Autor Tópico: Legalização da maconha  (Lida 135885 vezes)

Offline Bob Cuspe

• Nível 18
  • *
Legalização da maconha
« Online: 26 de Abril de 2009, 14:54:34 »
Olá galera, sou novo no CC, mas sou atuante em diversos foruns e atualmente venho debatendo o tema da legalização da maconha.

Dei uam lida nos tópicos do CC e esse assunto foi muito pouco debatido. Meu interesse aqui é apenas um debate sem preconceitos. Sem opiniões enraizadas por criação familiar ou formada por mídia tendenciosa.

Hoje, estima-se que mais de 200 milhões de pessoas no mundo já experimentaram maconha. A grande maioria é usuário recreativo e busca na maconha um "lubificante" social, assim como álcool e cigarro. Maconha é droga sim e o uso frequente leva ao vício, porém, em questão de toxicidade ela é muito menos agressiva que o álcool e o vício pode mais ser comparado ao vício de café ou coca-cola. É aquele vício em que a ausência da droga leva a um pouco de mau humor, mas nada de vender as coisas da casa e bater na mãe para comprar maconha.

O problema é que a maconha foi taxada simplesmente como droga, assim como cocaína, crack, heroina, anfetamina, etc. que são drogas de toxicidade muito mais elevada, que levam a dependência química e que o uso frequênte leva a overdose. O caso é que cada droga tem seus efeitos e suas consequências, logo não podem ser tratadas como iguais, muito menos numa legislação.

Os perigosos moralistas fundamentam sua opinião em valores familiares do século XIX que além de ter uma visão monocromática sobre as drogas, tem uma visão monocromática sobre as medidas que devem ser tomadas para combater o plantio, o tráfico e o consumo. Digo perigosos pois são os mesmos tipos de moralistas que têm opinião proibicionista sobre aborto, homossexualismo, racismo ou feminismo.