria da gravitação, e o fenômeno gravidade, com o simplório fenômeno de queda livre).


mas uma ideia que com toda probalilidade a pessoa doutrinada jamais adotaria por si mesma espontaneamente ou em outras circunstâncias,


Praticamente quase todo conhecimento ensinado no EM e nas instituições de nível superior jamais seriam adotados  por si mesmos espontaneamente .


Apenas para dar alguns  exemplos (mas é fácil pensar em outros):

1) Teoria da Evolução;

2) Mecânica de Newton;

3) Cálculo diferencial e integral;

4) Distribuição eletrônica dos elétrons nas camadas atômicas;

5) Existência de micróbios;

6) Relatividade Especial e Geral.

7) Estratégias e táticas de combate na guerra moderna.


O conhecimento de tais coisas se dá por processos de doutrinação filosófica e científica  (= processos de ensino).


« Última modificação: 04 de Dezembro de 2018, 08:53:11 por JJ »

Offline JJ

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Re:Escola Sem Partido, Estado e Homeschooling
« Resposta #359 Online: 04 de Dezembro de 2018, 08:52:18 »
[...]diferentemente de conhecimento útil quando ensinado,[...]


Interessante essa observação, pois, a grande maioria do conhecimento que consta nos programas de EM, simplesmente não são realmente úteis para a grande maioria das pessoas.

Se o critério for utilidade real, quase todo programa de EM poderá ser eliminado para a maioria das pessoas.



« Última modificação: 04 de Dezembro de 2018, 08:55:06 por JJ »

Offline JJ

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Re:Escola Sem Partido, Estado e Homeschooling
« Resposta #360 Online: 04 de Dezembro de 2018, 09:00:44 »
dou·tri·na

(latim doctrina, -ae, ensino, instrução, ciência, erudição, princípio)


substantivo feminino


1. Princípios fundamentais de uma crença, sistema ou ciência.


2. Erudição, saber; ensino; norma.


3. [Religião católica]  Formulário das orações e do ensino religioso que convém dar aos católicos. = CATECISMO


"doutrina", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/doutrina [consultado em 04-12-2018].


https://dicionario.priberam.org/doutrina



Offline Sergiomgbr

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Re:Escola Sem Partido, Estado e Homeschooling
« Resposta #361 Online: 04 de Dezembro de 2018, 10:32:10 »
Vou arriscar crer que posso contribuir além de só concordar com o colega Sergiomgbr na questão do que seja doutrinar, fazendo notar que quando se doutrina se incute uma ideia, não mero conhecimento objetivo ...

Isso é algo praticamente inexistente, pois a maioria esmagadora do conhecimento científico significativo depende de elaboradas teorias as quais são submetidas a longos e  elaborados julgamentos por comunidades de especialistas, e além disso normalmente dependem de uma escolha filosófica na sua base, a ideia simplória e de senso comum relativa à alguma suposta  objetividade  (que independa de elaborados processos de raciocínio e de elaboradas teorias) normalmente é uma ideia errada  ( só para exemplificar: a partir desta visão simplória muita gente confunde coisas como teoria da gravitação, e o fenômeno gravidade, com o simplório fenômeno de queda livre).


mas uma ideia que com toda probalilidade a pessoa doutrinada jamais adotaria por si mesma espontaneamente ou em outras circunstâncias,


Praticamente quase todo conhecimento ensinado no EM e nas instituições de nível superior jamais seriam adotados  por si mesmos espontaneamente .


Apenas para dar alguns  exemplos (mas é fácil pensar em outros):

1) Teoria da Evolução;

2) Mecânica de Newton;

3) Cálculo diferencial e integral;

4) Distribuição eletrônica dos elétrons nas camadas atômicas;

5) Existência de micróbios;

6) Relatividade Especial e Geral.

7) Estratégias e táticas de combate na guerra moderna.


O conhecimento de tais coisas se dá por processos de doutrinação filosófica e científica  (= processos de ensino).
Está sendo dito aqui que ensinar é disseminar conhecimento factual, empírico, enquanto doutrinar é disseminar ideias visando aliciar adeptos para uma causa.

Para absorver conhecimento empírico não é necessário ser doutrinado a ser adepto de uma causa.
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2018, 10:40:29 por Sergiomgbr »
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« Resposta #362 Online: 04 de Dezembro de 2018, 10:50:06 »

Para absorver conhecimento empírico não é necessário ser doutrinado a ser adepto de uma causa.


Parece que você acha que o chamado conhecimento científico (a maior parte do conhecimento científico relevante), que aqui você chama de  "conhecimento empírico", não depende de forma fundamental, extensa e profundamente de elaboradas e complexas cadeias de raciocínio,  as quais estão muito longe de serem obtidas primordialmente e fundamentalmente a partir de meras e triviais observações e experimentações.

Para haver real entendimento e apreensão do conhecimento científico relevante é necessário sim o processo de doutrinação/ensino/treinamento/condicionamento, que inclusive contém premissas filosóficas normalmente não explicitadas.

 
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2018, 10:54:18 por JJ »

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Re:Escola Sem Partido, Estado e Homeschooling
« Resposta #363 Online: 04 de Dezembro de 2018, 10:56:44 »

Para absorver conhecimento empírico não é necessário ser doutrinado a ser adepto de uma causa.


Parece que você acha que o chamado conhecimento científico (a maior parte do conhecimento científico relevante), que aqui você chama de  "conhecimento empírico", não depende de forma fundamental, extensa e profundamente de elaboradas e complexas cadeias de raciocínio,  as quais estão muito longe de serem obtidas primordialmente e fundamentalmente a partir de meras e triviais observações e experimentações.

Para haver real entendimento e apreensão do conhecimento científico relevante é necessário sim o processo de doutrinação/ensino/treinamento/condicionamento , que inclusive contém premissas filosóficas normalmente não explicitadas.

 
Todo conhecimento dito científico são fatos, empiria. "Conhecimentos"(hipóteses, conjecturas) que  não se tornaram empiria não são científicos(aliás, nem mesmo chegam a ser conhecimento, uma vez que conhecimento é empiria).
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2018, 11:05:14 por Sergiomgbr »
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Re:Escola Sem Partido, Estado e Homeschooling
« Resposta #364 Online: 04 de Dezembro de 2018, 11:03:49 »

Está sendo dito aqui que ensinar é disseminar conhecimento factual, empírico, enquanto doutrinar é disseminar ideias visando aliciar adeptos para uma causa.



Negativo.

Doutrinar tem o sentiodo geral de :



1. Instruir em uma doutrina. = ENSINAR

2. Instruir nos princípios de alguma doutrina ou .ideia. = CATEQUIZAR


"doutrinar", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/doutrinar [consultado em 04-12-2018].


dou·tri·nar - Conjugar
(doutrina + -ar)
verbo transitivo


Obviamente pode-se ensinar um corpo de conhecimentos que tente ser avesso a críticas (como são algumas ideias religiosas),  mas, não é toda doutrinação/ensino  que tem essa característica.  Muito pelo contrário, temos doutrinas que justamente enfatizam a necessidade e o valo da crítica.
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2018, 12:11:35 por JJ »

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Re:Escola Sem Partido, Estado e Homeschooling
« Resposta #365 Online: 04 de Dezembro de 2018, 11:08:46 »

Está sendo dito aqui que ensinar é disseminar conhecimento factual, empírico, enquanto doutrinar é disseminar ideias visando aliciar adeptos para uma causa.


Negativo.

Doutrinar tem o sentiodo geral de :



1. Instruir em uma doutrina. = ENSINAR

2. Instruir nos princípios de alguma doutrina ou .ideia. = CATEQUIZAR


"doutrinar", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/doutrinar [consultado em 04-12-2018].


dou·tri·nar - Conjugar
(doutrina + -ar)
verbo transitivo


Obviamente pode-se ensinar um corpo de conhecimentos que tente ser avesso a críticas (como são algumas ideias religiosas),  mas, não é toda doutrinação/ensino  que tem essa característica.  Muito pelo contrário, temos doutrinas que justamente enfatizam a necessidade e o valo da crítica.

Ensinar no sentido de incutir ideias, com intenção de aliciar e instruir por uma causa é doutrinar, é isso que está sendo dito.
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Re:Escola Sem Partido, Estado e Homeschooling
« Resposta #366 Online: 04 de Dezembro de 2018, 11:09:54 »

Todo conhecimento dito científico são fatos, empiria, e se não se tornaram empiria não são científicos(aliás, nem mesmo chegam a ser conhecimento, uma vez que conhecimento é empiria).



Você tem uma ideia muito errada do que seja e de como se constrói  o chamado conhecimento científico,  pois,  o processo racional, a  racionalidade, e a consequente  elaboração de boas teorias,  são muito mais fundamentais do que  meras observações e/ou experimentos. 



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Re:Escola Sem Partido, Estado e Homeschooling
« Resposta #367 Online: 04 de Dezembro de 2018, 11:13:28 »

Todo conhecimento dito científico são fatos, empiria, e se não se tornaram empiria não são científicos(aliás, nem mesmo chegam a ser conhecimento, uma vez que conhecimento é empiria).



Você tem uma ideia muito errada do que seja e de como se constrói  o chamado conhecimento científico,  pois,  o processo racional, a  racionalidade, e a consequente  elaboração de boas teorias,  são muito mais fundamentais do que  meras observações e/ou experimentos.
Não, você que está totalmente equivocado.

Como se constrói conhecimento é fazer ciência, o resultado ou seja, a ciência, o que foi feito, os fatos, é que é o que é ensinado nas escolas.
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Re:Escola Sem Partido, Estado e Homeschooling
« Resposta #368 Online: 04 de Dezembro de 2018, 11:18:53 »

Conhecimento (científico) não é mera empiria (observação e/ou experimentação), tampouco a empiria (observação e/ou experimentação) é o mais importante para a construção de conhecimentos científicos.  A elaboração de  boas teorias é que é o mais importante e fundamental na construção de conhecimentos científicos.


No senso comum a empiria (observação e/ou experimentação) é  que é mais importante, e justamente por isso este é um conhecimento muito mais limitado e sujeito a erros.


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Re:Escola Sem Partido, Estado e Homeschooling
« Resposta #369 Online: 04 de Dezembro de 2018, 11:26:55 »

Note que não estou dizendo que a observação/experimentação não sejam importantes, apenas estou dizendo que não é o processo mais fundamental. Pois,  sem elaborados processos mentais de racionalização (que são necessários para a construção de uma boa teoria), tais observações e/ou experimentações servirão apenas para construção de conhecimentos triviais que normalmente compõem o senso comum.




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Re:Escola Sem Partido, Estado e Homeschooling
« Resposta #370 Online: 04 de Dezembro de 2018, 11:28:52 »

Conhecimento (científico) não é mera empiria (observação e/ou experimentação), tampouco a empiria (observação e/ou experimentação) é o mais importante para a construção de conhecimentos científicos.  A elaboração de  boas teorias é que é o mais importante e fundamental na construção de conhecimentos científicos.


No senso comum a empiria (observação e/ou experimentação) é  que é mais importante, e justamente por isso este é um conhecimento muito mais limitado e sujeito a erros.
Não, não é. Só através do estabelecimento de uma empiria anterior se pode posteriormente aumentá-la. Ciência é aumento de empiria. Lei da causa e Efeito.
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Offline Sergiomgbr

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Re:Escola Sem Partido, Estado e Homeschooling
« Resposta #371 Online: 04 de Dezembro de 2018, 11:33:49 »

Note que não estou dizendo que a observação/experimentação não sejam importantes, apenas estou dizendo que não é o processo mais fundamental. Pois,  sem elaborados processos mentais de racionalização (que são necessários para a construção de uma boa teoria), tais observações e/ou experimentações servirão apenas para construção de conhecimentos triviais que normalmente compõem o senso comum.
É sim o processo que além de "mais fundamental" é o único possível, só através da percepção pelos sentidos e da experimentação via mensuração do que foi percebido se pode estabelecer aumento na empiria, o resto é prosopopeia para acalentar bovinos.
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Re:Escola Sem Partido, Estado e Homeschooling
« Resposta #372 Online: 04 de Dezembro de 2018, 11:56:50 »
É sim o processo que além de "mais fundamental" é o único possível, só através da percepção pelos sentidos e da experimentação via mensuração do que foi percebido se pode estabelecer aumento na empiria, o resto é prosopopeia para acalentar bovinos.


A percepção pelos sentidos e a experimentação são necessárias, mas,  de modo algum são suficientes e  tampouco são as mais fundamentais (e muito menos é único), pois,  sem elaborados processos mentais racionais*, e a consequente construção de uma boa teoria,  jamais  haverá possibilidade de ir além de um tosco senso comum.



*Que normalmente também inclui conhecimentos anteriores acumulados (também frutos de boas teorias) por gerações anteriores.


« Última modificação: 04 de Dezembro de 2018, 12:04:42 por JJ »

Offline JJ

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Re:Escola Sem Partido, Estado e Homeschooling
« Resposta #373 Online: 04 de Dezembro de 2018, 12:02:23 »

Conversa para boi dormir é a ideia de que empiria (observação/experimentação) é o único processo possível.  Este não é sequer o mais fundamental.

Offline JJ

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Re:Escola Sem Partido, Estado e Homeschooling
« Resposta #374 Online: 04 de Dezembro de 2018, 12:03:20 »


Seu  entendimento sobre o processo de construção de conhecimentos científicos está amplamente falho.


 

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