Olá,
O mais provável é que tenha havido um pregador milenarista e messiânico chamado Jesus, entre dezenas de outros pregadores milenaristas e messiânicos que pregavam mais ou menos a mesma coisa na região da atual Palestina no início do século I.
Depois de sua morte (que pode ter sido por causas naturais), seus seguidores tentaram manter a pregação (também conhecido como "passar a sacolinha") e, para tanto, começaram a misturar lendas diversas.
Um tal de Paulo apareceu e conseguiu "emplacar a religião", ampliando seu público para além da comunidade judaica (ou majoritariamente judaica) original.
Nesse processo, mais e mais lendas foram se juntando.
Finalmente, entre meados e o fim do primeiro século, começaram a surgir as primeiras compilações por escrito das lendas sobre a vida de Jesus.
Se não me engano, o chamado evangelho de Mateus é um dos mais antigos (foi escrito uns 50 anos
depois da morte de JC, em grego, por alguém que sequer deve ter ido à Palestina - vide Ambrogio Donini). Esse evangelho "inspirou" Marcos e Lucas.
Outra tradição, mais ... digamos, metafísica... deu origem ao evangelho de João, o mais recente - deve ter sido escrito ao final do primeiro século.
Outros evangelhos foram escritos, reunindo lendas e versões de JC que atendiam à visão de mundo e/ou interesses do grupo que redigia o texto (vide caso do recentemente descoberto 'evangelho de Judas', mas há o de Tomé, o de Maria e outros).
Acabou que os grupos que utilizavam os 4 evangelhos hoje conhecidos prevaleceram.
Era grupos ligados a segmentos urbanos e helenizados do Império Romano. Próximos do culto ao Sol (Sol Invictus, Mitra) e que incorporaram diversos elementos estruturais desse culto solar às lendas sobre os milagres e feitos de JC.
Assim, é bem possível que tenha existido um pregador chamado Jesus.
Sobre essa figura se reuniram/compilaram diversas lendas (algumas descaradamente copiadas de outras figuras religiosas).
Mas o "Jesus bíblico"... esse nunca existiu.
[ATUALIZAÇÃO]Wolfischer corrigiu uma informação que postei equivocadamente, o evangelho mais antigo não é o de Mateus, como eu escrevi (

mas indiquei que a memória podia me enganar

), e sim o de Marcos.