Enquete

Qual o cenário mais provável do futuro da evolução humana?

Estagnação
5 (8.8%)
Cenário Idiocracia
10 (17.5%)
Cenário Gattaca
11 (19.3%)
Cenário transhumano
12 (21.1%)
Cenário X-Men
7 (12.3%)
Outro
12 (21.1%)

Votos Totais: 56

Autor Tópico: Qual o cenário mais provável do futuro da evolução humana?  (Lida 25874 vezes)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
Re: Qual o cenário mais provável do futuro da evolução humana?
« Resposta #125 Online: 30 de Maio de 2010, 18:54:40 »
Eu sempre fiquei meio "assim" com o Yellowstone. Se não estou enganado, o tempo médio entre erupções dele já passou, e ninguém parece muito preocupado.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #126 Online: 30 de Maio de 2010, 23:48:10 »

O que acha da solução de guindastes gravitacionais para se livrar de impactos?

Mas para erupções eu acho que ainda não bolaram nada....

Eu sempre fiquei meio "assim" com o Yellowstone. Se não estou enganado, o tempo médio entre erupções dele já passou, e ninguém parece muito preocupado.

Se houvesse um corpo celeste com 5 Km de diâmetro, de órbita absolutamente irregular, e que se descobrisse que iria colidir com a Terra em, digamos 30 anos, eu acho que não teríamos tempo de resposta suficiente, pois tudo que vi até o momento sobre as supostas medidas defensivas não passam de especulação.

Assim, passar do estágio de conceito para um equipamento plenamente operacional em 30 anos, acho pouco provável. A situação poderia mudar se um país como os EUA ou a Rússia revelassem que já estavam construindo tal equipamento, de modo secreto. No entanto, acho isto um delírio.

Tenho alguma reserva quanto às estimativas temporais da próxima explosão do Yellowstone. Os dados indicam que aquela região já sofreu diversas atividades explosivas, sendo a primeira identificada há 18 Ma. AP (antes do presente). Nos últimos 2,1 Ma. a região teve três supererupções, com idades de 2,1 Ma. AP; 1,3 Ma. AP. e a última a 640 Ka. AP. Acho que haverá pelo menos mais um evento nos próximos 100 Ka. Mas é apenas a minha estimativa.

De qualquer modo ninguém precisa ficar preocupado pois não há nenhum sinal de atividade perigosa por parte da supercaldeira de Yellowstone. No entanto, se voces ouvirem alguma notícia sobre "deformação na superfície da caldeira apurada pelos GPS" podem se preparar para correr ou se esconder.

http://volcanoes.usgs.gov/yvo/

http://sites.google.com/site/geologiaebiologia/Home/geologia-12/yellowstone/evoluo-tectnica-de-yellowstone
Foto USGS

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #127 Online: 31 de Maio de 2010, 17:48:58 »
Eu voto no "Outro". Qual?

Extinção nos próximos 100.000 anos devido a um impacto de um megacorpo celeste no oceano Pacífico ou pela erupção da supercaldeira do Yellowstone.

Acredito que se conseguirmos sobreviver à nossa própria irresponsabilidade por mais mil anos então teremos tecnologia suficiente para lidar com qualquer ameaça do ambiente. Lembrem-se que há mil anos a Europa vivia a Idade das Trevas e a taxa de desenvolvimento tecnológico e o acúmulo de conhecimento crescem em ritmo exponencial.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #128 Online: 31 de Maio de 2010, 17:57:33 »

...

No entanto, se voces ouvirem alguma notícia sobre "deformação na superfície da caldeira apurada pelos GPS" podem se preparar para correr ou se esconder.

http://volcanoes.usgs.gov/yvo/

http://sites.google.com/site/geologiaebiologia/Home/geologia-12/yellowstone/evoluo-tectnica-de-yellowstone

pelo que li sobre o tamanho da coisa, fugir só se for na Lua
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #130 Online: 31 de Maio de 2010, 22:08:43 »
Eu voto no "Outro". Qual?

Extinção nos próximos 100.000 anos devido a um impacto de um megacorpo celeste no oceano Pacífico ou pela erupção da supercaldeira do Yellowstone.

Acredito que se conseguirmos sobreviver à nossa própria irresponsabilidade por mais mil anos então teremos tecnologia suficiente para lidar com qualquer ameaça do ambiente. Lembrem-se que há mil anos a Europa vivia a Idade das Trevas e a taxa de desenvolvimento tecnológico e o acúmulo de conhecimento crescem em ritmo exponencial.

Eu acho que voce está com grandes expectativas sobre o desenvolvimento de nossas capacidades tecnológicas.

Eu não compartilho de tal otimismo, embora eu admita que existe a possibilidade delas se concretizarem.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #131 Online: 31 de Maio de 2010, 22:23:51 »
Não poderiam, de alguma forma, induzir erupções menores que talvez funcionassem como "válvulas"?

Em tese... sim! Mas na prática...

O principal problema de aplicar a sua sugestão, no meu entendimento, é o de se fazer um ou mais canais extravasores para alívio da pressão de gases e de magma, porque a camara magmática está a dezenas de quilômetros abaixo da superfície. Para comparação, o poço perfurado mais profundo fica na península de Kola e tem 13Km.

Tem um tópico no "site" do USGS que contem a mesma pergunta, que reproduzo a seguir do original em inglês:

Citação de: USGS
Can you release some of the pressure at Yellowstone by drilling into the volcano?

Scientists agree that drilling into a volcano would be of questionable usefulness. Notwithstanding the enormous expense and technological difficulties in drilling through hot, mushy rock, drilling is unlikely to have much effect. At near magmatic temperatures and pressures, any hole would rapidly become sealed by minerals crystallizing from the natural fluids that are present at those depths.

http://volcanoes.usgs.gov/yvo/about/faq/faqactivity.php#drilling

Do meu destaque em itálico. Em condições próximas de temperaturas e pressões magmáticas, qualquer buraco (de perfuração) rapidamente seria selado pela cristalização de minerais provenientes dos fluídos naturais que estão presentes naquelas profundidades.
Foto USGS

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
Re:Qual o cenário mais provável do futuro da evolução humana?
« Resposta #132 Online: 04 de Maio de 2014, 11:02:09 »
5 Science-like predictions on the evolution of humans
Mar 7, 2014 by Mark DeBonis

A lot of people may or may not believe in evolution, but let’s pretend it’s real and think about what could be next. Maybe the next step is for our body to evolve around cell phones? Here’s what I think the new human “improvements” would be, due to the stress we have put ourselves under from cell phone use.

Stage One
    One arm longer than the other for taking selfies.

Stage Two
    Smaller eyes located lower on the face for less neck movement and the ability to see the keyboard and screen at the same time. Permanent “duck lips” for selfies.
    Hair will turn into an antenna for better cell reception. And super wink.

Stage Three
    Loss of our outer ear. Holes the shape of ear buds remain.

Stage Four
    Extra hands growing out of thumbs for quicker texting.

Stave Five
    Hunchback growth from walking and texting - but on the positive side these hunchbacks will have a 5th eye so we can see.
I know I'm not a scientist, I'm just a man with a hunch.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #133 Online: 04 de Maio de 2014, 14:17:14 »
Isso devia estar na seção de piadas.

Offline zzz_pt

• Nível 03
  • *
« Resposta #134 Online: 07 de Setembro de 2014, 08:15:37 »
Como sempre, depende do que nos rodeia.

Com o que temos hoje em dia, a possibilidade de extinção não está fora da mesa... infelizmente.

O nosso lóbulo frontal está pouco desenvolvido para o ponto em que estamos e para a capacidade de auto-destruição que atingimos. Mas tenho esperança na nossa espécie :D
“The whole problem with the world is that fools and fanatics are always so certain of themselves, and wiser people so full of doubts.”
Bertrand Russel

“In our reasonings concerning matter of fact, there are all imaginable degrees of assurance, from the highest certainty to the lowest species of moral evidence. A wise man, therefore, proportions his belief to the evidence.”
David Hume

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #135 Online: 07 de Setembro de 2014, 13:13:26 »
A realidade mesmo eu não sei, mas as vezes penso num cenário hipotético em que a humanidade depois de ter experimentado todo tipo de avanço científico e talvez a eternidade, asfmfrrl dfr frwedfko dfeerro ferkolvvoer, dc aaldeorrt mi fvdr, novo conscientemente por, sei lá, dffk fr  dewldlweoe.

Já até pensei em escrever um livro.

E essa vai pros resolvedores de criptografias do forum.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #136 Online: 07 de Setembro de 2014, 13:25:22 »
Cenário meio 1984 meio Breve New World.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #137 Online: 10 de Setembro de 2014, 11:25:47 »
A Extinção!! :hihi:

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #138 Online: 10 de Setembro de 2014, 15:27:22 »
Eu baixei um espisódio do "The Big Bang Theory" outro dia onde o Sheldon estava indignado por que não viveria a tempo de alcançar a singularidade, que para ele seria o ponto onde o cérebro humano iria se tranferido/uploadeado para a máquina.
Creio que a imortalidade poderia ser assim, enfim, alcançada.
Muito "Surrogates", do Venditti, publicado em 2005 pela Valiant Entertainment.
Mas seria ótimo. :hihi:
GNOSE

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #139 Online: 10 de Setembro de 2014, 15:39:49 »
Eu baixei um espisódio do "The Big Bang Theory" outro dia onde o Sheldon estava indignado por que não viveria a tempo de alcançar a singularidade, que para ele seria o ponto onde o cérebro humano iria se tranferido/uploadeado para a máquina.

Seria um modo de transpor as barreiras do espaço tempo e talvez conseguir "pisar" em outros planetas fora do sistema solar?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #140 Online: 10 de Setembro de 2014, 16:18:34 »
Uma vez eu tinha visto um "estudo"/projeção que se propunha a prever como seriam os humanos do futuro, a partir de distorções/"deformações" seguindo uma suposta "tendência evolutiva" a partir da origem dos humanos, ou da separação entre humanos e chimpanzés, qualquer coisa assim. O resultado era que pareciam uns "hiper-japoneses" meio acromegalíticos. Não encontrei imagens ou estudo, em compensação encontrei essa aqui, de outro estudo:

Nesse caso, parecem desenho japonês.

http://www.foxnews.com/science/2013/06/12/humans-in-100000-years-what-will-look-like/

Devem ser criacionistas infiltrados para ridicularizar a fantasiosa "teoria da evolução".

E também teve esse aqui, de um economista:

http://www.thesun.co.uk/sol/homepage/news/67423/All-men-will-have-big-willies.html

Seria um modo de transpor as barreiras do espaço tempo e talvez conseguir "pisar" em outros planetas fora do sistema solar?

Ou não, ou de nunca ir para lugar nenhum/não haver o mesmo tipo de interesse nisso, já que, uma vez que a mente é "digitalizada"/carne é abandonada (ou usada, mas de forma tecnológica/artificial, construída "do zero", domínio completo da biotecnologia), a necessidade de espaço físico para "vivermos" seria tremendamente/progressivamente reduzida. O espaço de cenários virtuais de vídeo game não tem praticamente qualquer correlação com o espaço físico dos computadores.

http://en.wikipedia.org/wiki/Moore's_law

As preocupações físicas da "humanidade" seriam apenas de conseguir energia para continuar "rodando" e matéria prima para reposição de peças e backups dos "servidores". Estes seriam como "organismos-robô", realizando toda sua manutenção e reprodução de forma automática, bem como aperfeiçoamentos tecnológicos. Para os "humanos" lá vivendo, a simulação seria indistinguível da realidade física, como em "matrix" ou "vanilla sky". E poderia chegar ao ponto de haver outras camadas de simulações, meio como em "inception", mas não em cérebros biológicos naturais.

A sensação da passagem do tempo também deixaria de ter relação com o tempo real; poderia ser que anos humanos se passassem em segundos reais, ou que fossem desacelerados ou até pausados para economizar energia, mas isso seria imperceptível à humanidade.

O curioso é que, se supomos que a mente/consciência realmente pode ser reproduzida em outros substratos além do cérebro, se torna argumentavelmente mais provável que já estejamos "vivendo" num cenário desses, que sejamos simulações, não a coisa real -- uma vez que só há uma realidade, e nela, múltiplas simulações.

Tópico com algumas críticas a essas idéias:

../forum/topic=27499.0.html

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #141 Online: 10 de Setembro de 2014, 16:55:30 »
Já havia lido este artigo ano passado, quando entrei em uma discussão semelhante; é lógico supor que ainda existem barreiras, químicas e biológicas, criadas pela ausência de conhecimento destes processos e de como eles podem influenciar nossa mente. Não somos apenas bits, 1 ou 0, apesar da semelhança, e a capacidade de nosso cérebro de produzir sinapses vai além do número de estrelas conhecidas.
Mas como eu disse, seria ótimo. Até já imaginei quantos avatares eu poderia ter... :biglol:
GNOSE

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #142 Online: 10 de Setembro de 2014, 18:33:28 »
http://www.gizmag.com/ibm-supercomputer-simulates-a-human-sized-brain/25093/

Certamente as tecnologias do "futuro"/realidade deram jeito na ineficiência energética dos computadores "tradicionais", ainda que em última instância através de cyber-biotecnologia. O uso de células neurais reais para a simulação inclusive acabaria até com a objeção "filosófica" de que talvez a nossa experiência subjetiva seja dependente da física e da química do substrato neural, e não algo que surge apenas pela lógica das operações/interações, em qualquer substrato. Seria de qualquer forma argumentável que essa restrição, sendo física, poderia ser questão de desenvolvimento de materiais com as propriedades necessárias, que seriam eventualmente descobertas, e possivelmente reproduzidas de forma mais focada, sem a necessidade de neurônios completos.

<a href="https://www.youtube.com/v/YOxDb_BbXzU" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/YOxDb_BbXzU</a>

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #143 Online: 11 de Setembro de 2014, 12:38:45 »
Seria a substituição do orgânico pelo sintético?
Quando não seríamos mais controlados por nossos hormônios e sim pela pura mente lógica?
GNOSE

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #144 Online: 14 de Setembro de 2014, 02:51:33 »
http://www.gizmag.com/ibm-supercomputer-simulates-a-human-sized-brain/25093/

Certamente as tecnologias do "futuro"/realidade deram jeito na ineficiência energética dos computadores "tradicionais", ainda que em última instância através de cyber-biotecnologia. O uso de células neurais reais para a simulação inclusive acabaria até com a objeção "filosófica" de que talvez a nossa experiência subjetiva seja dependente da física e da química do substrato neural, e não algo que surge apenas pela lógica das operações/interações, em qualquer substrato. Seria de qualquer forma argumentável que essa restrição, sendo física, poderia ser questão de desenvolvimento de materiais com as propriedades necessárias, que seriam eventualmente descobertas, e possivelmente reproduzidas de forma mais focada, sem a necessidade de neurônios completos.
"Argumentável", qualquer besteira é. A diferença pode ser só se leva aspas ou não.

Soa sempre muito divertido ver dito que algo do/no futuro 'deu' (já) um resultado! Ainda mais "certamente"! Ainda mais sobre uma questão que não é mais de previsibilidade! Ainda mais, num caso específico, comparando com um sistema que é, pelos processos metabólicos complexos, intrinsecamente mais dispendioso energeticamente!

Agora, nem se compara a como é divertido ver a expressão "física e química do substrato neural", quando tal "física e química" é transcendentalizada para o caso especial (onde "talvez ainda haja coisas químicas e físicas que não são químicas e físicas como conhecemos, como princípios fundamentais da natureza, mas como princípios químicos e físicos fundamentais que só existem/ocorrem no material nervoso e que poderiam ser 'focados' em outros materiais 'mundanos' parcialmente nervosos, mas não completamente nervosos") do tecido nervoso!

Pode algo ser ainda mais divertido que essas "argumentabilidades"? Poooode! Mas sou egoísta e vou guardar para mim!  hahahahahahahahha...

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #145 Online: 14 de Setembro de 2014, 03:06:54 »
Seria a substituição do orgânico pelo sintético?
Qual a diferença essencial entre "orgânico" e "sintético"? Quando um ribossomo *sintetiza* proteína, ela é "orgânica" ou "sintética"? Deixa de ser sintética por ser orgânica / deixa de ser orgânica por ser sintética? Digo-te a diferença: são só as palavras que são diferentes. E isso ocorre pela crença de que o que "a mente produz" é essencialmente diferente do que "a natureza produz". Não há diferença especial essencial alguma entre "orgânico" e "sintético". São só montagens e montabilidades diferentes que colocam estruturas moleculares numa condição tal a, em certos limites, ser diferenciáveis "umas" das "outras" por absolutamente pura arbitrariedade.

Quando não seríamos mais controlados por nossos hormônios e sim pela pura mente lógica?
E a "pura mente lógica" não seria "o que seríamos"? A mente controlando ela mesma? Por que não aconteceria, já, com "cérebros orgânicos não feitos de coisas sintéticas"? E que "prevalência (ou totalidade) de controle hormonal" é essa? Os hormônios são disparadores/influenciadores/moduladores de certos processos cérebro-relacionados, mas sucedâneos podem até ser incluídos em 'sistemas frios' ("inorgânicos", "puramente lógicos", "sintéticos", ... como queira). A temperatura, por exemplo, pode afetar o funcionamento, o desempenho de circuitos, a humidade, substâncias químicas. Pode-se ter até o equivalente a drogas para circuitos -- um computador pode ser 'dopado' (sem ser nos semicondutores) e ficar 'chapado' com substâncias químicas externas. Mesmo emuladamente, os (efeitos dos) hormônios podem ser reproduzidos.

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #146 Online: 15 de Setembro de 2014, 15:18:02 »
Foi exatamente o que eu quis dizer, Cientista.
Os fenômenos existem, mas não são controlados pela nossa consciência, ainda que constantemente nossos olhos sejam lubrificados por líquido, não estamos o tempo todo ordenando:"vai lá, glândula lacrimal! uhuuu!"
GNOSE

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #148 Online: 15 de Setembro de 2014, 20:28:30 »
Os fenômenos existem, mas não são controlados pela nossa consciência, ainda que constantemente nossos olhos sejam lubrificados por líquido, não estamos o tempo todo ordenando:"vai lá, glândula lacrimal! uhuuu!"
Todo arcabouço subjetivo é o que traz sentido à realidade do ser humano, inclusive a apreciabilidade da objetividade no estágio evolutivo hodierno. Será que haverá algum sentido na objetividade pela objetividade?

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #149 Online: 15 de Setembro de 2014, 20:31:58 »
Todo arcabouço subjetivo é o que traz sentido à realidade do ser humano, inclusive a apreciabilidade da objetividade no estágio evolutivo hodierno. Será que haverá algum sentido na objetividade pela objetividade?
Será que o sistema terá algum tesão pela vida, ou friamente vai querer se desligar? Que tipo de diretriz(que ainda precisa ser inventada) vai optar por manter-se funcionando?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!