Se for adotada as cotas, as universidades e escolas públicas terão uma pressão a mais para trabalhar para melhorar o ensino básico também,
... não.
O contrário. Cotas diminuem a pressão pelo ensino básico, pois são justamente uma forma de contornar sua infeficiência em preparar os alunos.
Se vai ser assim ou o contrário, vai depender de como vão reagir à uma medida de pressão sobre o governo e as universidades públicas como cotas. Uma imposição desse tipo é uma amostra de que está algo errado e tanto o ensido de nível básico como o superior são responsáveis por isso. Se os governos, escolas públicas básicas e universidades vão trabalhar para melhorar ou para piorar, aí já é outra questão ... eu não sou do contra antecipadamente, ainda mais pq não tem muita gente trabalhando seriamente em outras alternativas, e se pensassem assim antes de se popularizar o ensino básico até este estaria elitizado hoje em dia ...
várias outras medidas, reavaliação do investimento educacional, etc terão que ser tomadas. O que não pode é o que acontece agora onde as universidades públicas recebem o dindin público e só ficam na sua ilha da fantasia intelectual inoperante.
Elas não formam profissionais, realizam pesquisas? O que mais quer que elas fizessem? Mutirões de construção de casas populares? Que os professores e alunos em vez de estudarem, passassem mais tempo fazendo e distribuindo sopa aos mendigos?
Multirões de melhoria da educação brasileira como um todo ... o que é que propostas como cotas estão pedindo ... e acho uma boa idéia pois vai forçar a universidade pública a trabalhar com isso tb ... afinal, a origem do dinheiro da universide pública, não é publica para o ensino público superior? Ou é para o ensino de elite superior?
3 - que nas escolas públicas só tem aluno incompetente, preguiçoso, vagabundo, aproveitador (depois vcs reclamam que acho o discurso de vcs nazistas).
Não vi tudo, mas duvido que alguém tenha dito isso.
tb não vi tudo, mas essa é exatamente uma das críticas que muitos aqui fazem contra os possíveis alunos cotistas ...
Resposta: tem muito "vagabundo" na escola pública e na particular, agora é óbvio e ululante que os alunos que tem potencial e vontade na escola pública não tem em sua maioria estímulo, condições e nem noção de que podem investir na sua própria educação e estudo.
"Logo", devem cursar o ensino superior mesmo se menos preparados, de qualquer jeito mesmo?
"Logo" o ensino superior público deve gastar o seu dinheiro público para "também" investir nos atuais menos preparados, não de qualquer jeito, mas trabalhando para melhorar a educação como um todo.
A atual universidade pública não está nem aí com isso
É essa a função dela? Você deveria estar falando "o atual ensino médio não está nem aí com isso".
Sim, ela recebe alunos do nível médio (logo tb tem responsabilidade sobre esses alunos), ela forma professores para o nível médio e fundamental (logo tem responsabilidades sobre esses professores), ela possui faculdades de pedagogia, recebe verbas para pesquisas em educação ... e a universidade pública não é co-responsável pela educação pública como um todo? O mais importante de tudo é que ela recebe verba pública ... de todos ....
, mas vive fazendo pressão para ter a sua verba garantida e sua "independência universitária" que traz pouco ou nenhum retorno.
"o ensino médio traz pouco ou nenhum retorno"
[/quote]
Traz sim, e muito ... ainda não é o ideal, mas é melhor que o país totalmente analfabeto antes da popularização do ensino público, onde esse mesmo ensino básico era elitizado ...
O dinheiro que esses alunos excluídos paga de imposto é roubado deles ao dificultar e na prática limitar o acesso deles na universidade pública.
Idem para os alunos que cursam o ensino médio, ou os analfabetos que não cursam, e mesmo assim, pagam impostos e não podem cursar a faculdade.
Por isso acho que o acesso à universidade pública tem que ser socialmente mais justa do que é atualmente ....
A universidade pública tem como papel principal a educação de nível superior
Isso, não de ensino médio.
Mas como já lhe respondi, a universidade pública tb é co-responsável com a qualidade do ensino médio ....
5 - a universidade tem que selecionar por mérito.
Resposta: sim, por mérito e por aptidão. Agora se esse sistema de mérito ocasiona uma injustiça social, e está sendo custeado com o dinheiro dos injustiçados, tá mais que na hora de discutir que merda de mérito é esse?
Novamente, deveria começar a fazer essa pergunta mais em baixo. Para ilustrar a fraqueza da "lógica" que usa para a entrada na faculdade poderia simplesmente aplicá-la para os diplomas de uma vez (que, a menos que o vestibular seja inútil, também precisarão de cotas para não haver "exclusão", a menos que se exclua todos os alunos mais preparados, aí se teria igualdade).
Essa é uma das questões que o pessoal que pede cotas tá fazendo, qual é o nível de mérito pessoal e de responsabilidade institucional que está sendo praticado ... para mim quem paga a conta é que deve ter mais poder de reinvindicação e decisão ...
Os movimentos de cotas é justamente o questionamento desse mérito com o dinheiro dos outros ... como os que atualmente que tem o mérito e são beneficiados com a sua universidade pública com o dinheiro dos outros não fazem nada para diminuir as disparidades sociais na universidade pública, os "sem méritos" que estão pagando a conta estão começando a querer mudar um pouco essa história ....
Cotas é o questionamento desse sistema de méritos que a décadas dá cotas de 80% das vagas das universidades púbicas para os alunos oriundos das escolas particulares ... achamos que o dinheiro público investido nas universidades públicas deva procurar, incentivar e trabalhar para que os alunos das escolas públicas também sejam selecionados por mérito em igual proporcionalidade com os alunos das escolas particulares, pois todos pagam os mesmos impostos ... vc está me entendendo pq eu tb acho a sua lógica furada, assim como vc acha a minha furada tb? Só que eu mostrei a sua lógica furada sem ir para o argumento do absurdo como vc faz ... pq aí é muito fácil achar um absurdo em tudo ...
Idem... sempre esse questionamento por algum motivo apressado e superficial, não questionando a raiz do problema, ao mesmo tempo em que sua lógica cria outros tantos.
Vc pode achar a minha lógica superficial, como eu acho a sua, aí empatamos ...
Agora eu não entendo o "medo da elite intelecutal" com a popularização da universidade pública. Para mim a "elite intelectual" não tem o que temer pois se for mesmo competente vai fazer melhor do que a ralé em qualquer situação, se estudar na universidade pública ou privada.
Ninguém tem esse medo, e também acho que ninguém usou esses termos elitistas esnobes que está querendo colocar na boca dos outros.
muita gente aqui é irônico com os cotistas tb, ninguém quer calar a boca de ninguém, mas o que tem que ser dito tem que ser dito, desculpe quem não gostou, é só não ler e não me responder se sentir-se ofendido que eu não respondo tb e fica tudo numa boa ... e o sentimento contra a elitização da universidade pública existe, e uma forma de ironização do elitismo é achá-los esnobes ... o que em muitas situações são mesmo ... eu não ligo se me fazem ironias
A questão se resume em:
- não são necessariamente os ricos a cursar escolas particulares, a tendência nos países subdesenvolvidos é de até mais da metade dos alunos pobres cursarem escolas particulares em alguns lugares, apesar da disponibilidade da escola gratuita
eu não tenho nada contra escolas particulares ... só acho que as universidades pública devem ser socialmente justas pois recebem dinheiro público ... lá alunos das escolas públicas e particulares devem ter as mesmas chances estudarem
- "cotas para quem não consegue passar no vestibular" trazem um prejuízo maior para todos, pobres incluso, que custeiam a faculdade do que um processo seletivo funcional, porque forma menos profissionais, que é o que a faculdade deveria fazer. (Isso é, a menos que se faça cotas para diplomas também, onde a formação profissional adquire um sentido praticamente simbólico, burocrático)
Cotas podem trazer benefício ou prejuízo dependendo como as instituições vão trabalhar para implantá-las, ou se não quiserem implantar um sistema de cotas que trabalhem com a sua proposta para fazer valer melhor o investimento público na educação ... quem quer trabalhar ... trabalha ... só não fiquem apenas falando contra ....
- o problema real é mais embaixo, e a solução verdadeira também é lá. Esse ponto é essencialmente negligenciado pelos ativistas pró-cotas, quando deveria ser o foco principal. Se querem que as cotas sejam paliativas, elas seriam para aqueles que já estão praticamente se formando no ensino médio, e não para os que ainda estão no ensino básico. O que os pró-cotas parecem estar fazendo é simplesmente ignorar o ensino básico, acumulando mais e mais futuros alunos que vão precisar das cotas para poder entrar na faculdade, possivelmente a toa, sem conseguir se formar, ou demorando mais.
Pode ser paliativo, pode ser inútil, ou como acham muitos, que as cotas não resolve nada ... mas o sistema atual resolve alguma coisa ... pelo menos os cotistas estão reinvindicando alguma atitude ... já os contras os vejo como muito reacionários ...
Se for elite mesmo não vai lamentar se a universidade pública não atender a todos os seus "ideais intelectuais", vai batalhar para conseguir verba da iniciativa privada, ou outros meios e construir as suas "ilhas de excelência intelectual". Mas pelo jeito, essa mesma elite que acusa a ralé de preguiçosa, e etc, é mais preguiçosa ainda e precisa parasitar o dinheiro público que é cobrado da ralé ... pelo menos a ralé é honesta ....
Mais ou menos como ocorreu com o ensino básico e médio. Talvez fosse bom o sucateamento do ensino superior público também, contanto que o estado fosse desistindo dessas empreitadas falidas, em vez de cobrar mais impostos para financiar esse desperdício de dinheiro todo.
Prefiro o ensino básico público universal como é agora do que só atendendo a elite como era antes da década de 60 ou antes ...