Ainda bem que a maioria dos comunistas (ou outras vertentes político-ideológicas, quando aplicável) não usam a mesma lógica dos drogados quanto a culpar o estado pelas conseqüências da proibição. Como comunistas se apropriando de carros por acreditar que o governo deveria dar carros para todos, ou "estado-minimalistas" pagando para roubar carros importados, sem ter que pagar a tarifa de importação, com a qual não concorda.
A "lógica dos drogados" é simples: Com a ilegalidade o comercio fica restrito unicamente ao tráfico. O tráfico é responsável pela violência mas a culpa cai facilmente em cima do viciado pois é ele quem financia.
Sim; da mesma forma se poderia dizer que se o governo desse carros para todos os comunistas não precisariam roubar, ou os defensores do livre-mercado não precisariam mandar roubar um importado para não pagar o imposto do qual discordam. Felizmente não fazem isso apesar de "serem obrigados", dizendo "oras, se o estado desse carros para todos ou não cobrasse impostos com os quais não concordo, não roubaríamos nem pagaríamos para roubarem".
Bom... eu já tive uma longa e cansativa argumentação com o Buck sobre esse mesmo tipo de argumento. Eu considero inválido. Minha linha de argumentação está neste post
O posto foi esse, vou deixá-lo mas fácil de ler e compreender
Porque acho que a maconha não deve ser comparada com estúpros, deve ser descriminalizadas, porque não acho que o surfista que compra um baseado não está contra o bem estar comum, etc..
1- Da natureza humana:Inicia-se uma sociedade hoje, em algum lugar, com seres humanos. Em quanto tempo vai existir:
A- Prostituição
B- Jogos
C- Vicios (alcool, tabaco, substancias alucinogenas vindo de frutas/plantas que são tratadas como drogas)
D- Religião
E- etc..
Isto é: No meu ponto de vista, essas questões são inerentes ao comportamento humano. São caracteristicas humanas. Ex:
Quantas pessoas apostam em jogos de azar com amigos em bares (truco, tranca, etc..)? Quantas pessoas utilizam drogas? O prefeito de SP fechou diversos bordeis (deve ser a maioria), apenas para jogar prostitutas na rua e aumentar a contratação através de sites, expondo-as a riscos maiores. A URSS, com toda o seu estado policial, conseguiu tirar a religião da URSS? Adiantou ela prender, quebrar, fechar... criminalizar as pessoas... A Igreja ortodoxa parou de existir? Os EUA acabaram com o Alcool ou com as drogas?
Então, vem o estado e proibe qualquer uma dessas questões que são, no final das contas, inerentes ao ser humano e acha que pode acabar com isso. Eu considero impossível. A experiencia de outros paises considera impossivel. E considero contraproducente. E a experiencia mostra isso.
Então, o estado toma uma decisão e a consequencia direta é o tráfico, já que certamente o ser humano não vai mudar o comportamento. Ser humano não uma pessoa específica, mas nós como espécie.
2- Da razoabilidade do uso OU PELAMORDEDEUS NÃO VENHAM COMPARAR MACONHA COM ASSASSINATOTanto eu quanto Bucaroo estamos de acordo em liberar a droga.
Tanto eu quanto o Bucaroo como qualquer pessoa que conheço não pensam em liberar estupro.
Isto é, o uso é razoável.
Ora as metaforas tem que ser razoáveis, para não corromper o debate.
Com isto tento discutir o tema si e evitar comparações que podem ser diversionistas como estupros, assassinatos, roubos, etc.. coisas que ninguém pensa em liberar, exatamente porque não são razoaveis.
Para ficar mais evidente a distinção entre os atos:O estupro é um ato horrendo contra uma pessoa.
Da mesma maneira roubos, mortes, e qualquer outras coisas.
O Ato de fumar baseado, se não fosse a ilegalidade, não é nada. É um lazer para alguem que assim o classifica.
Outro:
O estado com uma decisão acaba com o tráfico. É um problema fabricado. (como acabou o tráfico de alcool em chicago com o fim da lei seca)
Com 1000 não acaba com o roubo.
Outro 2:
Não me consta que nossos legisladores associam o ato de fumar um baseado ilegal com o assassinato pelo tráfico, assim como não associam a compra de um diamante ao massacre em serra leoa. Deve exisitir alguma linha de bom senso para as associações.
Seria bom termos alguém de "filosofia do direito" para dar uma palhinha a esse respeito.
3- Dos passos entre o uso e a violenciaFalam que quem compra a droga está financiando uma rede assassina. No meu ponto de vista, isto é uma simplificação da realidade e vou mostrar, com outros exemplos, que esse mesmo raciocínio equivocado poderia ser utilizado contra compradores de N produtos.
O surfista compra maconha. Ele não está financiando uma rede assassina. Ele esta comprando drogas para seu uso. A rede assassina é decorrencia de diversas coisas, entre elas da imposicao do estado de não permitir comprar algo que vão comprar DE QUALQUER MANEIRA.
Vai existir a compra. Quem gera o tráfico é a proibição. O uso vai existir.
Vejamos: O cara compra o baseado. Veja a cadeia de acontecimentos.
1- Milhares de pessoas compram um baseado
2- Um desnivel socias absurdo, ignorancia e pobreza fazem as pessoas no mesmo lugar que se compra droga, formar uma visão obtusa da realidade, onde não ha valorizacao a vida
3- Meninos pre-adolescentes querem subir na vida, veem novelas, propagandas, filmes e não tem uma direção melhor dada por ninguem... e econtram o status do tráfico
4- Os traficantes ganham milhoes e conseguem comprar armas de um tráfico ilegal, subornando uma rede imensa de fiscais, autoridades (veja, temos mais papeis aqui)
5- Os deputados e a maioria da populacao sao refratarias à discussão
6- Os presidios são um absurdo. Um cara prefere lutar ate as ultimas consequencias a ser preso
....
335- O surfista vai para a praia, depois de uma semana de prova, compra um baseado para se divertir
Não vou considerar o surfista um assassino
4- Das analogias semelhantesNão compre petroleo. (350 passos) Vc esta financiando uma guerra assassina no Iraque.
Não compre aquele tenis (350 passos) sweat shop
Não compre tecidos importados (350 passos) vc esta destruindo a industria textil brasileira, desemprego e crime...
Não ande de carro (350 passos) vc esta inundando a... Holanda (pronto usei a Holanda)
Mais um exemplo: Compre um diamante (5 passos), exterminio racial e guerra civil (serra leoa, etc..)
Se você é gordo (poucos passos), vc contribui para o aquecimento global ../forum/topic=16271.0.html#msg327288
Acho que se pensarmos, podemos rastrear um mercado espúrio em milhares de produtos
5- Do possível, do desejado e do realNão sei, me parecem coisas bem distantes. A situação do Tibet/comunismo chinês ou da guerra do Iraque não pode ser resolvida se ninguém mais comer no McDonalds. Já se as pessoas parassem de pagar para o tráfico lhe fornecer drogas, pessoas inocentes não seriam mais mortas para esse fim.
Irreal. Como dito, vamos continuar para sempre comprando drogas, consumindo prostitutas e religião
6- Do não linchamentoClassificações de pessoas como amorais ou imorais só servem para tirar o respeito no trato entre as pessoas, e não nos leva a nada. Se ele tem que ser preso, que seja.
Não conheço a vida de todos os drogados para taxa-los de qualquer nome.